Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Micetal - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Flutrimazol.

Apresentação : Creme dermatológico. Bisnagas de alumínio contendo 15 g e 30 g.

Indicação : MICETAL (flutrimazol) Creme dermatológico é indicado no tratamento tópico de micoses cutâneas superficiais, produzidas por fungos sensíveis, tais como: infecções produzidas por dermatéfitos, por exemplo, a tinea em suas variedades; infecções produzidas por leveduras, principalmente a candidase cutânea; pitiráase versicolor.

Efeito Colateral :

Em algumas ocasies foi descrita ligeira vermelhidão, queimação ou irritação no local de aplicação
durante os primeiros dias de tratamento, que raramente motivaram a suspensão do mesmo.
Qualquer reação adversa diferente das descritas nesta bula Deverá ser comunicada ao médico responsável.

Modo de Usar :

EXCLUSIVAMENTE PARA USO EXTERNO
MICETAL (flutrimazol) Creme dermatológico deve ser aplicado preferencialmente uma vez ao dia, tanto em adultos como em crianças maiores de 10 anos. O creme deve ser aplicado em quantidade suficiente para cobrir a extensão da lesão e zonas adjacentes, favorecendo sua penetração através de uma pequena massagem. Se a infecção encontrar-se entre os dedos das mos ou Pós, embaixo dos seios ou na virilha, É conveniente aplicar preferencialmente à noite uma pequena quantidade do creme, para evitar a maceração da pele.
O paciente deve manter as medidas higiúnicas habituais, que evite fontes de infecção ou reinfecção.

Contra-indicaçao ;

MICETAL (flutrimazol) Creme dermatológico está contra indicado para pessoas que apresentem antecedentes de hipersensibilidade ao flutrimazol, a outros antimicticos imidazlicos ou a qualquer componente da forma farmacêutica empregada.

Precauções :

MICETAL (flutrimazol) Creme dermatológico destina-
se somente a uso dermatológico, não devendo
BULA MICETAL Creme
Formato: 150 x 210 mm
Cor: Black
Modelo de bula: 2miccd2
Cdigo: 5627
5627
Laboratórios Biosintética Ltda.
Av. das Nações Unidas, 22.428
são Paulo - SP
CNPJ n 53.162.095/0001-06
Indústria Brasileira
Atendimento ao Consumidor:
0800-15-1036
Cd. Laetus n 251
ser aplicado nas mucosas. Deve-se evitar o contato
com os olhos.
Não se sabe se o flutrimazol excretado no leite
materno, razo pela qual sua administração a mulheres
lactantes deve ser feita apenas sob estrito
critério médico.
A segurança do uso de MICETAL (flutrimazol) Creme
dermatológico em crianças ainda não foi estabelecida.

Modo de usar :

EXCLUSIVAMENTE PARA USO EXTERNO
MICETAL (flutrimazol) Creme dermatológico deve ser aplicado preferencialmente uma vez ao dia, tanto em adultos como em crianças maiores de 10 anos. O creme deve ser aplicado em quantidade suficiente para cobrir a extensão da lesão e zonas adjacentes, favorecendo sua penetração através de uma pequena massagem. Se a infecção encontrar-se entre os dedos das mos ou Pós, embaixo dos seios ou na virilha, É conveniente aplicar preferencialmente à noite uma pequena quantidade do creme, para evitar a maceração da pele.
O paciente deve manter as medidas higiúnicas habituais, que evite fontes de infecção ou reinfecção.

Fórmula :

Cada 1 g de creme contém:
Flutrimazol .................... 0,01 g
veículo q.s.p. .................... 1 ml
(álcool benzlico, cetomacrogol, álcool cetoestearlico, monoestearato de glicerila, adipato de diisopropila, fosfato dissódico anidro, fosfato monossódico diidratado, macrogol, água purificada)

Conduta Na Superdose

Não são esperadas reações quando do uso tópico exacerbado de MICETAL (flutrimazol) Creme dermatológico.
A ingestão acidental de MICETAL (flutrimazol) Creme dermatológico não sria, mas para maior segurança procure seu médico. Neste caso, medidas de suporte devem ser tomadas, não deve ser provocado o vômito nem feita lavagem gástrica.

Contra-Indicaçõese Precauções

MICETAL (flutrimazol)
Creme dermatológico está contra indicado para pessoas que apresentem antecedentes de hipersensibilidade ao flutrimazol ou outros antimicticos imidazlicos, ou a qualquer componente da forma farmacêutica empregada.
MICETAL (flutrimazol) Creme dermatológico destina-se somente para uso dermatológico, não devendo ser aplicado sobre as mucosas. A segurança do uso de MICETAL (flutrimazol) Creme dermatológico em crianças não foi estabelecida.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do incio, ou durante o tratamento.
Evite aplicar outro produto no mesmo local de aplicação do medicamento, a menos com orientação médica.
NO TOME MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU médico. PODE SER PERIGOSO PARA SUA Saúde.

Informaçães Técnicas

MODO DE Ação
MICETAL (flutrimazol) Creme dermatológico tem como Princípio ativo o flutrimazol, que É um agente antifúngico pertencente ao grupo dos derivados imidazlicos. O flutrimazol inibe a biossíntese do ergosterol, um constituinte básico da parede fngica, pelo bloqueio da atividade enzimática da -dimetilase. A aplicação da formulação tópica a dermatomicoses superficiais, particularmente do grupo azlico, é altamente eficaz e produz evidência clínica de sucesso completo na grande maioria dos casos.
A absorção percutânea de MICETAL (flutrimazol) Creme dermatológico muito pequena, uma vez que a lmina
basal da epiderme age como uma barreira muito eficaz sua penetração. A exposição sistémica do organismo ao flutrimazol pode ser considerada como mínima, após aplicação tópica.

Informações ao paciênte

Ação esperada do medicamento: MICETAL (flutrimazol)

Creme dermatológico possui como Princípio ativo o flutrimazol,um antimictico tópico. O produto é indicado notratamento tópico de micoses superficiais da pele, produzidaspor fungos sensíveis, tais como: infecções produzidaspor dermatéfitos, por exemplo, a tinea em suas variedades;infecções produzidas por leveduras, principalmentea candidase cutânea; pitiráase versicolor.

Cuidados de armazenamento: Conservar o produto emtemperatura ambiente (entre 15oC e 30oC). Proteger daluz e umidade.

Prazo de validade: Desde que sejam observados oscuidados de armazenamento, MICETAL (flutrimazol)
Creme dermatológico apresenta prazo de validade de 36meses. Não utilize o produto após vencimento do prazode validade.

Gravidez e lactação: No primeiro trimestre de gravidez,MICETAL (flutrimazol) Creme dermatológico só pode serutilizado quando o médico considerar essencial para a Saúde da paciente. Não se sabe se o flutrimazol excretado no leite materno, razo pela qual sua administração a mulheres lactantes deve ser feita apenas sob estrito critério médico.

Informe seu médico a Ocorrência de gravidez na vignciado tratamento ou após o seu trmino. Informar ao médicose está amamentando.

Cuidados de Administração: Siga a orientação do seumédico, respeitando sempre os horrios, as doses e a
duração do tratamento. Evite contato com os olhos.

Interrupção do tratamento: Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. A duração do tratamento determinada pelo seu médico foi baseada no tipo de lesão ou no microorganismo infeccioso e na localização da lesão. A melhora dos sintomas pode ser evidente nos primeiros dias de tratamento, mas este não Deverá ser interrompido antes do perãodo indicado pelo médico. aconselhável consultar o médico se depois de 4 semanas de tratamento a melhora dos sintomas não for evidente.

Micetal
flutrimazol
1%
Creme dermatológico

Interação Medicamentosa :

Até o momento, não foram relatadas quaisquer Interações
medicamentosas com o flutrimazol utilizado
topicamente.

Uso Em Idosos

Até o momento não foi observado nenhum dado que contraindique Ou que exija remanejo da dose do medicamento Nesta população.

Atenção: este produto é um novo medicamento E embora as pesquisas realizadas tenham
Indicado eficácia e segurança, quando corretamente Indicado, podem ocorrer reações
Adversas imprevisíveis, ainda não descritas Ou conhecidas. em caso de suspeita de reação
Adversa, o médico responsável deve ser Notificado.

Fabricante :

Fabricante : s Biosintética Ltda.

Medicamentos do mesmo fabricante :

adalat_oros., anangor., ansentron, arovit., avalox., baycuten-n, bayro-gel, benerva, bepantol, biocarbo, biometrox, biopaxel, biorrub, bioxifeno, bonar, brozepax, canesten, cipro, copaxone, corus_50_mg, corus_h, corus-h, deprilan_5_mg, dermomax, disgren, dysport, ephynal, eupressin, eupressin, ezulen, filgrastima, fluticaps, formocaps, gino-canesten_1, gino-canesten_3, leucovorina, lipobay, lisinopril, litiocar, loratadina, micetal, minor, miodaron, naproxeno, nicolan, nifelat, nootron, oceral, omeprazol, ondansetron, one-a-day_50, osteocalcic, osteotrat, oxcord, paclitaxel, pantopept, paracetamol, prevax, progresse, revangel, ribavirina, rupafin, saridon, sinergen, somatrop, supradyn, vincetron


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.