Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Mexitil - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Mexitil.

Classe terapêutica : Antiarritmicos.

Apresentação : Embalagens com 20 (100 mg) e 30 cápsulas (200 mg).

Indicação : Tratamento de arritmias ventriculares com sintomatologia grave e(ou) com risco de vida iminente.

Efeito Colateral :

Em alguns casos, sobretudo no incio do tratamento, conforme a dose e a sensibilidade individual, podem ocorrer náuseas, vômitos, distúrbios digestivos, sensação de sabor desagradável, dores articulares, sonolência, disartrias, diplopias e outros distúrbios da visão, tontura, tremores, parestesia, ataxia, convulsões, confusão mental, hipotensão, bradicardia sinusal, fibrilação auricular, palpitações e, raramente, aumento da atividade ectópica ventricular. Se a dose oral for administrada com quantidade insuficiente de líquido, pode ocorrer, excepcionalmente, ulceração esofgica. Em casos raros podem ocorrer transtornos hepáticos reversíveis (p. ex.: aumento das transaminases). Foram relatados alguns casos de erupção cutânea. Em casos raros foram relatados: síndrome de Stevens-Johnson, fibrose pulmonar e leucopenia. Como ocorre com outros antiarrtmicos, Mexitil pode potencializar as arritmias. Mexitil pode alterar a capacidade de reação, prejudicando a condução de veículos ou o manuseio de máquinas, sendo este efeito ainda maior com a ingestão simultânea de álcool. - Interações Medicamentosas:: a associação de Mexitil com outros antiarrtmicos (propranolol, amiodarona ou quinidina) pode potencializar o efeito sobre o sistema de condução e bombeamento do coração. Todos os medicamentos que influenciam o peristaltismo podem alterar a absorção de Mexitil. Os opiceos podem retardar a absorção de Mexitil. Como Mexitil metabolizado no fgado, as substâncias que afetam a função hepática podem alterar a concentração de Mexitil. No tratamento simultâneo com substâncias que provoquem uma inibição de enzimas hepáticas, pode ser necessária uma redução da dose de Mexitil. Na associação com substâncias indutoras do metabolismo enzimático, tais como, a rifampicina, fenitona e o fenobarbital, torna-se necessário aumentar a dose de Mexitil, devido à degradação aumentada. Mexitil aumenta a concentração plasmática da teofilina e cafena.

Modo de Usar :

Recomenda-se uma dose inicial de saturação de 400 mg, seguida por uma dose de 200 mg, 2 a 6 horas após a dose inicial. Continuar com 200 mg a cada 6 ou 8 horas, a critério médico. Para o tratamento de manutenção são suficientes, em geral, 100 a 300 mg, 3 vezes ao dia, e a dose máxima recomendada é de 1200 mg/dia. Recomenda-se ingerir Mexitil após as refeições.

Contra indicação :

Mexitil não deve ser administrado durante os três primeiros meses que se seguem a um infarto do miocárdio, nem também em caso de função cardíaca reduzida (volume de ejeção ventricular esquerda inferior a 35%), exceto em pacientes com arritmias potencialmente mortais. Mexitil está contra indicado em caso de choque cardiogúnico ou bloqueio atrioventricular de 2 ou 3 graus sem marca-passo instalado. Mexitil não deve ser administrado em caso de hipersensibilidade conhecida mexiletina ou a anestásicos locais (p. ex.: lidocana, procaina).

Precauções :

Na presença de disfunção do ndulo sinusal, transtornos de condução, bradicardia, hipotensão ou insuficiência cardíaca, deve-se submeter o paciente monitorização minuciosa e eventualmente reduzir a dose. Em pacientes com cirrose hepática descompensada e insuficiência renal grave pode ocorrer retardo da degradação e eliminação do produto, necessitando de um ajuste individual da dosagem. Os pacientes com alterações da função hepática devem ser submetidos monitorização minuciosa. Nos pacientes com infarto do miocárdio, observou-se uma absorção retardada de Mexitil. - Gravidez e lactação: na gravidez, Mexitil deve ser administrado somente quando as vantagens previstas justifiquem o risco potencial. Mexitil excretado no leite materno em concentrações que podem causar algum efeito no lactente. Por consequncia, deve-se suspender o aleitamento materno quando for imprescindável a administração de Mexitil a me.

Fórmula :

Cada cápsula contém 100 ou 200 mg de cloridratode mexiletina.

Fabricante ;

Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica LTDA. (Matriz)
Rochaverá Corporate Towers. Av. Nações Unidas, 14.171 - Torre Marble – 18º andar – São Paulo – SP. CEP: 04794-000. Telefone  (11) 4949-4700, (11) 4949-4701 ou (11) 4949-4702.

Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica LTDA. (Fábrica)
Rod. Régis Bittencourt (BR116), Km 286 Jd. Itapecerica - Itapecerica da Serra - SP - CEP 06888.700 Caixa Postal 11 Telefone (11) 2108-72

Care Center – Atendimento ao Cliente da Boehringer Ingelheim

O Care Center – Atendimento ao Cliente da Boehringer Ingelheim é um importante canal de comunicação entre o consumidor e a nossa empresa. Por meio desse serviço as dúvidas, reclamações e sugestões de nosssos clientes são transformadas em oportunidades para melhorar constantemente, retribuindo sua confiança em nós. Questões relativas à sua saúde devem ser dirigidas a seu médico de confiança , pois somente ele tem conhecimento sobre ela. Reações adversas a medicamentos precisam ser notificadas ao seu médico o mais rápido possível.

Telefone: 0800-701-6633.

Medicamentos do mesmo fabricante :

Actilyse, Aggrenox, Alveofact, Anador-comprimido, Anador, Atensina, Atrovent unidose-250, Atrovent unidose-500, Atrovent unidose-brometo de ipratropio, Atrovent, Berotec, Bipasmin, Bisolvon 8 mg, Bisolvon, Buscopam composto, Buscopam drágeas, Buscopam injetável, Buscopan, Cardizem cd, Cardizem sr, Cardizem, Combivent, Combivent, Dulcolax, Duovent, Efortil, Enbrel, Finn, Flunitec, Ginsana, Guttalax, Ibuprofeno abbott, Ilsatec, Infectrin f, Infectrin, Lagur, Mexitil, Midotens, Movatec, Mucosolvan, Parador 500, Perlutan, Persantin s, Persantin, Secotex, Sifrol, Spiriva, Vasculat, Viramune
Zepelan


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular