Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Metformina-Cinfa 850 mg - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Cloridrato de metformina

Classe terapêutica : Hormonas e medicamentos usados no tratamento dasdoenças endócrinas. Insulinas, antidiabéticos orais e glucagom. Antidiabéticos Orais.

Código ATC: A10BA0.

Apresentação : 850 mg Comprimidos revestidos por película

Indicação :

Metformina Cinfa pertence a um grupo de medicamentos chamado biguanidas, que sãousadas no tratamento da diabetes mellitus tipo 2 (não insulino-dependente),especialmente em doentes com excesso de peso, nos quais um tratamento base de dietae exercício físico não suficiente.

A insulina é uma hormona que permite aos tecidos do corpo retirar a glucose (açúcar) dosangue e us-la como energia ou para armazenamento para uso futuro. As pessoas comdiabetes tipo 2 não produzem insulina suficiente no seu Póncreas ou o seu corpo nãoresponde adequadamente insulina produzida. Isto causa um aumento de glucose nosangue.

Metformina Cinfa melhora a sensibilidade do corpo insulina e ajuda a normalizar aforma como o corpo a utiliza. Em doentes adultos com excesso de peso, o uso prolongadode Metformina Cinfa também reduz o risco de complicações associadas à diabetes.

Adulto.

O seu médico pode receitar Metformina Cinfa sozinho ou em associação com outros medicamentos antidiabéticos orais ou insulina.

Crianças a partir dos 10 anos de idade e adolescentes
O seu médico pode receitar Metformina Cinfa sozinho ou em associação com insulina.

Antes de TomarMETFORMINA CINFA

Não tome Metformina Cinfa
- se tem alergia (hipersensibilidade) ao Cloridrato de metformina ou a qualquer outrocomponente de Metformina Cinfa.
- se tem complicações srias com a sua diabetes ou está desidratado (diarreia persistenteou grave, vômitos repetidos).
- se tem cetose (um sintoma da diabetes não controlada, no qual as substâncias chamadascorpos cetúnicos se acumulam no sangue pode notar o seu hálito invulgar, com cheirofrutado).
- se tem problemas de rins ou de fgado.
- se tem uma infecção grave ou foi gravemente ferido, recentemente.
- choque.
- se necessita de fazer um exame de raios X, que envolva a injecção de meios de contrasteiodados na corrente sanguínea.
- se tem vindo a ser tratado para problemas de coração ou teve recentemente um ataquecardíaco ou tem graves problemas circulatérios ou dificuldades respiratórias.
- se consome álcool em grandes quantidades.
- se está grávida ou a amamentar.

Tome especial cuidado com Metformina Cinfa
Durante o tratamento, o aparecimento de vômitos, de dores abdominais, acompanhadasde cãimbras musculares ou de sensação de mal-estar geral acompanhada de grande fadigapode ser o sinal de um desequilíbrio grave da sua diabetes (cetoacidose diabtica ouacidose lctica), que necessita de tratamento específico. Neste caso, pare imediatamentede tomar o medicamento e informe rapidamente o seu médico. Deve continuar a seguir adieta que o seu médico recomendou e deve certificar-se de que come hidratos de carbonode forma regular ao longo do dia.

Durante o tratamento, o seu médico irá verificar periodicamente o seu sangue paracontrolar alterações nos níveis de açúcar. Deve consultar o seu médico, pelo menos umavez por ano, para verificar o estado dos seus rins (Deverá ir a consultas mais regulares sefor idoso ou se a sua função renal estiver no limite superior da normalidade).

Deve informar o seu médico se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo os nãosujeitos a receita médica. Recomenda-se medidas especiais de precaução caso tomealguns tipos de medicamentos (ver a secção ?Tomar Metformina Cinfa com outros

medicamentos?). Evite o consumo de álcool, uma vez que o álcool pode aumentar os efeitos secundários, tais como complicações graves com a sua diabetes.

Informe o seu médico caso surja uma doença inflamatória tal como gripe, infecção dotrato respiratério ou infecção do trato urinário.
Caso necessite de um exame radiológico (raio-X), que envolva a injecção de um contrasteiodado, informe o seu médico que está a tomar Metformina Cinfa uma vez que necessitade interromper o tratamento alguns dias antes do exame.

Caso seja operado ou necessite de fazer um exame com anestesia geral, informe o seumédico que está a tomar Metformina Cinfa, uma vez que necessita de interromper otratamento alguns dias antes e alguns dias depois da operação ou do exame.

Não pare de tomar este medicamento sem falar com o seu médico. Caso se lhe apliquealguma das situações acima referidas ou tenha alguma dvida sobre o medicamento, falecom o seu médico.

Ao tomar Metformina Cinfa com outros medicamentos
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Durante o tratamento, evite tomar medicamentos que contenham álcool. Recomenda-semedidas especiais de precaução (por exemplo, análises ao sangue) se está a tomarcorticóides, inibidores da enzima de conversão da angiotensina, diuréticos, agonistas-2beta (por exemplo, salbutamol, terbutalina). Caso necessite de um exame radiológico
(raios X), que envolva a injecção de um contraste iodado, informe o seu médico que estáa tomar Metformina Cinfa, uma vez que necessita de interromper o tratamento algunsdias antes do exame.

Ao tomar Metformina Cinfa com alimentos e bebidas
Evite o consumo de álcool uma vez que o álcool pode aumentar os efeitos secundários,tais como complicações graves com a sua diabetes. Recomenda-se que tome os
Comprimidos durante ou imediatamente após as refeições, para evitar os efeitosgastrointestinais secundários.

Gravidez e aleitamento
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.
Durante a gravidez, o tratamento da diabetes Deverá ser feito com insulina.
Quando surgir uma situação de gravidez, o tratamento com metformina deve ser deimediato substituído pelo tratamento com insulina.

Informe de imediato o seu médico, o qual se encarregar da alteração do tratamento.
No caso de desejar engravidar, informe o seu médico.

Se está a amamentar, não deve tomar Metformina Cinfa.

Condução de veículos e utilização de máquinas
Metformina Cinfa, por si s, não provoca hipoglicemia e por isso, não tem qualquerefeito sobre a capacidade para conduzir ou utilizar máquinas.

No entanto, em caso de associação com outros antidiabéticos hipoglicemiantes
(sulfonilureias, insulina, glinidas) pode causar hipoglicemia (sintomas da baixa de açúcarno sangue, tais como desmaio, confusão, suores, alterações na visão e dificuldades deconcentração), pelo que Deverá ter cuidados suplementares quando conduzir ou utilizarmáquinas.

Modo de Usar: METFORMINA CINFA

Metformina Cinfa pode ser tomado por crianças a partir dos 10 anos, adolescentes eadultos.

Administrar por via oral.

Este medicamento não substitui os benefícios de um estilo de vida saudável. Devecontinuar a seguir a dieta recomendada pelo seu médico e certificar-se de que comehidratos de carbono regularmente durante o dia.

O seu médico irá iniciar o tratamento com uma dose baixa deste medicamento egradualmente aumentaré a dose, dependendo do resultado das análises ao sangue.

Tomar Metformina Cinfa sempre de acordo com as Indicaçõesdo médico. Fale com o seumédico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Em crianças a partir dos 10 anos de idade e adolescentes, a dose inicial habitual de 500mg (É comprimido de Metformina Cinfa 1000 mg Comprimidos revestidos por película)ou 850 mg de metformina por dia (1 comprimido de Metformina Cinfa 850 mg
Comprimidos revestidos por película). A dose máxima diária de 2 gramas (tomados em
2 ou 3 doses divididas).

Em adultos, a dose inicial habitual de 500 mg (É comprimido de Metformina Cinfa
1000 mg Comprimidos revestidos por película) ou 850 mg de metformina (1 comprimidode Metformina Cinfa 850 mg Comprimidos revestidos por película ), 2 ou 3 vezes pordia. A dose máxima diária de 3 gramas (tomados em 2 ou 3 doses divididas).

Os comprimidos devem ser tomados durante ou imediatamente a seguir s refeições. Nãoesmague nem chupe os comprimidos antes de engolir. Engula o comprimido inteiro.

Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver a impressão de que Metformina Cinfa demasiado forte ou demasiado fraca.

Se tomar mais Metformina Cinfa do que deveria
Se tomou mais Metformina Cinfa do que deveria, fale de imediato com o seu médico ouo seu farmacêutico.

Caso se tenha esquecido de tomar Metformina Cinfa
Não tome uma dose dobrada para compensar a dose que se esqueceu de tomar.
Tome a dose seguinte, hora habitual.

Se parar de tomar Metformina Cinfa
Normalmente não existem efeitos secundários quando Póra de tomar o medicamento, no entanto a sua diabetes deixa de ser tratada e podem surgir complicações devidas a essainterrupção.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

4. Efeitos secundários POSSVEIS

Como todos os medicamentos, Metformina Cinfa pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Os seguintes efeitos secundários foram observados em estudos clínicos ou no decorrer dautilização rotineira do medicamento. são apresentados por grupos de frequência (muitofrequentes: mais de 1 em cada 10 doentes; frequentes: menos de 1 em cada 10 doentes,mas mais de 1 em cada 100 doentes; pouco frequentes: menos de 1 em cada 100 doentes,mas mais de 1 em cada 1000 doentes, raros: menos de 1 em cada 1000 doentes, mas maisde 1 em cada 10000 doentes; muito raros: menos de 1 em cada 10000 doentes, incluindocomunicações isoladas).

Muito frequentes
Doenças gastrointestinais, tais como náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal e perda deapetite. Estes efeitos secundários surgem mais frequentemente no incio do tratamento.
Estas perturbações podem ser atenuadas pela administração dos comprimidos durante ouimediatamente após as refeições. Caso estes sintomas persistam, interrompa a administração do medicamento e consulte o seu médico.

Frequentes
Alterações de sabor.

Muito raros
Acidose lctica: complicação muito grave, que origina vômitos, dor abdominal comcãimbras musculares, sensação de mal-estar geral com grande cansaço e que necessita detratamento específico. Caso isto ocorra, pare imediatamente de tomar o medicamento einforme rapidamente o seu médico.

Eritema (pele vermelha) suave e diminuição dos níveis da vitamina B12.

5. COMO CONSERVAR METFORMINA CINFA

O medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de conservação.

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Metformina Cinfa após o prazo de validade impresso na embalagem exterior,após ?VAL?. O prazo de validade corresponde ao últim dia do mês indicado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. Outras Informações

Qual a composição de Metformina Cinfa
- A substância ativa é o Cloridrato de metformina. Cada comprimido revestido porpelícula, contém 850 mg de Cloridrato metformina, correspondente a 662,90 mg demetformina base.

- Os outros componentes são: Núcleo: povidona e estearato de magnésio. Revestimento:
Opadry YS-1R-7006 (hipromelose, macrogol 400 e macrogol 6000).

Qual o aspecto de Metformina Cinfa e conteúdo da embalagem
Metformina Cinfa 850 mg apresenta-se sob a forma de comprimidos revestidos porpelícula, brancos, ovais e ranhurados.

Embalagens de blister contendo 20 e 60 comprimidos revestidos por película.
É possível que não sejam comercializadas todas as Apresentações.

Medicamento sujeito a receita médica

Titular de Autorização de Introdução no Mercado

Cinfa Portugal, Lda.
Av. tomás Ribeiro, n.43, Bloco 1, 4.B ? Edificio Neopark
2790-221 Carnaxide

Fabricante

Laboratorios Cinfa S.A.
Carretera Olaz-Chipi, 10 Poligono Areta
Huarte ? Pamplona
E-31620
Espanha.


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.