Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Mercilon - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Desogestrel + Etinilestradiol

Apresentação : 0,15 mg + 0,02 mg Comprimidos

Indicação :

composição e tipo de Pílula

Mercilon é um contraceptivo oral combinado (“a Pílula combinada”). Cada comprimido contém uma pequena quantidade de duas hormonas femininas diferentes. Trata-se do desogestrel (um progestagénio) e do etinilestradiol (um estrognio). devido à baixa quantidade de hormonas, Mercilon É considerado um contraceptivo oral de baixa dosagem. Como todos os comprimidos da embalagem combinam as mesmas hormonas na mesma dose, Mercilon É considerado um contraceptivo oral combinado monofísico .

Para que é utilizado

Mercilon é utilizado para prevenir a gravidez.

Quando tomado correctamente (sem esquecimento de comprimidos), a possibilidade de engravidar muito baixa.

ANTES DE TOMAR MERCILON

2.1 Quando não Deverá tomar Mercilon

Não tome Mercilon se tiver alguma das situações abaixo descritas. Se alguma das situações desta lista se aplicar a si, fale com o seu médico antes de comear a usar Mercilon. O seu médico poderá aconselhá-la a tomar um outro tipo de Pílula ou um método contraceptivo completamente diferente (não hormonal).

  • Se tem ou teve no passado um cogulo sanguíneo (trombose) num vaso sanguíneo da perna, pulmães (embolia) ou noutros rgos.
  • Se tem ou teve no passado um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC).
  • Se tem ou teve no passado uma situação que possa ser o primeiro sinal de um ataque cardíaco (tal como angina de peito ou dor no peito), ou de um acidente vascular cerebral (tal como acidente isquêmico transitório ou pequeno acidente vascular cerebral reversível).
  • Se tem uma perturbação na coagulação sanguínea (por exemplo, dfice de proteína C).
  • Se tem ou teve enxaquecas com, por exemplo, sintomas visuais, dificuldade na fala, fraqueza ou entorpecimento em qualquer zona do corpo.
  • Se tiver diabetes mellitus com lesão dos vasos sanguíneos.
  • Se tem um factor de risco grave ou Vários factores de risco para o desenvolvimento de trombose. Isto poderá ser uma razo para não poder usar Mercilon.
  • Se tem ou teve no passado uma pancreatite (uma inflamação do Póncreas) associada a valores elevados de substâncias gordas no sangue.
  • Se tem icterícia (pele amarelada) ou doença do fgado grave.
  • Se tem ou teve no passado um cancro que se possa desenvolver sob a influência de hormonas sexuais (por exemplo, da mama ou dos rgo genitais).
  • Se tem ou teve no passado um tumor do fgado.
  • Se tem qualquer perda de sangue vaginal não explicada.
  • Se está grávida ou pensa que pode estar grávida.
  • Se tem alergia (hipersensibilidade) ao etinilestradiol ou desogestrel ou a qualquer outro componente de Mercilon.
  • Se qualquer uma destas situações surgir pela primeira vez enquanto estiver a tomar a Pílula, pare imediatamente de tomar e fale com o seu médico. Entretanto, utilize um contraceptivo não hormonal.

    2.2 Quando necessita e tomar especial atenção com Mercilon
    2.2.1 Notas gerais

    Nesta bula informativo, são descritas vrias situações em que Deverá parar de tomar a Pílula ou em que a eficácia da Pílula poderá estar diminuída. Nestas situações, não Deverá ter relações sexuais ou Deverá tomar precauções contraceptivas não hormonais adicionais, como por exemplo, usar um preservativo ou outro método de barreira. Não use métodos de ritmo ou da temperatura. Estes métodos poderão não ser de confiana porque a Pílula altera as variações mensais de temperatura e do muco cervical que ocorrem durante o ciclo menstrual.

    Mercilon, tal como todas as Pílulas contraceptivas, não protege da infecção pelo HIV (SIDA) ou de qualquer outra doença sexualmente transmissível.

    Mercilon foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros.

    Mercilon não Deverá ser usado normalmente para atrasar um período menstrual. Contudo, se em casos excepcionais necessitar de atrasar um período menstrual, contacte o seu médico.

    2.2.2 O que necessita de saber antes de comear a tomar Mercilon

    Se a Pílula combinada for utilizada na presença de qualquer uma das situações abaixo indicadas, poderá ser necessário estar sob vigilância médica apertada. O seu médico poderá dar-lhe as explicações necessárias. Assim, se qualquer uma das situações abaixo indicadas se aplicar a si, informe o seu médico antes de comear a tomar Mercilon.

  • fumadora
  • Tem diabetes
  • Tem excesso de peso
  • Tem pressão arterial elevada
  • Tem uma perturbação nas vlvulas do coração ou uma determinada alteração do ritmo do coração
  • Tem uma inflamação nas suas veias (flebite superficial) -Tem varizes
  • Algum dos seus parentes próximos teve uma trombose, um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral (AVC) -Sofre de enxaqueca; -Sofre de epilepsia;
  • Vocé ou algum dos seus parentes próximos tem ou tiveram no passado valores elevados de colesterol ou triglicridos (substâncias gordas no sangue) -Algum dos seus parentes próximo teve cancro da mama -Tem uma doença do fgado ou da vescula biliar
  • Tem Doença de Crohn ou colite ulcerosa (doença inflamatória crônica do intestino) -Tem lpus eritematoso sistémico (LES; uma doença crônica dos tecidos conjuntivos que afecta a pele de todo o corpo)
  • Tem síndrome hemoltica urmica (SHU; uma alteração da coagulação sanguínea que provoca falência dos rins)
  • Tem anemia falciforme (uma doença rara do sangue)
  • Tem uma situação que surgiu pela primeira vez ou se agravou durante a gravidez ou uso prvio de hormonas sexuais (por exemplo, perda de audição, uma doença chamada porfria, uma doença de pele chamada herpes gestacional, uma doença neurológica chamada Coreia de Sydenham).
  • Tem ou teve no passado cloasma (manchas pigmentadas castanhas amareladas na pele, particularmente na face); se assim for, evite exposição excessiva ao sol ou radiação ultra-violeta.
  • Se alguma das situações acima descritas surgir pela primeira vez, reaparecer ou piorar enquanto toma a Pílula, Deverá contactar o seu médico.

    2.2.3 Pílula e Trombose
    Trombose venosa

    A utilização de qualquer Pílula combinada, incluindo Mercilon, aumenta o risco de uma mulher desenvolver uma trombose venosa (formação de um cogulo sanguíneo nos vasos) comparativamente ao de uma mulher que não está a utilizar qualquer Pílula (contraceptiva).

    O risco de desenvolver uma trombose venosa mais elevado se estiver a utilizar Mercilon comparativamente a outras Pílulas combinadas contendo o progestagénio levonorgestrel.

    O risco de trombose venosa nas utilizadoras de Pílulas combinadas aumenta:

  • Com o avançar da idade
  • Se tem excesso de peso
  • Se algum dos seus parentes próximos teve em idade jovem um cogulo sanguíneo (trombose) na perna, pulmães ou noutro rgo
  • Se for submetida a uma operação (cirurgia), qualquer perãodo prolongado de imobilização ou se tiver tido um acidente grave. importante que informe antecipadamente o seu médico que está a tomar Mercilon, uma vez que o tratamento poderá ter de ser interrompido. O seu médico dir-lhe- também quando poderá recomear a utilizar Mercilon. Habitualmente, isto demora cerca de duas semanas após ter recuperado a mobilidade.
  • Trombose arterial

    O uso de Pílulas combinadas tem estado associado a um aumento do risco de trombose arterial (obstrução de uma artria), por exemplo, num vaso sanguíneo do coração (ataque cardíaco) ou do crebro (acidente vascular cerebral).

    O risco de trombose arterial nas utilizadoras de Pílulas combinadas aumenta:

  • se é fumantea. fortemente aconselhada a deixar de fumar quando utiliza Mercilon, particularmente, se tiver mais de 35 anos.
  • se tem valores elevados de substâncias gordas no sangue (colesterol ou triglicridos)
  • se tem pressão arterial elevada -se tem enxaquecas
  • se tem um problema no seu coração (perturbação nas vlvulas, um perturbação do ritmo do coração)
  • Se detectar sinais de uma trombose, pare de tomar a Pílula e fale imediatamente com o seu médico.

    2.2.4 Pílula e Cancro

    O cancro da mama tem sido diagnosticado com uma frequência ligeiramente maior em mulheres que utilizam a Pílula do que em mulheres da mesma idade que não utilizam a Pílula. Este ligeiro aumento do nmero de casos de cancro da mama diagnosticado desaparece gradualmente ao longo dos 10 anos seguintes após a paragem da toma da Pílula. Não se sabe se a diferena causada pela Pílula. poderá ser pelo facto das mulheres serem examinadas com maior frequência e, consequentemente, o cancro da mama ser detectado mais cedo.

    Raramente tém sido notificados casos de tumores benignos do fgado, e ainda mais raramente casos de tumores malignos do fgado, entre as utilizadoras da Pílula. Estes tumores podem levar a perdas de sangue internas. Contacte o seu médico imediatamente se tiver uma dor intensa no seu abdômen.

    O cancro do colo do étero causado por uma infecção pelo vrus do papiloma humano. Tem sido referido que esta situação ocorre mais frequentemente em mulheres que tomam a Pílula durante um longo perãodo de tempo. Não se sabe se este facto se deve ao uso de contraceptivos hormonais ou a comportamentos sexuais ou outros factores (tal como melhor rastreio do cancro do colo do étero).

    2.2.5é ao tomar Mercilon e outros Medicamentos

    Alguns medicamentos podem impedir a ação correcta da Pílula. é o caso de medicamentos usados no tratamento da epilepsia (por exemplo, primidona, fenitona, barbitúricos, carbamazepina, oxcarbazepina, topiramato, felbamato), da tuberculose (por exemplo, rifampicina) e infecções pelo HIV (por exemplo, ritonavir), antibióticos para outras doenças infecciosas (por exemplo, ampicilina, tetraciclinas, griseofulvina) e o produto base da erva de S. João (Hypericum Perforatuom, utilizados primariamente para o tratamento do humor deprimido). A Pílula pode ainda interferir na ação de outros medicamentos (por exemplo, ciclosporina e lamotrigina).

    Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos ou produtos base de plantas, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica. Informe também qualquer outro médico ou dentista que lhe prescrever outros medicamentos (ou o seu farmacêutico) que está a usar Mercilon. Eles irão dizer-lhe se necessita de tomar precauções contraceptivas adicionais e, se sim, durante quanto tempo.

    2.2.6 Gravidez e aleitamento

    Mercilon não pode ser usado por mulheres grávidas ou que pensem estar grávidas. No caso de suspeitar que está grávida e estiver a tomar Mercilon, Deverá consultar o seu médico o mais rapidamente possível.

    2.2.7 Pílula e Aleitamento

    Mercilon não habitualmente recomendado durante o aleitamento. Se desejar tomar a Pílula enquanto está a amamentar, Deverá consultar seu médico.

    2.2.8 Pílula e condução de veículos e utilização de máquinas

    Não foram observados quaisquer efeitos.

    2.2.9 Informaçães importantes sobre alguns componentes de Mercilon

    Mercilon contém lactose mono-hidratada. Se foi informada pelo seu médico que tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

    2.3 Quando Deverá contactar o seu médico

    Exames médicos regulares

    Durante a utilização da Pílula, o seu médico irá pedir-lhe para fazer exames médicos regulares. Em geral, Deverá fazer um exame médico todos os anos.

    Contacte o seu médico logo que possível se:

  • Detectar quaisquer alterações na sua Saúde, especialmente se envolver qualquer um dos itens mencionados nesta bula informativo (não se esquea das alterações no estado de Saúde dos seus parentes próximos)
  • Sentir um ndulo no seu peito
  • Estiver a tomar outros medicamentos
  • For estar imobilizada ou for fazer uma cirurgia (fale com o seu médico pelo menos quatro semanas antes)
  • Tiver uma perda de sangue vaginal abundante não habitual
  • Se tiver esquecido de tomar comprimidos na primeira semana do blister e tiver tido relações nos sete dias anteriores tiver diarreia grave
  • Lhe faltar o período menstrual duas vezes seguidas ou suspeitar que está grávida (não inicie uma nova embalagem até falar com o seu médico)
  • Pare de tomar os comprimidos e procure o seu médico imediatamente se detectar possveis sinais de trombose:

  • Uma tosse invulgar
  • Dor aguda no peito que se pode prolongar para o brao esquerdo falta de ar
  • Uma dor de cabeça ou episódio repentino de enxaqueca invulgar, intenso ou prolongado
  • Perda parcial ou total da visão ou visão dupla discurso desarticulado e arrastamento da fala alterações sbitas da audição, olfacto ou paladar tonturas ou desmaios
  • Fraqueza ou formigueiro em qualquer zona do seu corpo dor aguda no abdômen
  • Dor aguda ou inchao em qualquer uma das suas pernas
  • COMO TOMAR MERCILON

    3.1 Quando e como tomar os comprimidos

    Cada blister de Mercilon contém 21 comprimidos. No blister, cada comprimido está marcado com o dia da semana em que Deverá ser tomado. Tome diariamente o seu comprimido aproximadamente mesma hora com um pouco de água se necessário. Siga a direcção das setas até ter tomado os 21 comprimidos. Durante os 7 dias seguintes não tomarÉ comprimidos. Deverá ter o período menstrual durante esses 7 dias (a hemorragia de privação). Normalmente, comear no dia 2o ou 3o dia após a toma do últim comprimido de Mercilon. Inicie o próximo blister no 8o dia mesmo que o seu período menstrual não tenha terminado. Isto significa que vai iniciar um novo blister sempre no mesmo dia da semana e que também teré a sua hemorragia de privação em cada mês aproximadamente nos mesmos dias.

    3.2 Iniciar a sua primeira embalagem de Mercilon

    Quando não utilizou nenhum contraceptivo hormonal no mês anterior Deverá comear a tomar Mercilon no primeiro dia do seu ciclo menstrual, isto , no primeiro dia da hemorragia menstrual. Mercilon comearé a ter efeito imediatamente, não necessitando de tomar medidas contraceptivas adicionais.

    poderá também comear entre o dia 2 e 5 do seu ciclo mas, neste caso, Deverá simultaneamente tomar medidas contraceptivas adicionais (método de barreira) durante os primeiros 7 dias em que toma os comprimidos da primeira embalagem.

    Quando muda de um outro contraceptivo hormonal combinado (Pílula contraceptiva oral combinada (COC), anel vaginal ou sistema transdrmico)

    poderá comear a tomar Mercilon no dia seguinte após ter tomado o últim comprimido do blister da sua Atual Pílula (isto significa que não ficar nenhum dia sem tomar comprimidos). Se a sua Atual Pílula contém também comprimidos inactivos, poderá comear a tomar Mercilon no dia seguinte após ter tomado o últim comprimido activo (se não tem a certeza qual , pergunte ao seu médico ou farmacêutico). também poderá comear mais tarde, mas nunca mais tarde do que o dia seguinte ao intervalo de tempo sem comprimidos da sua Atual Pílula (ou no dia seguinte ao últim comprimido inactivo da sua Atual Pílula). Caso tenha utilizado um anel vaginal ou um sistema transdrmico, ser melhor comear a tomar Mercilon no dia em que retira o anel ou sistema transdrmico. poderá também comear o mais tardar no dia em que deveria inserir o próximo anel ou colocar o próximo sistema transdmico.

    Se seguir estas instruções, não ser necessário usar outro método contraceptivo adicional.

    Quando muda de uma Pílula sÉ com progestagénio (mini-Pílula). poderá parar de tomar a mini-Pílula em qualquer dia e comear a tomar Mercilon no dia seguinte, mesma hora. Mas se mantém relações sexuais, Deverá usar um método contraceptivo adicional (método de barreira) durante os primeiros 7 dias em que toma Mercilon.

    Quando muda de um contraceptivo injetável sÉ com progestagénio, implante ou dispositivo de libertação intrauterino (DIU) de progestagénio

    Comece a tomar Mercilon quando a próxima injecção deveria ser administrada ou no dia em que o implante ou DIU são removidos. Mas se matem relações sexuais, Deverá usar um método contraceptivo adicional (método de barreira) durante os primeiros 7 dias em que toma Mercilon.

    Após um parto

    Se acabou de ter um filho, o seu médico poderá aconselhá-la a esperar pelo seu primeiro período menstrual normal para comear a tomar Mercilon. Por vezes, É possível comear mais cedo. O seu médico irá aconselhá-la. Se estiver a amamentar e quiser tomar Mercilon, Deverá falar primeiro com o seu médico.

    Após um aborto

    O seu médico irá aconselhá-la.

    3.3 Se tomar mais Mercilon do que deveria (sobredosagem)

    Não há Referência a efeitos prejudiciais graves devido à toma de demasiados comprimidos de Mercilon de uma s vez. Se tiver tomado Vários comprimidos de uma s vez, poderá ter náuseas, vômitos e perda de sangue vaginal. Se souber que uma criança tomou Mercilon, pea conselho ao seu médico.

    3.4. O que fazer se…

    …se esqueceu de tomar os comprimidos

  • Se estiver menos de 12 horas atrasada na toma do comprimido, a eficácia da Pílula mantém-se. Tome o comprimido logo que se lembre e tome os comprimidos seguintes hora habitual.
  • Se estiver mais de 12 horas atrasada na toma de qualquer comprimido, a eficácia da Pílula pode estar diminuída. Quanto maior o nmero de comprimidos consecutivos esquecidos, maior é o risco da eficácia contraceptiva estar diminuída. Existe um risco particularmente elevado de ficar grávida se se esquecer de tomar os comprimidos do incio ou do final do blister. Assim, Deverá seguir as regras abaixo descritas
  • Mais do que um comprimido esquecido num blister Pea conselho ao seu médico.

    1É comprimido esquecido na 1a semana

    Tome o comprimido esquecido logo que se lembre (mesmo que isto signifique tomar dois comprimidos ao mesmo tempo) e tome os comprimidos seguintes hora habitual. Tome precauções contraceptivas adicionais (método de barreira) durante os 7 dias seguintes. Se tiver tido relações sexuais na semana anterior do esquecimento do comprimido, existe possibilidade de ficar grávida. Assim, fale com o seu médico imediatamente.

    1 comprimido esquecido na 2a semana

    Tome o comprimido esquecido logo que se lembre (mesmo que isto signifique tomar dois comprimidos ao mesmo tempo) e tome os comprimidos seguintes hora habitual. A eficácia da Pílula mantém-se. Não necessita de tomar precauções contraceptivas adicionais.

    1 comprimido esquecido na 3a semana

    poderá escolher uma das seguintes opções, sem necessidade de precauções contraceptivas adicionais:

    Tome o comprimido esquecido logo que se lembre (mesmo que isto signifique
    tomar dois comprimidos ao mesmo tempo) e tome os comprimidos seguintes hora
    habitual. Comece o blister seguinte assim que terminar o Atual, de modo a que não
    haja intervalo entre os dois blisters. poderá não ter período menstrual até ao final do
    segundo blister mas poderá ter sangramentos e hemorragias irregulares durante os
    dias em que toma os comprimidos.

    Ou

    Pare de tomar os comprimidos do seu blister Atual e faa um intervalo de 7 dias
    ou menos sem tomar comprimidos (incluindo o dia em que se esqueceu do
    comprimido) e de seguida comece um novo blister. Se seguir esta opção, poderá
    sempre comear o blister seguinte no mesmo dia da semana em que habitualmente
    o faz.

    Se se esqueceu de tomar os comprimidos dum blister e não teve o seu período menstrual no no primeiro intervalo sem comprimidos seguinte, poderá estar grávida. Fale com o seu médico antes de iniciar o blister seguinte.

    … tiver perturbações gastrointestinais (por exemplo, vomitar, diarreia intensa) Se vomitar ou tiver diarreia intensa, as substâncias ativas de Mercilon poderão não ser completamente absorvidas. Se vomitar dentro de 3 a 4 horas após a toma do seu comprimido É como se se esquecesse de tomar o comprimido. Deverá seguir os conselhos dados no caso de esquecimento de comprimidos. Se tiver diarreia intensa, fale com o seu médico

    … quiser alterar o dia do incio da sua menstruação

    Se tomar os comprimidos correctamente, teré o seu período menstrual por volta do mesmo dia, de 4 em 4 semanas. Se quiser alterar este dia, bastar encurtar (nunca prolongar) o próximo intervalo sem comprimidos. Por exemplo, se o seu período menstrual comear habitualmente numa sexta-feira e, no futuro, desejar que comece numa tera-feira (3 dias mais cedo), Deverá comear o blister seguinte 3 dias mais cedo do que o habitual. Se tornar o intervalo entre os blisters muito curto (por exemplo, 3 dias ou menos), poderá não ter a hemorragia menstrual durante o intervalo. Durante a toma do segundo blister poderá ter algum sangramento ou hemorragia irregular.

    … tiver perdas de sangue inesperadas

    Tal como com todas as Pílulas, durante os primeiros meses poderá ter perdas de sangue vaginais irregulares (sangramentos ou hemorragias intracclicas) entre os seus perãodos menstruais. poderá ter necessidade de utilizar pensos ou tamPóes, mas continue a tomar os seus comprimidos como habitualmente. Geralmente, as perdas de sangue irregulares param quando o seu corpo se adaptou Pílula (geralmente após cerca de 3 ciclos). Se as perdas de sangue persistirem, se se tornarem mais intensas ou recomearem, fale com o seu médico.

    … falhou uma menstruação

    Se tomou todos os seus comprimidos no dia e hora correctas e não vomitou ou não tomou outros medicamentos, muito improvável que esteja grávida. Continue a tomar Mercilon como habitualmente.

    Se não tiver período menstrual duas vezes seguidas, poderá estar grávida. Fale com o seu médico imediatamente. Não inicie o próximo blister de Mercilon até que o seu médico certifique que não está grávida.

    3.5 Se quiser parar de tomar Mercilon

    Se desejar, poderá parar de tomar Mercilon em qualquer altura. Se não quiser engravidar, fale com o seu médico sobre outros métodos de controlo de natalidade.

    Se parar de tomar Mercilon porque quer engravidar, Deverá esperar até ter um período menstrual natural antes de tentar engravidar. Desta forma, mais fcil calcular a data esperada para o parto.

    Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

    Efeitos secundários POSSVEIS

    Como todos os medicamentos, Mercilon pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

    Fale com o seu médico se notar qualquer efeito não desejado, especialmente se for grave ou persistente ou se ocorrer uma alteração no seu estado de Saúde que pense ser causado pela Pílula.

    As reações graves observadas com a Pílula, assim como os sintomas relacionados, encontram-se descritos nas secções 2.2.3 e 2.2.4 “Pílula e Trombose/Pílula e Cancro”.

    Frequentes (ocorrem em mais de 1 por 100 utilizadoras)

  • Humor deprimido, alterações de humor
  • Dor de cabeça
  • Nuseas, dor abdominal
  • Dor mamria, tensão mamria
  • Aumento do peso corporal
  • Pouco frequentes (ocorrem em mais de 1 por 1000 utilizadoras mas não mais do que 1 por 100 utilizadoras)

  • Retenção de líquidos
  • diminuição do desejo sexual
  • Enxaquecas
  • vômitos, diarreia
  • Erupção cutânea, Pópulas
  • Aumento do volume da mama
  • Raros (ocorrem em menos do que 1 por 1000 utilizadoras)

  • reações de hipersensibilidade
  • Aumento do desejo sexual
  • intolerância s lentes de contacto
  • Eritema nodoso, eritema polimorfo (afecções da pele)
  • Corrimento mamilar, corrimento vaginal
  • diminuição de peso
  • COMO CONSERVAR MERCILON

    Manter fora do alcance e da vista das crianças.

    Não conservar acima de 30ºC. Não congelar.

    Conservar na embalagem de origem para proteger da luz e da humidade.

    Não utilize Mercilon após o prazo de validade impresso na embalagem. O prazo de validade corresponde ao últim dia do mês indicado.

    Não utilize Mercilon se notar, por exemplo, alteração da cor ou esmagamento de algum dos comprimidos ou quaisquer outros sinais visíveis de deterioração.

    Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu médico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

    6.1 Qual a composição de Mercilon

    6.2 Qual o aspecto de Mercilon e conteúdo da embalagem

    Mercilon contém 1 ou 3 blisters de 21 comprimidos acondicionados na embalagem. Os comprimidos são biconvexos, redondos e tém 6 mm de dimetro. Numa das faces tém gravados o cdigo TR/4 e no reverso a palavra Organon.

    É possível que não sejam comercializadas todas as Apresentações.

    6.3 Fabricante :

    Organon Portuguesa, Lda, Rua Agualva dos Aores 16 2735 557 Agualva Cacm

    Fabricantes NV Organon

    Kloosterstraat 6, 5349 AB Oss

    Holanda

    Organon (Ireland) Ltd P.O. Box 2857

    Drynam Road Swords Co. Dublin/Ireland