Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Lutenil - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Nomegestrol 5mg.

Classe terapêutica : Progestogenioterapia.

Apresentação : Embalagens com 10 e 14 comprimidos

Indicação : distúrbios ginecológicos devido a insuficiência luteal:
Alteração da menstruação ou dos ciclos menstruais: amenorria secundária, espanomenorria, menometrorragias, hemorragias uterinas funcionais, em particular durante o perãodo da peri-menopausa. Hiperplasia endometrial. Dismenorria. síndrome pré-menstrual. Mastodinia. Tratamento da menopausa (em associação com os estrgenos e para contrabalanar seu efeito).

Efeito Colateral :

Modificações dos ciclos menstruais, amenorria, sangramento intercorrente. Ganho de peso, insônia, pilificação , distúrbios gastrintestinais. Agravamento de insuficiência venosa dos membros inferiores. icterícia colestática e prurido.

Modo de Usar :

A posologia média é de 1 comprimido de 5 mg por dia durante 10 a 14 dias, por ciclo. Entretanto a posologia e a duração do tratamento poderão modificar-se em virtude da natureza da indicação e da resposta da paciente.

Contra indicação :

Durante os primeiros 4 meses da gestação, devido aos riscos de ambigidades sexuais, sobretudo no feto masculino, já observados com uso de progestágenos de síntese. Antecedentes tromboflebticos. Alterações graves da função hepática.

Precauções :

Em certas indicações, em particular dismenorria, hemorragia uterina e amenorria, fundamental certificar-se da etiologia funcional da molstia antes de iniciar o tratamento. Não devem ser totalmente descartados, apesar de não terem sido relatados até o momento, riscos trombo-emblicos e metabólicos.
Recomenda-se interromper a administração do produto se ocorrerem distúrbios oculares, (como perda da visão unilateral, diplopia, lesões vasculares da retina), acidentes trombo-emblicos venosos e cefaleia. Administrar com cuidado o produto nos casos com antecedentes de infarto do miocárdio, distúrbios crebro-vasculares, hipertensão arterial, diabetes e em lactantes, por causa da passagem dos esteroides ao leite materno.

Modo de usar :

A posologia média é de 1 comprimido de 5 mg por dia durante 10 a 14 dias, por ciclo. Entretanto a posologia e a duração do tratamento poderão modificar-se em virtude da natureza da indicação e da resposta da paciente.

Fórmula :

Cada comprimido contém:
Acetato de Nomegestrol 5 mg
Excipiente q.s.p. 1 comprimido

Conduta Na Superdosagem

Na eventualidade da ingestão acidental de doses muito acima das preconizadas, recomenda-se adotar as medidas habituais de controle das funções vitais.
Atenção: este produto é um novo medicamento e embora as pesquisas realizadas tenham indicado eficácia e segurança quando corretamente indicado, podem ocorrer reação adversas imprevisíveis ainda não descritas ou conhecidas. em caso de suspeita de reação adversa o médico responsável deve ser notificado.

Informação Técnica

Lutenil é um progestágeno de síntese derivado da 19-nor-progesterona. Apresenta uma afinidade pelo receptor da progesterona duas vezes e meia superior ao da própria progesterona.
desprovido de atividade androgênica, anabolisante, estrogênica, corticosteride e antiinflamatória; não interfere com o metabolismo dos glicdeos nem afeta o equilíbrio hidroeletrolítico ou o clearance da bromossufalena (BSP).
Administrado por via oral apresenta rápida absorção, atingindo concentração sérica máxima em 2 horas. Sua meia vida plasmática de 30 horas, com ligação protica de 97,7 0,1%; sua eliminação predominantemente por via intestinal.

Informação ao Paciente

Conserve o produto na embalagem original e ao abrigo do calor.
Prazo de validade: 60 meses a partir da data da fabricação (vide cartucho). Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Ação esperada do medicamento: correção dos distúrbios da menstruação ou dos ciclos menstruais, especialmente na menopausa, ou de outros distúrbios ginecológicos causados pela insuficiência de secreção hormonal do corpo lteo do ovrio.
Informe seu médico a Ocorrência de gravidez ou lactação na vigncia do tratamento.
O produto não requer cuidados especiais na sua administração.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
Informe seu médico caso apaream reações desagradveis como: modificações da menstruação ou dos ciclos menstruais, sangramento por via vaginal, ganho de peso, insônia, distúrbios gastrintestinais, aumento da pilificação , piora de distúrbio circulatério pré-existente, icterícia ou coceira.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. O produto não deve ser usado nos primeiros 4 meses de gestação e por pacientes que já tiveram trombose venosa ou alterações graves da função hepática.
Interromper a ingestão do produto e informar imediatamente o médico se ocorrerem distúrbios da visão, dor de cabeça intensa ou distúrbios da circulação sanguínea. recomendada prudncia na administração do produto a pacientes diabéticos, com hipertensão arterial, com antedecente de infarto do miocárdio ou de doenças crebro-vasculares, e em mulheres no perãodo de amamentação (o produto passa para o leite materno).
NO TOME Remédio SEM O CONHECIMENTO DO SEU médico. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA Saúde.

Interação Medicamentosa :

Até o momento não foram relatados casos de intereção medicamentosa com o uso do produto.

Fabricante :

BYK Química e Farmácia Ltda.

Rua do Estilo Barroco, 721
04709-011 - São Paulo - SP
Tel: 55 (011) 451-9000
Fax: 55 (011) 533-4361

Medicamentos do mesmo fabricante :

Dramin b6 dl, Ebrantil, Emoform, Estreva, Eufilin AP, Eufilin, Eumotol 220, Fontol 650, Hipofagin S 75, Lactipan, Laitan, Legalon, Lutenil, Nene Dent, Panfugan, Pantozol, Panvitrop, Parodontax, Proctyl, Reparil Gel, Riopan Plus, Tebonin, Xantinon B12, Xantinon B12,

Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.