Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Losartan-Tetrafarma- Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Losartan potássio

Classe terapêutica : Antagonistas dos Receptores da Angiotensina) utilizado para baixar a pressão arterial e tratar a insuficiência cardíaca.

Apresentação : 50 mg Comprimidos revestidos por películalosartan potássico

Indicação : Losartan Tetrafarma É um medicamento que se apresenta sob a forma de comprimidosrevestidos, contendo 50 mg de losartan potássico como substância ativa.

Losartan Tetrafarma É um medicamento antagonista do receptor de angiotensina II
(Grupo FarmacoteraPóutico 3.4.2.2. Aparelho cardiovascular; anti-hipertensores;modificadores do eixo renina angiotensina; antagonistas dos receptores da angiotensina)utilizado para baixar a pressão arterial.

Se tem pressão arterial elevada e uma dilatação do ventrculo esquerdo, principalcavidade que bombeia o sangue do coração, o seu médico receitou-lhe Losartan
Tetrafarma para ajudar a diminuir o risco de acontecimentos cardiovasculares, taiscomo acidente vascular cerebral.

O seu médico receitou-lhe Losartan Tetrafarma, porque sofre de uma doença chamadahipertensão (pressão arterial elevada) ou insuficiência cardíaca (enfraquecimento dafunção cardíaca).

O seu médico pode também ter-lhe receitado Losartan Tetrafarma porque sofre dediabetes tipo 2 e lhe foi detectada proteína na urina. Losartan Tetrafarma demonstrouretardar o agravamento da doença renal em doentes com diabetes tipo 2 e proteina naurina.

ANTES DE TOMAR Losartan Tetrafarma

Não tome Losartan Tetrafarma

-se tem alergia à substância ativa ou a qualquer outro componente de Losartan
Tetrafarma
-se está grávida ou a amamentar

Tome especial cuidado com Losartan Tetrafarma

-no uso em crianças: não se fizeram estudos sobre o uso de Losartan Tetrafarma emcrianças. Portanto, não se deve dar Losartan Tetrafarma s crianças.
-no uso em idosos: Losartan Tetrafarma é bem tolerado e Atua igualmente bem tantopelos idosos como pelos adultos de outras idades. A maioria dos doentes idososnecessita da mesma dose que os mais novos; no entanto, o seu médico poderá receitarlhe uma dose mais baixa.
-no uso em doentes negros com pressão arterial elevada e dilatação do ventrculoesquerdo: num estudo em doentes com pressão arterial elevada e uma dilatação dacavidade esquerda do coração, Losartan Tetrafarma demonstrou diminuir o risco deacidente vascular cerebral e ataque cardíaco, e ajudar os doentes a viver durante maistempo. No entanto, neste estudo, estes efeitos benficos não se aplicaram a doentesnegros, em comparação com outro medicamento anti hipertensor chamado atenolol.

Informe o seu médico sobre quaisquer problemas de Saúde que possa ter, ou já tenhatido, e sobre as suas alergia.

Informe também o seu médico no caso de ter tido, recentemente, vômitos ou diarreiaprolongados. muito importante que diga ao seu médico se sofre de doenças do fgadoou dos rins.

Tomar Losartan Tetrafarma com outros medicamentos

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Geralmente, Losartan Tetrafarma não interfere com outros medicamentos que possaestar a tomar.

Tomar Losartan Tetrafarma com alimentos e bebidas

Pode tomar Losartan Tetrafarma com ou sem alimentos. No entanto, para o(a) ajudar alembrar-se, tome Losartan Tetrafarma sempre mesma hora, todos os dias.

Gravidez e aleitamento

Consulte o seu médico antes de tomar qualquer medicamento.

Devido ao perigo potencial para o feto, não tome Losartan Tetrafarma durante agravidez. Se engravidou ou pretende engravidar, e está a tomar Losartan Tetrafarma,pare o tratamento e fale com o seu médico.

É contra indicado o uso de Losartan Tetrafarma durante o aleitamento.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Devido a poderem ocorrer reações, como tonturas e efeitos ortostáticos,principalmente no incio do tratamento, quando se aumenta a dose ou se altera amedicação , não é aconselhável que execute trabalhos que necessitem de uma atençãoespecial (como, por exemplo, conduzir ou trabalhar com maquinaria perigosa), semprimeiro verificar até que ponto tolera este medicamento.

Informaçães importantes sobre alguns componentes de Losartan Tetrafarma

Embora Losartan Tetrafarma contenha uma quantidade muito pequena de potássio, estenão poderá funcionar como um substituto dos suplementos de potássio que estejaeventualmente a tomar. Se o seu médico lhe prescreveu suplementos de potássio, Deverácontinuar a tomá-los.

Os comprimidos contém lactose na sua composição. Se foi informado pelo seu médicoque tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

Este medicamento contém 2,06 mg de potássio por comprimido doseado a 50 mg. Estainformação deve ser tida em consideração em doentes com função renal diminuída ouem doentes com ingestão controlada de potássio.

Modo de Usar: Losartan Tetrafarma

Tome Losartan Tetrafarma sempre de acordo com as Indicaçõesdo médico. Fale com oseu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

O médico decidirá a dose de Losartan Tetrafarma apropriada, dependendo do seu estadoe de outros medicamentos que esteja a tomar. importante que continue a tomar
Losartan Tetrafarma durante o tempo que o seu médico considerar necessário, a fim demanter o controlo da sua pressão arterial ou para tratar a sua insuficiência cardíaca oudoença renal.

Pressão arterial elevada
A dose habitual de Losartan Tetrafarma para a maioria dos doentes com pressão arterialelevada 50 mg uma vez por dia, para controlar a pressão arterial durante 24 horas.
Alguns doentes podem necessitar de meio comprimido por dia.

A dose habitual de Losartan Tetrafarma para doentes com pressão arterial elevada edilatação do ventrculo esquerdo do coração de 50 mg uma vez por dia. A dose podeser aumentada para 100 mg uma vez por dia.

Insuficiência cardíaca
A dose habitualmente recomendada é de 12,5 mg uma vez por dia. O médico aumentaresta dose gradualmente até alcançar a dose apropriada para si. A dose habitual de longoprazo de 50 mg uma vez por dia.

Diabetes tipo 2 e proteínas na urina
A dose habitual de Losartan Tetrafarma para a maioria dos doentes 50 mg uma vezpor dia. A dose pode ser aumentada para 100 mg uma vez por dia.

Se tomar mais Losartan Tetrafarma do que deveria

No caso de tomar uma dose excessiva, deve contactar o seu médico imediatamente,para que ele o(a) observe e lhe dé o tratamento que eventualmente seja necessário.

Caso se tenha esquecido de tomar Losartan Tetrafarma

Tente tomar Losartan Tetrafarma todos os dias, conforme receitado.

Caso se esquea de tomar uma dose, tome-a assim que puder. No entanto, se estiverquase na hora de tomar a próxima dose, não o faa; volte a tomar Losartan Tetrafarmadentro do horrio previsto.

Não tome uma dose dobrada para compensar um comprimido que se esqueceu detomar.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

4. Efeitos secundários POSSVEIS

Como os demais medicamentos, Losartan Tetrafarma pode causar efeitos secundários,no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Alguns doentes poderão sentir vertigens, fadiga, tonturas, erupções cutâneas ouurticária. O seu médico ou farmacêutico poderão inform-lo melhor.

Alguns doentes, especialmente os que tém diabetes tipo 2 e proteínas na urina podemapresentar valores elevados de potássio no sangue. Fale com o seu médico se temdoença renal e diabetes tipo 2 com proteínas na urina, e/ou está a tomar suplementos depotássio, fármacos poupadores de potássio ou substitutos do sal contendo potássio.

Se tiver uma reação alérgica que envolva inchao da cara, dos lbios, garganta e/ou dalngua, pare de tomar Losartan Tetrafarma e contacte o seu médico imediatamente.

5. COMO CONSERVAR Losartan Tetrafarma

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Losartan Tetrafarma após o prazo de validade impresso na embalagem exterior, a seguir a DD mês AAAA. O prazo de validade corresponde ao últim dia domês indicado.

Losartan Tetrafarma não necessita de precauções especiais de conservação.

Mantenha a embalagem bem fechada. Não abra a embalagem senão na altura de tomaro medicamento.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. Outras Informações

Qual a composição de Losartan Tetrafarma

-A substância ativa é o losartan potássico
-Os outros componentes são celulose microcristalina, lactose monohidratada,hidroxipropilcelulose, amido de milho pré-gelificado, estearato de magnésio,hidroxipropilmetilcelulose, dióxido de titânio e polietilenoglicol 400.

Qual o aspecto de Losartan Tetrafarma e conteúdo da embalagem

Losartan Tetrafarma são comprimidos revestidos por película, brancos, oblongos comranhura numa das faces e encontram-se disponíveis em embalagens de 10 e 60comprimidos.

Fabricante :

TETRAFARMA ? Produtos farmacêuticos, Lda.
Rua Helena de Arago, n. 20 R/C Frente, Massam
2745 897 Queluz
Portugal

Tel. 21 439 83 90
Fax 21 430 34 43
E-mail: tetrafarma@sapo.pt

West Pharma ? Produções de Especialidades farmacêuticas, S.A.
Rua João de Deus, n11, Venda Nova, 2700-486 Amadora


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.