Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Losartan-Hidroclorotiazida-Laboche- Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Losartan potássico e hidroclorotiazida.

Classe terapêutica : Antagonistas dos Receptores da Angiotensina) utilizado para baixar a pressão arterial e tratar a insuficiência cardíaca.

Apresentação : 100 mg + 25 mg Comprimidos revestidos porpelícula.

Indicação :

Losartan + Hidroclorotiazida Labochem apresenta-se na forma de Comprimidosrevestidos por película contendo 100 mg de losartan potássico e 25 mg dehidroclorotiazida.

Losartan + Hidroclorotiazida Labochem pertence ao grupo 3.4.2.2. Antagonistas dosreceptores da angiotensina. Losartan + Hidroclorotiazida Labochem é uma associaçãomedicamentosa anti-hipertensora de losartan (um antagonista dos receptores daangiotensina II) e hidroclorotiazida (um diurético tiazdico). Juntas, estas duassubstâncias ativas ajudam a reduzir a pressão arterial elevada. Se tem pressão arterialelevada e uma dilatação do ventrculo esquerdo, principal cavidade que bombeia osangue (10 coração para a grande circulação, o seu médico receitou lhe Losartan +
Hidroclorotiazida Labochem para ajudar a diminuir o risco de problemascardiovasculares, tais como acidente vascular cerebral.

Losartan + Hidroclorotiazida Labochem é utilizado no tratamento de:
- Pressão arterial elevada;
- Dilatação ventricular esquerda.

Embora Losartan + Hidroclorotiazida Labochem contenha uma quantidade muitopequena de potássio, este não poderá funcionar como substituto dos suplementos depotássio que esteja eventualmente a tomar. Se o seu médico lhe receitou suplementos depotássio, Deverá continuar a tomá-los.

Antes de TomarLosartan + Hidroclorotiazida Labochem

Não tome Losartan + Hidroclorotiazida Labochem:
- Se tem alergia (hipersensibilidade) ao losartan ou a hidroclorotiazida ou a qualqueroutro componente de Losartan + Hidroclorotiazida Labochem.
- Se estiver grávida ou a amamentar;
- Se for alérgico a medicamentos derivados das sulfonamidas;
- Se não consegue urinar.

Tome especial cuidado com Losartan + Hidroclorotiazida Labochem
Deve avisar particularmente o seu médico nos seguintes casos:
- Se tem problemas de fgado ou de rins;
- Se tem gota;
- Se tem diabetes;
- Se tem lpus eritematoso;
- Se está a fazer tratamento com outros diuréticos.

Tomar Losartan + Hidroclorotiazida Labochem com outros medicamentos:
Geralmente Losartan + Hidroclorotiazida Labochem pode ser tomado com outros medicamentos. No entanto, informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar outiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receitamédica.

particularmente importante para o seu médico saber se está a tomar suplementos depotássio, medicamentos poupadores de potássio ou substitutos do sal contendo potássio,certos medicamentos para fazer baixar a pressão arterial, outros diuréticos, substânciasconhecidas por resinas para baixar o nível elevado de colesterol, medicamentos para adiabetes (incluindo insulina), relaxantes musculares, aminopressores (tais como aadrenalina), esteroides, certos medicamentos para as dores a artrite, ou medicamentoscontendo lítio (utilizado para tratar certos tipos de depressão).

Informe também o seu médico no caso de tomar sedativos, tranquilizantes, narcticos,bebidas alcolicas e Analgésicos (para as dores), pois podem aumentar a ação de reduçãoda pressão arterial de Losartan + Hidroclorotiazida Labochem.

Tomar Losartan + Hidroclorotiazida Labochem com alimentos e bebidas
Losartan + Hidroclorotiazida Labochem pode ser tomado com ou sem alimentos. no entanto, para o(a) ajudar a lembrar-se tome Losartan + Hidroclorotiazida Labochemsempre mesma hora, todos os dias.

Gravidez e aleitamento

Gravidez
Devido ao perigo potencial para o feto, Losartan + Hidroclorotiazida Labochem estácontra indicado na gravidez. Se engravidou ou planeia engravidar, e está a tomar
Losartan + Hidroclorotiazida Labochem, pare o tratamento e fale com o seu médico.

Aleitamento
Losartan + Hidroclorotiazida Labochem não deve ser administrada a mulheres que seencontrem a amamentar. Se a administração deste medicamento for inevitvel, oaleitamento deve ser interrompido.
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Crianças
Não se fizeram estudos sobre o uso de Losartan + Hidroclorotiazida Labochem emcrianças. Portanto, não se deve dar Losartan + Hidroclorotiazida Labochem s crianças.

Idosos
Losartan + Hidroclorotiazida Labochem é bem tolerado e Atua igualmente bem tantopelos idosos como pelos adultos de outras idades. A maioria dos doentes idosos necessitada mesma dose que os mais novos. Os doentes idosos devem iniciar o tratamento comlosartan + Hidroclorotiazida Labochem, comprimidos a 50 mg + 12,5 mg.

Doentes negros com pressão arterial elevada e dilatação do ventrculo esquerdo
Num estudo em doentes com pressão arterial elevada e uma dilatação da cavidadeesquerda do coração, o losartan demonstrou diminuir o risco de acidente vascularcerebral e ataque cardíaco, e ajudar os doentes a viver durante mais tempo. Contudo,neste estudo, estes efeitos benficos não se aplicaram a doentes negros, em comparaçãocom outro medicamento anti-hipertensor chamado atenolol.

Condução de veículos e utilização de máquinas:
Devido a poderem ocorrer reações, como tonturas e efeitos ortostáticos, principalmenteno incio do tratamento, quando se aumenta a dose ou se altera a medicação , não aconselhável que execute trabalhos que necessitem de uma atenção especial (como, porexemplo, conduzir ou trabalhar com maquinaria perigosa), sem primeiro verificar até queponto tolera este medicamento.

Informaçães importantes sobre alguns componentes de Losartan + Hidroclorotiazida
Labochem
Os comprimidos contém lactose. Se foi informado pelo seu médico que tem intolerância aalguns açúcares, contacte o seu médico antes de tomar este medicamento.

Modo de Usar: Losartan + Hidroclorotiazida Labochem

Tomar Losartan + Hidroclorotiazida Labochem sempre de acordo com as instruções domédico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

O médico decidirá a dose de Losartan + Hidroclorotiazida Labochem apropriada,dependendo do seu estado e de outros medicamentos que esteja a tomar. importanteque continue a tomar Losartan + Hidroclorotiazida Labochem durante o tempo que o seumédico considerar necessário de forma a tratar a sua insuficiência cardíaca.

Tensão arterial elevada
A dose usual de Losartan + Hidroclorotiazida Labochem para a maioria dos doentes compressão arterial elevada é de 1 comprimido por dia, para controlar a pressão arterialdurante 24 horas.
Doentes com pressão arterial elevada e dilatação do ventrculo esquerdo do coração
A dose usual inicial de 50 mg de losartan uma vez por dia. Se a pressão arterialdesejada não for alcançada com 50 mg de losartan, o seu médico poderá receitar-lhe aassociação de losartan com uma dose baixa de hidroclorotiazida (12,5 mg). O seu médicoirá aumentado a quantidade de losartan e hidroclorotiazida passo a passo até atingida adose indicada para si.

Se tomar mais Losartan + Hidroclorotiazida Labochem do que deveria
No caso de tomar uma dose excessiva, deve contactar o seu médico imediatamente, paraque ele o(a) observe e lhe dé o tratamento que eventualmente seja necessário.

Caso se tenha esquecido de tomar Losartan + Hidroclorotiazida Labochem
Tente tomar Losartan + Hidroclorotiazida Labochem todos os dias, conforme receitado.
Caso se esquea de tomar uma dose, tome-a assim que puder. No entanto, se estiverquase na hora de tomar a próxima dose, não o faa; volte a tomar Losartan +
Hidroclorotiazida Labochem dentro do horrio previsto.
Não tome uma dose dobrada para compensar a dose que se esqueceu de tomar.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

4.EFEITOS secundáriOS POSSVEIS

Como todos os medicamentos, Losartan + Hidroclorotiazida Labochem pode ter efeitossecundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas

Todos os medicamentos podem ter efeitos indesejáveis ou não intencionais. são oschamados efeitos secundários. Alguns doentes poderão sentir tonturas, erupções cutâneasou urticária. O seu médico ou farmacêutico poderão inform-lo melhor.

Se tiver uma reação alérgica que envolva inchao da cara, dos lbios, garganta e/oulngua, que possa provocar dificuldade em respirar ou engolir, Póre de tomar Losartan +
Hidroclorotiazida Labochem e contacte o seu médico imediatamente.

5. COMO CONSERVAR Losartan + Hidroclorotiazida Labochem

Não conservar acima de 30ºC.

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Losartan + Hidroclorotiazida Labochem após o prazo de validade impresso norótulo. O prazo de validade corresponde ao últim dia do mês indicado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. Outras Informações

Qual a composição de Losartan + Hidroclorotiazida Labochem
- As substâncias ativas são o losartan potássico e hidroclorotiazida. Cada comprimidocontém 50 mg de losartan potássico e 12,5 mg de hidroclorotiazida.
- Os outros componentes são:
Núcleo: celulose microcristalina, lactose mono-hidratada, amido de milho pré-gelificado,amido glicolato de sódio, estearato magnésio.
Revestimento: Opadry 20A18334.

Qual o aspecto de Losartan + Hidroclorotiazida Labochem e conteúdo da embalagem
Blister branco opaco em alumínio PVC/PE/PVDC.
O medicamento Losartan + Hidroclorotiazida Labochem apresenta-se em embalagens de
7, 10, 14, 20, 28, 30, 56, 60, 90, 98 e 112 comprimidos revestidos por película.

É possível que não sejam comercializadas todas as Apresentações.

Fabricante :

Ariston Indústrias Químicas e Farmacêuticas Ltda.

Rua Adherbal Stresser, 84, Jardim Arpoador, São Paulo - SP, 05566-000

TEL.: (11) 3783-8000

Medicamanetos do mesmo fabricante :

Alcaten, Amicilon, Arifenicol, Ariproxina, Benzatron, Beplexaron, Cefariston, Cefaxon, Cefoxitina_10_g, Cilinon, Complexo_b, Dalivit, Dkaflan, Dnaren, Dorpinon, Dorscopena, Fentetramin, Ferrotron, Furosetron, Losartan-hidroclorotiazida-losarerin, Losartan-labochem, Losartan-losarerin, Minoton, Oprazon


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular