Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Liderfen - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Ibuprofeno

Apresentação : 50 mg/g Gel

Indicação :

Liderfen É um medicamento Analgésico e anti-inflamatório (anti-inflamatório nãoesteroide).

Tratamento sintomático de dores musculares ligeiras a moderadas, contuses e dores Póstraumáticas.

2. ANTES DE UTILIZAR LIDERFEN

Não utilize Liderfen
-Se tem alergia ao Ibuprofeno ou a qualquer outro componente de Liderfen;
-Se tiver feridas abertas, mucosas ou pele eczematosa.
-Durante o 3 trimestre de gravidez.

Tome especial cuidado com Liderfen

-Se sofre de hipersensibilidade ao Ácido acetilsalicílico ou a outros anti-inflamatórios não esteroides, uma vez haver possibilidade de quadros de rinite, asma, angioedema ouurticária.
-Os doentes idosos, crianças, adolescentes, grávidas em incio de gravidez e durante oaleitamento devem ter precaução na utilização deste medicamento, uma vez que comoexiste a possibilidade de absorção cutânea de Ibuprofeno, não É possível excluir aOcorrência de efeitos sistémicos. O risco de Ocorrência destes efeitos depende, entreoutros factores, da superfcie exposta, quantidade aplicada e tempo de exposição.

-Os doentes com história de gastropatia, hemorragias digestivas, nefropatia e doentesmedicados com anticoagulantes orais também devem ter cuidado.

-segurança cutânea dos anti-inflamatórios não esteroides: Liderfen deve ser interrompidoaos primeiros sinais de rash, lesões mucosas, ou outras manifestações dehipersensibilidade.

-Este medicamento contém na sua constituição etanol que pode provocar irritaçõescutâneas e pele seca.

Ao utilizar Liderfen com outros medicamentos

A ação de determinados medicamentos como os anticoagulantes (que impedem aformação de cogulos) (ex. ácido acetilsalicílico, varfarina, ticlopidina), algunsmedicamentos para a hipertensão arterial (inibidores ECA, por exemplo: captopril,medicamentos bloqueadores dos receptores beta, antagonistas da angiotensina II), entreoutros medicamentos pode afectar ou ser afectada pelo tratamento com ibuprofeno.
Consequentemente Deverá obter sempre aconselhamento médico antes de tomaribuprofeno em simultâneo com outros medicamentos.

Se possui um historial de hipersensibilidade ao Ácido acetilsalicílico ou a outros antiinflamatórios não esteroides, a utilização de Liderfen pode provocar rinite, asma,angioedema ou urticária.

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Diuréticos, Inibidores da Enzima de Conversão da Angiotensina (IECA) e Antagonistasda Angiotensina II (AAII): Os anti-inflamatórios não esteroides (AINE) podem diminuira eficácia dos diuréticos assim como de outros medicamentos anti-hipertensores.

Se tem a função renal diminuída (ex: doentes desidratados ou idosos comcomprometimento da função renal) a co-Administração de um IECA ou AAII e agentesinibidores da ciclooxigenase pode ter como consequncia a progressão da deterioração dafunção renal, incluindo a possibilidade de insuficiência renal aguda, que é normalmente

reversível.

A Ocorrência destas interações Deverá ser tida em consideração em doentes a fazer aaplicação de Ibuprofeno, sobretudo se for em zonas extensas da pele e por tempoprolongado, em associação com IECA ou AAII. Consequentemente, esta associaçãomedicamentosa Deverá ser utilizada com precaução, sobretudo em doentes idosos.

Gravidez e aleitamento

Se está grávida (ou pensa poder estar grávida) consulte o seu médico ou farmacêuticoantes de tomar qualquer medicamento.

Apesar da absorção sistémica ser muito pequena por uso cutâneo, Liderfen não deve serutilizado durante a gravidez, excepto em caso de absoluta necessidade.

O Ibuprofeno, tal como os outros AINE?s pode ter efeitos no sistema cardiovascular fetal,como o encerramento prematuro do ductus arteriosus, levando ao aparecimento dehipertensão pulmonar e insuficiência respiratéria do recêm-nascido. Deve apenas serutilizado, sob orientação médica, quando os benefícios superam os riscos.

Se está a amamentar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquermedicamento.

Apesar da absorção sistémica ser muito pequena por uso cutâneo, Liderfen não deve serutilizado durante o aleitamento, excepto em caso de absoluta necessidade.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Não são de esperar efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas.

Informaçães importantes sobre alguns componentes de Liderfen

Liderfen contém propilenoglicol que pode causar irritação cutânea.

3. COMO UTILIZAR LIDERFEN

para uso externo e aplicação cutânea (pele), apenas na pele intacta.

Adultos e crianças com idade superior a 12 anos:
Aplicar uma camada fina do produto sobre a zona afectada 3 a 4 vezes ao dia,massajando ligeiramente para favorecer a penetração.
Para abrir a bisnaga, inverta a tampa e perfure a mesma.

Lave as mos após cada aplicação .

A dose recomendada não deve ser aplicada em intervalos inferiores a 4 horas ou mais doque 4 vezes ao dia.

Se utilizar mais Liderfen do que deveria
Devido ao seu uso externo não provável que se produzam quadros de intoxicação .
No caso de ingestão acidental, alguns dos sintomas de sobredosagem são vertigens,espasmos, hipotensão, diminuição da consciência, dor abdominal, náuseas, vômitos,cefaleias, letargia e ataxia.

Tratamento: consiste em lavagem gástrica e se necessário corrigir os electrólitos do soro.
Não existe um antídoto específico para o Ibuprofeno.

Caso se tenha esquecido de utilizar Liderfen
Caso se esquea de aplicar o medicamento, não duplique a dose para compensar a doseesquecida. Volte a aplicar o gel dentro do horrio previsto.

Efeitos secundários possíveis

Como todos os medicamentos, Liderfen pode causar efeitos secundários, no entanto estesnão se manifestam em todas as pessoas.

Os efeitos secundários mais frequentes são: eritema local moderado, dermatite, irritaçõeslocais, ardor no local da aplicação que desaparece quando se suspende o tratamento.

5. COMO CONSERVA LIDERFEN

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

O medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de conservação.
Conservar na embalagem de origem.

Após utilização deve fechar a bisnaga.

Não utilize Liderfen se verificar efeitos visíveis de deterioração do medicamento.

Não aplique Liderfen após expirar o prazo de validade indicado na embalagem.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.

Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. Outras Informações

Qual a composição de LIDERFEN

- A substância ativa é o Ibuprofeno. Cada bisnaga contém a 50 mg por g de gel.

-Os outros componentes são: éter monoetil dietilenoglicol, etanol 96%,macrogolglicerdeos de caprilocaprolo, laurato de propilenoglicol, hidroxipropilcelulose,levomentol e água purificada.

Qual o aspecto de Liderfen e conteúdo da embalagem

Bisnaga de alumínio.
Cada bisnaga contém 30 ou 60 g, e são embaladas em caixas de carto litografado eacompanhadas do respectivo BULA INFORMATIVA

É possível que não sejam comercializadas todas as Apresentações.

Fabricante :

Farmalder
C/Aragoneses, 2
28108 Alcobendas
Madri.

Distribuidor em Portugal:
Laboratórios Azevedos Industria farmacêutica, S.A.
Estrada Nacional 117, 2614-503 Amadora

Fabricante

Iquinosa, S.A.
Alpedrete, 24
E-28045 Madrid
Espanha

*


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.