Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Lamisil - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Terbinafina

Classe terapêutica : Medicamentos anti-infecciosos antifúngicos

Apresentação :

LAMISIL 125 mg comprimidos

LAMISIL 250 mg comprimidos

Indicação : Lamisil Comprimidos é usado para tratar infecções fngicas das unhas das mos e dos Pós.

Lamisil Comprimidos também usado para tratar infecções fngicas da pele (“tinhas”), dos Pós, corpo e virilhas, nos casos em que a terapêutica oral É considerada adequada.

A terbinafina é uma alilamina que possui um largo espectro de atividade antifngica e utilizada para tratar infecções fngicas da pele, cabelos e unhas. Quando tomada oralmente, as concentrações que chegam ao local de infecção são suficientemente fortes para matar o fungo ou inibir o seu crescimento.

ANTES DE TOMAR LAMISIL

Lamisil comprimido É um medicamento sujeito a receita médica. Siga sempre todas as instruções dadas pelo seu médico cuidadosamente, ainda que elas possam diferir das informaçães gerais presentes nesta bula.

Não tome Lamisil:

Se alguma destas situações se aplica a si, refira-as de imediato ao seu médico sem tomar Lamisil.

Se pensa que pode ser alérgico, aconselhe-se com o seu médico. Tome especial cuidado com Lamisil:

Se alguma destas situações se aplica a si, refira-as de imediato ao seu médico antes de tomar Lamisil.

Se sentir sintomas tais como nauseas persistentes e inexplicadas, vômitos, dor de estômago, perda de apetite, fadiga não habitual; se a sua pele ou a zona branca dos olhos parecer amarela; se a sua urina estiver anormalmente escura ou as suas fezes tiverem uma coloração anormalmente clara (sinais de problemas hepáticos).

Se sentir qualquer problema de pele, tais como eritema, vermelhidão, bolhas nos lbios olhos ou boca, descamação da pele (sinais de reações cutâneas graves).

Se sentir fraqueza, hemorragia não usual, hematomas ou infecções frequentes (sinais de perturbações sanguíneas).

Se sentir qualquer um destes sintomas, informe imediatamente o seu médico.

Lamisil e pessoas idosas

Os comprimidos de Lamisil podem ser tomados por pessoas de idade superiores a 65 anos. Se tem mais que 65 anos, teré a mesma dose terapêutica que adultos de outras idades.

Lamisil e crianças

Lamisil não é recomendado para crianças pois não existe experiência com Lamisil Comprimidos nestas idades.

Gravidez e aleitamento

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Se está grávida ou pensa que pode estar, diga-o ao seu médico. Lamisil não deve ser utilizado durante a gravidez, excepto em casos de absoluta necessidade. O seu médico discutirá consigo as implicações e riscos de tomar Lamisil durante a gravidez.

Não deve amamentar enquanto toma Lamisil comprimidos. Se o fizer pode estar a expor o seu beb terbinafina através do seu leite. Isto poderá fazer mal ao seu beb.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Se sentir tonturas enquanto toma Lamisil comprimidos, não deve conduzir ou utilizar máquinas.

Ao tomar Lamisil com outros outros medicamentos

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica. Estes e outros medicamentos podem interagir com Lamisil, como por exemplo: Alguns antibióticos (p.ex: rifampicina) Cafena

Assegure-se de que informa o seu médico caso tome algum destes ou outros medicamentos.

Informação importante sobre outros componentes de Lamisil

Os comprimidos de Lamisil 125mg contém lactose. Se foi informado pelo seu médico que tem uma intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

COMO TOMAR LAMISIL

Tomar Lamisil sempre de acordo com as Indicaçõesdo médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Como e quando tomar Lamisil

Adultos

A dose normal é de 1 comprimido de 250 mg diariamente. Crianças

Não existe experiência com Lamisil comprimidos em crianças pelo que o seu uso não é recomendado.

Quanto tempo deve tomar Lamisil

A duração do tratamento com Lamisil comprimidos irá depender do tipo e gravidade da infecção que tem, da parte do corpo afectada e do modo como responde ao tratamento. O seu médico dir-lhe- exactamente durante quanto tempo tem de tomar os comprimidos.

A duração normal do tratamento é a seguinte: Infecções da pele:

Tinhas do Pó (Pó de atleta)……………………2 semanas

Tinhas do corpo …………………………………4 semanas

Tinhas das virilhas…………………………2 a 4 semanas

Tinhas do couro cabeludo………..4 semanas

importante tomar o comprimido todos os dias e continuar a tomá-lo durante o tempo que o seu médico o indicar. Isto garante que a infecção É completamente curada e diminui a possibilidade de ela reaparecer depois de parar de tomar os comprimidos.

Infecções das unhas:

As infecções fngicas das unhas levam geralmente mais tempo a curar que as infecções fngicas da pele.

Infecções das unhas das mos……..6 semanas

Infecções das unhas dos Pós……….12 semanas

Alguns doentes com um lento crescimento da unha podem requerer tratamento mais prolongado. O seu médico discutirá isto consigo.

Pode tomar os comprimidos Lamisil com ou sem comida

Caso se tenha esquecido de tomar Lamisil

Tome o comprimido em falta logo que se lembre, a menos que esteja a menos de 4 horas da próxima toma. Neste caso, espere e tome o comprimido hora normal.

Se tomar mais Lamisil que deveria

Se acidentalmente tomar comprimidos demais, informe de imediato o seu médico. Pode necessitar de assistência médica. Os sintomas caractersticos de sobredosagem com Lamisil incluem dores de cabeça, náuseas, dores de estômago e tonturas.

O que mais deve ter em conta enquanto toma Lamisil

Existem outras medidas que pode tomar para ajudar a remissão da sua infecção e certificar que ela não reaparece. Por exemplo, mantenha as reas infectadas limpas e secas e mude diariamente de roupa que esteja em contacto com a rea afectada.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Efeitos secundários POSSVEIS

Como todos os medicamentos, Lamisil pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Alguns efeitos secundários raros e muito raros podem ser graves:

Os comprimidos de Lamisil podem, raramente, causar problemas ao fgado, sendo que estes, em casos muito raros, podem ser sários. Efeitos secundários muito raros incluem uma diminuição de certos tipos de células sanguíneas, lpus (uma doença autoimune) e problemas sários de pele, incluindo reações alérgicas.

Avise de imediato o seu médico se:

Se sentir dificuldade em respirar, tonturas ou inchao, principalmente da face e garganta.

Muito frequentes (afectando provavelmente mais de 1 em cada 10 doentes) Nusea, dor de estômago ligeira, azia, diarreia, sensação de enfartamento, perda de apetite, erupção da pele, dores musculares e de articulações

Frequentes (afectando provavelmente 1 a 10 em cada 100 doentes): Dor de cabeça.

Pouco frequentes (afectando provavelmente 1 a 10 em cada 1.000 doentes) Alteração ou perda de paladar temporria. Este efeito pouco frequente e normalmente passa em algumas semanas após parar o tratamento com Lamisil. Isto pode levar a uma redução do apetite e consequentemente a uma perda de peso significativa. Consulte o seu médico se a alteração ou perda de sabor durar Vários dias.

Muito raros (afectando provavelmente menos de 1 em cada 10.000 doentes) Perda de cabelo, fadiga, erupções da pele tipo psorase, agravamento da psorase, tonturas, diminuição da sensibilidade fsica, edema e formigueiro.

Se algum destes efeitos o afectar com gravidade, informe o seu médico.

COMO CONSERVAR LAMISIL

Conservar a temperatura inferior a 25ºC.

-Conservar na embalagem de origem para proteger da luz. -Manter fora do alcance e vista das crianças

-Não utilize Lamisil comprimidos após o prazo de validade impresso na embalagem exterior. O prazo de validade corresponde ao últim dia do mês indicado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

Qual a composição de Lamisil comprimidos

Comprimidos 125 mg

Comprimidos 250 mg

Qual o aspecto de Lamisil comprimidos e conteúdo da embalagem

Embalagens contendo 14 ou 28 comprimidos de 125mg e 250mg, em blisters de PVC/Alu.

Fabricante :

NOVARTIS FARMA Produtos farmacêuticos SA R. do Centro Empresarial, Edifício 8 Quinta da Beloura 2170-444 Sintra

Novartis Pharmaceuticals, UK Limited

Wimblehurst Road, Horsham, West Sussex, RH12 4AB

Reino Unido


A