Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Lamisil - Solução cutânea - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Cloridrato de terbinafina

Apresentação : Solução cutânea

Cada grama de Lamisil solução contém10 mg de cloridrato de terbinafina.

Lamisil apresenta-se em frascos de 30 ml de solução para aplicação cutânea.

Indicação :

A terbinafina é uma alilamina que possui um largo espectro de atividade antifngica. Em baixas concentrações, a terbinafina fungicida contra dermatéfitos e fungos filamentosos, ou seja, elimina os fungos. A atividade sobre as leveduras fungicida ou fungistática, dependendo das esPócies.

Lamisil é utilizado para tratar infecções fngicas da pele (vulgarmente conhecidas por tinhas) causadas por um tipo de fungos chamado dermatéfitos. Quando esta infecção surge num Pó geralmente conhecida por Pó de atleta.

Lamisil também utilizado no tratamento da Pitiráase (tinha) versicolor.

QUANDO NÃO DEVO UTILIZAR O LAMISIL?

Lamisil não deve ser utilizado em casos de alergia (hipersensibilidade) conhecida terbinafina ou a qualquer outro componente do medicamento. Na secção “Que outros componentes tem o Lamisil?” é apresentada uma lista dos componentes do Lamisil. Deve informar o seu médico se suspeita ou sabe que alguma vez teve uma reação alérgica a qualquer um desses componentes.

QUAIS OS EFEITOS secundáriOS DO LAMISIL?

Geralmente o Lamisil é bem tolerado, mas pode apresentar alguns dos seguintes efeitos indesejáveis:

Vermelhidão, comicháo ou ardor no local da aplicação .

Embora estes sintomas sejam geralmente inofensivos, deve consultar o seu médico se eles ocorrerem, pois pode ter uma alergia ao Lamisil. Estes sintomas devem ser distinguidos das reações alérgicas tais como prurido, exantema, erupções bolhosas e urticária, que são muito raras mas requerem a interrupção do tratamento.

POSSO UTILIZAR LAMISIL COM OUTROS MEDICAMENTOS?

Sim, pois até ao momento não são conhecidas interações com outros medicamentos.

QUE PRECAUções DEVO TER AO UTILIZAR LAMISIL?

Lamisil deve ser utilizado com precaução em doentes com lesões nas quais o álcool possa ser irritante.

Lamisil destina-se exclusivamente a uso externo. Pode ser irritante para os olhos. Em caso de contacto acidental com os olhos, lave-os abundantemente com água corrente e consulte um médico se persistirem quaisquer sintomas.

Posso utilizar Lamisil se estiver grávida?

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Dado que a experiência clínica em mulheres grávidas muito limitada, este medicamento deve ser utilizado durante a gravidez apenas se claramente indicado pelo médico. Se ficar grávida durante o tratamento com Lamisil, informe o seu médico.

Posso utilizar Lamisil se estiver a amamentar?

A terbinafina excretada no leite materno e por isso as mães que amamentam não devem utiilizar Lamisil . Não se deve permitir que os lactentes entrem em contacto com qualquer rea da pele tratada, incluindo a mama. Se tiver alguma questáo, contacte o seu médico.

Lamisil pode ser utilizado em crianças?

A experiência clínica da utilização de Lamisil em crianças à muito limitada, não podendo portanto ser recomendada a sua utilização. Lamisil pode ser utilizado em pessoas idosas?

Sim, já que não há evidências que obriguem é adopção de cuidados especiais nesta faixa etária.

Quais os efeitos do Lamisil sobre a capacidade de condução de veículos e de máquinas?

A aplicação cutânea de Lamisil não afecta a capacidade de conduzir ou utilizar máquinas.

Que outros componentes tem o Lamisil?

Lamisil solução contém ainda água purificada, etanol a 96%, propilenoglicol (E1520) e cetomacrogol 1000.

InformaçãES IMPORTANTES SOBRE ALGUNS COMPONENTES DO LAMISIL

Este medicamento contém propilenoglicol (E1520), o qual pode causar irritação cutânea.

4.É coMO DEVO UTILIZAR LAMISIL?

Utilize Lamisil sempre de acordo com as Indicaçõesdo médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Lamisil utiliza-se uma ou duas vezes por dia, dependendo da indicação . Lave e seque cuidadosamente as reas afectadas antes de aplicar o Lamisil. Deve ser aplicada uma quantidade suficiente de solução de modo a humedecer completamente a(s) rea(s) de tratamento e a cobrir a pele afectada e rea em redor.

Durante quanto tempo tenho de utilizar Lamisil?

A duração do tratamento com Lamisil depende do tipo de infecção que tem e é a seguinte:

Embora os sinais da infecção possam desaparecer ao fim de alguns dias após o incio da utilização de Lamisil, importante que continue a utiliz-lo durante o perãodo recomendado pelo seu médico. A utilização irregular ou a interrupção prematura do tratamento pode provocar o regresso da infecção, devido ao facto de alguns fungos não terem ainda sido destrudos pelo Lamisil.

Se não houver sinais de melhoria após uma semana de tratamento, consulte o seu médico.

E se me esquecer de utilizar Lamisil?

Faa a aplicação logo que se lembrar.

No caso de uma dose em excesso:

Se uma grande quantidade de Lamisil for acidentalmente ingerida, particularmente por uma criança, avise imediatamente o seu médico ou dirija-se ao hospital mais próximo.

é oUTRAS RECOMENDAções

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Não utilize Lamisil após o prazo de validade impresso na embalagem exterior ou após 12 semanas desde a primeira abertura do frasco. Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

CONDIções DE CONSERVAção DESTE MEDICAMENTO

Não conservar acima de 30ºC.

Não refrigerar ou congelar.

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

PARA MAIS InformaçãES

Se tem alguma dvida ou pergunta sobre o Lamisil contacte o seu médico ou farmacêutico.

Fabricante :

Novartis Consumer Health Produtos farmacêuticos e Nutrição, Lda.

Av. Jos Malhoa, 16 B, 1. , 1-2

1099-092 Lisboa

Tel.: 21 781 10 00


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.


Jesus a Chave Hermenêutica, Curso exclussivo com o Pastor Caio Fábio