Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Katrizan - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Bacitracina e Sulfato de Neomicina

Apresentação :

Pomada Dermatológica 20g: Embalagem contendo 01 e 50 bisnaga(s).
Pomada Dermatológica10g: Embalagem contendo 01 bisnaga.

Indicação : No tratamento de infecções bacterianas da pele ">e mucosas, causadas por microrganismos sensíveis: piodermites, impetigo, eczemas infectados, otite externa, infecções da mucosa nasal, furúnculos, antraz, ectima, abscessos, acne infectada, intertrigem, úlceras cutâneas e queimaduras infectadas.
Na profilaxia de infecções cutâneo-mucosa decorrentes de cortes (inclusive de origem cirúrgica), abrases, queimaduras pouco extensas e ferimentos produzidos por microrganismos sensíveis.
Não deve ser usado quando houver: hipersensibilidade NEOMICINA ou aos outros antibióticos aminoglicosdeos, insuficiência renal grave, danos preexistentes no aparelho auditivo ou no sistema labirántico; durante a gravidez ou a amamentação.
Não deve ser utilizado em bebs prematuros em vista da sua função renal pouco desenvolvida, o que leva ao prolongamento da meia-vida do produto e, tambm, pelo potencial ototoxicidade e nefrotoxicidade deste medicamento.
Não deve ser usado na gravidez ou lactação.

Efeito Colateral :

Podem ocorrer reações alérgicas locais, em aproximadamente 1,5% dos pacientes, tais como: prurido, "rash"cutâneo, vermelhidão, inchao ou outros sinais de irritação local.
Como a dose recomendada baixa, geralmente não se espera nenhum efeito txico. No caso de superdose, podem ocorrer graves efeitos txicos que podem resultar na perda completa da audição. Quando o produto é absorvido sistemicamente, a NEOMICINA pode causar insuficiência renal, danos no aparelho auditivo e no sistema labirántico. Embora o dano renal (albuminária, aumento do nitrognio não protico e cilindrria) seja reversível, os danos no aparelho auditivo não são. Deve-se ter em mente que os danos preexistentes no parênquima renal com conseqente redução da filtração glomerular, podem levar ao acmulo de antibióticos no sangue e, por conseguinte, aos efeitos no aparelho auditivo. também podem ocorrer bloqueio neuromuscular, parestesia e dores musculares.

Modo de Usar :

Limpar bem e cuidadosamente a rea afetada antes da aplicação .
Aplicar sobre a regio afetada uma fina camada do produto 2 a 5 vezes ao dia espalhando-o sem fricção. Em algumas lesões podem ser utilizados curativos semi-oclusivos ou faixa de gaze, conforme orientação médica.
O tratamento deve ser continuado por 2 a 3 dias após os sintomas terem desaparecido.
Quando usado em grandes reas ou em queimaduras localizadas, a absorção sistémica de NEOMICINA não pode ser mensurada. Portanto, para se evitar complicações, esta forma de tratamento deve ser seguida por curtos perãodos, não maiores que 8 a 10 dias.

Precauções :

Pode ocorrer sensibilidade cruzada se o paciente utilizar outros produtos contendo antibióticos aminoglicosdeos.
Quando o produto é aplicado em grandes reas da pele com lesão, pode ocorrer absorção sistémica significativa, com risco de nefrotoxicidade ou ototoxicidade, especialmente se a função renal estiver prejudicada, ou na administração concomitante de fármacos de uso sistémico nefrotxicos ou ototxicos.
Não empregar para uso oftálmico.
As situações em que o uso de KATRIZAN pomada requer criteriosa avaliação médica são: pacientes com distúrbios neuromusculares tais como Myasthenia gravis e pacientes sob tratamento concomitante com relaxantes musculares; Além dessas situações, requer-se monitoração em pacientes que já passaram por tratamento com canamicina e/ou estreptomicina, com conseqente perda da função auditiva de alta frequência, o que normalmente subjetivamente imperceptvel.

Modo de usar :

Limpar bem e cuidadosamente a rea afetada antes da aplicação .
Aplicar sobre a regio afetada uma fina camada do produto 2 a 5 vezes ao dia espalhando-o sem fricção. Em algumas lesões podem ser utilizados curativos semi-oclusivos ou faixa de gaze, conforme orientação médica.
O tratamento deve ser continuado por 2 a 3 dias após os sintomas terem desaparecido.
Quando usado em grandes reas ou em queimaduras localizadas, a absorção sistémica de NEOMICINA não pode ser mensurada. Portanto, para se evitar complicações, esta forma de tratamento deve ser seguida por curtos perãodos, não maiores que 8 a 10 dias.

Fórmula :

Cada grama contém:
Sulfato de neomicina....................3300UI
Bacitracina zncica. ....................250UI
veículos: água deionizada, álcool etlico, metilparabeno, propilparabeno, lanolina anidra, vaselina, butilhidroxitolueno; q.s.p ....1g

Informações ao paciênte

KATRIZAN É indicado no tratamento de infecções bacterianas da pele e mucosas.
Cuidados de conservação: Conservar o produto em temperatura ambiente (15 - 30ºC). Proteger da luz e umidade.
Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação (VIDE CARTUCHO).
Não use medicamento com prazo de validade vencido.
"Informe seu médico a Ocorrência de gravidez na vigncia do tratamento ou após o seu trmino, e se está amamentando".
KATRIZAN, não deve ser usada nos olhos.
Antes da aplicação de KATRIZAN, deve-se fazer uma limpeza no local afetado, lavando com água e sabão, secando cuidadosamente com uma gase limpa, e aplique pequenas quantidades quantas vezes for necessário, ou a critério médico. No caso de grandes queimaduras, mordidas ou picadas de animais ou feridas extensas e profundas, o uso de KATRIZAN só deve ser feito sob orientação médica".
"Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horrios, as doses e a duração do tratamento".
"Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico".
"SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR, NO DESAPARECENDO OS SINTOMAS PROCURE ORIENTAção médica".
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradveis, tais como: vermelhidão, inchao, irritação ou coceira no local da aplicação , bem como diminuição da audição e da função renal, que apaream após o uso de KATRIZAN.
"TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS crianças".
Evite o uso simultâneo de outras drogas como aminoglicosdeos, cefalosporinas, anfotericina B, ciclosporinas, metoxiflurano ou diuréticos de ala.
"Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do incio ou durante o tratamento".
Não deve ser utilizado durante a gravidez e a lactação.
Não deve ser usado quando houver: hipersensibilidade NEOMICINA ou a outros antibióticos aminoglicosdeos, insuficiência renal grave e danos no aparelho auditivo.
Não deve ser utilizado em bebs prematuros.
Pode ocorrer sensibilidade cruzada se o paciente utilizar outros produtos contendo antibióticos aminoglicosdeos.
Quando o produto é aplicado em grandes reas da pele com lesão, pode ocorrer nefrotoxicidade ou ototoxicidade, se a função renal estiver prejudicada .
As situações em que o uso de KATRIZAN requer criteriosa avaliação médica são: pacientes com distúrbios neuromusculares, pacientes sob tratamento concomitante com relaxantes musculares, em pacientes que já passaram por tratamento com canamicina e/ou estreptomicina.
"NO TOME Remédio SEM O CONHECIMENTO DO SEU médico, PODE SER PERIGOSO PARA SUA Saúde".

Interação Medicamentosa :

Por causa do risco de danos ototxicos e nefrotxicos, importante evitar o uso simultâneo de outras drogas potencialmente prejudiciais aos ouvidos ou aos rins, tais como aminoglisdeos, cefalosporinas, anfotericina B, ciclosporina, metoxiflurano ou diuréticos de ala.
Os antibióticos aminoglicosdeos podem potencializar a ação de relaxantes musculares.

Propriedades Farmacológicas

- Informações Técnicas
A NEOMICINA determina um erro na leitura do cdigo genético da bactria, interferindo na síntese de suas proteínas. A BACITRACINA inibe a biossíntese da parede celular bacteriana. Portanto, quando usadas em conjunto, a síntese bacteriana duplamente afetada. Evidencia-se um efeito sinrgico destes dois componentes bactericidas, por exemplo, contra o crescimento de estreptococos, enterococos, pneumococos e algumas cepas de estafilococos.
A NEOMICINA efetiva contra microrganismos gram-positivos e particularmente contra gram-negativos. O espectro de ação da BACITRACINA compreende principalmente as bactrias gram-positivas e algumas bactrias gram-negativas.
Propriedades toxicológicas
Nos estudos de toxicidade aguda, obtiveram-se os seguintes valores de DL50: 1.787.500UI/kg de peso corporal em ratos, após Administração oral de NEOMICINA e 510.000UI/kg de peso corporal nos camundongos, após Administração oral de BACITRACINA.
Farmacocinética e biodisponibilidade
KATRIZAN é um produto que contém dois antibióticos de uso local e não deve ser administrado sistemicamente. As substâncias ativas NEOMICINA e BACITRACINA são muito pouco absorvidas após aplicação tópica sobre a pele integra ou lesada e sobre as membranas mucosas. Consequentemente, altas concentrações dos Princípios ativos são alcançadas no sítio de aplicação .

Superdosagem :

O quadro de intoxicação improvável, caso o produto seja utilizado conforme prescrito.

Uso Em Idosos

recomenda-se cuidados especiais devido ao aumento do risco de acumulação e toxicidade renal e auditiva.

Fabricante :

Vitapan Indústria farmacêutica Ltda.

Endereço: Rua VPR 01, Quadra 02-A, Modulo 01, Daia
Anápolis - GO, 75132-020
Telefone: (62) 3902-6100
CNPJ: 30.222.814/0001-31
Industria Brasileira.

Medicamentos do mesmo fabricante :

Aceclofenaco, Alendrin, Algy Flanderil, Amlodil, Ancloric, Assedatil, Atenoclor, Baczin, Beritin BC, Binafin, Bronquil, Butacid, Cecoflan, Celoxin, Cifloxan, Cinazin, Clarivit, Clordilon, Cloridrato de Amilorida Hidroclorotiazida, Clotigen, Dermitrat, Dermonil, Descoflan, Dexamex, Dibetam, Digoxan, Dimedril, Dimenidrin, Diureclor, Doralex, Dorfenol, Doxilina, Dnergrip-C, Feldran, Ferrison, Flamalgen, Flamatrat, Fluconid, Fungitrin, Gellat, Ginecol,
  • Glicomet, Hemodase, Ivermectina, Katrizan, Lisinoprid, Lorasc, Lorasliv, Losacoron, Mebendathil, Meloflan, Micotrin, Miocardil, Mucovit, Nimelid, Nimelit, Nistagen, Panvermin, Peptovit, Permitrat, Predcort, Pressomet, Pulmotrat, Quadrineo, Renapril, Resfriol, Reumotec, Ritroxim, Secdazol, Sivastin, Soripan, Suavebaby, Sulfato de Salbutamol, Tenolon, Ulcevit, Vertizan, Vitaglos, Vital Colírio, Vitromicin,

    Advertências :

    Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

    Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

    Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

    Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

    Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

    O ministério da saúde adverte:

    A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

    Como descartar os medicamentos :

    Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

    Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

    Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

    Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

    Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

    As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

    Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

    Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

    No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

    Mantenha-o longe do alcance de crianças.

    Manuseie-o com as mãos limpas.

    Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

    O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

    Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

    Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

    Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

    Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

  • Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular