Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Itranax - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Itraconazol.

Classe terapêutica : Antimicóticos Sistêmicos

Apresentação : Embalagens contendo 4, 10 e 15 capsulas.

Indicações:

Itranax esta indicado para o tratamento de diversas micoses superficiais e sistemicas: dermatofitoses - candidiase vaginal - pitiriase versicolor - candidiase oral - ceratite micotica - micoses sistemicas: paracoccidioidomicoses, candi-diase sistemica, aspergilose, histoplasmose, esporotricose, cromomicose.

Modo de Usar :

Para se obter um grau maximo de absorcao, itranax deve ser administrado imediatamente apos uma refeicao. candidiase vaginal: 2 capsulas (200 mg) pela manha e a noite, por um dia. pitiriase versicolor: 2 capsulas (200 mg) uma vez ao dia, durante 5 dias. tinea corporis e tinea cruris: 1 capsula (100 mg) ao dia, durante 2 semanas. tinea pedis e tinea manuum: 1 capsula (100 mg) ao dia, durante 2 semanas. nos casos com lesoes nas regioes altamente queratinizadas, como palma das maos e plantas dos pes, recomenda-se um tratamento adicional por mais 2 semanas. ceratite micotica: 2 capsulas (200 mg) ao dia, durante 2 semanas. candidiase oral: 1 capsula (100 mg) ao dia, durante 2 semanas. micoses sistemicas: 1 capsula (100 mg) ao dia, ate o desaparecimento dos sintomas e sinais ou ate negativacao dos exames micologicos. em infeccoes muito graves, ou quando a resposta clinica for insuficiente dentro do prazo previsto, a dose de itranax (itraconazol) pode ser aumentada para 2 capsulas (200 mg) ao dia.

Contra indicação :

Itranax (itraconazol) esta contra indicado na gravidez, exceto para o tratamento de micoses sistemicas que coloquem a vida do paciente em risco, quando o potencial de beneficios deve ser ponderado contra os riscos potencialmente envolvidos para o feto. mulheres com possibilidade de engravidar devem estar em uso de um metodo anticoncepcional eficaz, antes do tratamento ser iniciado. itranax e contra indicado em pacientes que tenham apresentado hipersensibilidade a droga ou a seus excipientes.

Precauções :

Itranax e metabolizado predominantemente pelo figado. embora nos estudos clinicos realizados, itraconazol nao tenha induzido o aparecimento de disfuncao hepatica, recomenda-se nao administrar a droga a pacientes com historia de doenca hepatica ou a pacientes que tenham apresentado toxicidade hepatica com outras drogas. a biodisponibilidade oral de itraconazol em pacientes cirroticos e relativamente diminuida. e aconselhavel monitorar as concentracoes plasmaticas do itraconazol e adaptar a dose quando necessario. em pacientes com enzimas hepaticas aumentadas, o tratamento com itranax nao deve ser iniciado a menos que os beneficios esperados excedam os riscos de lesao hepatica. monitorizacao das enzimas hepaticas, nesses casos, e necessaria. a biodisponibilidade oral de itraconazol podera estar diminuida em pacientes com insuficencia renal. portanto, nesses casos a monitorizacao das concentracoes plasmaticas de itraconazol e adaptacao das doses sao recomendadas. se durante o tratamento os pacientes desenvolverem sintomas como anorexia, nausea, vomito, fadiga, dor abdominal, urina escura ou alteracoes das enzimas hepaticas, o paciente devera ser avaliado imediatamente e se essas alteracoes forem atribuidas ao itranax (itraconazol) o tratamento devera ser interrompido. - uso pediatrico: desde que os dados clinicos do uso do itranax em criancas sao limitados, e aconselhavel evitar-se o seu uso nesses pacientes, a menos que os beneficios sobrepujem os riscos potenciais. - gravidez e lactacao: como nao se dispoe de estudos em mulheres gravidas, itranax nao deve ser dado a essas pacientes. apenas em casos muito especiais de micoses sistemicas que colocam a vida em risco e quando os beneficios suplantarem os riscos, pode-se cogitar do seu uso nessas pacientes. recomenda-se nao amamentar enquanto perdurar o tratamento com itranax. - interacoes medicamentosas: itranax (itraconazol) nao deve ser administrado concomitantemente com rifampicina e fenitoina, uma vez que essas drogas reduzem os niveis sanguineos do itraconazol. nos estudos in vitro nao foram demonstradas interacoes com relacao a ligacao as proteinas plasmaticas, entre itranax (itraconazol) e imipramina, propranolol, diazepam, cimetidina, indometacina, tolbutamida, sulfametazina. foi documentada uma interacao com ciclosporina e a terfenadina. geralmente, com doses mais altas de itranax, uma interacao com ciclosporina e terfenadina tem sido observada. as doses de tais substancias, se coadministradas com itranax, devem ser reduzidas, se necessario. foi reportada uma interacao com warfarina e digoxina; com isso, a dose destas drogas, se coadministradas com itraconazol, devera ser monitorada e reduzida se necessario. nao foi observada nenhuma interacao com azt (zidovudine). nao foi observado nenhum efeito de inducao de itraconazol no metabolismo de etinilestradiol e norestisterona.

Fórmula :

Cada capsula de itranax contem 100 mg de itraconazol. excipientes: internamente: nucleos individualizados, hidroxipropilmetil-celulose, polietileno glicol 20.000. externamente (capsulas de gelatina): dioxido de titanio, dissulfonato sodico de indigotina, eritrosina sodica e gelatina.

Fabricante :

Cilag farmacêutica Ltda.

Rua Gerivatiba, 207, Butantã
CEP 05501-900, São Paulo, SP

Medicamentos do mesmo fabricante :

Ascaridil, Belara, Cilergil, Concerta, Droperidol, Enteropride, Evra, Fentanil, Floxstat, Frefest, Hismanal, Hypnomidate, Inoval, Itranax, Levaquin, Mebendazol, Ms long, Mylicon, Nerizina, Orap, Paracetamol, Prepulsid, Rapifen, Reminyl, Retinova, Sedatoss, Semap, Stugeron, Sufenta, System
Systen, Zytiga


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.