Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Ibuprofeno - Generis - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Ibuprofeno

Apresentação : 600 mg Comprimidos revestidos

Indicações:

O ibuprofeno É um fármaco com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas eantipiráticas, pertencendo ao grupo dos anti-inflamatórios não esteroides.

Ibuprofeno Generis é indicado no tratamento sintomático das seguintes situações:

-como antirreumático osteoartrose, artrite reumatéide, artrite reumatéide juvenil,espondilite anquilosante, reumatismo extra-articular
-como Analgésico dor Pós-traumática (entorses, contuses, luxações, fracturas), dorPós-cirúrgica (cirurgia geral, episiotomia, extração dentária), odontalgia, dismenorreia,dor ligeira a moderada, cefaleias
-como antipirático febre (adultos).

Antes de TomarIBUPROFENO GENERIS

Não tome Ibuprofeno Generis

-se tem alergia (hipersensibilidade) ao ibuprofeno, a qualquer outro componente de
Ibuprofeno Generis ou a outros anti-inflamatórios não esteroides, incluindo o ácidoacetilsalicílico
-se tem antecedentes de reações de hipersensibilidade (asma, rinite ou urticária) ao
ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios não esteroides
-se sofre de úlcera péptica/hemorragia ativa, colite ulcerosa, insuficiência hepática ouse tem antecedentes de úlcera péptica/hemorragia recorrente (dois ou mais episódiosdistintos de ulceração ou hemorragia comprovada)

-se tem antecedentes de hemorragia gastrintestinal ou perfuração, relacionada comterapêutica com anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) anterior
-se sofre de insuficiência renal grave, em caso de doses elevadas de ibuprofeno (> 1600mg/dia)
-se tem alterações da coagulação
-se sofre de insuficiência cardíaca grave.

Tome especial cuidado com Ibuprofeno Generis

necessário especial cuidado se:
-sofre de problemas cardiovasculares (hipertensão e/ou insuficiência cardíaca)
-se toma medicamentos que possam aumentar o risco de úlcera ou hemorragia tais comocorticosteróides, anticoagulantes (medicamentos que fluidificam o sangue, ex.varfarina), inibidores selectivos da recaptação da serotonina ou antiagregantesplaquetários (ex. ácido acetilsalicílico)

Deve-se evitar a administração com outros AINEs, incluindo inibidores selectivos dacicloxigenase-2.

têm sido notificados casos de retenção de líquidos e edema associados ao tratamentocom AINEs, pelo que os doentes com história de hipertensão arterial e/ou insuficiênciacardíaca congestiva ligeira a moderada deverão ser adequadamente monitorizados eaconselhados.

Os medicamentos tais como Ibuprofeno Generis podem estar associados a um pequenoaumento do risco de ataque cardíaco (enfarte do miocárdio) ou Acidente Vascular
Cerebral (AVC). O risco é maior com doses mais elevadas e em tratamentos maisprolongados. Não deve ser excedida a dose recomendada nem o tempo de duração dotratamento. Se tem problemas cardíacos, sofreu um AVC ou pensa que pode estar emrisco de vir a sofrer destas situações (por exemplo se tem pressão sanguínea elevada,diabetes, elevados níveis de colesterol ou se é fumante) Deverá aconselhar-se sobre otratamento com o seu médico ou farmacêutico.

Os efeitos indesejáveis podem ser minimizados utilizando a menor dose eficaz durante omenor perãodo de tempo necessário para controlar a sintomatologia.

Pode ser mais difcil engravidar durante o tratamento com Ibuprofeno Generis. Casoesteja a planear engravidar ou se tiver problemas em engravidar Deverá informar o seumédico.

Ao tomar Ibuprofeno Generis com outros medicamentos

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

A ação de determinados medicamentos como os anticoagulantes (que impedem aformação de cogulos) (ex. ácido acetilsalicílico, varfarina, ticlopidina), algunsmedicamentos para a hipertensão arterial (inibidores ECA, por exemplo: captopril,medicamentos bloqueadores dos receptores beta, antagonistas da angiotensina II), entreoutros medicamentos pode afectar ou ser afectada pelo tratamento com ibuprofeno.

Consequentemente Deverá obter sempre aconselhamento médico antes de tomaribuprofeno em simultâneo com outros medicamentos.

Ibuprofeno Generis deve administrar-se com precaução em doentes que estejam sobtratamento com algum dos fármacos que se indicam em seguida, pois foram notificadasinterações em alguns doentes.

Antihipertensores: Ibuprofeno Generis pode diminuir o efeito teraPóutico destesmedicamentos incluindo os inibidores do ECA e os diuréticos.

Glicsidos cardíacos: os AINEs podem exacerbar a insuficiência cardíaca, reduzir a taxade filtração glomerular e aumentar os níveis dos glicsidos cardíacos.

lítio: os AINEs podem diminuir a depuração renal do lítio com resultante aumento dosníveis plasmáticos e toxicidade. Caso se prescreva Ibuprofeno Generis a um doente emterapêutica com lítio, Deverá realizar-se uma monitorização apertada dos níveis de lítio.

Metotrexato: a administração concomitante de Ibuprofeno Generis e metotrexato podeaumentar o nível plasmático deste últim e, consequentemente, os seus efeitos txicos.

Ciclosporina: aumenta o risco de nefrotoxicidade com os AINEs.

Mifepristona: os AINEs não devem administrar-se durante os 8 a 12 dias posteriores Administração da mifepristona, uma vez que podem reduzir os efeitos desta.

Outros Analgésicos: evitar a utilização concomitante de Ibuprofeno Generis com outros
AINEs.

Corticosteróides: aumento do risco de ulceração ou hemorragia gastrointestinal.

Quinolonas: dados obtidos em estudos realizados em animais indicam que os AINEsassociados s quinolonas podem aumentar o risco de convulsões.

Anticoagulantes: os AINE podem aumentar os efeitos dos anticoagulantes, tais como avarfarina.

Agentes antiagregantes plaquetários e inibidores selectivos da recaptação da serotonina:aumento do risco de hemorragia gastrointestinal.

Diuréticos, Inibidores da Enzima da Conversão da Angiotensina (IECA) e Antagonistasda Angiotensina II (AAII): os AINEs podem inibir a eficácia dos diuréticos assim comode outros medicamentos antihipertensores. Nalguns doentes com função renal diminuídaa administração simultânea de um IECA ou de um AAII pode levar ao agravamento dafunção renal. Esta associação deve ser administrada com precaução, especialmente emdoentes idosos, devendo-se hidratar estes doentes e analisar a necessidade de semonitorizar a sua função renal.

Deve-se evitar a administração com outros AINEs, incluindo inibidores selectivos dacicloxigenase-2.

Em doentes com história de úlcera e em idosos, deve-se considerar a administração deagentes protectores, assim como em doentes que necessitem de tomar simultaneamente
ácido acetilsalicílico em doses baixas, ou outros medicamentos que aumentem o riscogastrointestinal.

Medicamentos contendo probenecide ou sulfimpirazona podem causar um atraso naexcreção de ibuprofeno, aumentando os seus níveis plasmáticos.

Gravidez e aleitamento

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

A administração de Ibuprofeno Generis está contra-indicada no últim trimestre dagravidez.
Não se recomenda a administração de Ibuprofeno Generis durante o aleitamento.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Em tratamentos únicos ou de curta duração, Ibuprofeno Generis não interfere, em geral,com a condução de veículos nem com o uso de máquinas. Contudo, a Ocorrência dedeterminados efeitos secundários pode condicionar limitações significativas.

Modo de Usar: IBUPROFENO GENERIS

Tomar Ibuprofeno Generis sempre de acordo com as Indicaçõesdo médico. Fale com oseu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Siga estas instruções, a menos que o seu médico lhe tenha dado outras indicaçõesdiferentes.

Não se esquea de tomar o seu medicamento.

Ibuprofeno Generis administra-se por via oral e o seu médico indicar-lhe-é a duração doseu tratamento. Não suspenda o tratamento antes, pois mesmo que se sinta melhor, a suadoença poderá agravar-se ou reaparecer.

A posologia Deverá ser ajustada intensidade do quadro a tratar, utilizando a dosemínima que produza remissão da sintomatologia.

Os efeitos indesejáveis podem ser minimizados utilizando a menor dose eficaz durante omenor perãodo de tempo necessário para controlar os sintomas.

Doses habituais recomendadas de Ibuprofeno Generis

Adultos
-utilização como anti-inflamatório: a dose média habitual recomendada é de 1200 a
1800 mg (2 a 3 comprimidos) por dia.

-utilização como Analgésico e antipirático: a dose recomendada é de 600 mg (1comprimido) em intervalos de 4 a 6 horas, dependendo da intensidade do quadro e daresposta ao tratamento.
-utilização na dismenorreia: deve iniciar-se o tratamento quando comear a sentir-se ador. a dose usual é de 600 mg (1 comprimido), em intervalos de 4 a 6 horas,dependendo da intensidade dos sintomas.

há situações clínicas em que podem ser necessárias doses superiores, mas em qualquercaso, a dose diária não Deverá exceder 2400 mg (4 comprimidos).

Crianças

A utilização de Ibuprofeno Generis não está indicada em crianças com idade inferior a
12 anos.

Se considera que o efeito do medicamento é demasiado forte ou fraco, comunique-o aoseu médico ou farmacêutico.

Se tomar mais Ibuprofeno Generis do que deveria

Se tomou mais Ibuprofeno Generis do que devia, consulte imediatamente o seu médicoou farmacêutico.

Os sintomas de intoxicação aguda com ibuprofeno são, em larga medida, oscorrespondentes exacerbação dos efeitos indesejáveis, nomeadamente, perturbações dosistema nervoso central associadas a cefaleias, vertigens e perda de consciência, bemcomo dor abdominal, náuseas e vômitos. Posteriormente, poderá ocorrer hipotensão,depressão respiratéria e cianose. Em caso de sobredosagem devem efetuar-se asmedidas gerais comuns a outras intoxicações, tais como lavagem gástrica eAdministração de carvo ativado (se a ingestão de ibuprofeno tiver ocorrido nos últimos
30 a 60 minutos) e utilizar as medidas de suporte consideradas adequadas em cada caso.

Caso se tenha esquecido de tomar Ibuprofeno Generis

Não tome uma dose dobrada para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.

Tome o comprimido assim que se lembre e continue a respeitar o prazo de 12 horasentre as tomas.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

4. Efeitos secundários POSSVEIS

Como todos os medicamentos, Ibuprofeno Generis pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Os efeitos secundários mais frequentemente associados utilização de ibuprofeno sãonáuseas, dor epigástrica, tonturas e eritema cutâneo, podendo atingir até 10% dosindivíduos medicados.

As reações adversas abaixo descritas aparecem listadas por ordem decrescente defrequência.

Tracto gastrointestinal: podem ocorrer, em particular nos idosos, úlceras pépticas,perfuração ou hemorragia gastrointestinal. Nuseas, dispepsia, dor epigástrica, pirose,diarreia, desconforto abdominal, vômitos, obstipação, sensação de plenitude gástrica,exacerbação de colite ou Doença de Crohn e flatulência. Mais raramente (< 1%) podemocorrer úlcera gástrica ou duodenal, perfuração, hemorragia gastrintestinal, melenas egastrite. Alguns casos de rectite, dor rectal e rectorragias foram descritos com asformulações de Administração rectal (supositórios).

Sistema hepatobiliar: elevações ligeiras e transitérias das transaminases (ALT, AST),fosfatase alcalina e ?-GT. Casos raros de hepatite aguda citoltica ou colestática gravepor vezes fatais.

Sistema nervoso central: vertigem, cefaleias e nervosismo. Depressão, insônia, confusão,labilidade emocional, sonolência, meningite assptica com febre e coma. Raramenteforam descritas parestesias, alucinações e pseudotumor cerebri.

Pele e anexos: eritema cutâneo de tipo maculopapular e prurido. erupçõesvesculo-bolhosas, urticária, eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johnson, alopeciae acne. Raramente foram descritos casos de necrólise epidérmica tóxica (síndrome de
Lyell) e reações de fotossensibilidade.

rgos dos sentidos: acufenos, diminuição da acuidade auditiva e ambliopia (visãoturva, escotomas e/ou alteração da visão cromática). Casos raros de conjuntivite,diplopia, neurite ptica e cataratas.

Sangue e sistema linfático: neutropenia, agranulocitose, anemia aplástica, anemiahemoltica, trombocitopenia, eosinofilia e diminuição da hemoglobina. Casos raros deepistaxis e menorragia.

Sistema endócrino/metabólico: diminuição do apetite. Casos raros de ginecomastia,hipoglicemia e acidose.

Sistema cardiovascular: edemas, retenção de fluidos. Insuficiência cardíaca,insuficiência cardíaca congestiva (em doentes com função cardíaca marginal),hipertensão e palpitações. Casos raros de arritmia (taquicardia ou bradicardia sinusal).

Sistema respiratério: asma, pneumopatia a eosinfilos, broncospasmo.

Sistema urinário: insuficiência renal (aguda ou crônica), diminuição da depuração dacreatinina, azotemia, poliria, disria e hematéria. Casos raros de necrose papilar renal,nefropatia tbulo-intersticial aguda e síndrome nefrtica.

Outros: anafilaxia, broncospasmo. Doença do soro, edema angioneurtico, vasculite de
Henoch-Schonlein. Foram também descritos casos de estomatite ulcerosa, esofagite,pancreatite, rinite e febre.

Os medicamentos tais como Ibuprofeno Generis podem estar associados a um pequenoaumento do risco de ataque cardíaco (enfarte de miocárdio) ou AVC.

5. COMO CONSERVAR IBUPROFENO GENERIS

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

O medicamento não necessita de quasiquer precauções especiais de conservação.

Não utilize Ibuprofeno Generis após o prazo de validade impresso na embalagem.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. Outras Informações

Qual a composição de Ibuprofeno Generis

A substância ativa é o ibuprofeno. Cada comprimido revestido contém 600 mg deibuprofeno.

Os outros componentes são: celulose microcristalina, amido de milho,carboximetilamido sódico, estearato de magnésio, talco, slica coloidal anidra, povidona,hipromelose, dióxido de titânio (E171) e triacetato de glicerol.

Qual o aspecto de Ibuprofeno Generi.

O Ibuprofeno Generis apresenta-se em embalagens de 10, 20, 30 ou 60 comprimidosrevestidos.

É possível que não sejam comercializadas todas as Apresentações.

possível que não sejam comercializadas todas as Apresentações.

Fabricante :

Alter, S.A.
Endereço: Estrada Marco Do Grilo - Zemouto, 2830,
Coina, Portugal
Telefone:+351 21 210 9430

Medicamentos do mesmo fabricante :

acido-alendronico-bifosal, amoxicilina-acido-clavulanico-alter, atorvastatina-alter, atorvastatina-arrowblue, atorvastatina-atorvan, atorvastatina-telvarte, atorvastatina-vartrual, atorvastatina-vastor, carvedilol-alter, ebastina-alter, ebastina-ribastex, gabapentina-alter, glimepirida-alter-1, glimepirida-alter-2, glimepirida-alter-3, glimepirida-alter-4, ibuprofeno-generis-600, indapamida-alter,

Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular