Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Humectol - composição

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : docusato de sódio 60 mg ­ bisacodil 5 mg

Apresentação : Comprimido Revestido. Cartucho contendo 20 comprimidos revestidos.

COMPOSIÇÃO :

cada comprimido revestido contém:
docusato de sódio (DCB 3172) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 60,0 mg
bisacodil (DCB 1287) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5,0 mg
* Excipiente q.s.p. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1 comprimido revestido
* lactose, celulose microcristalina, álcool etílico, amido, dióxido de silício, gelatina, amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio, copolímero metacrilato, talco, dióxido de titânio, corantes CI nº 19.140 e CI nº 15.985, citrato de trietila, polietilenoglicol 6000, álcool isopropílico e água de osmose reversa.

Indicações:

Ação Esperada do Medicamento : Humectol D associa um laxativo de contato de ação suave, o bisacodil, com o docusato de sódio, que promove o amolecimento das fezes, facilitando o trânsito intestinal. O bisacodil atua na estimulação dos nervos sensitivos, da luz intestinal, provocando um estímulo refluxo do peristaltismo. O docusato de sódio é um surfactante aniônico que permite a incorporação de água e gordura no bolo fecal, produzindo amolecimento das fezes.
Cuidados de Armazenamento: o medicamento deve evitar calor excessivo (temperatura superior a 40ºC)
proteger da luz e da umidade.

Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação.
Ao comprar qualquer medicamento, verifique o prazo de validade.
Atenção : Não use medicamento com prazo de validade vencido. Além de não obter o efeito desejado, você poderá prejudicar sua saúde.
Gravidez e Lactação: informe ao seu médico a Ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando.
Cuidados de Administração: os comprimidos revestidos de HUMECTOL D devem ser deglutidos por inteiro, sem mastigar. Siga sempre a orientação do seu médico, respeitando os horários, as doses e duração do tratamento.
Interrupção do Tratamento: a interrupção repentina deste medicamento não causa efeitos desagradáveis, nem risco, apenas cessará o efeito terapêutico.
"TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. "

Durante o tratamento, recomenda-se evitar a ingestão de bebidas alcóolicas.
"Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento."
"NÃO TOME MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE".

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
Características químicas e farmacológicas: a ação laxativa do bisacodil processa-se através de estimulação direta do peristaltismo do intestino grosso. Após a administração, o bisacodil é hidrolisado pelas bactérias do cólon, a bis (p-hidroxifenil)-2-piridilmetano, que é responsável pela ação laxativa.É excretado nas fezes e parte absorvida pela urina. O docusato de sódio é um surfactante aniônico que permite a incorporação de água e gorduras no bolo fecal, promovendo amolecimento das fezes. Tem ação colateral de aumentar a absorção intestinal do bisacodil.
INDICAÇÕES: medicação laxativa. Como coadjuvante da evacuação intestinal em pacientes acamados, assim como no pós-operatório e no pós-parto. Na limpeza intestinal prévia a exames radiológicos e no pré-operatório de intervenções anorretais. Para facilitar a defecação em portadores de hemorróidas ou fissuras anais.

CONTRA-INDICAÇÕES: HUMECTOL D É contra indicado NA PRESENÇA DE DORES ABDOMINAIS, NÁUSEAS, VÔMITOS, OU QUAISQUER SINTOMAS DE APENDICITE, ABDÔMEN AGUDO, IMPação FECAL, OBSTRUÇÃO INTESTINAL, PERFURAÇÃO INTESTINAL, HEPATITE AGUDA. CONTRA INDICADO A PACIENTES COM HIPERSENSIBILIDADE A ALGUM COMPONENTE DA FÓRMULA.
PRECAUÇÕES/ADVERTÊNCIAS: COMO OCORRE COM TODOS OS LAXATIVOS, O SEU USO FREQuENTE E/OU PROLONGADO PODE LEVAR À DEPENDÊNCIA DESTA MEDICAÇÃO E A PERDA DA FUNÇÃO INTESTINAL NORMAL, ASSIM COMO A diarreia COM A PERDA DE ÁGUA E ELETRÓLITOS, ESPECIALMENTE POTÁSSIO. RECOMENDA-SE USAR ESSES MEDICAMENTOS APENAS OCASIONALMENTE, PREFERENCIALMENTE NÃO MAIS DO QUE DURANTE ALGUNS DIAS OU 1 SEMANA, SALVO PRESCRIÇÃO
MÉDICA DIFERENTE . EVITAR USO NA GRAVIDEZ, ESPECIALMENTE NOS 3 PRIMEIROS MESES E NA LACTAÇÃO.

Interações Medicamentosas:: HUMECTOL D PODE AUMENTAR A PERDA DE POTÁSSIO CAUSADA POR OUTROS MEDICAMENTOS (P.EX., DIURÉTICOS). O USO CONCOMITANTE DE ANTIBIÓTICOS PODE REDUZIR AÇÃO LAXANTE DO PRODUTO. NÃO DEVE SER ADMINISTRADO CONCOMITANTEMENTE COM DIURÉTICOS, ANTIÁCIDOS OU JUNTAMENTE COM LEITE, APENAS 1 HORA ANTES OU DEPOIS.
REAÇÕES ADVERSAS E EFEITOS COLATERAIS: DURANTE CURTOS PERÍODOS DE TEMPO, RARAMENTE OCORREM REAÇÕES ADVERSAS, QUE SE MANIFESTAM COMO NÁUSEAS, VÔMITOS OU CÓLICAS INTESTINAIS. INFORME SEU MÉDICO O APARECIMENTO DE REAÇÕES DESAGRADÁVEIS.
"Este medicamento não pode ser partido ou mastigado."
Atenção diabéticos: contém açúcar.
"ESTE PRODUTO CONTÉM O CORANTE AMARELO DE TARTRAZINA ( FD&C Nº 5 ) QUE PODE CAUSAR REAÇÕES DE NATUREZA ALÉRGICA, ENTRE AS QUAIS ASMA BRÔNQUICA, ESPECIALMENTE EM PESSOAS ALÉRGICAS AO ÁCIDO ACETIL SALICÍLICO."
POSOLOGIA E MODO DE USAR:
conforme critério médico, recomenda-se: Adultos: tomar 1 ou 2 comprimidos revestidos, ao deitar.
Crianças acima de 5 anos: tomar 1 comprimido revestido, ao deitar.
Os comprimidos devem ser deglutidos inteiros, sem mastigar.
SUPERDOSAGEM: na eventual superdosagem acidental, imediatamente suspender a medicação e procurar assistência médica. Recomenda-se tratamento de suporte sintomático.

Humectol D Bula ­ H1 BHC
PACIENTES IDOSOS : não foram relatadas restrições quanto ao uso do produto em pacientes maiores de 65 anos de idade.
"SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR; NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA."
Venda sem prescrição médica.
Número do lote, data de fabricação e prazo de validade : vide cartucho
Atendimento ao Consumidor: 080077 17017 (Ligação Gratuita)
Reg. MS 1.7287.0031.001-0
Farm. Resp.: Dr. Carlos Takashi Maki ­ CRF ­ SP nº 5606
Hypermarcas S.A.
Av. Fernando Cerqueira César Coimbra, 1000 - Barueri - SP
CNPJ nº 02.932.074/0013-25
Indústria Brasileira
Marca Registrada
Humectol D Bula ­ H1 BHC


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.