Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Hidalone - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Hidrocortisona

Apresentação : 10 mg/g creme

Indicações:

A hidrocortisona é um corticosteride, com propriedades anti-inflamatórias, antipruriginosas e
vasoconstritoras.

Hidalone creme é indicado no alívio dos sintomas deinflamação e comicháo associados a dermatoses (inflamaçõesna pele) que melhoram com corticosteróides.

2. ANTES DE UTILIZAR HIDALONE creme

Não utilize Hidalone creme
- se tem alergia (hipersensibilidade) hidrocortisona, aoutro corticosteride ou a qualquer outro componente de
Hidalone creme.
- para aplicação nos olhos

Tome especial cuidado com Hidalone creme
- se sentir uma sensibilização ou irritação, o tratamentocom Hidalone creme Deverá ser interrompido e instituída umaterapêutica apropriada;
- na presença de uma infecção deve contactar o seu médico,que lhe aconselharé um antifúngico ou um antibacteriano. Se

não sentir melhorias imediatas, o tratamento com ahidrocortisona deve ser interrompido até a infecção estardevidamente controlada;
- se for previsível um tratamento prolongado, se as reas atratar forem muito extensas ou se for utilizada uma Técnicaoclusiva, devem ser tomadas precauções especiais porqueestas condições favorecem a absorção dos corticosteróidespara a circulação sanguínea;
- as crianças podem ser mais sucetíveis a efeitossecundários que os adultos, uma vez que apresentam umaumento da absorção, devido a uma maior relação entre a reade superfcie corporal e seu peso.

Utilizar Hidalone creme com outros medicamentos
Não relevante.

Gravidez e aleitamento
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizarqualquer medicamento.

Uma vez que não foi ainda estabelecida a segurança da administração de corticosteróides tópicos durante agravidez, esta classe de fármacos só deve ser utilizada emmulheres grávidas se claramente necessário, e sempre comindicação médica.

Uma vez que se desconhece se os corticosteróides tópicos podem resultar numa absorção sistémica
suficiente para originar quantidades detectveis no leite materno, deve optar-se por descontinuar omedicamento ou descontinuar o aleitamento, tendo em consideração a importncia do medicamentopara a me.

3. COMO UTILIZAR HIDALONE creme

Utilizar Hidalone creme sempre de acordo com as indicaçõesdo médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiverdúvidas.
Deve aplicar uma camada de Hidalone creme de modo a cobrirtotalmente a rea da pele afectada, 3 a 4 vezes por dia. Sesentir melhoria dos sintomas, contacte o seu médico poiseste poderá reduzir gradualmente a dose aplicada eeventualmente terminar o tratamento.

Se utilizar mais Hidalone creme do que deveria
O uso excessivo ou prolongado de corticosteróides podesuprimir a função hormonal, resultando numa insuficiência naprodução de certas hormonas (supra-renais) e produzindomanifestações de hipercorticismo (excesso decorticosteróides na circulação sanguínea) incluindo a doençade Cushing.

O tratamento sintomático é indicado. Os sintomas dehipercorticismo são quase sempre reversíveis. Se necessário,deve-se procurar restabelecer o equilíbrio electroltico. Emcasos de toxicidade crônica recomenda-se a suspensão gradualdos corticosteróides.

Caso se tenha esquecido de utilizar Hidalone creme
Se já tiver passado algum tempo desde a hora da utilizaçãoesquecida, não aplique esta dose e continue o horrioregular de tratamento. Não aplique uma dose a dobrar paracompensar a dose que se esqueceu de utilizar.

Se parar de utilizar Hidalone creme
Quando a doença se encontrar controlada, o seu médico darlhe- indicação para parar o tratamento. No entanto, nãopare o tratamento bruscamente sem indicação médica, poispoderá ser necessária uma redução gradual da dose.

4. Efeitos secundários POSSVEIS

Como os demais medicamentos, Hidalone creme pode causarefeitos secundários em algumas pessoas.

Os efeitos secundários associados ao uso de corticosteróides aplicados na pele incluem ardor,
picadas, secura da pele, irritação, inflamação de um folculo piloso (foliculite), desenvolvimentoanormal de pelos (hipertricose), erupções acneiformes, hipopigmentação, inflamação da pele aoredor da boca (dermatite perioral), inflamação da pele por contacto alérgico (dermatite de contactoalérgica).

Quando são utilizadas compressas oclusivas os efeitos secundários mais frequentes incluem
maceração cutânea, infecção secundária, estrias e miliria (inflamação aguda das glndulassudorparas).

Em crianças em que foram administrados corticosteróidestápicos, foram descritos casos de supressão da produção decertas hormonas (supra-renais), síndrome de Cushing,retardamento de crescimento, ganho de peso tardio e pressãoelevada dentro do crnio (hipertensão intracraniana).
Manifestações da inibição da produção de certas hormonas
(supra-renais) incluem níveis plasmáticos de cortisolreduzidos e ausência de resposta a uma estimulação da ACTH.
Manifestações de hipertensão intracraniana incluem fontanelaprotuberante (?moleirinha? saliente), dores de cabeça eedema (inchao) papilar bilateral.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectarquaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto,informe o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR HIDALONE CREME

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não conservar acima de 30ºC.

Não utilize Hidalone creme após o prazo de validade impressona embalagem exterior e na bisnaga.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ouno lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico comoeliminar os medicamentos de que já não necessita. Estasmedidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. Outras informações

Qual a composição de Hidalone creme

- A substância ativa é a hidrocortisona.
- Os outros ingredientes são clorocresol, citrato de sódiodi-hidratado, ácido cítrico, ceteth 20, álcoolcetoestearlico, parafina líquida, vaselina branca e águapurificada.

Qual o aspecto de Hidalone creme e conteúdo da embalagem

Hidalone creme apresenta-se numa bisnaga de alumínio de 30gramas contendo um creme branco, macio e uniforme.

Fabricante :

Schering-Plough Farma, Lda.
Rua Agualva dos Aores, n. 16
2735-557 Agualva-Cacm
Portugal
Tel: 21 433 93 00


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Curso Master O Cara da Foto