Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Genotropin Miniquick - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Somatropina

Apresentação : 0,2 mg, 0,4 mg, 0,6 mg, 0,8 mg, 1,0 mg, 1,2 mg, 1,4 mg, 1,6 mg, 1,8 mg, ou 2,0 mg

Pó e solvente para solução injetável

Indicações:

A sua hormona de crescimento chama-se GENOTROPIN MINIQUICK e vem acondicionado num recipiente cilndrico de vidro designado por cartucho, com dois compartimentos, numa seringa de dose única. Um dos compartimentos contém o Pó e o outro o líquido.

O compartimento do Pó contém a substância ativa somatropina.

Quando misturados, o Pó e o líquido dão origem a uma solução para injecção.

Como que o GENOTROPIN MINIQUICK Atua:

O GENOTROPIN MINIQUICK é uma hormona de crescimento. A somatropina do GENOTROPIN MINIQUICK igual hormona de crescimento humana. Esta hormona necessária para o crescimento dos ossos e mêsculos. Ela também auxilia os tecidos gordo e muscular a desenvolverem-se nas proporções certas. Pode ajudar os adultos a sentirem-se mais energticos.

para que é utilizado o GENOTROPIN MINIQUICK:

O GENOTROPIN MINIQUICK ajuda-o a crescer se o seu crescimento não for adequado e se o seu organismo não produzir hormona de crescimento em quantidade suficiente. Ajuda o desenvolvimento dos mêsculos e ossos para dimenses normais. Vai também ajudar a crescer caso sofra de síndrome de Turner ou insuficiência renal. A síndrome de Turner é uma anomalia cromossmica o seu médico irá inform-la se este for o seu caso. Se sofrer de insuficiência renal, importante continuar a tomar os restantes medicamentos prescritos pelo seu médico.

O GENOTROPIN MINIQUICK é utilizado nas perturbações do crescimento em crianças baixas que nasceram pequenas para a idade gestacional, que não atingiram o crescimento esperado até aos 4 anos ou mais de idade.

Se sofrer de síndrome de Prader-Willi, uma anomalia cromossmica, a hormona de crescimento irá ajudá-lo a ficar mais alto, se ainda estiver em fase de crescimento, e também vai melhorar a sua composição corporal. O seu excesso de gordura diminuirá e haveré aumento da sua massa muscular que se encontra reduzida. O GENOTROPIN MINIQUICK também é administrado a adultos que não produzam hormona de crescimento em quantidade suficiente.

2.ANTES DE UTILIZAR GENOTROPIN MINIQUICK

Não utilize GENOTROPIN MINIQUICK:

Se tem alergia (hipersensibilidade) somatropina ou a qualquer outro componente de GENOTROPIN MINIQUICK.

Se já teve uma doença cancerosa, deve terminar o seu tratamento antes de iniciar o GENOTROPIN MINIQUICK. O seu médico deve certificar-se que o seu tumor parou de crescer.

O GENOTROPIN MINIQUICK não o poderá ajudar a crescer depois das ePófises (zonas de crescimento) dos seus ossos terem fechado. nesta altura que as pessoas deixam de crescer. O seu médico pode verificar quando que este facto se deu, normalmente no final da adolescncia.

O GENOTROPIN MINIQUICK não deve ser usado, em geral, por pessoas gravemente doentes (por. ex. se sofreu traumatismos múltiplos ou insuficiência respiratéria aguda). Caso v fazer uma operação grande, lembre o seu médico que está a utilizar a hormona de crescimento.

Tome especial cuidado com GENOTROPIN MINIQUICK:

Recomenda-se a determinação da insulina e glicmia em jejum nas crianças que nasceram pequenas para a idade gestacional, antes do incio do tratamento e anualmente. Nos doentes com risco aumentado de desenvolver diabetes mellitus, deve-se realizar o teste de tolerância glucose oral. Em caso de detecção de diabetes, não se deve administrar a hormona de crescimento.

Recomenda-se que nas crianças que nasceram pequenas para a idade gestacional se determine o nível de IGF-I antes do incio do tratamento e duas vezes por ano após o seu incio.

O tratamento de crianças baixas que nasceram pequenas para a idade gestacional não deve ser interrompido antes de atingir a altura final, dado que se pode perder parte do ganho em altura obtido com a hormona de crescimento.

Informe o seu médico caso tenha diabetes. Pode ser necessário alterar a dose do seu tratamento antidiabético.

Assegure-se que o seu médico sabe que está a tomar outros medicamentos.

Pode achar que a injecção subcutânea da hormona de crescimento pode ser por vezes um pouco dolorosa. Isto pode acontecer no incio do tratamento mas importante lembrar que as injecções se vo tornando mais simples com a prtica. No entanto, se achar que as injecções são muito dolorosas ou comeam a ser muito dolorosas repentinamente, informe o seu médico. Informe também se os seus mêsculos comearem a ficarem flácidos, a doer e a enfraquecer.

Informe o seu médico se já teve problemas com um tratamento anterior com hormona de crescimento.

Este medicamento contém uma quantidade muito pequena de sódio. Se estiver a fazer uma dieta pobre em sódio, assegure-se que o seu médico tem conhecimento deste facto antes de iniciar o tratamento.

Nos adultos, bem como nas crianças, o Genotropin MiniQuick pode ainda ser administrado utilizando o ZIPTIP, um dispositivo de injecção sem recorrer ao uso de agulha. As instruções de utilização deste dispositivo estáo no interior da embalagem do ZIPTIP. O dispositivo pode ser obtido através da Pfizer.

Exames médicos que vai precisar de fazer:

fundamental que um médico especialista supervisione o seu tratamento e lhe faa exames médicos peridicos. Isto significa que vai ter que fazer análises ao sangue.

O seu médico pode verificar:

Se o seu organismo tem a quantidade normal de açúcar no sangue. Informe o seu médico se comear a urinar mais do que o habitual e se tiver muita sede. Informe também se sentir frequentemente cansaço, fome e se perdeu muito peso.

Se o seu organismo tem o nível correcto de hormonas da tiráide. Informe o seu médico se comear a sentir-se cansado, desatento ou deprimido, se aumentou o peso, tiver obstipação ou enrouquecer ou se a sua pele e cabelo estiverem anormalmente secos. Isto pode significar que a sua glndula tiráidea está a tornar-se hipoativa. Deve ainda informar o seu médico se tiver mais fome que o habitual, comer mais mas continuar a perder peso, tremer ou sentir-se desconfortvel em locais quentes e transpirar mais. Isto pode significar que a sua glndula tiráidea está a tornar-se hiperativa.

Os seus olhos durante o tratamento, caso tenha dores de cabeça muito fortes, problemas de visão ou se sinta doente.

O seu médico vai vigi-lo atentamente durante o seu tratamento com hormona de crescimento. Pode ter que fazer análises se tiver tido um cancro ou leucemia, porque pode ter uma recidiva. importante também informar o seu médico se coxeia ou se comeou a coxear após iniciar o tratamento com hormona de crescimento.

Gravidez

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Não inicie o tratamento com GENOTROPIN MINIQUICK caso esteja grávida. Pare de tomar GENOTROPIN MINIQUICK caso engravide ou pense que possa estar grávida.

Aleitamento

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Informe o seu médico se estiver a amamentar, antes de dar incio ao tratamento com GENOTROPIN MINIQUICK.

3.COMO UTILIZAR GENOTROPIN MINIQUICK

Utilizar GENOTROPIN MINIQUICK sempre de acordo com as Indicaçõesdo médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Quantidade de GENOTROPIN MINIQUICK que deve administrar:

A sua dose depende da sua altura, da doença para a qual está a ser tratado e de como reage ao tratamento com hormona de crescimento. Todas as pessoas são diferentes. Tome sempre a dose prescrita pelo seu médico.

O seu médico pode calcular a sua dose tanto pelo seu peso em quilogramas (kg) como pela sua superfcie corporal em metros quadrados (m2).

A dose normal 0,025-0,035 mg por kg por dia, ou 0,7-1,0 mg por m2 de rea corporal, por dia.

Se tem síndrome de Turner ou insuficiência renal, a dose normal 0,045-0,050 mg por kg por dia ou 1,4 mg por m2 por dia.

Para crianças que nasceram pequenas para a idade gestacional com perturbações do crescimento, recomenda-se uma dose de 0,035 mg por kg por dia ou 1,0 mg por m2 por dia.

Para crianças com a síndrome de Prader-Willi, a dose normal 0,035 mg por kg por dia ou 1,0 mg por m2 por dia.

Para doentes adultos com insuficiência em hormona de crescimento, a dose inicial pode ir até 0,3 mg por dia. A dose de manutenção deve ser ajustada tendo em consideração a idade e o sexo e raramente excede 1,0 mg por dia. Este valor pode ser mais baixo para pessoas idosas.

A injecção deve ser administrada por via subcutânea e deve-se variar o local de injecção, para evitar a lipoatrofia.

Estas injecções diárias são muito pequenas por isso são mais confortveis. Se esquecer qual é a sua dose, fale com o seu médico.

Se ainda estiver a crescer, o seu médico irá medi-lo regularmente enquanto estiver a tomar GENOTROPIN MINIQUICK. Deste modo determina-se se está a tomar a quantidade certa de hormona de crescimento e se está a reagir bem ao tratamento. Durante estas consultas o seu médico pode alterar a dose de hormona de crescimento.

Como administrar o GENOTROPIN MINIQUICK:

O seu médico ou enfermeiro Deverá ter-lhe ensinado a injectar o GENOTROPIN MINIQUICK sob a pele. Siga exactamente as suas instruções. Se não se conseguir lembrar do que fazer, não tente dar a injecção. Pea ao seu médico ou enfermeiro para lhe mostrar novamente como se faz.

Pode retirar a sua hormona de crescimento do frigorfico meia hora antes da injecção. Isto permite que aquea ligeiramente, fazendo com que as injecções sejam mais confortveis.

Quando estiver a preparar a sua hormona de crescimento, NO agite energicamente a solução. Misture-a suavemente. Movimentos mais fortes podem provocar espuma e danificar a substância ativa.

Lembre-se de lavar as mos e limpar a pele antes da injecção.

Injecte a sua hormona de crescimento sensivelmente mesma hora todos os dias. Antes de se deitar é uma boa altura, por ser fcil de lembrar. Além disso, natural ter um nível superior de hormona de crescimento durante a noite.

A maioria das pessoas injecta-se na coxa ou na nádega. Administre a sua injecção no local indicado pelo seu médico. Utilize um local ligeiramente diferente de cada vez. Este procedimento permite que a sua pele e a rea sob a pele recuperem de uma injecção antes de levar outra no mesmo local.

Lembre-se de tornar a colocar a sua hormona de crescimento no frigorfico logo após a injecção.

Como eliminar as suas agulhas e seringas em segurança:

Depois de usar uma agulha, não deve deit-la fora no lixo, não deve a reutilizar ou deixar ao alcance de algum para não haver o perigo de se picar. Os medicamentos e agulhas não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

Se utilizar mais GENOTROPIN MINIQUICK do que deveria:

Não se preocupe se injectar um pouco mais de hormona de crescimento por engano. Não perigoso. Tome a sua próxima injecção normalmente no dia a seguir.

Se injectar muito mais do que devia, deve contactar o seu médico o mais depressa possível. O seu nível de açúcar sanguíneo pode descer a níveis muito baixos e depois subir a níveis muito altos. Pode sentir-se com tremuras, a suar, sonolento ou “fora de si”, e pode desmaiar.

Caso se tenha esquecido de tomar GENOTROPIN MINIQUICK: Tome a sua próxima injecção normalmente no dia a seguir. Não tome uma dose extra para compensar a que não tomou.

preferível tomar a sua hormona de crescimento regularmente. Tome nota das injecções que se esquecer e mencione-as ao seu médico na próxima consulta.

4.EFEITOS secundáriOS DO GENOTROPIN MINIQUICK

Como todos os medicamentos, GENOTROPIN MINIQUICK pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas. Algumas pessoas apresentam, no local de injecção, comicháo e a pele temporariamente avermelhada. A pele volta da rea de injecção pode ficar alterada ou inchada, mas isto não deve acontecer se injectar num local diferente todos os dias.

Algumas pessoas podem apresentar temporariamente, no incio do tratamento, os dedos ou tornozelos inchados, articulações rgidas, formigueiros, dores nas articulações e musculares.

INFORME A SEU MEDICO se sentir dores de cabeça, visão dupla ou outros problemas de vista, ou se comear a sentir-se doente.

importante informar o seu médico se estiver mais Pólido que o habitual, se faz feridas mais facilmente ou se sente frequentemente febril, cansado ou dorido. Informe-o também se não tiver apetite, se perdeu peso rapidamente ou se sofre de suores nocturnos.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

COMO CONSERVAR GENOTROPIN MINIQUICK

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize o GENOTROPIN MINIQUICK após expirar o prazo de validade indicado na embalagem.

Mantenha sempre a sua hormona de crescimento no frigorfico (2C-8C). Em alternativa pode manter a sua hormona de crescimento a uma temperatura igual ou inferior a 25ºC, por um perãodo não superior a 6 meses. Durante e/ou no final do perãodo de 6 meses, o produto não deve voltar a ser colocado no frigorfico. Mantenha a hormona de crescimento na embalagem exterior por forma a assegurar-se que fica protegida da luz e nunca a congele. Se congelar, não a utilize.

Após misturar o Pó e o líquido, é ainda mais importante cuidar bem da sua hormona de crescimento. Deve utilizá-la dentro de 24 horas após a mistura, desde que conservada a 2C-8C. Deve mant-la no frigorfico (2C-8C), dentro da embalagem exterior por forma a proteger a solução da luz. Lembre-se que não deve congelar a solução.

Os medicamentos e agulhas não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6.Outras informações

Qual a composição de GENOTROPIN MINIQUICK

GENOTROPIN MINIQUICK está disponível em dez doses diferentes, 0,2 mg, 0,4 mg,

0,6 mg, 0,8 mg, 1,0 mg, 1,2 mg, 1,4 mg, 1,6 mg, 1,8 mg e 2,0 mg de somatropina. O Pó também contém alguns componentes inactivos: glicina, manitol, fosfato monossódico e fosfato de sódio dibásico. O compartimento com líquido contém água para preparações injetáveis e manitol.

É possível que não sejam comercializadas todas as Apresentações.

Para quaisquer informaçães sobre este medicamento, queira contactar o Fabricante :.

Fabricante :

Fabricante : s Pfizer Ltda.

Rua Alexandre Dumas, 1860 - Santo Amaro
São Paulo - SP
(11) 5185-8500

Medicamentos do mesmo fabricante :

Aricept, Arthrotec, Cardura, Dalacin t, Depo medrol, Depo provera 1000, Detrusitol comprimidos, Detrusitol retard, Diflucan solução, Diflucan, Discotrine, Fasigyn, Feldene gel, Genotropin 53, Genotropin miniquick, Genotropin mixer, Macugen 3, Provera, Sortis, Zeldox solução, Zithromax

Jesus a Chave Hermenêutica, Curso exclussivo com o Pastor Caio Fábio