Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Gemfibrozil - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Gemfibrozil

Classe terapêutica : Antidislipidmicos

Apresentação :

Gemfibrozil Generis 600 mg Comprimidos revestidos por película
Gemfibrozil Generis 900 mg Comprimidos revestidos por película

Indicações:

O Gemfibrozil Generis pertence ao grupo dos reguladores liPódicos quediminuem o colesterol total, o colesterol das lipoproteínas de baixa densidade
(LDL), das lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDL) e os trigliceridos, eque aumentam o colesterol das lipoproteínas de alta densidade (HDL).

Indicaçõesterapêuticas
Gemfibrozil Generis é usado na prevenção primria da doença coronária eenfarte do miocárdio em doentes com hipercolesterolemia (níveis sanguíneoselevados de colesterol), hipertrigliceridemia (níveis sanguíneos elevados detrigliceridos) e dislipidemia mista (níveis sanguíneos simultaneamente elevadosde colesterol e trigliceridos).

Gemfibrozil Generis é indicado no tratamento de hipercolesterolemia,hiperlipidemia e outras dislipidemias.

Antes de TomarGemfibrozil Generis

Não tome Gemfibrozil Generis
- Se tem alergia (hipersensibilidade) ao gemfibrozil ou a qualquer componentede Gemfibrozil Generis;
- Se tem uma doença hepática;
- Se tem uma doença renal grave;
- Se tem célculos biliares;
- Se está a tomar cerivastatina;
- Se está a tomar repaglinida.
- Se tem antecedentes de fotossensibilidade ou reações fototóxicas durante otratamento com fibratos.

Tome especial cuidado com Gemfibrozil Generis
- Gemfibrozil Generis pode causar a formação de célculos biliares.
- Gemfibrozil Generis tem sido associado a efeitos indesejáveis hepáticos esanguíneos. Por conseguinte, deve fazer análises sanguíneas periodicamente.
- Durante o tratamento devem ser determinados com regularidade os valores docolesterol e trigliceridos para que o efeito regulador do medicamento possa seravaliado.
- Se sentir dores musculares repetidas ou sem explicação aparente

Tomar Gemfibrozil Generis com outros medicamentos
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomadorecentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos semreceita médica.

Informe que está a tomar Gemfibrozil Generis se consultar outro médico,dentista ou se for para o hospital.

A administração simultânea com anticoagulantes (varfarina, por exemplo) podepotenciar o seu efeito, o que exige uma monitorização cuidadosa da dose deanticoagulante.

A administração simultânea com outros reguladores liPódicos, como os inibidoresda HMG-CoA redutase (especialmente a cerivastatina) pode aumentar o risco deOcorrência de lesões musculares. há também o risco de aumentar aconcentração plasmática dos inibidores da HMG-CoA redutase. Recomenda-seo ajuste da dose e a monitorização clínica.

A administração concomitante com hipoglicemiantes orais (glimepirida,repaglina, por exemplo) e insulina pode aumentar o risco de reaçõeshipoglicemicas. Recomenda-se a determinação regular dos níveis de glicemia.

Tomar Gemfibrozil Generis com alimentos e bebidas
O Gemfibrozil Generis deve ser tomado meia hora antes das refeições.

Gravidez e Aleitamento
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Não tome este medicamento se estiver grávida, a não ser por indicação do seumédico. Comunique ao seu médico se engravidar durante o tratamento.

Não deve tomar este medicamento se estiver a amamentar.

Condução de veículos e utilização de máquinas
improvável que Gemfibrozil Generis tenha efeitos sobre a capacidade deconduzir ou utilizar máquinas.

Informaçães importantes sobre alguns componentes de Gemfibrozil Generis
Este medicamento contém lactose. Se foi informado pelo seu médico que temintolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

Modo de Usar: Gemfibrozil Generis

Tome sempre Gemfibrozil Generis de acordo com as Indicaçõesdo seu médico.
Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Modo de Administração e Posologia
A posologia diária recomendada pode variar entre 900 e 1200mg, de acordocom oseu estado clínico. O seu médico dir-lhe-É como deve tomar o medicamento.

Gemfibrozil Generis deve ser tomado meia hora antes das refeições.

O seu médico dir-lhe- quanto tempo irá durar o tratamento com Gemfibrozil
Generis.
Gemfibrozil não deve ser administrado em crianças.

Se tomar mais Gemfibrozil Generis do que deveria
Se tomar acidentalmente demasiados comprimidos Gemfibrozil Generis, ou seoutra pessoa ou criança tomar o seu medicamento, fale com o seu médico oufarmacêutico.

Sintomas
A sobredosagem pode causar sintomas não específicos de náuseas e vômito.

Tratamento
Deverão ser instituídas medidas de suporte apropriadas: vigilância rigorosa dasfunções e monitorização cardíaca até recuperação do doente.

Caso se tenha esquecido de tomar Gemfibrozil Generis

Tente tomar diariamente este medicamento conforme indicado pelo seu médico.
No entanto, se se esqueceu de tomar uma dose, Deverá tomá-la assim que selembrar, em vez de a tomar na altura da dose seguinte, seguindo depois oesquema habitual. Não tome uma toma a dobrar para compensar a dose que seesqueceu de tomar.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seumédico ou farmacêutico.

4. Efeitos secundários POSSVEIS

Como todos os medicamentos, Gemfibrozil Generis pode ter efeitos secundáriosem algumas pessoas.

Os efeitos secundários mais frequentes consistem em desconfortogastrointestinal, dores abdominais, náuseas e vômitos. Os efeitos secundáriosmenos comuns consistem em dores musculares, cãibras, diarreia e erupçõescutâneas.

Se idoso, pode ser mais sensível a estes efeitos secundários.

Se tiver estes ou outros efeitos secundários, informe imediatamente o seumédico.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer outros efeitos secundários não mencionados nesta bula, informe o seu médico oufarmacêutico.

5. COMO CONSERVAR Gemfibrozil Generis

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não conservar acima de 25ºC.

Não utilize Gemfibrozil Generis após expirar o prazo de validade indicado nacaixa. O prazo de validade corresponde ao últim dia do mês indicado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixodoméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos deque já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. Outras informações

Qual a composição de Gemfibrozil Generis
A substância ativa deste medicamento é o gemfibrozil. Cada comprimidocontém 600 mg e 900 mg, respectivamente, de gemfibrozil.

Os outros componentes do Núcleo dos comprimidos são: amido de milhoprgelificado, slica anidra coloidal, amido glicolato de sódio, polissorbato 80,celulose microcristalina e estearato de magnésio.

O revestimento dos comprimidos É composto por opadry Y-1-7000 (hipromelose,dióxido de titânio, macrogol 400) e lactose monohidratada.

Qual o aspecto de Gemfibrozil Generis e conteúdo da embalagem
Gemfibrozil Generis apresenta-se na forma de comprimidos revestidos porpelícula, disponíveis em embalagens de 20 e 60 unidades.

É possível que não estejam comercializadas todas as Apresentações.

Fabricante :
Generis farmacêutica, S.A.
Office Park da Beloura, Edifício 4
2710 ? 444 Sintra
Portugal

Fabricantes
Teva Pharmaceutical Works
Private Limited Company , Tncsics Mihály t 82
H ? 2100 Gdll
Hungria

Pharmachemie BV
Swensweg 5
PO Box 552
NL-2003 RN Harlem
Holanda

Farma?APS, Produtos farmacêuticos, S.A.
Rua João de Deus, n 19
2700-487 Amadora
Portugal


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.


Jesus a Chave Hermenêutica, Curso exclussivo com o Pastor Caio Fábio