Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Gabapentina-Ranbaxy - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Gabapentina

classe terapêutica : anticonvulsivantes

Apresentação :

Gabapentina Ranbaxy 100 mg Cápsulas
Gabapentina Ranbaxy 300 mg Cápsulas
Gabapentina Ranbaxy 400 mg Cápsulas

Indicações:

Gabapentina Ranbaxy pertence a um grupo de medicamentos utilizados para tratar aepilepsia e a dor neuroPótica perifrica.

Epilepsia: Gabapentina Ranbaxy é utilizado para tratar vrias formas de epilepsia
(convulsões que estáo inicialmente limitadas a certas reas do crebro quer se alastrem,ou não, para outras reas cerebrais). O seu médico irá prescrever-lhe Gabapentina
Ranbaxy para ajudar a tratar a epilepsia quando o seu tratamento Atual não estiver acontrolar a sua doença. Deverá tomar Gabapentina Ranbaxy juntamente com o seutratamento Atual, a menos que tenha sido informado do contrrio. Gabapentina Ranbaxypode também ser utilizado isoladamente para tratar adultos e crianças com idade superiora 12 anos.

Dor neuroPótica perifrica: Gabapentina Ranbaxy é utilizado para tratar a dor de longaduração provocada por lesões nos nervos. A dor neuroPótica perifrica (que ocorreprincipalmente nas pernas e/ou braos) pode ser provocada por vrias doenças diferentes,tais como a diabetes ou zona. A sensação de dor pode ser descrita como sensação de calor, de queimadura, latejante, descarga, punhalada cortante, cãibra, moinha,formigueiro, entorpecimento, dormncia, etc.

Antes de TomarGABAPENTINA RANBAXY

Não tome Gabapentina Ranbaxy
- se tem alergia (hipersensibilidade) gabapentina ou a qualquer outro componente de
Gabapentina Ranbaxy.

Tome especial cuidado com Gabapentina Ranbaxy
- se tem problemas renais
- se desenvolver sinais tais como dor de estômago persistente, sentir-se doente ou estiverdoente, contacte o seu médico imediatamente.

Tomar Gabapentina Ranbaxy com outros medicamentos
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Informe o seu médico ou farmacêutico se está a tomar medicamentos contendo morfina,uma vez que a morfina pode aumentar o efeito de Gabapentina Ranbaxy.

Não esperado que Gabapentina Ranbaxy interaja com outros fármacos antiepilticos oucom os contraceptivos orais. Gabapentina Ranbaxy pode interferir com alguns exameslaboratoriais. Se tiver de fazer análises urina informe o seu médico ou hospital que estáa tomar Gabapentina Ranbaxy.

A absorção de Gabapentina Ranbaxy no estômago pode ser diminuída quando seadministra concomitantemente Gabapentina Ranbaxy e antiácidos contendo alumínio emagnésio. Deste modo, recomenda-se que Gabapentina Ranbaxy seja administrado, pelomenos, 2 horas após a administração do antiácido.

Tomar Gabapentina Ranbaxy com alimentos e bebidas
Gabapentina Ranbaxy pode ser administrado com ou sem alimentos.

Gravidez e aleitamento
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Gabapentina Ranbaxy não deve ser administrado durante a gravidez, a não ser que omédico lhe tenha dado informação contrria. A mulher com possibilidade de engravidardeve utilizar contracepção eficaz.

Não foram realizados estudos específicos relativos ao uso da gabapentina em mulheresgrávidas, mas foi relatado um aumento do risco de malformações no feto com outros medicamentos utilizados no tratamento de crises, especialmente, quando administradosem simultâneo, mais que um medicamento para o tratamento das crises. Deste modo,sempre que possível e apenas sob supervisão do seu médico, deve tentar tomar apenas ummedicamento para as crises, durante a gravidez.

Não pare de tomar este medicamento subitamente, uma vez que pode aumentar o risco decrises epilpticas com consequncias graves para si e para o seu beb.

Contacte imediatamente o seu médico se está ou pensa estar grávida ou se planeiaengravidar, enquanto está a tomar Gabapentina Ranbaxy.

A substância ativa de Gabapentina Ranbaxy, a gabapentina, excretada no leitehumano. Uma vez que se desconhece o efeito no lactente, recomenda-se que nãoamamente o seu beb enquanto estiver a tomar Gabapentina Ranbaxy.

Condução de veículos e utilização de máquinas
Gabapentina Ranbaxy pode provocar tonturas, sonolência e cansaço. Não deve conduzir,manobrar máquinas complexas ou realizar outras atividades potencialmente perigosasaté saber se este medicamento afecta a sua capacidade para realizar essas atividades.

Modo de Usar: GABAPENTINA RANBAXY

Tomar Gabapentina Ranbaxy sempre de acordo com as Indicaçõesdo médico. Fale com oseu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

O seu médico irá determinar qual a dose apropriada para si.
Se tem a impressão que o efeito de Gabapentina Ranbaxy é demasiado forte oudemasiado fraco, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Se é um doente idoso (idade superior a 65 anos) deve tomar Gabapentina Ranbaxynormalmente, excepto se tiver problemas nos rins.

O seu médico pode prescrever um intervalo entre as doses e/ou doses diferentes se tiverproblemas nos rins.

Engolir as cápsulas inteiras com bastante água.

Continue a tomar Gabapentina Ranbaxy até o seu médico dizer que pode parar otratamento.

Dor neuroPótica perifrica:
Tome o nmero de cápsulas indicado pelo seu médico. O seu médico irá aumentar a suadose gradualmente. A dose inicial ser, geralmente, entre 300 mg e 900 mg por dia.
Depois, a dose pode ser, gradualmente, aumentada até um máximo de 3600 mg por dia, eo seu médico irá dizer-lhe que a dose deve ser administrada em três tomas, isto , uma demanhã, uma tarde e uma à noite.

Epilepsia

Adultos e adolescentes:

Tome o nmero de cápsulas indicado pelo seu médico. O seu médico irá aumentar a suadose gradualmente. A dose inicial ser, geralmente, entre 300 mg e 900 mg por dia.
Depois, a dose pode ser gradualmente aumentada até um máximo de 3600 mg por dia, e oseu médico irá dizer-lhe que a dose deve ser administrada em três tomas, isto , uma demanhã, uma tarde e uma à noite.

Crianças com idade igual ou superior a 6 anos:
A dose que seré administrada sua criança ser decidida pelo médico, uma vez que calculada com base no peso da criança. O tratamento inicia-se com uma dose inicialbaixa, que gradualmente aumentada durante um perãodo aproximado de 3 dias. A dosehabitual para o controlo da epilepsia de 25-35 mg/kg/dia. A dose total geralmenteadministrada em três tomas, tomando a(s) cápsula(s) uma vez de manhã, outra tarde eoutra à noite.

Gabapentina Ranbaxy não é recomendado para utilização em crianças com idade inferiora 6 anos.

Se tomar mais Gabapentina Ranbaxy do que deveria
Contacte de imediato o seu médico ou dirija-se ao servio de urgência do hospital maispróximo. Leve consigo as cápsulas que ainda tiver, o blister e a cartonagem para que nohospital possam facilmente identificar qual o medicamento que tomou.

Sintomas de sobredosagem podem ser tonturas, visão dupla, discurso confuso,sonolência, letargia e diarreia ligeira.

Caso se tenha esquecido de tomar Gabapentina Ranbaxy
Se se esqueceu de tomar uma dose, tome-a logo que se lembre, a não ser que seja alturada próxima dose. Não tome uma dose dobrada para compensar uma dose que se esqueceude tomar.

Se parar de tomar Gabapentina Ranbaxy
Não pare de tomar Gabapentina Ranbaxy a não ser por indicação do seu médico. Asuspensão do tratamento Deverá ser feita gradualmente durante, pelo menos, 1 semana. Separar de tomar Gabapentina Ranbaxy subitamente ou antes do seu médico lhe dizer,existe um risco acrescido de crises.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

4. Efeitos secundários POSSVEIS

Como todos os medicamentos, Gabapentina Ranbaxy pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Os efeitos secundários muito frequentes que podem afectar mais do que 1 pessoa em 10,estáo listados abaixo:
- Infecção viral
- sonolência, tonturas, descoordenação
- cansaço, febre

Os efeitos secundários frequentes que podem afectar mais do que 1 pessoa em 100, estáolistados abaixo:
- Pneumonia, infecção respiratéria, infecção do tracto urinário, infecção, inflamação doouvido
- Nmero de glbulos brancos baixo
- Anorexia, aumento do apetite
- Hostilidade, confusão, alterações de humor, depressão, ansiedade, nervosismo,dificuldade no pensamento
- Convulsões, movimentos irregulares, dificuldade em falar, perda de memria, tremor,dificuldade em adormecer, dores de cabeça, pele sensível, diminuição da sensibilidade,dificuldade de coordenação, movimentos oculares não comuns, diminuição, aumento ouausência de reflexos
- Visão enevoada, visão dupla
- Vertigens
- Pressão arterial elevada, rubor ou vasos sanguíneos dilatados
- Dificuldade em respirar, bronquite, garganta irritada, tosse, nariz seco
- vômitos (estar doente), náusea (sentir-se doente), problemas nos dentes, gengivasinflamadas, diarreia, dor de estômago, indigestáo, obstipação, boca ou garganta seca,flatulência
- Edema da face, ndoas negras, erupção cutânea, comicháo, acne
- Dor nas articulações, dor muscular, dor nas costas, espasmos
- Incontinncia
- Dificuldades na erecção
- Edema das pernas e braos ou edema que pode afectar a cara, tronco e membros,dificuldade em andar, fraqueza, dor, mal-estar, sintomas semelhantes a gripe
- diminuição do nmero de glbulos brancos, aumento de peso
- lesões acidentais, fractura, abrasão

Os efeitos secundários raros que podem afectar mais do que 1 pessoa em 1000, estáolistados abaixo:
- diminuição das plaquetas (células que fazem a coagulação do sangue)
- reações alérgicas como urticária
- Alucinações
- Movimentos anmalos como contorção, movimentos espasmédicos e rigidez
- Zumbido nos ouvidos
- Ritmo cardíaco acelerado
- Inflamação do Póncreas
- Inflamação do fgado, amarelecimento da pele e olhos
- reações cutâneas graves que requerem tratamento médico imediato edema dos lbios eface, erupção cutânea, pele vermelha, queda de cabelo

- falência renal aguda
- Eventos adversos após a descontinuação sbita da gabapentina (ansiedade, dificuldadeem adormecer, sentir-se doente, dor, suores), dor no peito
- Flutuações na glucose sanguínea em doentes com diabetes, alterações das análises aosangue que sugerem problemas no fgado.

Adicionalmente, comportamento agressivo e movimentos espasmédicos foramnotificados com frequência em ensaios clínicos em crianças.

5. COMO CONSERVAR Gabapentina Ranbaxy

Manter fora do alcance e da vista das crianças.
Não utilize Gabapentina Ranbaxy após o prazo de validade impresso na embalagem exterior, após VAL.:. O prazo de validade corresponde ao últim dia do mês indicado.

O medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de conservação.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. Outras informações

Qual a composição de Gabapentina Ranbaxy
- A substância ativa é a gabapentina.
Cada cápsula dura contém 100 mg, 300 mg ou 400 mg de gabapentina.

- Os outros componentes de Gabapentina Ranbaxy cápsulas são:
Conteúdo da cápsula: manitol, amido de milho, talco e estearato de magnésio.
Cápsula: gelatina, laurilsulfato de sódio, dióxido de titânio (E171), xido de ferrovermelho (E172), xido de ferro amarelo (E172)
Tinta de impressão: shellac, xido de ferro negro (E172), hidróxido de potássio e
Propilenoglicol.

Qual o aspecto de Gabapentina Ranbaxy e conteúdo da embalagem

Gabapentina Ranbaxy 100 mg Cápsulas são cápsulas duras de cor branca opaca, com ?G
100? impresso na cabeça e corpo, em tinta de impressão preta.

Gabapentina Ranbaxy 300 mg Cápsulas são cápsulas duras de cor marfim opaca, com ?G
300? impresso na cabeça e corpo, em tinta de impressão preta.

Gabapentina Ranbaxy 400 mg Cápsulas são cápsulas duras de cor laranja opaca, com ?G
400? impresso na cabeça e corpo, em tinta de impressão preta.

Embalagens de 20, 50,100 e 200 cápsulas duras. É possível que não sejamcomercializadas todas as Apresentações.

Fabricante :

Ranbaxy Portugal
Comrcio e Desenvolvimento de Produtos farmacêuticos, Unipessoal Lda.
Rua do Campo Alegre 1306, 3é andar, Sala 301/302
4150-174 Porto

Fabricante

Ranbaxy Ireland Limited
Spafield, Cork Road, Cashel, County. Tipperary
Irlanda

Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados Membros do Espao Econmico
Europeu (EEE) sob as seguintes denominações:

ustria
Gabapentin Ranbaxy 300 mg, 400 mg Hartkapseln
Blgica
Gabapenmed 100 mg, 300 mg, 400 mg Capsules,
hard/Glules/hartkapseln
RePóblica checa
Nurabax 100 mg, 300 mg, 400 mg Tvrd tobolka
Dinamarca
Gabapentin Ranbaxy 100 mg, 300 mg, 400 mg Kapsels, hárd
estánia
Nurabax 100 mg, 300 mg, 400 mg Kovakapseln
Finlndia
Gabapentin Ranbaxy 100 mg, 300 mg, 400 mg Kapseli, kova
Alemanha
GABAPENTIN BASICS 100 mg, 300 mg, 400 mg Hartkapseln
Grcia Nurabax 100 mg, 300 mg, 400 mg Capsules, hard
Islndia
Gabapentin Ranbaxy 100 mg, 300 mg, 400 mg hylki, hart
Irlanda
Rangabax 100 mg, 300 mg, 400 mg Capsules
Itlia Gabapentin Ranbaxy 100 mg, 300 mg, 400 mg capsulas rigidas
Letnia
Nurabax 100 mg, 300 mg, 400 mg Cietas kapsulas
Lituínia
Nurabax 100 mg, 300 mg, 400 mg kieta kapsul
Holanda
Gabapentine 100 mg, 300 mg, 400 mg Capsules, hard
Polnia
Neuran 100, 300, 400
Portugal
Gabapentina Ranbaxy 100 mg, 300 mg, 400 mg Cápsulas
Noruega
Gabapentin Ranbaxy 100 mg, 300 mg, 400 mg kapsels, hard
Eslovquia
Nurabax 100 mg, 300 mg, 400 mg Tvard kapsula
Espanha
Gabapentina Ranbaxygen, 300 mg, 400 mg Cápsulas EFG
Sucia Gabapentin Ranbaxy 100 mg; 300 mg, 400 mg Kapsels, hárd
Reino Unido Gabapentin 100 mg, 300 mg, 400 mg Capsules


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular