Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Fosrenol 500 mg - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Carbonato de lantônio

Apresentação : 250 mg, 500 mg, 750 mg e 1000 mg, comprimidos para mastigar l

Indicação : Fosrenol é utilizado para reduzir o nível de fosfatos no sangue de pacientes com doençarenal crônica.

Os doentes cujos rins não funcionam adequadamente não conseguem controlar o nívelde fosfatos no sangue. Assim, a quantidade de fosfatos presente no sangue aumenta (oseu médico designa esta situação como hiperfosfatemia).

Fosrenol É um fármaco que reduz a absorção de fosfatos efectuada pelo organismo apartir dos alimentos, por fixação no tubo digestivo. O fosfato ligado a Fosrenol nãoconsegue ser absorvido através da parede intestinal.

Antes de TomarFOSRENOL

Não tome Fosrenol:

Se tem alergia (hipersensibilidade) ao carbonato de lAntônio hidratado ou a qualqueroutro componente de Fosrenol.
Se tem um nível muito reduzido de fosfatos no sangue (hipofosfatemia)

Tome especial cuidado com Fosrenol:

Se tiver conhecimento de que tem, ou já teve, alguma das seguintes patologias, devediscutir este aspecto com o seu médico antes de utilizar Fosrenol:

úlcera péptica aguda, colite ulcerosa, Doença de Crohn, obstrução intestinal e funçõeshepática ou renal reduzidas.

Se tiver a função renal diminuída, o seu médico poderá decidir verificar o seu nível decálcio no sangue periodicamente. Se tiver demasiado pouco cálcio, poderá ser-lheadministrado um suplemento de cálcio.

Se necessitar de fazer uma radiografia, informe o seu médico de que está a tomar
Fosrenol, pois poderá afectar os resultados.

Ao tomar Fosrenol com outros medicamentos:

Dado que Fosrenol pode afectar a captação de alguns medicamentos a partir do tubodigestivo, estes medicamentos não devem ser tomados nas 2 horas antes ou depois detomar Fosrenol:

Cloroquina e hidroxicloroquina (contra algumas doenças reumáticas e malria)

Cetoconazol (contra infecções fngicas)

Alguns antibióticos (tetraciclina, doxiciclina ou floxacinas)

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Ao tomar Fosrenol com alimentos e bebidas:

Fosrenol deve ser tomado com os alimentos ou imediatamente depois dos alimentos. Oscomprimidos devem ser mastigados e não devem ser engolidos inteiros. Não necessária a ingestão de líquidos adicionais.

Gravidez
Fosrenol não deve ser usado durante a gravidez. Se está, ou suspeita que possa estar,grávida, fale com o seu médico antes de tomar Fosrenol.

Aleitamento
Uma vez que se desconhece se o fármaco eliminado no leite materno, não Deveráamamentar enquanto estiver a tomar Fosrenol. Se estiver a amamentar, pea conselho aoseu médico ou farmacêutico antes de tomar Fosrenol.

Condução de veículos e utilização de máquinas:

Tonturas e vertigens são efeitos secundários pouco comuns sentidos por doentesmedicados com Fosrenol. Todavia, caso sinta alguns daqueles efeitos, a sua capacidadepara conduzir ou operar máquinas poderá ser afectada.

Modo de Usar: FOSRENOL

Tome Fosrenol sempre de acordo com as instruções do médico. Fale com o seu médicoou farmacêutico se tiver dúvidas.

Deve tomar Fosrenol com os alimentos ou imediatamente depois das refeições. Oscomprimidos devem ser mastigados e não engolidos inteiros. Não necessária aingestão de fluidos adicionais.

O seu médico irá dizer-lhe quantos comprimidos deve tomar com cada refeição (a suadose diária ser dividida pelas refeições). O nmero de comprimidos que tomar irádepender de:

Dieta (a quantidade de fosfatos nos alimentos que come)

O seu nível de fosfatos no sangue

Para comear, a dose diária de Fosrenol ser habitualmente de 1 comprimido com cadarefeição (3 comprimidos por dia).

A cada 2-3 semanas o seu médico irá verificar o seu nível de fosfatos no sangue epoderá, então, aumentar a sua dose até que o seu nível de fosfatos no sangue sejaaceitvel.

Fosrenol Atua fixando os fosfatos dos alimentos ao nível do seu intestino. extremamente importante que tome Fosrenol a todas as refeições. Se alterar a sua dieta,contacte o seu médico, uma vez que poderá necessitar de tomar Fosrenol adicional. Oseu médico indicar-lhe-é o que fazer neste caso.

Se tomar mais Fosrenol do que deveria:

Se tomar demasiados comprimidos, entre em contacto com o seu médico para avaliar orisco e obter aconselhamento. Os sintomas de sobredosagem podem consistir emnáuseas e dores de cabeça.

Caso se tenha esquecido de tomar Fosrenol:

importante que tome Fosrenol a todas as refeições.
Caso se esquea de tomar os seus comprimidos de Fosrenol, tome a dose seguinte com A sua próxima refeição. Não tome uma dose dobrada para compensar a dose que seesqueceu de tomar.

4. Efeitos secundários POSSVEIS

Como todos os medicamentos, Fosrenol pode ter efeitos secundários em algumaspessoas.

A Ocorrência de efeitos ao nível do estômago mais provável se tomar Fosrenol antesda refeição. Deve sempre tomá-lo com os alimentos ou imediatamente depois dosalimentos.

Efeitos secundários frequentes (ocorrem em mais do que 1 doente em cada 100):

Nuseas, vômitos, diarreia, dores de estômago, obstipação, azia, flatulência.

A hipocalcemia (presença de muito pouco cálcio no seu sangue) também é um efeitosecundário frequente; os seus sintomas podem incluir formigueiros nas mos e Pós,cãibras musculares e abdominais ou espasmos dos mêsculos da face e dos Pós.

Efeitos secundários pouco frequentes (ocorrem em menos do que 1 doente em cada
100):

Fadiga; sensação de desconforto; dores no peito, fraqueza; mos e Pós inchados; doresno corpo; tonturas; dores de cabeça; vertigens; arrotos; inflamação do estômago eintestinos (gastroenterite); indigestáo; síndrome do intestino irritvel; boca seca;perturbações dentárias; inflamação da garganta ou boca; diarreia, aumento de algumasenzimas hepáticas, hormona paratiroideia; alumínio, cálcio e glicose no sangue;aumento ou redução do nível de fosfatos no sangue; sede; perda de peso; doresarticulares; dores musculares; fraqueza e adelgaamento dos ossos (osteoporose); falta eaumento do apetite; inflamação da laringe; perda de cabelo; comicháo; erupção cutânea;aumento da sudação; perturbações do paladar e aumento da contagem de glbulosbrancos.

5. COMO CONSERVAR FOSRENOL

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

O medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de conservação.

Não usar após o prazo de validade que consta do rótulo do frasco e caixa. O prazo devalidade corresponde ao últim dia do mês indicado.

6. Outras informações

Qual a composição de Fosrenol

A substância ativa é lAntônio 250 mg, 500 mg 750 mg ou 1000 mg (sob a forma decarbonato de lAntônio hidratado).
Os outros componentes são dextratos (hidratados), slica anidra coloidal e estearato demagnésio.

Qual o aspecto de Fosrenol e conteúdo da embalagem

Fosrenol é um comprimido para mastigar branco, redondo, com arestas biseladas,gravado com ?S405/250? (250 mg), ?S405/500? (500 mg) ?S405/750? (750 mg) ou
S405/1000 (1000 mg) numa das faces do comprimido. Os comprimidos são fornecidosem frascos de plástico com 40, 90, 200, 400 comprimidos (250 mg) e 20, 45, 90, 100,
200 comprimidos (500 mg), 15, 30, 45, 75, 90, 150 comprimidos (750 mg) ou 10, 15,
30, 50, 90, 100 comprimidos (1000 mg).
É possível que não sejam comercializadas todas as Apresentações.

Fabricante :

Shire Pharmaceutical Contracts Ltd., Hampshire International Business Park,
Chineham, Basingstoke, Hampshire RG24 8EP, UK.

Fabricant.

Hamol Limited, 1 Thane Road, Nottingham, NG90 2DB, UK.

Para quaisquer informaçães sobre este medicamento, queira contactar o representantelocal do Fabricante :.

Shire Pharmaceuticals Iberica, S.L.
Paseo Pintor Rosales, 40 Bajo Izda.
28008 Madrid, Espanha
Tel.: +34 91 550 06 91


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular