Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Folifer - gotas

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Ferro Aminoácido Quelato

Apresentação : Comprimidos revestidos: caixa com 30 comprimidos.
líquido (solução oral) - frasco com 100 ml
Gotas (solução oral) - frasco com 30 ml

Indicação : FOLIFER (Ferro Aminoácido Quelato + ácido fólico) é indicado em todas as situações fisiológicas ou patológicas que exigem Administração do Ferro e/ou ácido fólico como medicação preventiva ou terapêutica. Inmeras são as situações clinicas em que FOLIFER (Ferro Aminoácido Quelato + ácido fólico) pode ser prescrito, entre as quais destacamos:
Profilaxia e tratamento da anemia ferropriva do pré- escolar, escolar e adolescente.
Profilaxia e tratamento da anemia e ainda, na prevenção de malformações do tubo neural na gestante.
Profilaxia e tratamento da anemia e complemento fólico na lactante.
Profilaxia e tratamento das anemias ferroprivas em crianças, adultos e idosos.

Efeito Colateral :

Não tem sido observado os sintomas gastrintestinais comuns aos compostos ferrosos, tais como: diarreia, constipação, dor abdominal, náusea e vômitos e esta tolerância ainda maior se administrar o medicamento 40 a 60 minutos antes das principais refeições.

Precauções :

Os compartimentos de reserva de ferro no organismo são saturados em curto espao de tempo e com doses relativamente baixas com FOLIFER (Ferro Aminoácido Quelato + ácido fólico) quando comparamos com as doses e tempos necessários com os sais comuns. Em casos de anemias mais severas recomendável o controle destas reservas dos níveis de Ferritina sérica (cerca de 50 mcg/l). Uma vez que atingido este valor, pode-se passar para uma terapêutica de manutenção com dose semanal.

Fórmula :

Comprimidos Revestidos - cada comprimido contém:
Ferro Aminoácido Quelato 150mg
(Equivalente a 30mg de Ferro Elementar)
ácido fólico 5 mg
Excipientes: Amido de Milho, Estearato de magnésio, Polietilenoglicol, Talco, Corante, dióxido de titânio, Copolimero ácido Metacrilico.
líquido (solução oral) - cada 5 ml contém:
Ferro Aminoácido Quelato 75 mg
(Equivalente a 15 mg de Ferro elementar)
ácido fólico 2,5 mg
Excipiente: Sorbitol, açúcar, EDTA, Metilparabeno, Essência, Hidróxido de sódio e água Destilada.
Gotas (solução oral) - cada 1 ml contém:
Ferro Aminoácido Quelato 30 mg
(Equivalente a 6 mg de Ferro elementar)
ácido fólico 0,2 mg
Excipiente: Sorbitol, açúcar, EDTA, Metilparabeno, Essência, Hidróxido de sódio e água Destilada.

Contra indicação :

É contraindicado como medicação única no tratamento da anemia perniciosa e outras anemias megaloblsticas decorrentes da deficiência de vitamina B12, por causa da presença de ácido fólico em sua composição. É contra indicado aos que apresentam hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.

Interação Medicamentosa :

A ingestão excessiva de ferro e de ácido fólico pode interferir com a absorção intestinal do zinco. As Tetraciclinas tém sua absorção prejudicada pelos compostos ferrosos comuns. Embora ainda não se tenha nenhuma confirmação sobre este efeito com o Ferro Aminoácido Quelato, recomendável evitar a administração de FOLIFER (Ferro Aminoácido Quelato + ácido fólico) concomitantemente com este grupo de antimicrobianos.

Modo de Usar :

terapêutico Profiltico
ADULTOS/ ADOLESCENTES comprimidos 1 a 2 comprimidos ao dia 1 a 2 comprimidos/semana
líquido 10 a 20 ml/dia 10 a 20 ml/semana
crianças líquido 0,5 ml/Kg/dia 0,5 ml/Kg/semana
LACTENTES gotas 5 gotas/kg/dia 5 gotas/kg/semana
*Duração da terapêutica: Para o tratamento da anemia recomenda-se a administração em uma ou duas tomadas ao dia, 1 hora antes das refeições, pelo perãodo de 4 a 6 semanas. A *Dose de Manutenção pode ser administrada em um único dia da semana ou fracionada em 2 ou 3 tomadas na semana. Nas situações de demanda excessiva como a gestação e lactação, a dose deve ser diária, durante todo o perãodo.

Superdosagem :

A ingestão acidental ou voluntária de doses excessivas de Ferro Aminoácido Quelato + ácido fólico não to perigosa como nas intoxicações com os sais comuns de ferro, pois a DL50 em ratos cerca de 3 vezes menor para o Ferro Aminoácido Quelato. De qualquer forma, Ocorrência desta situação exige procedimentos de rotina para esvaziamento gástrico e Administração de emáticos. Nos casos mais graves necessário a administração de Desferroxamina por via endovenosa ou oral.

Fabricante :

Ativus farmacêutica Ltda.

Rua Fonte Mécia, 2050
Cep 13270-000 - CX Postal 489
Bairro São Pedro - Valinhos /SP
E-mail: ativus@ativus.com.br

Medicamentos do mesmo fabricante :

Antagon, Asmax, Azimix, Calcichell, Calman, Cinoflax, Colpist mt, Cortax, Dexador, Ferrin, Fluidin, Folifer, Ginotrax, Gynax n, Inflax, Klispel, Licovit, Livten 500 mg, Loratadina, Loremix d, Loremix, Meloxil, Miconan, Mivalen, Nasterid a, Nasterid, Nortec, Novativ, Xelix, Xirvit

.


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular