Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Finasterida - Ciclum 5 mg - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Finasterida

Apresentação : 5 mg Comprimidos revestidos por película

Indicação : Finasterida Ciclum É um medicamento inibidor da 5-alfa-redutase, utilizado parareduzir o volume da próstata aumentada.

Porque que o meu médico receitou Finasterida Ciclum?

O seu médico receitou-lhe Finasterida Ciclum, porque lhe diagnosticou uma doençachamada Hiperplasia Benigna da próstata (HBP).

A sua próstata, que se encontra junto da bexiga, aumentou de tamanho, o que dificulta oacto de urinar.
Finasterida Ciclum reduz o volume da próstata aumentada, aliviando assim osproblemas urinários.
Finasterida Ciclum ajudará a reduzir o risco de desenvolver uma sbita incapacidade deurinar (retenção urinária aguda) e a necessidade de ser submetido a intervençãocirúrgica.

O que é a próstata?

A próstata é uma glndula do tamanho de uma noz, que apenas se encontra no homem.
Situa-se por baixo da bexiga e circunda a uretra, o canal que liga a bexiga

Extremidade do Pónis, e pelo qual passa a urina. A função principal da próstata é a deproduzir o fluido do sêmen que transporta o esperma.

O que é HBP?

Chama-se Hiperplasia Benigna da próstata (HBP) ao aumento benigno do volume dapróstata, comum nos homens com mais de 50 anos de idade.

Dado que a próstata se encontra perto da bexiga e circunda parte da uretra, o aumentode volume da próstata pode afectar a sua capacidade de urinar. Assim, poderá sentirnecessidade de urinar com frequência, especialmente de noite, urgência em urinar,dificuldade em comear a urinar, interrupção ou redução da fora do jacto urinário, ouainda uma sensação de que não consegue esvaziar completamente a bexiga. Nalgunshomens, a HBP poderá conduzir ao aparecimento de problemas graves, que inclueminfecções no aparelho urinário, sbita incapacidade de urinar, bem como a necessidadede intervenção cirúrgica. Por este motivo, um homem que tenha sintomas de HBP, deveconsultar o seu médico.

Antes de TomarFINASTERIDA CICLUM

Não tome Finasterida Ciclum
- se for alérgico a algum dos componentes deste medicamento. Uma vez que estemedicamento, é indicado para uma doença exclusivamente masculina, as mulheres ecrianças não devem tomar este medicamento.

Tome especial cuidado com Finasterida Ciclum
O que devo dizer ao meu médico antes de tomar Finasterida Ciclum?
Fale com o seu médico sobre quaisquer problemas de Saúde que possa ter, ou já tenhatido, incluindo alergias.

O que devo saber antes de tomar Finasterida Ciclum?

A HBP desenvolve-se durante um longo perãodo de tempo. Alguns doentes tém umamelhoria precoce dos sintomas, mas, no seu caso, poderá necessitar de tomar
Finasterida Ciclum durante pelo menos 6 meses, para avaliar os efeitos benficos.

Independentemente de notar melhoras ou alterações nos sintomas, o tratamento com
Finasterida Ciclum pode reduzir o risco de uma incapacidade sbita de urinar ou anecessidade de intervenção cirúrgica. Mantenha contactos regulares com o seu médico,para que ele, periodicamente, avalie a evolução e os progressos da sua situação clínica.

Embora a HBP não seja cancro, nem conduza a tal, as duas doenças poderão existir aomesmo tempo. Apenas o médico poderá avaliar os seus sintomas e as possveis causas.

Finasterida Ciclum pode afectar um teste sanguíneo chamado PSA. Se fez algum testeao PSA, diga ao seu médico que está a tomar Finasterida.

Que outras precauções deverei ter?

Finasterida Ciclum é indicado apenas para o tratamento da HBP nos homens.
As mulheres grávidas ou com possibilidade para engravidar não devem tomar
Finasterida Ciclum. Não devem também manusear comprimidos esmagados oupartidos. No caso da substância ativa ser absorvida por via oral ou através da pele deuma mulher que está grávida de um beb do sexo masculino, poderá causardeformações nos rgos sexuais desse beb. Se uma mulher grávida estiver em contactocom a substância ativa da Finasterida Ciclum, Deverá consultar o médico.
Os comprimidos tém um revestimento que evita o contacto com a substância ativadurante o seu manuseamento normal, desde que não estejam partidos ou esmagados.

Em caso de dúvidas, contacte o seu médico.

Tomar Finasterida Ciclum com outros medicamentos
Geralmente, Finasterida Ciclum não interfere com outros medicamentos. No entanto,deve sempre informar o seu médico sobre todos os medicamentos que está a tomar outiver tomado recentemente, incluindo os obtidos sem receita médica.

Gravidez e aleitamento
Finasterida Ciclum só deve ser utilizado por homens.

Se a sua parceira sexual estiver grávida ou puder vir a engravidar, Deverá evitar aexposição dela ao seu sêmen, o qual poderá conter vestágios do fármaco.

Condução de veículos e utilização de máquinas
Finasterida Ciclum não Deverá afectar a sua capacidade de conduzir ou de trabalharcom máquinas.

Informaçães importantes sobre alguns componentes de Finasterida Ciclum
Finasterida Ciclum contém lactose mono-hidratada. Se foi informado pelo seu médicoque tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar Finasterida Ciclum.

Modo de Usar: FINASTERIDA CICLUM

Tome um comprimido por dia, todos os dias, com ou sem alimentos. Siga os conselhosdo seu médico.

Lembre-se que demorou muitos anos até que o aumento crescente da próstataprovocasse os seus sintomas. Finasterida Ciclum s poderá tratar esses sintomas econtrolar a sua doença se o tomar durante o tempo que o seu médico o prescrever.

O seu médico pode receitar-lhe Finasterida Ciclum com outro medicamento, chamadodoxazosina, para o ajudar a controlar melhor a sua HBP.

Se tomar mais Finasterida Ciclum do que deveria
Se tomar comprimidos a mais, contacte o seu médico imediatamente.

Caso se tenha esquecido de tomar Finasterida Ciclum
Tente tomar Finasterida Ciclum conforme lhe foi receitado. No entanto, se se esquecerde tomar uma dose, Não tome uma dose dobrada para compensar a dose que seesqueceu de tomar. Volte a tomar o comprimido dentro do esquema previsto.

Como posso vir a saber mais sobre Finasterida Ciclum e HBP?

Nem toda a informação sobre este medicamento se encontra aqui impressa. Se após aleitura desta bula, tiver dúvidas ou perguntas a fazer, fale com o seu médico ou como farmacêutico. Eles poderão dar-lhe mais informaçães sobre Finasterida Ciclum esobre hiperplasia benigna da próstata.

4. Efeitos secundários POSSVEIS

Que efeitos indesejáveis poderá causar Finasterida Ciclum?

Tal como todos os medicamentos, Finasterida Ciclum poderá causar efeitossecundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Não são comuns e não afectam a maioria dos homens. Os efeitos indesejáveis devidos a
Finasterida Ciclum podem incluir impotncia (incapacidade de ter uma erecção) ou ummenor desejo sexual. Alguns homens poderão ter alterações ou problemas com aejaculação, tais como diminuição da quantidade de sêmen libertado durante a relaçãosexual. Esta diminuição da quantidade de sêmen não parece interferir com a funçãosexual normal. Nalguns casos, estes efeitos colaterais desapareceram, durante otratamento com Finasterida, mas se os sintomas persistirem, eles normalmentedesaparecem com a interrupção do tratamento.

Alguns homens também podem ter inchao do peito e/ou sensibilidade dor. Algunstambm relataram, reações alérgicas tais como erupções cutâneas, comicháo, urticáriae inchao dos lbios e da face e dor testicular.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitossecundários não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou o farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR FINASTERIDA CICLUM

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não conservar acima de 25ºC.

Não utilize Finasterida Ciclum após expirar o prazo de validade indicado na embalagem exterior, após "VAL:" O prazo de validade corresponde ao últim dia do mês indicado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. Outras informações

Qual a composição de Finasterida Ciclum
- A substância ativa de Finasterida Ciclum é a finasterida. Cada comprimido revestidopor película contém 5 mg de finasterida.

- Os outros componentes são:
Lactose mono-hidratada, celulose microcristalina, amido pré-gelificado, docusatosódico, carboximetilamido sódico, slica coloidal anidra e fumarato sódico de estearilo.

Revestimento: Opadry II 31F58914 Branco (hipromelose, lactose mono-hidratada,dióxido de titânio (E 171), macrogol, citrato de sódio di-hidratado) e indigotina (E 132).

Qual o aspecto de Finasterida Ciclum e conteúdo da embalagem
Finasterida Ciclum apresenta-se na forma de comprimidos revestidos por películaacondicionados em blister, em embalagens de 14, 28 e 56 comprimidos.

É possível que não sejam comercializadas todas as Apresentações.

Fabricante :
Ciclum Farma Unipessoal Lda.
Endereço: Rua Quinta da Fonte, 2770 Paço de Arcos, Portugal
Telefone:+351 21 120 9870 - Fax: 21 441 07 54
E-mail: info@ciclumfarma.pt | GPS: N 38.71266º W 9.299669º

MEDICAMENTOS COM O MESMO PRINCÍPIO ATIVO :


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.