Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Finasterida- Actavis - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Finasterida

Apresentação : Finasterida Actavis 5 mg Comprimido revestido por película

Indicação : Finasterida Actavis pertence ao grupo farmacoterapêutico denominado Inibidores da 5-alfaredutase, que Atuam reduzindo o tamanho da glndula da próstata no homem.
Finasterida Actavis utilizada no tratamento e controlo da Hiperplasia Benigna da próstata (nãocanceroso), de forma a regredir o aumento do volume da próstata.

2.ANTES DE TOMAR Finasterida Actavis

Não tome Finasterida Actavis:
- Se tem alergia (hipersensibilidade) finasterida ou a qualquer outro ingrediente de Finasterida
Actavis (ver secção 6).
- Se mulher ou criança.

Tome especial cuidado com Finasterida Actavis:

- Se tem insuficiência hepática
- Se tem dificuldade em esvaziar completamente a bexiga ou se urina em quantidadesextremamente reduzidas, deve ser examinado pelo seu médico antes de iniciar o tratamento com
Finasterida Actavis para excluir outras obstruções no trato urinário.

Se a sua parceira sexual estiver grávida ou puder vir a engravidar, Deverá evitar a exposição delaao seu sêmen, o qual poderá conter vestágios do fármaco (ver também secção ?Gravidez e
Aleitamento?).

Se tiver que fazer um teste sanguíneo chamado ?PSA?, não se esquea de avisar antes o seumédico ou enfermeira acerca da medicação que está a fazer, uma vez que a Finasterida Actavispode alterar os resultados do teste.

Tomar outros medicamentos

Geralmente Finasterida Actavis pode ser tomada com outros medicamentos. Antes de tomar outromedicamento ao mesmo tempo pergunte ao seu médico se o pode tomar.
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Tomar Finasterida Actavis com alimentos e bebidas
Finasterida Actavis pode ser tomada com ou sem alimentos.

Gravidez e Aleitamento
Finasterida Actavis só deve ser utilizada por homens. Se a sua parceira sexual estiver grávida oupuder vir a engravidar, Deverá evitar a exposição dela ao seu sêmen, o qual poderá contervestágios do fármaco.
Mulheres que estejam grávidas ou possam a vir a engravidar não deverão manusear Finasterida
Actavis Comprimidos esmagados ou partidos. Se a finasterida for absorvida pela pele ou entrarem contacto com a boca de uma mulher grávida de um feto masculino, a criança pode nascer commalformações dos rgos genitais. Os comprimidos possuem um revestimento que previne ocontacto com a finasterida, desde que os comprimidos não tenham sido esmagados ou partidos.

Condução de veículos e utilização de máquinas
Não existem evidências que sugiram que a Finasterida Actavis possa afectar a sua capacidade deconduzir ou trabalhar com máquinas.

Informaçães importantes sobre alguns componentes de Finasterida Actavis
Este medicamento contém lactose monohidratada. Se tiver sido informado pelo seu médico deque intolerante a alguns açúcares, contacte o seu médico antes de tomar Finasterida Actavis.

3.COMO TOMAR Finasterida Actavis

Tome Finasterida Actavis sempre de acordo com as instruções do seu médico. Fale com o seumédico ou farmacêutico se tiver dúvidas.
A dose habitual é um comprimido por dia. Os comprimidos devem ser deglutidos inteiros, nãodevendo ser divididos ou esmagados. Podem ser tomados com ou sem alimentos.
Embora se possa observar uma melhoria após um curto intervalo de tempo, pode ser necessáriomanter o tratamento durante pelo menos 6 meses. Não altere a dose nem suspenda o tratamentosem falar com o seu médico.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico oufarmacêutico.

Se tomar mais Finasterida Actavis do que deveria
Consulte o seu médico assistente, o hospital mais próximo ou o Centro de Informação
Antivenenos (808250143), indicando o medicamento e a quantidade ingerida.

Caso se tenha esquecido de tomar Finasterida Actavis
Não tome uma dose dobrada para compensar a dose esquecida.
Tome apenas a dose seguinte a horas.

4.EFEITOS secundáriOS POSSVEIS

Como todos os medicamentos, Finasterida Actavis comprimidos pode causar efeitos secundáriosem algumas pessoas.

Frequentes (ocorrem em mais de 1 em 100 doentes): incapacidade de ter uma erecção, menordesejo sexual, diminuição da quantidade de ejaculação.

Pouco frequentes (ocorrem em menos de 1 em 100 doentes): inchao no peito ou sensibilidade,dificuldade na obtenção de ejaculação, erupção cutânea.

Raros (ocorrem em menos de 1 em 1.000 doentes): Dor nos testáculos, comicháo, urticária,reações alérgicas como inchao da face e lbios.

Muito raros (ocorrem em menos de 1 em 10.000 doentes): Secreção mamria, ocasionalmentendulos da mama,.que poderão ter que ser removidos cirurgicamente.

Pare de tomar Finasterida Actavis e contacte imediatamente o seu médico se notar algum dosseguintes efeitos secundários: inchao da face ou da lngua, dificuldade em engolir ou urticária edificuldade em respirar.

5.COMO CONSERVAR Finasterida Actavis

Manter fora do alcance e da vista das crianças.
Não utilizar após o prazo de validade impresso na embalagem exterior. A data do prazo devalidade referente ao últim dia do mês impresso na embalagem.
Este medicamento não requer precauções especiais de conservação.

Os medicamentos não devem ser eliminados através do lixo doméstico ou canalização doméstica.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos que já não necessita. Estasmedidas ajudam a proteger o ambiente.

6.Outras informações

Qual a composição de Finasterida Actavis
A substância ativa (o componente que faz o medicamento ser eficaz) é a finasterida. Umcomprimido revestido por película contém 5 mg de finasterida.

Os outros componentes do Núcleo do comprimido são: lactose monohidratada, celulosemicrocristalina, amido pré-gelatinizado, lauroil macrogolgliceridos, amidoglicolato de sódio,estearato de magnésio. O revestimento contém hipromelose, macrogol, dióxido de titânio (E171)e carmim ndigo (E132).

Qual o aspecto de Finasterida Actavis e conteúdo da embalagem
Finasterida Actavis são comprimidos revestidos por película redondos, azuis, biconvexos com agravação ?F5?. O dimetro de 7 mm.

Embalagens com blisters de: 7, 10, 14, 15, 20, 28, 30, 49, 50, 60, 98, 100 ou 300 comprimidos.
Embalagens em frascos de plástico de: 10, 30, 50, 100 ou 300 comprimidos.

Nem todas as embalagens são comercializadas.

Fabricante :

Actavis Group PTC ehf.
Reykjavakurvegi, 76-78
IS-220 Hafnarfjárour
Iceland

MEDICAMENTOS COM O MESMO PRINCÍPIO ATIVO :

Aciclovi Actavis, Ácido Alendronico, Epirrubicina Actavis, Finasterida Actavis, Fludarabina Actavis, Glimepirida Actavis 1, Glimepirida Actavis 2, Glimepirida Actavis 3, Glimepirida Actavis 4,


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.