Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Ferrin - para que serve

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Ferro.

Classe terapêutica : Antianemicos.

Apresentação :

Comprimido revestido - caixa com 20 comprimidos revestidos
Gotas - em solução oral - frasco com 30 ml
líquido - em solução oral - frasco com 100 ml

Indicação : A ingestão de dietas com baixo conteúdo de ferro e as situações fisiológicas em que há demanda excessiva deste on são as principais causas de anemias ferroprivas. Os lactentes, particularmente os alimentados com leite de vaca "in natura" ou com leites pulverizados não enriquecidos, são mais sucetíveis é anemia ferropriva pelo baixo aproveitamento do ferro contido nestes alimentos e principalmente pela capacidade dos laticnios promoverem na criança sangue oculto nas fezes. Os prematuros são predispostos a apresentarem anemias ferroprivas, pois não foram capazes de armazenar este on nos últimos meses de gestação. Gestantes e Lactantes necessitam de ferro quase que rotineiramente
pelo consumo excessivo que a gravidez e a lactação exigem.

Efeito Colateral :

Dependendo da sensibilidade individual, os sais ferrosos podem produzir diarreias em 5% dos pacientes e obstipação em cerca de 10%. Estas manifestações em adultos são mais frequentes com doses superiores 200 mg de ferro elementar. Dores epigástricas podem ocorrer em 7% dos casos com doses em torno de 200mg e em 20% dos casos quando se administram doses próximas a 400mg.
Fezes escuras são acontecimentos comuns na terapêutica com sais de ferro e pode ser utilizada inclusive como indcios do cumprimento da prescrição, não se devendo interromper a terapêutica por seu aparecimento.

Fórmula :

Comprimidos revestidos - cada comprimido revestido contém:
Ferro Elementar (Fumarato Ferroso) 50 mg
Excipiente: Estearato de magnésio, dióxido de silício e Lactose
Gotas - em solução oral - cada ml (24 gotas) contém:
Ferro Elementar (Gluconato Ferroso) 20 mg
Excipiente: ácido cítrico, açúcar, Aroma, Metilparabeno e Propilparabeno
líquido - em solução oral - cada 5 ml contém:
Ferro Elementar (Gluconato Ferroso) 25 mg
Excipiente: ácido cítrico, açúcar, Aroma, Metilparabeno e Propilparabeno

Contra indicação :

Os medicamentos com ferro não devem ser administrados rotineiramente a pacientes portadores de anemias hemolticas e a pacientes que eventualmente tiveram alguma manifestação alérgica com o uso de compostos ferrosos.

Modo de Usar :

ADULTO
Comprimido
uso profiltico: 1 comprimido ao dia
uso terapêutico: 1 comprimido 3 vezes ao dia
líquido
uso profiltico: 10 ml/dia (dose única)
uso terapêutico: 30 ml/dia (dividido em 2 ou 3 doses)
criança
gotas
uso profiltico: 1 gt/Kg/dia (dose única)
uso terapêutico: 5 gt/Kg/dia (dividido em 2 ou 3 doses)
líquido
uso profiltico: 1 ml/5Kg/dia (dose única)
uso terapêutico: 1 ml/5Kg/dia (dividido em 2 ou 3 doses)
LACTENTE
Gotas
uso profiltico: 1 gt/Kg/dia (dose única)
uso terapêutico: 6 gt/kg/dia (dividido em 2 ou 3 doses)

Superdosagem :

Todas as preparações são potencialmente tóxicas tanto para adultos
Como para crianças. doses superiores a 1g em crianças são suficientes para produzir irritação e necrose gastrintestinal. os sintomas mais comuns são náuseas, vômitos, palidez, cianose, cansaço, hematémese e diarreia. a indução de vômitos, bem como, a ingestão de leite e ovos são medidas iniciais que sempre devem ser feitas antes que seja possível a lavagem gástrica. o uso de soluções de bicarbonato de sódio a 1% na lavagem gástrica, torna o ferro mais insolvel, dificultando a sua absorção. a desferrioxamina, agente quelante, pode ser usado tanto por via nasogástrica (até 8 gramas) quanto por via parenteral(500mg cada 4 ou 12 horas) para impedir absorção ou facilitar a eliminação do ferro absorvido.
Advertências e recomendações para pacientes com idade superior a
65 anos:
Tanto o gluconato quanto o fumarato ferroso são melhor tolerados que
Seus sulfatos, desde que as doses diárias estejam dentro daquelas
Especificadas na posologia. pacientes idosos com menor sensibilidade gástrica devem tomar ferrin (fumarato ou gluconato ferroso) após as refeições.

Fabricante :

Ativus farmacêutica Ltda.

Rua Fonte Mécia, 2050
Cep 13270-000 - CX Postal 489
Bairro São Pedro - Valinhos /SP
E-mail: ativus@ativus.com.br

Medicamentos do mesmo fabricante :

Antagon, Asmax, Azimix, Calcichell, Calman, Cinoflax, Colpist mt, Cortax, Dexador, Ferrin, Fluidin, Folifer, Ginotrax, Gynax n, Inflax, Klispel, Licovit, Livten 500 mg, Loratadina, Loremix d, Loremix, Meloxil, Miconan, Mivalen, Nasterid a, Nasterid, Nortec, Novativ, Xelix, Xirvit


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular