Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Faktu anotamp - pomada

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Policresulen

Apresentação : O Faktu Anotamp apresenta-se em embalagens de 10 supositórios.

Fórmula :

1 supositório contém:
Policresulen 100 mg
Cloridrato de Cinchocana 2,5 mg

Forma farmacêutica: supositórios.

Indicação : Tratamento das hemorróidas e outras afecções ano-rectais.

Faktu Anotamp, são supositórios providos de uma gaze tamPóo, o que permite a sua colocação correcta no canal anal, onde permanece até se dissolver completamente. Assim, o efeito terapêutico de Faktu Anotamp exerce-se, exclusivamente no canal anal.
O Faktu Anotamp mostrou-se eficaz nas afecções ano-rectais devido às suas propriedades adstringentes, bactericidas e hemostáticas. O Policresulen, Princípio activo de Faktu exerce uma ação selectiva sobre os tecidos necrosados, sem influenciar as células ss. Os tecidos patológicos são coagulados e eliminados. Sob a a influência de Faktu as feridas recobrem-se de uma fina camada de albumina desnaturada e os pequenos vasos sanguíneos contraem-se e fecham, parando rapidamente as hemorragias. Surge uma hiperemia reativa que acelera o processo de regeneração. Devido ao seu efeito bactericida, Faktu impede que os germes patogúnicos se instalem, evitando e eliminando as inflamações. A Cinchocana mostrou-se eficaz, em proctologia, como anestásico local, suprimindo a dor e o prurido.
Nos casos de hemorróidas ou de outras afecções ano-rectais, Faktu elimina rapidamente a hemorragia a exsudação e o prurido, impede as inflamações e favorece a regeneração dos tecidos patológicos.

Detentor da AIM:
Produtos farmacêuticos Altana Pharma, Ltda.
Quinta da Fonte Edifício Gil Eanes
Porto Salvo
2770-192 Pao de Arcos

IndicaçõesTerapêuticas
Hemorróidas internas, sobretudo quando acompanhadas de inflamação e hemorragia superficial. Fissuras e rgadas anais. Prurido e eczema anais. terapêutica Pós-operatéria.

Contra-indicações
a administração de Faktu está contra-indicada em casos de hipersensibilidade conhecida cinchocana, policresulen ou a qualquer um dos constituintes do medicamento.

Efeitos secundários
No incio do tratamento podem surgir efeitos secundários locais, sob a forma de sensação de queimadura e de prurido. estáo relacionadas com o mecanismo de ação do produto mas, o mais frequente, desaparecerem em pouco tempo. Em geral, Não é necessário suspender a terapêutica.

Interações Medicamentosas: e outras
Não convm administrar na mesma lesão qualquer outro medicamento tópico, dado que não se pode excluir a possibilidade de interação.

Precauções
Em caso de hipersensibilidade cinchocana, Faktu Anotamp só deve ser utilizado com autorização expressa do médico.
Efeitos em grávidas e lactentes
O Policresulen só deve ser administrado durante a gravidez, por expressa indicação médica, se os benefícios para a me justificarem os possveis riscos para o feto.
Não se disPóe de ensaios clínicos relativamente segurança da utilização do policresulen durante a gravidez na mulher. Os estudos realizados em animais não evidenciaram quaisquer indcios de efeitos teratogúnicos.
Desconhece-se se o Policresulen excretado no leite materno. Consequentemente, a utilização de Faktu em mulheres a amamentar não é aconselhável, excepto se os benefícios justificarem os possveis riscos para o recêm-nascido.
Efeitos sobre a capacidade de condução e a utilização de máquinas
Não tém sido referidos efeitos sobre a capacidade de condução e a utilização de máquinas.

Posologia
Via de Administração: Rectal
Salvo indicação médica em contrrio, a posologia proposta é de 1 supositório, 2-3 vezes por dia (de manhã, à noite e, se for necessário, após defecação ).
Retirar o supositório do invlucro.
O supositório deve ser introduzido no nus e, puxando ligeiramente pela gaze, colocado correctamente na regio do esfncter, onde deve permanecer tanto tempo quanto possível.

Sobredosagem: sintomas, medidas de urgência e antídotos
Não foram referidos até data quaisquer casos de sobredosagem com Faktu.

Outras informações

Precauções especiais de conservação:
Guardar em lugar fresco, a temperatura não superior a 25ºC.
Possveis alterações na cor da pomada ou dos supositórios, assim como o aparecimento de manchas amareladas nos supositórios não tém qualquer influência na eficácia do produto.
Caso se registe a Ocorrência de outros efeitos, não descritos neste folheto, deve comunic-los ao seu médico ou farmacêutico.
Verifique o prazo de validade inscrito na embalagem e não utilizar para Além da data indicada.
Medicamento Manter fora do alcance das crianças

Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.