Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Facyl M - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Miconazol e Tinidazol.

Apresentação : Creme vaginal: cartucho com bisnaga de 80 g acompanhada de aplicador.

Indicação : Como complemento do tratamento sistémico (oral) da tricomonose genital da mulher.
Tratamento das vulvovaginites micticas, particularmente das monilases (candidases) vaginais, isoladas ou associadas à tricomonose.
No homem, o creme é usado no tratamento da balanopostite monilisica.

Efeito Colateral :

Em pacientes sensíveis, podem ocorrer reações de hipersensibilidade e irritação local.

Precauções :

Gravidez e amamentação: Embora não existam evidências de que o medicamento seja prejudicial durante o últim estágio da gravidez, é aconselhável que antes da utilização de Facyl M, seja feita uma avaliação dos benefícios do tratamento contra os possveis riscos para a me e o feto.
Se Facyl M for administrado durante o perãodo de amamentação, um método alternativo para alimentação da criança Deverá ser instituído.
álcool: Bebidas alcolicas ou outros preparados contendo álcool não devem ser ingeridos durante e até 3 dias após o tratamento com Facyl M.
Caso ocorram reações de hipersensibilidade ou irritação local, o tratamento Deverá ser suspenso e o médico Deverá ser comunicado.
Nos casos de tricomonase, para uma cura clínica eficaz e prevenção de uma reinfecção, é aconselhável tratar simultaneamente a mulher e o homem.

Características

O tinidazol, quimicamente 1 - [2 - (etil sulfonil) etil] - 2 - metil - 5 nitroimidazol, é uma substância protozoicida que tem demonstrado ser muito eficaz, tanto por via oral como em aplicações locais, no tratamento das infecções provocadas por Trichomonas vaginalis. é o mais ativo dos derivados nitroimidazlicos, apresentando uma atividade cerca de 4 a 16 vezes mais potente que a do metronidazol.
O miconazol, quimicamente nitrato de 1 - [2, 4 dicloro - b - (2, 4 - diclorobenziloxi) fenetil] imidazol é uma substância fungicida de largo espectro, possuindo também ação contra algumas bactrias; a atividade antifngica do miconazol é ampla não s em micoses superficiais, mas tambm, em micoses sistémicas ou profundas, agindo contra dermatéfitos, saprfitos e leveduras. No tratamento da candidase vulvovaginal, os pruridos muitas vezes, são aliviados após uma única aplicação .
Facyl M associa tinidazol e miconazol para o tratamento de vulvovaginites e leucorrias que estáo frequentemente associadas nas infecções por Trichomonas vaginalis e por fungos, principalmente Candida albicans, sendo também eficaz na balanopostite monilisica.

Fórmula :

Cada 5 g (correspondente a uma aplicação ) do creme vaginal contém:
Tinidazol 150 mg
Nitrato de miconazol 100 mg
veículo (metilparabeno, propilparabeno, trietanolamina, vaselina slida, base autoemulsionante, propilenoglicol e água deionizada) q.s.p 5 g

Contra indicação :

Pacientes com história prvia de hipersensibilidade ao tinidazol e/ou nitrato de miconazol.
Durante a gravidez, só deve ser usado quando o médico julgar o tratamento essencial ao bem estar da paciente.
Lactantes durante o perãodo neonatal.

Interação Medicamentosa :

A ingestão de bebidas alcolicas durante o tratamento com Facyl M pode provocar célicas abdominais, náuseas, vômitos, cefaleia, rubor e taquicardia.

Modo de Usar :

Facyl M - creme vaginal:
Aplicar profundamente na vagina o conteúdo do aplicador (aproximadamente 5 g do creme), uma vez ao dia, antes de deitar, durante 14 dias.
MODO DE USAR:
1. Retire a tampa da bisnaga.
2. Utilize o fundo da tampa para perfurar o lacre da bisnaga.
3. Encaixe o aplicador na bisnaga previamente aberta.
4. Para encher o aplicador, aperte suavemente a bisnaga até que o mbolo chegue ao topo.
5. Retire o aplicador da bisnaga.
6 O aplicador já contendo o creme deve ser introduzido cuidadosamente na vagina, de pReferência deitada, com as pernas elevadas. A aplicação deve ser a mais profunda possível.
7 Limpar o aplicador, retirando completamente o mbolo, forando para que ele se desencaixe da trava que o prende. Lavar as peas com água e sabão, enxugar e montar.
No homem, nos casos de balanopostite, aplicar o creme sobre a glande e sulco balano-prepucial, 2 vezes ao dia, até desaparecimento dos sintomas ou até o trmino do tratamento da companheira.

Pacientes Idosas

Estudos apropriados relacionando idade e efeitos dos compostos azlicos e nitroimidazlicos de uso vaginal, ainda não foram realizados em pacientes idosas. porêm nenhum problema específico foi documentado nestas pacientes, até a presente data.

Fabricante :

Medley Indústria Farmacêutica Ltda.

Unidade Campinas
Rua Macedo Costa 55 - Jardim Santa Genebra
CEP: 13080-180 - Campinas - SP – Brasil
(19) 2117-8222

Unidade Sumaré
Rua São Policarpo, nº 100 - Chácara Novo Horizonte
CEP: 13180-161
Sumaré – SP - Brasil

SAC: 0800 7298000

Alguns medicamento do mesmo Fabricante :

Absten S, Acetato de Clostebol, Acetofen, Aciclovir, Acido Mefenamic, Activelle, Adapel, Alenthu, Alergitrat, Ampicil, Angio, Atenolol, Aviral 200 mg, Aviral 400 mg, Bentyl, Bromoprida, Bromoprida, Catoprol, Cefaclor, Cetoconazol, Ciflox, Cintilan, Citroplus, Clamicin, Clofenak, Clomid, Clotrimazol, Clotrimix, Desonol, Dilaflux, Dimeticona, Facyl 500, Facyl M, Fenitoina, Ferrotrat 500, Fluvert, Furosemid, Gramcilin, Iskevert, Kliogest, Lisinopril, Loratadina, Lorazepam, Mebendazol, Mucibron, Neotop, Nimesulida, Nistatina, Novolax, Omeprazol, Optacili, Ortoflan, Otomicina, Paracetamol, Perida, Plenty, Pluriver, Prazol, Prevencor, Profol, Rinisone, Rinosbon, Salder S, Sarcoton, Seczol, Valtrian-HCT, Zoxipan,

Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.