Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Facyl 500 - creme

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Tinidazol.

Apresentação : Comprimido revestido: embalagens com 4, 8 e 100 comprimidos revestidos.

Indicação :

Profilaxia de infecções Pós-operatérias causadas por bactrias anaerbias;Infecções anaerbias, tais como: infecções ginecológicas - endometrite, endomiometrite, abscesso tubovariano; infecções intraperitoneais - peritonite, abscessos; septicemia bacteriana; infecções de cicatrizes no Pós-operatério; infecções da pele e tecidos moles; infecções do trato respiratério superior e inferior, pneumonia, empiemia, abscesso pulmonar;
Vaginite inespecfica;
Gengivite ulcerativa aguda;
Tricomonase urogenital (masculina e feminina);
Giardase;
Amebase intestinal;
Abscesso hepático amebiano.

Efeito Colateral :

são geralmente pouco frequentes, leves e transitérias. As mais comuns são: náuseas, vômitos, tonturas, cefaleias, anorexia, diarreia, sensação de sabor metlico, dor abdominal, fadiga, lngua pilosa e urina escura.
Podem ocorrer casos raros de hipersensibilidade caracterizados por erupção cutânea, prurido, urticária e edema angioneurtico.
Como outras drogas de estrutura química similar, Facyl tem sido associado a leucopenia transitéria e a distúrbios neurológicos, tais como: tontura, vertigem, ataxia, neuropatia perifria (parestesia, distúrbios sensoriais, hipestesia) e raramente convulsões.

Precauções :

Gravidez: Facyl não deve ser usado durante o primeiro trimestre da gravidez, uma vez que os efeitos do tinidazol sobre o desenvolvimento fetal ainda não são definitivamente conhecidos. Embora não existam evidências de que o tinidazol seja prejudicial durante os últimos estágios da gravidez, seu uso nos dois últimos trimestres requer que os potenciais benefícios do tratamento sejam avaliados contra os possveis riscos para a me ou para o feto.
Amamentação: Facyl não deve ser usado durante o perãodo de amamentação. O tinidazol contido em sua fórmula excretado no leite materno por mais de 72 horas após a administração do medicamento. Dessa forma, as mulheres não devem amamentar até no mínimo 3 dias após a descontinuação do uso de Facyl.
Uso em crianças: Não existem dados suficientes para recomendar as doses profilticas e de tratamento de infecções anaerbias para crianças com idade inferior a 12 anos.
Insuficiência renal: Não há necessidade de ajuste da dose de Facyl em pacientes com insuficiência renal, pois não há alteração na farmacocinética do tinidazol nestes pacientes.
distúrbios neurológicos: Assim como outras drogas de estrutura química similar, Facyl tem sido associado a Vários distúrbios neurológicos como tonturas, vertigem, ataxia, neuropatias perifricas e raramente convulsões. Se quaisquer sinais neurológicos anormais se desenvolverem durante terapia com Facyl, a terapêutica deve ser descontinuada.
Efeitos na habilidade de dirigir e operar máquinas: Não existe evidências de que Facyl possa afetar estas habilidades.
álcool: Facyl não deve ser tomado juntamente com bebidas alcolicas, devido à possibilidade de ocorrerem reações do tipo dissulfiram - rubor, célicas abdominais, vômito e taquicardia. Não se deve tomar bebidas alcolicas por pelo menos 72 horas após a descontinuidade do tratamento com Facyl.
Tricomonase vaginal: recomenda-se o tratamento simultâneo do parceiro sexual.

Fórmula :

Cada comprimido revestido de Facyl 500 contém:
Tinidazol ....................500 mg
Excipientes q.s.p. ....................1 comprimido
(celulose microcristalina, glicolato de amido sódico, amido, água deionizada, estearato de magnésio, Eudragit E 100, acetona, álcool isoproPólico, talco, dióxido de titânio, polietilenoglicol 6000, corante)

Contra indicação :

É contraindicado a pacientes portadores de distúrbios neurológicos orgânicos, pacientes com hipersensibilidade ao tinidazol e pacientes com histórias de discrasias sanguíneas, embora não se tenha notado alterações hematológicas persistentes nos estudos clínicos em animais. também contra indicado durante o primeiro trimestre da gravidez e durante o perãodo de amamentação.

Interação Medicamentosa :

O uso de Facyl juntamente com álcool pode provocar célicas abdominais, náuseas, vômitos, cefaleia, rubor e taquicardia.

Modo de Usar :

Profilaxia de infecções Pós-operatérias:
Dose oral única de 2 g, cerca de 12 horas antes da cirurgia.
Tratamento de infeces anaerbias:
Dose inicial de 2 g no primeiro dia, seguida de 1 g por dia em dose única, ou 500 mg duas vezes ao dia. A duração do tratamento de cerca de cinco a seis dias, podendo ser prolongada, a critério médico, quando a erradicação da infecção for mais difcil. Recomenda-se a observação clínica e laboratorial regular quando a terapia durar mais de sete dias.
Vaginites inespecficas:
Dose única oral de 2 g. Maiores taxas de cura são obtidas com dose única diária de 2 g durante dois dias consecutivos (dose total de 4 g).
Gengivite ulcerativa aguda:
Dose oral única de 2 g.
Tricomonase urogenital:
Dose oral única de 2 g. Quando a infecção por Trichomonas vaginalis for confirmada, tratamento simultâneo do parceiro sexual recomendado.
Giardase:
Dose oral única de 2 g.
Amebase intestinal:
Dose oral única diária de 2 g por dois a três dias, podendo-se prolongar o tratamento, a critério médico, por até 6 dias. Alternativamente, dose oral de 600 mg duas vezes ao dia, por cinco dias. Caso não seja suficiente, a critério médico, o tratamento pode ser prolongado por até dez dias.
Abscesso hepático amebiano:
A dose total varia de 4,5 a 12 g, dependendo da virulncia da Entamoeba histolytica. O tratamento deve ser iniciado com dose oral única diária de 1,5 a 2 g durante três dias, podendo-se prolongar o tratamento, a critério médico, por até seis dias. Alternativamente, pode ser administrada oralmente a dose de 600 mg, duas vezes ao dia, durante cinco dias. Caso não seja suficiente, a critério médico, o tratamento pode ser prolongado por até dez dias. Em adição terapia com Facyl deve ser realizada a aspiração do abscesso.
Modo de usar: Os comprimidos revestidos de Facyl devem ser tomados durante ou após as refeições.
Uso em crianças: Não existem dados suficientes para recomendar as doses profilticas e de tratamento de infecções anaerbicas para crianças com idade inferior a 12 anos.
Uso em pacientes com insuficiência renal: Não há necessidade de ajustar a dose de Facyl em pacientes com insuficiência renal.

Pacientes Idosos

Não há informaçães disponíveis sobre a relação entre a idade e os efeitos de tinidazol em pacientes idosos.

Superdosagem :

Não tém sido relatados casos de superdose com Facyl em humanos.
Não existe antídoto específico para o tratamento da superdose com Facyl. O tratamento deve ser sintomático e de suporte, podendo ser til a lavagem gástrica. O tinidazol facilmente dialisvel.

Fabricante :

Medley Indústria Farmacêutica Ltda.

Unidade Campinas
Rua Macedo Costa 55 - Jardim Santa Genebra
CEP: 13080-180 - Campinas - SP – Brasil
(19) 2117-8222

Unidade Sumaré
Rua São Policarpo, nº 100 - Chácara Novo Horizonte
CEP: 13180-161
Sumaré – SP - Brasil

SAC: 0800 7298000

Alguns medicamento do mesmo Fabricante :

Absten S, Acetato de Clostebol, Acetofen, Aciclovir, Acido Mefenamic, Activelle, Adapel, Alenthu, Alergitrat, Ampicil, Angio, Atenolol, Aviral 200 mg, Aviral 400 mg, Bentyl, Bromoprida, Bromoprida, Catoprol, Cefaclor, Cetoconazol, Ciflox, Cintilan, Citroplus, Clamicin, Clofenak, Clomid, Clotrimazol, Clotrimix, Desonol, Dilaflux, Dimeticona, Facyl 500, Facyl M, Fenitoina, Ferrotrat 500, Fluvert, Furosemid, Gramcilin, Iskevert, Kliogest, Lisinopril, Loratadina, Lorazepam, Mebendazol, Mucibron, Neotop, Nimesulida, Nistatina, Novolax, Omeprazol, Optacili, Ortoflan, Otomicina, Paracetamol, Perida, Plenty, Pluriver, Prazol, Prevencor, Profol, Rinisone, Rinosbon, Salder S, Sarcoton, Seczol, Valtrian-HCT, Zoxipan,

Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular