Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Exluton anticoncepcional

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Linestrenol.

Classe terapêutica : Contraceptivo Oral.

Apresentação : 0,5 mg: Bistler com 28 comprimidos

Indicação : Anticoncepção oral.

Efeitos Colaterais : Os seguintes efeitos colaterais tém sido associados com a terapia progestagênica: Trato geniturinário: Sangramento intermenstrual, amenorria Pós-Pílula, alteração no muco cervical, certas infecções vaginais como candidase. Mamas: Sensibilidade. Trato gastrintestinal: Nusea, vômito, colelitase, icterícia colestática. Pele: Cloasma, erupção cutânea. SNC: cefaleia, enxaqueca, alterações de humor. Outros: Retenção de líquidos, redução da tolerância glicose, alterações do peso corPóreo.

Fórmula : Cada comprimido contém: Linestrenol 0,5 mg.

Contra indicação : Gravidez; hepatopatia grave ou história dessa condição com testes de função hepática alterados; icterícia colestática; história de icterícia gravódica ou icterícia devido ao uso de esteroides; síndrome de Dubin-Johnson; sangramento vaginal não-diagnosticado; história de gravidez tubria ou salpingite; história de prurido intenso ou herpes durante a gravidez ou previamente ao emprego de esteroides.

Gravidez e Lactação

EXLUTON É contraindicado durante a gravidez, mas parece não ter efeitos adversos na lactação, sendo desprezvel a excreção de linestrenol através do leite.

Interação Medicamentosa :

Sangramento irregular e confiabilidade reduzida podem ocorrer quando EXLUTON é usado concomitantemente com drogas anticonvulsivantes, barbitúricos, rifampicina, carvo ativado e certos laxantes. Em mulheres diabticas, os anticoncepcionais orais podem reduzir a tolerância glicose e aumentar a necessidade de insulina ou outras drogas antidiabticas.

Modo de Usar :

A administração da primeira cartela deve ser iniciada no primeiro dia da menstruação. Isso aplica-se também nos casos de mudança de outro anticoncepcional oral para EXLUTON. Os comprimidos devem ser administrados diariamente, durante 28 dias, sem interrupção, sempre na mesma hora do dia. Se o intervalo entre a administração de 2 comprimidos for maior que 27 horas, a eficácia anticoncepcional pode ser afetada seriamente. As cartelas subseqentes devem ser iniciadas continuamente, sem qualquer intervalo entre os comprimidos. a administração após o parto pode ser iniciada no primeiro dia da menstruação espontnea. Se for necessário iniciar antes, por exemplo, imediatamente após o parto, serão necessárias precauções anticoncepcionais adicionais durante os primeiros 14 dias de Administração. após aborto espontneo ou provocado, a administração deve ser iniciada imediatamente. Nesse caso, nenhuma precaução adicional ser necessária.

Precauções e Advertências

Alguns relatos indicam uma maior Incidência de gravidez tubria durante o uso de "miniPílula". Caso haja Ocorrência de gravidez, apesar do uso de EXLUTON, o médico Deverá excluir a possibilidade de gravidez extra-uterina. Se os testes de função hepática tornarem-se anormais, o tratamento deve ser interrompido. Cloasma encontrado, ocasionalmente, durante o uso de progestágenos, principalmente em mulheres com história de cloasma gravdico. Mulheres com tendência a cloasma devem evitar exposição ao sol enquanto EXLUTON estiver sendo administrado. O uso de esteroides pode influenciar os resultados de certos testes laboratoriais. Durante o tratamento prolongado com progestágeno s, recomendável exames médicos peridicos. Pacientes com as seguintes condições devem ser monitorizadas: Doenças tromboemblicas, uma vez que tem-se relatado um risco ligeiramente aumentado de algumas doenças cardiovasculares e cerebrovasculares com o emprego de anticoncepcionais orais combinados; insuficiência cardíaca latente ou manifesta; insuficiência renal, hipertensão, epilepsia ou enxaqueca (ou história dessas condições), uma vez que agravamento e recidiva podem ocorrer, ocasionalmente. Confiabilidade reduzida: A Ocorrência de gravidez com EXLUTON é altamente improvável, quando corretamente administrado. Entretanto, a confiabilidade de anticoncepcionais orais pode ser reduzida quando: os comprimidos não forem administrados conforme as recomendações, por exemplo, forem esquecidos um ou mais comprimidos; ocorrerem distúrbios gastrintestinais com diarreia e/ou vômito dentro de 4 horas após a ingestão; forem usadas drogas concomitantemente (ver item Interações Medicamentosas:). A menstruação pode, ocasionalmente, não ocorrer com o uso de Pílulas de progesterona isolada. Entretanto, se nenhum dos casos mencionados acima ocorrer, a gravidez improvável e o uso de EXLUTON pode ser continuado. No entanto, se ocorrer qualquer dos fatores acima, a administração Deverá ser interrompida e a gravidez Deverá ser excluída, antes que se retorne utilização do anticoncepcional oral.

Superdosagem :

A toxicidade de linestrenol muito baixa. Assim sendo, não se espera o aparecimento de sintomas txicos com EXLUTON quando, por exemplo, Vários comprimidos forem ingeridos simultaneamente por crianças. Os sintomas que possivelmente podem ocorrer nesse caso são náusea e vômito. Provavelmente, não ser necessário nenhum tratamento específico, podendo-se administrar tratamento de suporte, a critério médico.

Fabricante :

Akzo Nobel Brasil Ltda.

Rodovia Raposo Tavares km 18,5 S/N Bloco 51
Jardim Arpoador
CEP:05577-300
São Paulo - SP - Brasil
T + 55 11 2109-1100
F + 55 11 2109-1132
Website: www.akzonobel.com/br

Medicamentos do mesmo fabricante :

Androxon, Cotazym F, Dilena, Durateston 250, Durateston, Estandron P, Exluton, Fludilat, Ginedak, Ginestatin, Ginosutin M, Ginosutin, Humegon, Lipofacton, Microdiol, Norden, Orageston, Ormigrein, Ovestrion, Pavulon, Riselle, Sandrena, Styptanon


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.