Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Eutirox - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Levotiroxina sódica

Apresentação : 0.025 mg / 0.05 mg / 0.075 mg / 0.088 mg / 0.1 mg / 0.112 mg / 0.125 mg / 0.137 mg / 0.15 mg / 0.175 mg / 0.2 mg Comprimidos

Indicação : Levotiroxina, a substância ativa do Eutirox, é uma hormona tiroideia sintática própria para o tratamento de doenças e anomalias da glndula tiroideia. A substância tem o mesmo efeito que as hormonas tiroideias segregadas naturalmente.

Para tratamento do bcio eutiroideu, principalmente em adultos, com uma função tirodeia normal;

Para evitar a recaida após a cirurgia do bcio;

Para substituir as hormonas tiroideias naturais, quando a sua glndula tiroideia não produz o suficiente;

Para suprimir o crescimento de um tumor em doentes com cancro da tiráide.

Antes de tomar Eutirox

Não tome Eutirox

Caso tenha qualquer um dos seguintes problemas:

  • alergia (hipersensibilidade) à substância ativa ou a qualquer outro componente de Eutirox (ver secção 6.),
  • insuficiência não tratada da glndula adreno-cortical ou da hiPófise ou produção excessiva de hormonas tiroideias (tirotoxicose),
  • doença cardíaca aguda (enfarte do miocárdio ou inflamação do coração).
  • Não tome Eutirox juntamente com medicamentos antitiroideos, se estiver grávida (ver secção Gravidez e aleitamento).

    Tome especial cuidado com Eutirox

    Se sofrer de alguma das seguintes doenças cardíacas:

    Corrente sanguínea insuficiente nos vasos sanguíneos do coração (angina de peito), insuficiência cardíaca, pulsação rápida e irregular, tensão arterial elevada, dePósitos de gordura nas artrias (arteriosclerose).

    Estas doenças devem estar controladas antes de se iniciar o tratamento com Eutirox ou antes de fazer um teste de supressão da tiroide. Os seus níveis de hormonas tiroideias devem ser verificados com frequência enquanto estiver a tomar Eutirox. Se não tiver a certeza se sofre de alguma destas doenças, ou se não estiver a receber tratamento, consulte o seu médico.

    O seu médico verificar se tem alguma disfunção da glndula adreno-cortical ou da hiPófise, ou alguma disfunção tiroideia com uma produção excessiva e descontrolada de hormonas tiroideias (autonomia da tiráide), pois estas condições devem ser controladas antes de iniciar o tratamento com Eutirox ou antes de fazer um teste de supressão da tiroide.

    Fale com o seu médico, se estiver na menopausa ou Pós-menopausa; o seu médico pode ter de verificar regularmente a função tiroideia devido ao risco de osteoporose.

    Se mudar de um medicamento com levotiroxina para outro. O efeito pode ser ligeiramente diferente e pode ser necessário monitorizar com mais cuidado e ajustar a dose.

    Ao tomar Eutirox com outros medicamentos

    Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica, pois Eutirox pode influenciar o seu efeito:

    Medicamentos anti-diabéticos (medicamentos para reduzir o teor de açúcar no sangue): Eutirox pode diminuir o efeito do seu medicamento anti-diabético, portanto pode ser necessário fazer mais análises de sangue para verificar os níveis de açúcar no sangue, em especial no incio do tratamento com Eutirox. Enquanto estiver a tomar Eutirox, pode ser necessário ajustar a dose do seu medicamento anti-diabético.

    Derivados cumarúnicos (medicamentos utilizados para prevenir a coagulação do sangue): Eutirox pode potenciar o efeito destes medicamentos, portanto pode ser necessário avaliar regularmente os níveis de coagulação sanguínea do doente, em especial no incio do tratamento com Eutirox. Enquanto estiver a tomar Eutirox, poderá ser necessário ajustar a dose do seu anticoagulante.

    Tenha o cuidado de respeitar os intervalos de tempo recomendados se tiver de tomar algum dos seguintes medicamentos:

    Medicamentos utilizados para ligar os ácidos biliares e para reduzir os níveis de colesterol (colestiramina ou colestipol):

    Deve tomar sempre Eutirox 4 ou 5 horas antes de tomar estes medicamentos, pois os mesmos podem inibir a absorção de Eutirox pelo intestino.

    Antiácidos (para o alívio da acidez gástrica), sucralfato (para úlceras do estômago ou intestino) outros medicamentos contendo alumínio, medicamentos contendo ferro, carbonato de cálcio:

    Deve tomar sempre Eutirox pelo menos 2 horas antes de tomar estes medicamentos, caso contrrio os mesmos podem diminuir os efeitos do Eutirox.

    Fale com o seu médico caso esteja a tomar qualquer dos medicamentos que se seguem, pois estes podem reduzir os efeitos de Eutirox: propiltiouracilo (medicamento antitiroideu), glucocorticóides (medicamentos antialérgicos e antinflamatórios), betabloqueantes (medicamentos que baixam a pressão arterial e também são utilizados para o tratamento de doenças cardíacas), sertralina (medicamento antidepressivo),

    cloroquina ou proguanil (medicamentos para prevenir ou tratar casos de malria), medicamentos que ativam certas enzimas hepáticas tais como barbitúricos (sedativos, comprimidos para dormir), medicamentos que contém estrognio, utilizados para a substituição hormonal durante e após a menopausa, ou para prevenir a gravidez.

    Fale com o seu médico caso esteja a tomar algum dos seguintes medicamentos, os quais podem potenciar os efeitos de Eutirox: salicilatos (medicamentos utilizados para aliviar as dores e baixar a febre), dicumarol (medicamento para evitar a coagulação do sangue), furosemida em doses elevadas de 250 mg (medicamento diurético), clofibrato (medicamento para reduzir os lpidos sanguíneos), fenitona (medicamento anti-epilptico).

    Fale com o seu médico se estiver a tomar amiodarona (um medicamento usado para tratar os batimentos cardiacos irregulares), pois este medicamento pode influenciar a função e atividade da sua glndula tiroideia.

    Se necessitar de fazer um teste de diagnóstico ou outros exames com meios de contraste que contenham iodo, informe o seu médico que está a tomar Eutirox, pois pode ser que lhe administrem uma injecção que pode influenciar a sua função tirodeia.

    As hormonas da tiráide não são apropriadas para perder peso. A toma de hormonas da tiráide não irá reduzir o seu peso, se o seu nível de hormonas da tiráide estiver dentro dos valores normais. Podem ocorrer efeitos secundários graves ou mesmo que coloquem em risco a sua vida, se aumentar a dose sem conselho médico.

    Ao tomar Eutirox com alimentos e bebidas

    Informe o seu médico se a sua dieta incluir produtos de soja, em especial se alterar as quantidades ingeridas. Os produtos de soja podem reduzir a absorção do Eutirox, podendo portanto ser necessário ajustar a sua dose de Eutirox.

    Gravidez e aleitamento

    Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Se estiver grávida, continue a tomar Eutirox. Fale com o seu médico pois a dose pode ter de ser alterada.

    Se tiver tomado Eutirox juntamente com um medicamento antitiroideu para o tratamento de uma produção excessiva de hormonas tiroideias, o seu médico aconselhá-la-é a deixar de fazer o tratamento com Eutirox em caso de gravidez.

    Se estiver a amamentar, continue a tomar Eutirox conforme receitado pelo médico. A quantidade do medicamento excretada no leite materno to reduzida que não afecta o beb.

    Condução de veículos e utilização de máquinas

    Não foram estudados os efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas. Não de esperar que Eutirox tenha qualquer influência na capacidade de conduzir e utilizar máquinas, pois a levotiroxina idêntica hormona tiroidea natural.

    Informaçães importantes sobre alguns dos componentes de Eutirox

    Eutirox contém lactose. Se foi informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

    COMO TOMAR Eutirox

    Tomar Eutirox sempre de acordo com as Indicaçõesdo médico. Fale com o médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

    O seu médico determinaré a sua dose individual com base em testes laboratoriais de diagnóstico e pelo exame clínico. Regra geral, o tratamento deve iniciar-se com uma dose baixa, a qual deve ser aumentada gradualmente cada 2 a 4 semanas, até que seja alcançada a sua dose individual adequada. Durante as semanas iniciais de tratamento Deverá realizar análises laboratoriais para se poder ajustar a dose.

    O intervalo de doses habitual encontra-se descrito na tabela abaixo. Pode ser suficiente uma dose baixa individualizada nos seguintes casos:

    Administração

    Eutirox deve ser administrado por via oral.

    Tome uma dose única diária, de manhã, com o estômago vazio, pelo menos meia hora antes do pequeno-almoço, de pReferência com um pouco de líquido, por exemplo meio copo de água.

    No caso dos lactentes, a totalidade da dose Deverá ser administrada pelo menos meia hora antes da primeira refeição do dia. Imediatamente antes de administrar a dose, esmague o comprimido e misture-o com um pouco de água, dando-o criança com um pouco mais de água. Prepare sempre a mistura imediatamente antes de a administrar.

    Duração do tratamento

    A duração do tratamento pode variar, dependendo da doença que esteja a ser tratada com o Eutirox. Por conseguinte, o seu médico explicar-lhe- por quanto tempo Deverá tomar o medicamento. A maioria dos doentes tem de tomar Eutirox para o resto da vida.

    Se tomar mais Eutirox do que deveria

    Se tiver tomado uma dose maior do que a que lhe foi receitada, podem ocorrer sintomas como batimento acelarado do coração, ansiedade, agitação ou movimentos involuntários. Se isso se verificar, contacte o seu médico.

    Caso se tenha esquecido de tomar Eutirox

    Não tome uma dose dobrada para compensar um comprimido que se esqueceu de tomar. Tome antes a dose normal no dia seguinte.

    Se tiver mais dúvidas sobre a utilização de Eutirox, fale com o seu médico ou farmacêutico.

    Efeitos secundários Eutirox

    Como todos os medicamentos, Eutirox pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

    Eutirox idntico s hormonas tiroideias naturais. Portanto, se tomar a dose de Eutirox receitada e fizer os testes laboratoriais marcados pelo seu médico, pouco provável que sofra efeitos secundários.

    Se tomar mais Eutirox que o receitado, ou se não tolerar a dose receitada, ou seja, se tiver sido aumentada de um modo demasiado rpido, pode ter um ou mais dos seguintes efeitos secundários:

    Batimentos irregulares ou acelarados do coração, dores no peito, dores de cabeça, fraqueza muscular ou cãibras, rubores (face quente e vermelha), febre, vômitos, alterações menstruais, hipertensão intracraniana benigna (um aumento de pressão na cabeça com inchao dos olhos), tremores, agitação, perturbações do sono, suores, perda de peso e diarreia.

    Se sentir algum destes efeitos, consulte o seu médico, que pode decidir interromper o tratamento por alguns dias ou reduzir a dose diária até os efeitos secundários terem desaparecido.

    É possível ter reações alérgicas a quaisquer dos componentes do Eutirox (ver a secção 6 ‘Qual a composição de Eutirox’). Se tal acontecer, contacte o seu médico.

    COMO CONSERVAR Eutirox

    Manter fora do alcance e da vista das crianças.

    Não utilize Eutirox após o prazo de validade impresso no blister e na embalagem exterior após palavra VAL. O prazo de validade corresponde ao últim dia do mês indicado.

    Não conservar acima de 25 C. Manter os blisters dentro da embalagem exterior. Proteger da luz.

    Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessite. Estas medidas ajudam a proteger o ambiente.

    Outras informações

    Qual a composição de Eutirox 25 microgramas

    A substância ativa é a levotiroxina. Cada comprimido contém 25 microgramas de levotiroxina sódica.

    Os outros componentes são amido de milho, croscarmelose sódica, gelatina, lactose monohidrato e estearato de magnésio.

    Fabricante :

    Merck S.A. Indústrias Químicas

    Estrada dos Bandeirantes, 1099
    Jacarepaguá – Rio de Janeiro - RJ - Brasil
    Tel.: +55 (21) 2444-2000
    Fax: + 55 (21) 2444-2060

    SAC Farmacêutica - 0800 727 7293
    contato.merck@merck.com.br
    SAC Química - 0800 727 7292
    quimica@merck.com.br

    Medicamentos do mesmo fabricante :

    Aciclovir, Adronat 70 mg, Adronat, Alergomed, Alginac, Arcoxia, Asalit, Asmalergin, Biconcor, Bionorm, Cebion 500 mg, Cebion, Cestox, Cetirizina Mylan, Chibroxin, Cisticid, Clinfar, Co Renitec, Concor, Cronodipin, Cronomet, Dancor, Denapril, Diclin, Droptison, Elas, Emecort, Endrox, Euthyrox, Eutirox, Fem 7, Flaxin, Flogan AI, Flogan, Floratil, Floxacin, Fosamax 5, Fosamax, Glifage 850 mg, Glifage, Glucophage, Gludon, Hyzaar, Iloban, Kiadon 80 mg, Kiadon, Laxtam, Lipril 5, lipril 20, Lisinopril Mylan, Lisinopril, Loratadina, Lortaan 100, Lortaan, Maxalt 2, Maxalt, Mefoxin, Metformed, Mevacor, Midecamin, Mucoflux, Neobar, Nutrizim, Olfen Gel, Omcilon A M, Pan Emecort, Paracetamol, Pinapaz, Piroxicam, Plenax, Propecia, Proscar, Psiquial, Renitec, Roxflan, Septopal, Singulair, Tornassol, Vaqta, Vioxx, Zocor,

    Advertências :

    Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

    Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

    Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

    Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

    Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

    O ministério da saúde adverte:

    A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

    Como descartar os medicamentos :

    Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

    Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

    Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

    Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

    Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

    As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

    Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

    Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

    No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

    Mantenha-o longe do alcance de crianças.

    Manuseie-o com as mãos limpas.

    Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

    O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

    Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

    Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

    Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

    Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

    Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular