Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Euthyrox - bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Levotiroxina.

Apresentação :

Euthyrox 50 mcg - comprimido
Embalagem contendo 50 comprimidos.
Euthyrox 100 mcg - comprimido
Embalagem contendo 50 comprimidos.

Indicação : Complementação ou reposição da secreção tireoidiana.
Supressão da secreção de TSH.

Efeito Colateral :

Quando EUTHYROX é utilizado de maneira adequada, sob rigoroso controle médico, não de se esperar a Ocorrência de efeitos colaterais. Estes surgem quando se ultrapassa o limite de tolerância individual para a levotiroxina ou em caso de superdosagem, em especial se, no incio do tratamento, a posologia for aumentada rapidamente.
Os efeitos colaterais compreendem sinais e sintomas indicativos de hiperfunção tireoidiana, tais como taquicardia, agitação, nervosismo, tremor fino nas mos, perda de peso, diarreia, sudorese aumentada e hipertermia.

Precauções :

Os hormônios tireoidianos devem ser usados com grande cautela sempre que houver comprometimento, comprovado ou suspeito, da integridade do sistema cardiovascular, especialmente das artrias coronárias, tal como ocorre na angina pectoris ou nos idosos. O tratamento de pacientes cardiopatas deve ser iniciado com baixas doses, que serão aumentadas aos poucos e lentamente.
A experiência clínica existente até o momento não indica qualquer efeito adverso sobre fetos, quando a levotiroxina é administrada a gestantes.
Pequenas quantidades de levotiroxina são eliminadas pelo leite, o que implica em cuidados quando se pretende administr-la a pacientes que estejam amamentando.
O uso de hormônios tireoidianos pode agravar a intensidade dos sintomas de pacientes com diabete melito ou insípido, assim como insuficiência supra-renal, obrigando a reajustes no tratamento destas patologias.

Fórmula :

EUTHYROX 50 mcg
Cada comprimido contém 50 mcg de levotiroxina sódica e excipientes (ácido cítrico, amido de milho, carboximetilamido sódico, celulose microcristalina, estearato de magnésio, hidrogenofosfato de cálcio e talco).
EUTHYROX 100 mcg
Cada comprimido contém 100 mcg de levotiroxina sódica e excipientes (ácido cítrico, amido de milho, carboximetilamido sódico, celulose microcristalina, estearato de magnésio, hidrogenofosfato de cálcio e talco).

Contra indicação :

EUTHYROX não deve ser usado por pessoas com reconhecida hipersensibilidade a qualquer um dos excipientes.
Constituem Contra Indicações relativas o infarto recente do miocárdio, a tireotoxicose não tratada e a insuficiência supra-renal descompensada.

Interação Medicamentosa :

Os hormônios tireoidianos podem potencializar os efeitos de anticoagulantes. Assim sendo, recomendável que se faam nos pacientes em uso destes medicamentos, frequentes determinações do tempo de protrombina, durante tratamento com hormônios tireoidianos.
A colestiramina liga-se levotiroxina no intestino, impedindo sua absorção. Por isso necessário um intervalo de quatro a cinco horas entre as administrações dos dois medicamentos.
A fenitona, os salicilatos, o clofibrato, assim como a furosemida em altas doses, podem potencializar os efeitos da levotiroxina.
Mulheres hipotireideas em uso de estrognios necessitam de doses maiores de levotiroxina, pois os estrognios aumentam os níveis séricos da globulina plasmática qual se liga a tiroxina.

Modo de Usar :

A exclusivo critério médico, de acordo com o caso. Comumente a dose diária inicial para adultos e crianças à de 25 a 100 mcg, aumentada progressivamente de 25 ou 50 mcg a cada três ou quatro semanas, de acordo com a resposta terapêutica obtida. A dose de manutenção para adultos de 200 a 300 mcg por dia e, para crianças, de 100 a 200 mcg por dia.
A duração do tratamento, conforme o caso, pode ser de alguns meses ou estender-se por toda a vida.
Pacientes idosos - Não existem Advertências ou recomendações especiais sobre o uso do produto por pacientes idosos.

Superdosagem :

A superdosagem ocasiona quadro de hipertireoidismo caracterizado por cefaleia, instabilidade, nervosismo, sudorese e aumento da motilidade intestinal. podem surgir ou agravar-se angina pectoris ou insuficiência cardíaca congestiva.
O tratamento consiste na interrupção da levotiroxina e no uso de medicamentos capazes de antagonizar os efeitos centrais e perifricos dos hormônios, em especial, os decorrentes da atividade simPótica aumentada (p.ex., agentes antiadrenérgicos como o propranolol). quando necessário, deve-se fazer reposição hádrica e combater a febre e a hipoglicemia.
Em caso de insuficiência cardíaca, usar digitlicos.
Na ingestão aguda de grandes doses de levotiroxina, utilizar medidas visando impedir a absorção entárica do produto e medicamentos sintomáticos.

Fabricante :

Merck S.A. Indústrias Químicas

Estrada dos Bandeirantes, 1099
Jacarepaguá – Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel.: +55 (21) 2444-2000
Fax: + 55 (21) 2444-2060

SAC Farmacêutica - 0800 727 7293
contato.merck@merck.com.br
SAC Química - 0800 727 7292
quimica@merck.com.br

Medicamentos do mesmo fabricante :

Aciclovir, Adronat 70 mg, Adronat, Alergomed, Alginac, Arcoxia, Asalit, Asmalergin, Biconcor, Bionorm, Cebion 500 mg, Cebion, Cestox, Cetirizina Mylan, Chibroxin, Cisticid, Clinfar, Co Renitec, Concor, Cronodipin, Cronomet, Dancor, Denapril, Diclin, Droptison, Elas, Emecort, Endrox, Euthyrox, Eutirox, Fem 7, Flaxin, Flogan AI, Flogan, Floratil, Floxacin, Fosamax 5, Fosamax, Glifage 850 mg, Glifage, Glucophage, Gludon, Hyzaar, Iloban, Kiadon 80 mg, Kiadon, Laxtam, Lipril 5, lipril 20, Lisinopril Mylan, Lisinopril, Loratadina, Lortaan 100, Lortaan, Maxalt 2, Maxalt, Mefoxin, Metformed, Mevacor, Midecamin, Mucoflux, Neobar, Nutrizim, Olfen Gel, Omcilon A M, Pan Emecort, Paracetamol, Pinapaz, Piroxicam, Plenax, Propecia, Proscar, Psiquial, Renitec, Roxflan, Septopal, Singulair, Tornassol, Vaqta, Vioxx, Zocor,

Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.