Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Eulexin - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Flutamida

Apresentação : 250 mg comprimidos

Indicação :

Eulexin pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como anti-andrognios, o que significa que pode bloquear o efeito da testosterona (uma hormona masculina) no corpo.
Eulexin é utilizado no tratamento da neoplasia da próstata num estadio avançado, no qual esteja indicada a inibição dos efeitos da testosterona; como tratamento inicial em associação com um medicamento semelhante a uma hormona do nosso corpo, um agonista LHRH (hormona libertadora da hormona luteinizante); terapêutica auxiliar em doentes já em tratamento com agonistas da LHRH; em doentes submetidos a castração cirúrgica; no tratamento de doentes que não responderam a outras formas de manipulação hormonal, ou em doentes que não conseguem tolerar este tipo de terapêutica.
Como componente da terapêutica utilizada num tipo de neoplasia da próstata (B2-C2 (T2b-T4)) localizado,
Eulexin está também indicado na redução do volume e aumento do controlo do tumor e no alargamento do perãodo de tempo livre de doença.

Antes de tomar EULEXIN

O uso de Eulexin s é indicado em doentes do sexo masculino.

Não tome Eulexin
- se tem alergia (hipersensibilidade) flutamida ou a qualquer outro componente de Eulexin. Se tiver alguma reação alérgica com este medicamento deve contactar imediatamente o seu médico.

Tome especial cuidado com Eulexin
- se sofre de doença hepática. Informe o seu médico, que avaliar cuidadosamente a sua situação antes de lhe prescrever um tratamento a longo prazo com Eulexin. O tratamento com Eulexin não deve ser iniciado em doentes que apresentem níveis de transaminases (enzimas do fgado) no sangue que excedam 2 a 3 vezes o limite superior do normal.
- se ocorrerem sintomas/sinais de doença do fgado, como comicháo, urina com cor, náuseas, vômitos, perda de apetite persistente, icterícia (pele amarelada), dor na parte superior direita do abdômen ou sintomas inexplicveis tipo gripe. Neste caso, contacte imediatamente o médico, que lhe solicitaré análises laboratoriais. Dependendo dos resultados, pode ser necessário suspender o tratamento com Eulexin.
- se não foi submetido a castração farmacológica ou cirúrgica. Neste caso, dever-se- proceder a determinações periódicas da contagem espermática (n. de espermatozides) durante o tratamento prolongado.
- se sofre de doença cardíaca (do coração), pois Eulexin pode provocar retenção de água.
O seu médico poderá solicitar-lhe que faa análises laboratoriais ao sangue durante o tratamento com
Eulexin, uma vez por mês nos primeiros quatro meses e a partir da periodicamente.

Tomar Eulexin com outros medicamentos
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica. Se está a tomar medicamentos contendo varfarina (altera a coagulação do sangue), o seu médico poderá ter que ajustar a dose desses medicamentos.

Gravidez e aleitamento
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.
Eulexin é indicado para utilização em doentes do sexo masculino.
Não foram realizados estudos em mulheres grávidas ou lactantes. Dever-se-, portanto, considerar a hiPótese de Eulexin poder causar lesões fetais quando administrado a mulheres grávidas, ou de se encontrar presente no leite materno.

Condução de veículos e utilização de máquinas
Não previsível que Eulexin afecte a sua capacidade de conduzir veículos ou de utilizar máquinas.

Informaçães importantes sobre alguns componentes de Eulexin
Eulexin contém lactose. Se foi informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento

COMO TOMAR EULEXIN
Tomar Eulexin sempre de acordo com as Indicaçõesdo médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. A dose habitual é de 1 (um) comprimido, tomado oralmente, três vezes por dia, a intervalos de 8 horas. Continue a tomar Eulexin regularmente, mesmo quando comear a sentir-se melhor.
Quando tomado em conjunto com uma agonista LHRH, Eulexin deve ser iniciado simultaneamente ou 24 horas antes desse medicamento.
Na neoplasia da próstata localizada, a administração de Eulexin deve ser iniciada 8 semanas antes da radioterapia (terapêutica com radiações) e prosseguir durante a radioterapia.

Se tomar mais Eulexin do que deveria
Se tomou uma dose excessiva de Eulexin informe de imediato o seu médico ou farmacêutico.
Eulexin não eliminado por dilise.

Caso se tenha esquecido de tomar Eulexin
Se se esquecer de tomar uma dose na hora exacta, tome-a assim que for possível e depois volte ao esquema normal. Não tome uma dose dobrada para compensar um comprimido que se esqueceu de tomar.

Se parar de tomar Eulexin
Não deixe de tomar o medicamento sem falar primeiro com o seu médico.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Efeitos secundários EULEXIN
Como os demais medicamentos, Eulexin pode causar efeitos secundários em algumas pessoas, que poderão ocasionalmente necessitar de atenção médica.
Se tiver comicháo na pele, urina escura (cor de vinho do Porto), náuseas, vômitos, falta de apetite persistente, olhos e pele amarelados, monha na parte superior direita do abdômen ou sintomas de gripe fale imediatamente com o seu médico. Estes sintomas podem ser um indcio de problemas do fgado, que raramente ocorrem com Eulexin.

Podem ocorrer outros efeitos indesejáveis que vo desaparecendo medida que o corpo se vai habituando ao medicamento. Contudo, por vezes, são necessários cuidados médicos.
Quando Eulexin tomado isoladamente, os efeitos indesejáveis mais comuns são o aumento e/ou monha da mama, por vezes com saída de líquido. Estas reações desaparecem quando o médico suspende o tratamento ou reduz a dose que está a tomar. ( menos provável que este tipo de reação acontea quando Eulexin tomado em associação com outros medicamentos).

Outros potenciais efeitos indesejáveis incluem diarreia, náuseas, vômitos, aumento do apetite, fadiga ou insônias. Raramente poderá sentir diminuição do desejo sexual ou da atividade sexual, problemas de estômago, perda de apetite, dor do “tipo-úlcera”, azia, prisão de ventre, Pós ou tornozelos inchados, ndoas negras, herpes, comicháo, dores de cabeça, tonturas, uma sensação de desconforto geral, visão enevoada, sede, dores no peito, ansiedade, depressão, inchao das mos, Pós ou tornozelos ou redução da contagem espermática (n. de espermatozides).

Quando Eulexin tomado em conjunto com agonistas LHRH, segundo a indicação do seu médico, os efeitos indesejáveis mais frequentes são afrontamentos, diminuição do desejo sexual ou atividade sexual, diarreia, náuseas ou vômitos. Os efeitos indesejáveis que podem ocorrer mais raramente são: problemas no sangue, perturbações do estômago e/ou intestino, perda do apetite, irritação no local da injecção, erupção na pele, Pós ou tornozelos inchados, dores ou contracções musculares, icterícia, sintomas a nível do tracto genitourinário, pressão arterial elevada, sonolência, depressão, confusão, ansiedade, nervosismo.

Em casos muito raros, ocorreram sintomas respiratérios, hepatite (inflamação do fgado) e fotossensibilidade (alergia luz).

No decurso da comercialização, a nível mundial, de Eulexin, foram ainda notificados os seguintes efeitos indesejáveis: alterações nas células do sangue, reações de fotossensibilidade incluindo vermelhidão, ulcerações, lesões bulhosas e epidermlise (morte das células da epiderme, parte superior da pele) e alterações na coloração da urina para mbar ou verde amarelada Foram igualmente observadas icterícia, encefalopatia (afecção do crebro) e necrose hepática (morte das células do fgado). As patologias do fgado regrediram geralmente após suspensão da terapêutica; foram, no entanto, referidos casos de morte na sequncia de lesões graves do fgado, associadas ao uso de flutamida.
Foram notificados dois casos de neoplasias malignas da mama em doentes do sexo masculino medicados com Eulexin. Contacte imediatamente o seu médico se notar alguma alteração 8p.ex. aparecimento de um ndulo) na mama.

Alguns doentes poderão sentir outros efeitos indesejáveis que não se encontram acima referidos.

COMO CONSERVAR EULEXIN
Manter fora do alcance e da vista das crianças.
Não conservar acima de 30ºC.
Conservar no blister de origem para proteger da humidade.
Manter o blister dentro da embalagem exterior para proteger da luz.
Não utilize Eulexin após o prazo de validade impresso na embalagem exterior e no blister. O prazo de validade corresponde ao últim dia do mês indicado.
Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

Outras informações
Qual a composição de Eulexin
- A substância ativa é a flutamida.
- Os outros componentes são a lactose, o sulfato de laurilo e sódio, a celulose microcristalina, o amido prgelificado, a slica coloidal hidratada e o estearato de magnésio.

Qual o aspecto de Eulexin e conteúdo da embalagem
Os comprimidos são redondos e amarelados, com ranhura de um lado e o símbolo da Schering do outro.
Eulexin apresenta-se em embalagens de 60 comprimidos.

Fabricante :

Schering-Plough Farma, Lda.
Rua Agualva dos Aores, n. 16
2735-557 Agualva-Cacm
Portugal
Telf: 21 433 93 00


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular