Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Equitam - bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Extrato seco de Ginkgo biloba

Apresentação : Comprimido revestido 40 mg. embalagens contendo 30 comprimidos revestidos. Comprimido revestido 80 mg. embalagens contendo 30 comprimidos revestidos.

Indicação : Vertigem e zumbidos de distúrbios circulatórios ou fenômenos relacionados ao envelhecimento (vertigem, zumbidos de origem vascular e involutiva). Nas claudicações intermitentes, com o objetivo de aumentar a distância percorrida sem dor em doenças arteriais oclusivas periféricas (estágio II de Fontaine); o tratamento deve ser associado a medidas fisioterap&euticas, particularmente caminhadas. Tratamento sintomático dos distúrbios do desempenho cerebral, causados pela insuficiência cerebral orgânica, dentro do contexto geral de tratamento das síndromes demenciais (inclusive decréscimo da capacidade mental), que têm como principais manifestações: díficit de memória, díficit de concentração, humor depressivo, vertigens, zumbidos e cefaleia. O principal grupo de pacientes inclui aqueles com demência degenerativa primária, demência vascular ou formas mistas de ambas (distúrbios do desempenho cerebral, inclusive decréscimo da capacidade mental causado por fenômenos regressivos, distúrbios circulatórios cerebrais, bem como formas mistas de ambos). Obs.: Antes de se iniciar o tratamento com EQUITAM, deve-se estabelecer se os sintomas patológicos encontradosnão estão sendo causados por uma doença de base que requeira tratamento específico.

Efeito Colateral :

Raramente podem ocorrer distúrbios gastrintestinais, cefaleia e, especialmente nos casos de predisposição alérgica, podem acontecer reações alérgicas cutâneas (hiperemia, edema e prurido) ou transtornos circulatórios (queda de pressão arterial, lipotômia e cefaleia). Em casos isolados foi observado sangramento após o tratamento de longa duração com o extrato de Ginkgo biloba l., contudo, durante estudos clínicos específicos realizados com a administração diária de 240 mg do extrato de Ginkgo biloba l.,não foram observadas alterações nos parâmetros de coagulação (incluindo teste de tromboplastina parcial, teste de protrombina - teste Quick - e tempo de sangramento). Está descrito na literatura um caso isolado de hematoma subdural, supostamente relacionado com a ingestão diária de 120 mg do extrato de Ginkgo biloba l., por um período superior a 2 anos.

Fórmula :

Comprimido revestido 40 mg. Cada comprimido contém:

Extrato seco de Ginkgo biloba L. .................... 40 mg.

Excipientes q.s.p....................1 comprimid.

Excipientes: lactose, povidone, goma laca, talco, estearato de magnésio, óleo de rícino, cera de carnaíba, dióxido de silício, dióxido de titânio, corante amarelo tartrazina, acetoftalato de celulose e polietilenoglicol.

* Equivalente a 9,6 mg de glicosídeos ginkgoflavonóides (marcador) e 2,4 mg de terpenolactonas (ginkgolídeos e bilobalídeos.

Comprimido revestido 80 mg.

Cada comprimido contém.

Extrato seco de Ginkgo biloba L. .................... 80 mg *.

Excipientes q.s.p....................1 comprimid.

Excipientes: amido, lactose, celulose microcristalina, sólica coloidal, talco, estearato de magnésio, açícar refinado, corante laca tartrazina, dióxido de titânio, goma arábica, hidroxipropilmetilcelulose, polietilenoglicol e polivinilpirrolidona.

* Equivalente a 19,2 mg de glicosídeos ginkgoflavonóides (marcador) e 4,8 mg de terpenolactonas (ginkgolídeos e bilobalídeos.

Nomenclatura botânica e parte utilizada da planta Ginkgo biloba L. (Ginkgoaceae), folha.

Contra indicação :

O uso EQUITAM é contra indicado para casos de Hipersensibilidade conhecida ao Ginkgo biloba l. e/ou aos demais componentes da fórmula. Comonão existem avaliações suficientes de seu uso em crianças, EQUITAM não deve ser ADMINISTRADO em crianças COM IDADE INFERIOR A 12 anos de idade. Visto que os extratos de Ginkgo biloba L. aindanão foram suficientemente investigados nos casos de humor depressivo e cefaleianão relacionados com síndromes demenciais, EQUITAM somente deve ser administrado para o tratamento de TAIS sintomas quando forem tomadas todas as precauções necessárias.

Gravidez e Lactação

Informe ao seu médico a Ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao seu médico se está amamentando.

Interação Medicamentosa :

EQUITAM pode potencializar o efeito de antiagregantes plaquetários. após a administração concomitante de EQUITAM" e de Ácido acetilsalicílico houve relato de hifema espontâneo.

Modo de Usar :

A posologia e a duração do tratamento dependem da intensidade dos sintomas. Salvo critério médico, recomenda-se, em média: EQUITAM 40 mg: 1 comprimido revestido 3 vezes ao dia; EQUITAM 80 mg: 1 comprimido revestido 2 a 3 vezes ao dia; Administração Os comprimidos revestidos devem ser ingeridos inteiros, sem mastigar, com um pouco de líquido. A ingestão de EQUITAM deve ser feita pela manhã, no meio do dia e à noite (nos casos em que a posologia à de 3 vezes ao dia) ou pela manhã e à noite (nos casos em que a posologia à de 2 vezes ao dia). EQUITAM pode ser administrado junto às refeições. Observa-se que no tratamento sintomático dos distúrbios do desempenho cerebral, causados pela insuficiância cerebral orgânica, a duração do tratamento deve ser pelo menos de 8 semanas. após um período de tratamento de 3meses, deverá ser verificada a necessidade de se manter a terapêutica. Em doenças arteriais oclusivas periféricas, a melhora na distância a ser percorrida sem dor , em geral, obtida com tratamento mínimo de 6 semanas. Em casos de tonturas e zumbidos de origem vascular, em geral, um tratamento de 6 a 8 semanas é suficiente para a obtenção dos resultados desejados. após 3 meses de tratamento, deve-se avaliar a sua continuação.

Pacientes Idosos

Devem-se seguir as orientações gerais descritas anteriormente.

Precauções e Advertâncias

A administração do produtonão exige precauções especiais, desde que seja seguida a posologia recomendada. Caso os déficits de memória e/ou concentração ou cefaleia ou outros sintomas persistam por mais de 3 meses, apesar do uso correto da medicação, nova avaliação médica deverá ser feita, para verificação de eventual problema aindanão diagnosticado. Humor depressivo ou vertigem e zumbidos devem ser frequente E criteriosamente avaliados. Em caso de redução ou perda de audição súbitas o médico deve ser imediatamente contatado. Efeitos sobre a habilidade de dirigir veículos e/ou operar máquinas não há evidências de que EQUITAM diminua a habilidade de dirigir veículos e/ou operar máquinas.

Superdosagem :

Não foram relatados, atá o momento, sintomas relacionados à superdose. Na eventualidade da ingestão acidental ou Administração de doses muito acima das preconizadas, recomenda-se adotar as medidas habituais de controle das funções vitais.

Fabricante :

Fabricante :

EUROFARMA LABORATÓRIOS LTDA.
Av. Ver. José Diniz, 3.465
São Paulo – SP
SAC 0800-704-3876
euroatende@eurofarma.com.br
CNPJ: 61.190.096/0001-92
Indústria Brasileira

Medicamentos do mesmo fabricante :

Acetilcisteina, Aciclovir, Aires, Algiprofen, Amoxicilina, Amplacilina, Anastrozol, Andolba, Anginorub, Benzetaci, Bromazepam, Calfolin, Cefadroxil, Cefalexina, Cefazol, Cefotax, Ceftazidima, Cetoprofeno, Ciprocin, Cisplatex, Citab, Citavir, Closecs, Debei, Dexalgen, Digestbem, Diupress, Diurisa, Doxina, Equitam, Etopos, Fisiofer, Flusan, Fluxene, Helmiben, Hiperex, Inotam, Lamivudina, Lento C, Locoid, Lorium, Mantidan, Mecacin, Mepraz, Micotrizol, Minilax, Mucodestrol, Mud, Nistatina, Norelbin, Omnic 04, Paclitax, Paracetamol, Pipurol, Pondera, Proflan Comprimidos, Proflan Creme, Rubina, Selene, Siludrox, Simeco Plus, Stimulance Multi Fiber, Subitan, Superhist, Vagitrene, Vagivit, Vasativ, Wycillin, Zart 50 mg, Zart H, Zart, Zidix, Zina 5 mg, Zina,

Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular