Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Efective - medicamento

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo: ranitidina

Classe terapêutica: (Antiácidos e antiulcerosos. Modificadores da secreção gástrica. Antagonistas dosreceptores H2).

Apresentação: Efective são comprimidos revestidos, acondicionados em embalagens com 14 e 28unidades.

Indicação: é indicado no alívio sintomático de curto termo da azia, indigestáo,indigestáo cida e hiperacidez, em doentes com mais de 12 anos de idade.

Antes de Tomar

Não tome Efective
se tiver alergia (hipersensibilidade) ranitidina ou a qualquer outro componente de
Efective.
se estiver grávida ou a amamentar.
se estiver a tomar simultaneamente medicamentos anti-inflamatórios não esteroides,especialmente se for idoso ou se sofreu de úlcera péptica

Tome especial cuidado com Efective
Em caso de insuficiência renal

A ranitidina excretada por via renal, obtendo-se níveis plasmáticos aumentados emdoentes com insuficiência renal grave. Caso seja um doente com insuficiência renalDeverá consultar o seu médico antes de tomar este medicamento

Em caso de úlcera péptica
Recomenda-se observação regular dos doentes em tratamento concomitante comfármacos anti-inflamatórios não esteroides, especialmente em doentes idosos e emdoentes com história clínica de úlcera péptica.

Em caso de porfiria aguda
Raros relatos clínicos sugerem que a ranitidina poderá precipitar crises de porfiriaaguda, pelo que Deverá evitar-se a sua administração em doentes com história clínicade porfiria aguda.

Se for um doente idoso
Efective deve ser usado com precaução em doentes idosos com insuficiência renal ouhepática. Nestes doentes, sinais de confusão, depressão ou alucinações deverão sermonitorizados

Tomar Efective com outros medicamentos
Informe o seu farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Se tomar ranitidina nas doses recomendadas não existe potenciação do efeito dosseguintes medicamentos: diazepam, lidocana, fenitona, propanolol, teofilina evarfarina. Não existe evidência de interação da ranitidina com amoxicilina emetronidazol.

Deverá ocorrer um intervalo de 2 horas entre a administração de doses elevadas desucralfato (2 g) e a administração de Efective.

A ranitidina inibe a secreção de ácido alterando o pH gástrico, pelo que poderá afectaros fármacos cuja absorção dependa do pH.

Tomar Efective com alimentos ou bebidas
Não são conhecidas interações com alimentos ou bebidas.

Gravidez e Aleitamento
Efective só deve ser utilizado durante a gravidez e aleitamento quando os benefíciospossveis para a me justificam os riscos para o feto ou lactente.

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Condução de veículos e utilização de máquinas
Não foram observados efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas.

Modo de Usar: EFECTIVE

Fale com o seu farmacêutico se tiver dúvidas.

Tome Efective sempre mesma hora: ter melhor efeito e evita esquecimento dealguma dose.

Cumpra sempre a terapêutica recomendada. Se após o perãodo de tratamentorecomendado, os sintomas se agravarem ou persistirem e caso surja dor ao engolir,Deverá consultar o médico.

Efective destina-se a doentes com 12 anos ou mais.

Posologia
A dose habitual é de 1 a 2 comprimidos por dia.

A dose máxima recomendada é de 150 mg/dia.

Via e modo de Administração
Efective destina-se a ser administrado por via oral. Os comprimidos devem serdeglutidos com água ou leite, sem mastigar.

Quando for pretendida uma administração única diária, recomenda-se que a mesma serealize ao deitar; se forem indicadas duas administrações por dia, recomenda-se queuma se realize de manhã e a outra ao deitar

O perãodo de tratamento com Efective não deve ultrapassar as 2 semanas de usocontínuo, excepto em caso de recomendação médica.

Se tomar mais Efective do que deveria
A ranitidina tem um mecanismo de ação muito específico, não se prevendoproblemas especiais se tomar demasiado medicamento acidentalmente. No entanto,deve informar o seu médico ou farmacêutico ou contactar o servio de urgência dohospital mais próximo para aconselhamento.

Caso se tenha esquecido de tomar Efective
Deve tomá-lo assim que se lembrar e continuar como anteriormente. Não tome umadose a dobrar para compensar a dose que se esqueceu de tomar.

Caso tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seufarmacêutico.

4. Efeitos secundários POSSVEIs

Como os demais medicamentos, Efective pode causar efeitos secundários em algumaspessoas.

Os efeitos secundários a seguir mencionados foram relatados nos ensaios clínicos ouno controlo de rotina de doentes em tratamento com ranitidina, no entanto, em muitoscasos não foi estabelecida relação causal.

Alguns doentes podem ser alérgicos a determinados medicamentos. Em caso demanifestação de qualquer dos sintomas/ sinais seguintes logo após tomar Efective,interrompa a sua administração e contacte o seu médico:
urticária
edema angioneurtico
febre
broncospasmo
diminuição da pressão sanguínea
choque anafiltico
dor no peito

O efeitos secundários descritos de seguida foram relatados muito raramente:
pancreatite aguda
diminuição ou irregularidade no ritmo dos batimentos cardíacos
impotncia, reversível
queda de cabelo e inflamação dos vasos sanguíneos (vasculite)
efeitos mêsculo-esquelticos, tais como dor nas articulações e nos mêsculos.

Foram ainda relatados os seguintes efeitos secundários:
alterações transitérias e reversíveis nos testes da função hepática
hepatite normalmente reversível, com ou sem icterícia
alteração das contagens sanguíneas (leucopenia, trombocitopenia), geralmentereversível, e casos raros de agranulocitose ou pancitopenia, por vezes com hipoplasiaou aplasia da medula óssea
erupções cutâneas, incluindo casos raros de eritema multiforme
visão turva reversível, sugestiva de alterações de acomodação.

Numa proporção muito pequena de doentes ocorreram cefaleias por vezes intensas etonturas. Foram referidos casos raros de confusão mental reversível, depressão ealucinações, predominantemente em indivíduos gravemente doentes e em doentes idosos. Além disso foram relatadas raramente alterações reversíveis dos movimentosinvoluntários.

Não tém sido notificadas alterações clinicamente significativas da função endócrinaou gonadal. Ocorreram alguns casos de sintomas mamrios em homens tratados comranitidina.

5. COMO CONSERVAR EFECTIVE

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não necessita de precauções especiais de conservação.

Não utilize Efective após expirar o prazo de validade impresso na embalagem exterior.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já nãonecessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. Outras informações

Qual a composição de Efective

A substância ativa é a ranitidina (sob a forma de cloridrato) a 75 mg.

Os outros componentes são amido de milho, celulose microcristalina 101, amidopregelatinizado, povidona, estearato de magnésio, polietilenoglicol 6000, dióxido detitânio (E 171), talco e polimetacrilato.

Fabricante:

FARMOZ Sociedade Técnica Medicinal S/A.

Rua da Tapada Grande, nº2
2710-089 Abrunheira
Sintra – Portugal
Telefone +351 210 414 100
Fax +351 219 412 157
Email clientes@atlanticpharma.pt

Medicamentos do mesmo fabricante:

alopexidil, ambrodil, amphocil, autritis, carvedilol-farmoz, ceriax, cipiram, desay-6, desay-30, efective, enalapril-hidroclorotiazida-farmoz, fluoxetina-farmoz, glimepirida-farmoz-1, glimepirida-farmoz-2, glimepirida-farmoz-3, glimepirida-farmoz-4, irinotecano-farmoz, levofloxacina-farmoz-5, levofloxacina-farmoz-500, levofloxacina-loxadin-250, lisolac-tilactase, losartan-farmoz-losartan, losartan-hidroclorotiazida-farmoz, losartan-tecnimede, omeprazol-almus