Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Duac - Gel

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Clindamicina 10 mg/g e perxido de benzolo 50 mg/g

Apresentação : bisnagas contendo 6 e 25 e 30 gramas.

Indicação : O Duac Gel contém clindamicina 10 mg/g (como fosfato de clindamicina) e perxido de benzolo anidro 50 mg/g (como perxido de benzolo hidratado numa formulação em gel para aplicação cutânea. O Duac Gel pertence ao grupo de medicamentos anti-acne.

A clindamicina é um antibiótico eficaz contra as bactrias envolvidas na acne. O perxido de benzolo Atua reduzindo os comedões (borbulhas e pontos negros). É também eficaz contra a bactria envolvida na acne e torna a pele menos oleosa, reduzindo o aparecimento de novas lesões.

O Duac Gel é indicado no tratamento da acne vulgar ligeiro a moderado, particularmente lesões inflamadas.

2.ANTES DE UTILIZAR DUAC GEL

O Duac Gel pode não ser indicado para algumas pessoas, se a resposta as questáes que se seguem for SIM, informe o seu médico ou farmacêutico antes de comear a usar o medicamento.

Não utilize Duac Gel:

Se é alérgico s substâncias ativas ou a qualquer dos ingredientes da formulação

Se está a usar qualquer outro tratamento para a acne sobre o qual o seu médico não tem conhecimento

Se estiver grávida, ou a tentar engravidar

Se estiver a amamentar

Se sofre ou sofreu no passado de enterite regional, colite ulcerativa, ou colite associado ao uso de antibióticos

Precauções:

O contacto com a boca, olhos e membranas mucosas e com pele ferida ou eczematosa Deverá ser evitado. A aplicação em reas sensíveis da pele deve ser feita com precaução. Se ocorrer contacto acidental com os olhos, lave abundantemente com água.

O Duac Gel deve ser utilizado com cuidado em doentes com história de enterite regional, colite ulcerativa, ou história de colite associada aos antibióticos. Deve também ser usado com cuidado em doentes atépicos pois poderá ocorrer uma secura adicional da pele.

Se ocorrer irritação excessiva ou secura da pele Deverá reduzir-se a frequência das aplicações.

O tratamento com o Duac Gel Deverá ser imediatamente interrompido se ocorrer diarreia significativa ou prolongada ou se o doente sofrer de cãibras abdominais, visto que os sintomas poderão indicar colite associado ao uso de antibióticos.

O medicamento pode branquear o cabelo ou descolorir os tecidos. A exposição ao sol ou a lmpadas ultra violetas deve ser minimizada.

Os doentes devem ser avisados de que, em alguns casos, serão necessárias 4 a 6 semanas de tratamento, antes de se observar o efeito terapêutico total.

Quando se usa antibióticos em monoterapia, poderá ocorrer resistância cruzada com outros antibióticos como a lincomicina e eritromicina.

Não exceder a dose recomendada.

Gravidez e aleitamento

Se está grávida, pensa engravidar ou está a amamentar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de usar Duac Gel

Uso de outros medicamentos

Deve ter cuidado quando está a usar outros antibióticos tópicos, sabes medicinais ou abrasivos e produtos de limpeza de elevada concentração de álcool e/ou adstringentes pois pode ocorrer um efeito irritante cumulativo.

Pode ocorrer resistância cruzada com outros antibióticos, tais como a lincomicina ou a eritromicina. Existe um potencial sinergismo entre a clindamicina e a gentamicina.

Se está a tomar qualquer outro medicamento consulte o seu médico antes de usar o Duac Gel.

3.COMO UTILIZAR DUAC GEL

Use sempre o Duac Gel de acordo com o prescrito pelo seu médico. Se tiver dúvidas consulte o seu médico ou farmacêutico.

Adultos e adolescentes: a dose usual é aplicar Duac Gel um vez por dia à noite. A rea da pele afectada deve ser cuidadosamente lavada com água morna e seca antes da aplicação do Duac Gel. Uso em crianças: não esta estabelecida a segurança e eficácia do Duac Gel em crianças com idade inferiores a 12 anos. No entanto a acne vulgar raramente aparece nesta faixa etária.

Uso em idosos: não existem recomendações especficas.

Não Deverá exceder 12 semanas de tratamento contínuo com o Duac Gel em caso de dúvidas consulte o seu médico. O seu medico irá informa-lo da duração do tratamento.

Se utilizar mais Duac do que deveria:

Não houve experiência com a sobredosagem de Duac Gel.

Se esquecer de utilizar o Duac Gel:

Não utilizar a dose a dobrar se esqueceu da dose individual. Aplicar a próxima dose como normalmente.

4.EFEITOS secundários DUAC GEL

O Duac Gel pode causar eritema (vermelhidão), descamação, pele seca, e prurido (comicháo) no local da aplicação . Pode raramente causar parestesia (formigueiro), agravamento da situação de acne e dermatite de contacto. Esses efeitos são localizados e normalmente ligeiros a moderados. As frequências desses efeitos relatados nos ensaios clínicos são:

Muito frequente (>1/10): Eritema (vermelhidão), descamação, pele seca Frequentes (>1/100, <1/10): Picada, prurido (comicháo)

Pouco frequente (1/1000, <1/100): Parestesia (formigueiro), agravamento da acne

Os dados Pós-comercialização mostraram uma menor Incidência desses efeitos localizados.

Se sofrer de uma severa sensação de queimadura, descamação ou picada, ou outros efeitos não mencionados nesta bula, deve parar o tratamento e consultar o seu médico.

Conservação DE DUAC GEL

Manter fora do alcance e da vista das crianças

Conservar no frigorfico (2-8C). Não congelar. Depois de aberto conservar a temperatura inferior a 25ºC. Utilizar no perãodo de dois meses.

Não utilizar o Duac Gel após expirado o prazo de validade marcado na embalagem e na caixa.

Outras informações

Se tiver dúvidas ou perguntas a colocar sobre o Duac Gel ou se não perceber qualquer informação desta bula, contacte por favor o seu médico ou farmacêutico.

Fabricante :

Fabricante : s farmacêuticos Stiefel (Portugal), Lda. Rua Cludio Galeno Ed. Alloga, Cabra Figa 2635 Rio de Mouro

Fabricante :

Stiefel Laboratories (Ireland), Ltd Finisklin Industrial Estate Sligo Ireland

Data de Aprovação .


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular