Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Domperidona - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Domperidona

Classe terapêutica : Modificadores da motilidadegástrica ou procinéticos (6.3.1.).

Apresentação :

Os comprimidos de Domperdiona Actavis são brancos.

Este medicamento é acondicionado em blister de PVC / Alumínio, em embalagens de
10, 14, 20, 30, 50, 56, 60 ou 100 comprimidos.

Indicação :

O Princípio activo de Domperidona Actavis é a domperidona (sob a forma de maleato); este é um tipo de medicamento designado antagonista da dopamina, o qual Atua namotilidade gástrica. A domperidona permite uma passagem mais rápida dos alimentospelo esfago, estômago e intestinos, não os deixando permanecer demasiado temponesses orgãos e impedindo o seu refluxo.

Domperidona Actavis é indicado para o alívio dos sintomas de náuseas e vômitos,sensação de plenitude epigástrica, desconforto nos quadrantes do abdômen e regurgitaçãodo conteúdo gástrico.

2.ANTES DE TOMAR Domperidona Actavis

Não tome Domperidona Actavis
- se tem alergia (hipersensibilidade) domperidona ou a qualquer outro componente de
Domperidona Actavis.
- se sofre de uma doença ou tumor da hiPófise (prolactinoma).

- se tiver célicas intestinais intensas ou fezes sistematicamente muito escuras, procure oseu médico antes de iniciar o tratamento com Domperidona Actavis.

Em caso de dvida, pea o conselho do seu médico ou farmacêutico.

Tome especial cuidado com Domperidona Actavis
-se tem uma perturbação renal, neste caso deve informar o seu médico antes de tomar
Domperidona Actavis.
-se tomar o medicamento durante um longo perãodo de tempo, o seu médico pode ter deajustar a dose.
-se for um doente com insuficiência hepática, neste caso não deve tomar Domperidona
Actavis, e deve falar com o seu médico.
-se tem tendência é Ocorrência de prolongamento QTc (i.e. síndrome do QT longo,hipocaliemia e utilização simultânea de medicamentos que prolongam o intervalo QT)deve ter precaução com Domperidona Actavis devido É possível Ocorrência de arritmiascardíacas.

Tomar Domperidona Actavis com outros medicamentos
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver tomando ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.
Recomenda-se não associar a administração de domperidona com antifúngicos contendocetoconazol por via oral. Deste modo, se for necessário tratamento anti fngico, devemser consideradas outras alternativas terapeuticas.

Gravidez e aleitamento
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.
Não se sabe se seguro tomar Domperidona Actavis durante a gravidez.
No caso de estar grávida, ou se pensa que possa estar, fale com o seu médico oufarmacêutico, antes de tomar qualquer medicamento.
Pequenas quantidades de Domperidona Actavis podem passar para o leite materno. Não recomendado tomar Domperidona Actavis se está a amamentar.

Condução de veículos e utilização de máquinas
Em doses normais, Domperidona Actavis não afecta a capacidade de conduzir ou deutilizar máquinas. Se notar sintomas de sonolência, desorientação e falta de coordenaçãonão conduza nem utilize máquinas.

Informaçães importantes sobre alguns componentes de Domperidona Actavis

Os comprimidos contém lactose pelo que podem não ser aconselháveis em doentes comintolerância lactose (incapacidade para digerir lactose, que é o açúcar do leite e dosprodutos lcteos), galactosmia ou m-absorção da glucose/galactose (incapacidade de

digerir hidratos de carbono e açúcares que são encontrados em muitos alimentosincluindo amidos, leite e produtos lcteos).

Se foi informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açúcares, contacte-oantes de tomar este medicamento.

3.COMO TOMAR Domperidona Actavis

Tomar Domperidona Actavis sempre de acordo com as Indicaçõesdo médico. Fale com oseu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Posologia
Adultos e adolescentes (com mais de 12 anos e peso superior a 35 kg)
é para administração oral. A dose normal é de 10 mg (um comprimido), 3 vezes por dia.
A dose máxima diária de 40 mg (um comprimido, 4 vezes por dia). Domperidona
Actavis mais eficaz se for tomado 15 ou 30 minutos antes das refeições e, se necessário,antes de deitar.
Os comprimidos não são adequados para crianças pesando menos de 35 kg.
Se tiver problemas renais (creatinina sérica > 6 mg/100 ml) sé o seu médico o Deveráaconselhar, uma vez que Deverá diminuir a dose ou diminuir a frequência das tomas.

Se tiver a sensação que o efeito de Domperidona Actavis muito forte ou muito fraco,informe o seu médico ou farmacêutico.

Duração do tratamento:
O perãodo de tratamento com Domperidona Actavis não deve ultrapassar as 2 semanas deuso contínuo, excepto em caso de recomendação médica.

Se tomar mais Domperidona Actavis do que deveria:
Se tiver tomado demasiada quantidade de Domperidona Actavis pode sentir sonolência,confusão, movimentos irregulares dos olhos, ou postura anormal, como pescoo torcido.
Se estes efeitos forem desconfortveis, procure o seu médico ou farmacêutico.

Caso se tenha esquecido de tomar Domperidona Actavis

Tome o medicamento o mais cedo possível. Se estiver quase na altura da próxima toma,espere até l e depois continue normalmente. Não duplique a dose para compensar a doseesquecida.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

4.Efeitos secundários possíveis

Como todos os medicamentos, Domperidona Actavis pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Muito raramente podem surgir célicas intestinais, apenas por pouco tempo, as quaisdesaparecem rapidamente. Se se tornarem problemáticas fale com o seu médico oufarmacêutico.
Muito raramente foram descritos casos de movimentos incontrolados, tais comomovimentos irregulares dos olhos, posturas anormais (por exemplo, pescoo torcido),tremores e rigidez dos mêsculos, os quais desaparecem, assim que se interrompe a administração de Domperidona Actavis. Em algumas pessoas observou-se, raramente,aumento no volume dos seios ou aparecimento de leite e raramente os perãodosmenstruais da mulher podem ser irregulares ou parar. Tem havido casos de lbidoreduzido. Se lhe surgir algum destes sintomas, informe o seu médico.
Muito raramente, pode ocorrer comicháo ou erupção cutânea. Raramente observaram-seoutras reações alérgicas, tais como, comicháo, falta de ar e/ou face inchada. Se talacontecer deixe de tomar Domperidona Actavis e procure o seu médico.
também a nível de cardiopatias raramente pode surgir prolongamento do intervalo QTc emuito raramente podem surgir arritmias cardíacas.

5.COMO CONSERVAR Domperidona Actavis

Conserve este medicamento a temperatura inferior a 30ºC.
Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Domperidona Actavis após o prazo de validade impresso na embalagem exterior e no blister, após VAL. O prazo de validade corresponde ao últim dia do mêsindicado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6.Outras informações

Qual a composição de Domperidona Actavis

A substância ativa é domperidona
Os outros componentes são lactose monohidratada, amido de milho, celulosemicrocristalina, povidona, laurilsulfato de sódio, estearato de magnésio e slica anidracoloidal.

Fabricante :

Titular da AIM:
Actavis A/S Sucursal
Rua Virglio Correia, n 11-A
1600-219 Lisboa
Telefone: 217 220 650
Fax: 217 272 744

Fabricante:
Pharmacin BV
Molenvliet 103, 3335 LH Zwijndrecht
Holanda


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular