Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Diprogenta - bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Dipropionato de Betametasona e Sulfato de Gentamicina.

Apresentação :
Cada grama do creme contém 0,64mg do dipropionato de betametasona, equivalente a 0,5mg de betametasona e 1mg de gentamicina, formulada em base branca, hidratante, hipoalergênica e isenta de parabeno.
Excipientes: serão listados qualitativamente
Bisnagas com 15, 30, 45 gramas.
Cada grama do pomada contém 0,64mg do dipropionato de betametasona, equivalente a 0,5mg de betametasona e 1mg de gentamicina, formulada em base branca, hidratante, hipoalergênica e isenta de parabeno.
Excipientes: serão listados qualitativamente
Bisnagas com 15, 30, 45 gramas.

Indicação : DIPROGENTA Creme ou Pomada é indicado para o alívio de manifestações inflamatórias das dermatoses sensíveis aos corticosteróides e quando complicadas por infecção secundária causada por microorganismos sensíveis gentamicina, ou quando houver suspeita de tais infecções. Estes distúrbios incluem: psorase, dermatite de contato (dermatite venenata), dermatite atépica (eczema infantil, dermatite alérgica), neurodermatite (lquen simples crônico), lquen plano, eczema (inclusive eczema numular, eczema das mos, dermatite eczematosa), intertrigo, desidrose (pompholyx), dermatite seborrica, dermatite esfoliativa, dermatite solar, dermatite de estase e pruridos anogenital e senil.

Efeito Colateral :

reações adversas relatadas com o uso de corticosteróides tópicos incluem: ardncia, prurido, irritação, ressecamento, foliculite, hipertricose, erupções acneiformes, hipopigmentação, dermatite perioral, dermatite de contato. Os efeitos colaterais mais frequentes com o uso de curativos oclusivos incluem: maceração cutânea, infecção secundária, atrofia cutânea e miliria.
O tratamento com gentamicina pode produzir irritação transitéria (eritema e prurido) que em geral não requer descontinuação do tratamento.

Contra indicação :

DIPROGENTA está contraindicado em pacientes com história de reações de sensibilidade a qualquer um dos seus componentes. DIPROGENTA não é indicado para uso oftálmico.
Corticosteróides tópicos estáo contraindicados em vacnia, varicela e tuberculose da pele.

Modo de Usar :

Aplicar quantidades suficiente de DIPROGENTA Creme ou Pomada sobre toda a superfcie atingida, duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Em alguns pacientes, o tratamento de manutenção ideal pode ser obtido com aplicações menos frequentes.

Precauções e Advertências

O tratamento Deverá ser descontinuado em caso de irritação ou sensibilização decorrente do uso de DIPROGENTA. Qualquer dos efeitos colaterais relatados após o uso sistémico de corticosteróides, inclusive supressão supra-renal, pode ocorrer também com o uso tópico, especialmente em lactentes e crianças.
A absorção sistémica dos corticosteróides tópicos estaré aumentada se extensas superfcies corporais forem tratadas, ou em caso de uso da Técnica oclusiva.
Recomenda-se precaução nestes casos, ou quando houver previsão de tratamento prolongado, principalmente em lactentes e crianças. O uso tópico de antibióticos ocasionalmente favorece o crescimento de microorganismos não-sensíveis, incluindo fungos. Caso ocorra ou caso surjam irritação, sensibilização ou superinfecção, o tratamento com a gentamicina tópica Deverá ser interrompido e substituído por terapia adequada.
DIPROGENTA não é indicado para uso oftálmico.
Uso durante a gravidez e lactação
A segurança do uso de DIPROGENTA em mulheres grávidas ainda não foi completamente estabelecida. Assim, o produto deve ser usado durante a gravidez unicamente quando os benefícios presumidos justifiquem o risco potencial ao feto. Este produto não deve ser usado em pacientes grávidas em grandes quantidades ou por perãodos prolongados.
Devido a não se saber se a administração tópica de corticosteróides pode resultar em absorção sistémica suficiente para produzir quantidades detectveis no leite materno, deve-se decidir pela descontinuar a lactação ou interromper o tratamento, levando em conta a importncia do tratamento para a me.
Uso pediátrico
Os pacientes pediátricos podem apresentar maior susceptibilidade do que os pacientes adultos supressão do eixo hipotlamo/hiPófise/supra-renal induzida pelos corticosteróides tópicos ou exgenos, em função da maior absorção devido à grande proporção da rea de superfcie corporal para o peso corporal.
Foram relatados em crianças recebendo corticosteróides tópicos: supressão do eixo hipotlamo/hiPófise/supra-renal, síndrome de Cushing, retardo do crescimento, demora no ganho de peso e hipertensão intracraniana. As manifestações de supressão adrenal em crianças incluem baixos níveis de cortisol plasmático e ausência de resposta estimulação com ACTH. As manifestações de hipertensão intracraniana incluem fontanela tensa, cefaleia e papiledema bilateral.

Superdosagem :

O uso prolongado e excessivo de corticosteróides tópicos pode suprimir a função do eixo hiPófise/supra-renal, resultando em insuficiência supra-renal secundária. Uma superdose isolada de gentamicina em geral não produz sintomas. O uso prolongado excessivo de gentamicina tópica pode levar a crescimento de lesões por fungos ou bactrias resistentes. Indica-se tratamento sintomático adequado. Sintomas de hipercorticismo agudo são virtualmente reversíveis. Caso necessário, tratar o desequilíbrio eletrolítico. Em casos de toxicidade crônica, recomenda-se a retirada gradativa do corticosteride. Recomenda-se tratamento antifúngico ou antibacteriano adequado em caso de crescimento de microorganismos resistentes.

Fabricante :

Indústria Química e Farmacêutica Schering-Plough S/A.

Rua Antônio das Chagas 1623
São Paulo Sp, 04714-002, Brasil

FONE: (11) 5188-5150
SAC SCHERING-PLOUGH: 0800 770 2477

Bazoton, Cedrin, Claritin, Clopixol, Coristina d, Coristina r, Daivonex, Diprogenta, Diprospan, Disofrol, Elocom, Episol fps 15, Fareston, Fluir, Furacin, Garasone, Gets it, Lioram, Nujol, Octelmin


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular