Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Dilena - medicamento

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Estradiol e Medroxiprogesterona.

Apresentação : Embalagens com 21 comprimidos.

Indicação : Na deficiencia estrogenica. tratamento dos sintomas do climaterio, amenorreia, oligomenorreia e terapia de reposicao hormonal (por exemplo, apos ovariectomia). obs.: dilena comprimidos nao pode ser usado como contraceptivo.

Efeito Colateral :

Durante os estudos de dilena comprimidos, foram relatadas as seguintes reacoes: nausea, dor de cabeca, enxaqueca, disturbios visuais, fadiga, intumescencia e sensibilidade das mamas, variacao na libido e humor, sangramento vaginal (``spotting'', sangramento intermenstrual e sangramento de privacao) e aumento de peso corporal. hipertensao, processos tromboembolicos podem estar associados a terapia de reposicao hormonal.

Precauções :

Pacientes portadores das seguintes condicoes deverao ser monitoradas: epilepsia, asma, insuficiencia cardiaca, disfuncao endocrina (como diabetes ou hipertireoidismo) e sintomas associados com edema. o uso de associacoes estrogeno-progestageno pode alterar resultados laboratoriais dos testes de funcao hepatica e tiroideana. os testes com metirapona podem ter resposta reduzida. o tratamento prolongado com estrogenos pode aumentar o risco de tumores malignos nas mamas ou endometrio. pacientes que sao tratadas com estrogenos deverao ser controladas clinica e ginecologicamente, sempre que ocorrerem disturbios hemorragicos. o tratamento devera ser descontinuado se ocorrerem sinais de processos tromboembolicos, ictericia colestatica ou se os resultados dos testes de funcao hepatica se tornarem anormais. leiomiomas uterinos preexistentes podem ter seu tamanho aumentado durante o tratamento com estradiol. nessas pacientes devem ser realizadas avaliacoes cuidadosas periodicamente. - interacoes medicamentosas: o uso de dilena comprimidos pode diminuir os efeitos de anti-hipertensivos, anticoagulantes orais e agentes antidiabeticos. o uso de medicamentos como barbituricos, hidantoina, rifampicina, ampicilina, tetraciclina aumentam o metabolismo de estrogenos, podendo reduzir significativamente os efeitos de dilena comprimidos.

Fórmula :

Cada comprimido branco contem: valerato de estradiol 2 mg. cada comprimido azul contem: valerato de estradiol 2 mg, acetato de medroxiprogesterona 10 mg.

Contra indicação :

Para pacientes com hipersensibilidade aos componentes da formula, na gravidez e/ou lactacao, herpes gestacional, sindrome de rotor e dubin-johnson, ictericia colestatica e/ou gravidica, disturbios hepaticos severos ou antecedentes dessas condicoes, disturbios cerebrovasculares, processos trombo-embolicos, presenca ou suspeita de tumores estrogenio-dependentes (como carcinoma endometrial ou de mama), historia de manifestacao ou deterioracao de otosclerose durante a gravidez, na endometriose e anemia falciforme.

Modo de Usar :

Iniciar o tratamento com os comprimidos brancos. 1 comprimido e tomado diariamente no mesmo horario, sem interrupcao durante 21 dias. fazer pausa de 7 dias. cada cartela seguinte sera iniciada apos o termino dessa pausa de 7 dias. para as pacientes que possuem menstruacao: iniciar o tratamento tomando o 1o comprimido branco no 5o dia da menstruacao e continuar o tratamento seguindo o esquema posologico descrito acima. para as pacientes com menopausa estabelecida pelo medico: iniciar o tratamento imediatamente tomando o 1o comprimido branco e continuar o tratamento seguindo o esquema posologico acima. dilena comprimidos devera ser ingerido inteiro com auxilio de algum liquido, seguindo a sequencia do esquema posologico: comecar com os comprimidos brancos e terminar com os comprimidos azuis. - superdosagem: e improvavel a ocorrencia de superdosagem de dilena comprimidos. no entanto, se ocorrer grande ingestao apos administracao oral, os possiveis sintomas sao: nausea, dor de cabeca e sangramento de privacao em mulheres. nao existe antidoto especifico. se necessario, pode-se instituir tratamento sintomatico.

Fabricante :

Akzo Nobel Brasil Ltda.

Rodovia Raposo Tavares km 18,5 S/N Bloco 51
Jardim Arpoador
CEP:05577-300
São Paulo - SP - Brasil
T + 55 11 2109-1100
F + 55 11 2109-1132
Website: www.akzonobel.com/br

Medicamentos do mesmo fabricante :

Androxon, Cotazym F, Dilena, Durateston 250, Durateston, Estandron P, Exluton, Fludilat, Ginedak, Ginestatin, Ginosutin M, Ginosutin, Humegon, Lipofacton, Microdiol, Norden, Orageston, Ormigrein, Ovestrion, Pavulon, Riselle, Sandrena, Styptanon


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.