Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Diclofenac - Ratiopharm - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Diclofenac sódico.

Classe terapêutica : Analgésicos

Apresentação : Emplastro medicamentoso

Indicação :

Diclofenac Ratiopharm É um medicamento que reduz a dor. Pertence ao grupo dos medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINE).

Diclofenac Ratiopharm é utilizado no tratamento local das dores associadas a luxaçõe , entorses ou hematomas dos braos e pernas resultantes de lesões, por ex., lesões desportivas.

2.é aNTES DE UTILIZAR Diclofenac Ratiopharm

Não utilize Diclofenac Ratiopharm

Tome especial cuidado com Diclofenac Ratiopharm

É possível reduzir a Ocorrência de efeitos secundários através da utilização da mínima dose eficaz, durante o menor perãodo de tempo possível.

Precauções IMPORTANTES:

Em caso de persistância dos sintomas durante mais de 3 dias, consulte o seu médico.

Não utilize o emplastro medicamentoso nos olhos ou mucosas nem permita o respectivo contacto com estas reas.

Os doentes idosos deverão utilizar Diclofenac Ratiopharm com cuidado, uma vez que existe uma maior probabilidade de Ocorrência de efeitos secundários.

Evite a exposição da rea tratada luz solar directa e de solrios no dia seguinte remoção do emplastro medicamentoso, de modo a reduzir o risco de sensibilidade luz.

Utilizar Diclofenac Ratiopharm com outros medicamentos Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver tomando/utilizar ou tiver tomado/utilizado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Desde que o Diclofenac Ratiopharm seja utilizado correctamente, a quantidade de diclofenac absorvida pelo corpo muito pequena, pelO que é pouco provável a Ocorrência das interações descritas para o diclofenac ingerido oralmente.

Gravidez

Não deve utilizar Diclofenac Ratiopharm durante os seis primeiros meses de gravidez sem ter consultado o seu médico.

Não deve utilizar Diclofenac Ratiopharm durante os três últimos meses de gravidez, pois existe um risco aumentado de complicações para a me e para o beb (ver “Não utilize Diclofenac Ratiopharm”).

Aleitamento

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. As quantidades de diclofenac excretadas para o leite materno são muito pequenas. Uma vez que não são conhecidos quaisquer efeitos adversos para o beb, não geralmente necessário interromper o aleitamento durante a utilização a curto prazo de Diclofenac Ratiopharm. No entanto, não deve aplicar Diclofenac Ratiopharm directamente na regio mamria.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Os efeitos de Diclofenac Ratiopharm sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas são nulos ou desprezveis.

Informaçães importantes sobre alguns componentes de Diclofenac Ratiopharm O propilenoglicol pode causar irritação cutânea.

O butil-hidroxitolueno pode causar reações cutâneas locais (por ex., dermatite de contacto) ou irritação dos olhos e mucosas.

Modo de Usar :

Diclofenac Ratiopharm

Utilizar Diclofenac Ratiopharm sempre de acordo com as Indicaçõesdo médico ou contidas nesta bula Informativo. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

A dose habitual é: Adultos

Aplique um emplastro medicamentoso sobre a rea afectada, duas vezes ao dia, de manhã e à noite. A dose máxima diária total de 2 emplastros medicamentosos, mesmo que exista mais de uma rea lesionada a tratar. Trate apenas uma rea de cada vez.

Crianças e adolescentes

Diclofenac Ratiopharm não deve ser utilizado em crianças e adolescentes, devido à falta de experiência.

Modo de Administração

Apenas para uso cutâneo. Não ingerir!

Corte a sache contendo o emplastro medicamentoso pela marcação .

Remova um emplastro medicamentoso e volte a selar cuidadosamente a sache, aplicando pressão sobre o fecho.

Remova a película protectora da superfcie adesiva do emplastro medicamentoso.

Se necessário, o emplastro medicamentoso pode ser fixado através de uma ligadura elstica de rede.

Não utilize o emplastro medicamentoso com uma ligadura hermática (oclusiva).

Não deve cortar o emplastro medicamentoso.

4. Aplique o emplastro medicamentoso sobre a rea lesionada.

Os emplastros usados devem ser dobrados ao meio, com o lado adesivo para dentro.

Duração de utilização

Não utilize Diclofenac Ratiopharm durante mais de 3 dias sem consultar o seu médico. A utilização deste medicamento durante perãodos de tempo mais longos deve ser discutida com o seu médico e não deve exceder 7 dias.

Caso pense que o efeito de Diclofenac Ratiopharm é demasiado forte ou demasiado fraco, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Se utilizar mais Diclofenac Ratiopharm do que deveria

Informe o seu médico caso ocorram efeitos secundários pronunciados após utilização incorrecta de Diclofenac Ratiopharm ou sobredosagem acidental (por ex., em crianças). O seu médico poderá aconselhá-lo relativamente s medidas subsequentes que possam ser necessárias, consoante a gravidade da situação.

Caso se tenha esquecido de utilizar Diclofenac Ratiopharm

Não utilize uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de utilizar.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Efeitos secundários Diclofenac Ratiopharm

Como todos os medicamentos, Diclofenac Ratiopharm pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

As seguintes convenções de frequência são utilizadas na avaliação de efeitos secundários:

muito frequentes: afectam mais de 1 em 10 utilizadores

frequentes: afectam de 1 a 10 em 100 utilizadores

pouco frequentes: afectam de 1 a 10 em 1.000 utilizadores

raros: afectam de 1 a 10 em 10.000 utilizadores

muito raros: afectam menos de 1 em 10.000 utilizadores

frequência desconhecida: não pode ser calculado a partir dos dados disponíveis.

Informe o seu médico imediatamente e interrompa a utilização do emplastro se observar algum dos seguintes efeitos: eruPóo cutânea sbita acompanhada de prurido (urticária), inchao das mos, Pós, tornozelos, face, lbios, boca ou garganta, dificuldades respiratórias, queda de pressão arterial ou fraqueza.

Poderão ocorrer os seguintes efeitos secundários:

Frequentes: reações cutâneas locais, tais como vermelhidão da pele, sensação de queimadura, prurido, inflamação cutânea acompanhada de vermelhidão e erupção cutânea, por vezes apresentando Póstulas ou Pópulas. Pouco frequentes: reações de hipersensibilidade ou reações alérgicas locais (dermatite de contacto).

Foram descritos casos isolados de erupção cutânea generalizada, reações de hipersensibilidade, tais como inchao da pele e mucosas, e reações do tipo anafiláctico, com distúrbios da regulação sanguínea e sensibilidade luz, em doentes que utilizaram substâncias ativas pertencentes mesma classe de medicamentos que o diclofenac.

A absorção de diclofenac pelo corpo através da pele muito baixa, quando comparada com a concentração sanguínea da substância ativa após ingestão oral de diclofenac. Assim, a probabilidade de Ocorrência de efeitos secundários ao nível da totalidade do corpo (tais como distúrbios gastrointestinais ou renais ou dificuldades respiratórias) muito reduzida.

É coMO CONSERVAR Diclofenac Ratiopharm
Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso na embalagem exterior e na sache, após VAL. O prazo de validade corresponde ao últim dia do mês indicado.

Não conservar acima de 25 C.

Conservar na embalagem de origem para proteger do ressequimento e da luz. Manter a sache bem fechada para proteger do ressequimento.

Pode ser conservado durante 4 meses após abertura da sache.

6.é outras informações
Qual a composição de Diclofenac Ratiopharm

A substância ativa é o diclofenac sódico. Cada emplastro medicamentoso contém 140 mg de diclofenac sódico.

Os outros componentes são glicerol, propilenoglicol (E1520), adipato de di-isopropilo, sorbitol líquido (cristalizvel) (E420), carmelose sódica, poliacrilato de sódio, copolómero básico de metacrilato butilo, edetato dissódico, sódio sulfito anidro (E221), butil-hidroxitolueno (E321), Alémen, slica coloidal anidra, caulino leve (natural), éter lurico de macrogol (9), levomentol, ácido tartrico, água purificada, fibras de polister suporte, película de polipropileno protectora.

Qual o aspecto de Diclofenac Ratiopharm e conteúdo da embalagem Diclofenac Ratiopharm é um emplastro medicamentoso de 10 x 14 cm, com uma pasta branca a castanho-clara, espalhada na forma de camada uniforme sobre um suporte não tecido, com uma película protectora removvel.

Diclofenac Ratiopharm encontra-se disponível em embalagens de 2, 5, 10 ou 14 emplastros medicamentosos, em saches selveis após abertura, cada uma contendo 2 ou 5 emplastros medicamentosos. É possível que não sejam comercializadas todas as Apresentações.

Fabricante :

Ratiopharm, Comércio e Indústria de Produtos Farmacêuticos Lda
Rua Quinta do Pinheiro
Edifício Tejo, 6º Piso
2790-143 Carnaxide
Portugal

Medicamentos do mesmo fabricante :

Aasedatil, Aceclofenac Ratiopharm, Ácido Acetilsalicilico, Alopurinol, Cálcio Vitamina D3 Ratiopharm, Captopril e Hidroclorotiazida, Diclofenac Ratiopharm, Escitalopram Ecitrix, Fluconazol Ratiopharm, Fluoxetina Ratiopharm, Furosemida, Gabapentina Ratiopharm 600, Gabapentina Ratiopharm 800, Ibuprofeno Ratiopharm, Indapamida Ratiopharm, Meloxicam Ratiopharm-15, Meloxicam Ratiopharm-75, Olanzapina Ratiopharm, Pantoprazol Ratiopharm, Paroxetina Jaba, Paroxetina Ratiopharm, Pergolida Ratiopharm-1, Pergolida Ratiopharm 5, Pergolida Ratiopharm 25, Perindopril Indapamida Ratiopharm, Risperidona Ratiopharm, , Venlafaxina Ratiopharm-75, Venlafaxina Ratiopharm, Zolpidem Ratiopharm,

Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular