Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Desonol - bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Desonida.

Apresentação :

Desonol creme 0,05%: cartucho com bisnaga contendo 30 g.
Desonol pomada 0,05%: cartucho com bisnaga contendo 30 g.
Desonol loção capilar 0,1%: cartucho com frasco gotejador contendo 30 g.

Indicação : Desonol é indicado como antiinflamatório e antipruriginoso tópico nas dermatoses sensíveis aos corticosteróides. O tipo e o local da lesão a ser tratada devem ser considerados ao escolher a forma farmacêutica mais adequada. Desta forma, o creme destina-se ao tratamento de lesões agudas exsudativas e/ou situadas em reas midas; a pomada destina-se ao tratamento de lesões não exsudativas, secas, escamosas e liquenificadas e a loção capilar destina-se ao tratamento de lesões no couro cabeludo. A loção capilar não deve ser usada em outras reas do corpo, para as quais o uso do creme ou da pomada mais indicado.

Efeito Colateral :

As reações indesejáveis dos corticosteróides tópicos estáo diretamente relacionadas com a potncia do corticosteride, concentração, o volume aplicado, o modo de aplicação (se oclusivo ou não) e o tempo do tratamento. Os efeitos adversos mais frequentemente encontrados são as atrofias cutâneas, estrias, telangiectasias, hipopigmentação, hipertricose e púrpura senil. Podem também agravar ou mascarar quadros infecto-parasitórios. Retardam a cicatrização de úlceras e ferimentos da pele. Ocasionalmente, podem provocar dermatites de contato, porêm geralmente isto se deve aos componentes das formas farmacêuticas. Os efeitos sistémicos, tais como síndrome de Cushing, hiperglicemia e glicosria, podem ocorrer devido é absorção em grandes quantidades de corticosteride e/ou uso prolongado, e geralmente quando usados em curativos oclusivos. As crianças e os hepatopatas são mais sucetíveis. O risco de supressão do eixo hipotAlémico-hipofisário-adrenal (HHA) aumenta com a potncia do preparado, assim como com a superfcie de aplicação e com a duração do tratamento. A função adrenal volta a normalidade com a suspensão do tratamento.

Precauções :

Interrupção do Tratamento - Se houver desenvolvimento de irritação local, o uso de Desonol deve ser gradualmente descontinuado e a terapia apropriada Deverá ser instituída. Na presença de infecção, um agente adequado antimictico ou antibacteriano Deverá ser usado. Se não houver resposta favorvel, Desonol Deverá ser descontinuado até que a infecção tenha sido controlada apropriadamente. Se reas extensas forem tratadas haveré uma absorção sistémica aumentada do corticosteride e deverão ser tomadas precauções adequadas, particularmente em crianças.
Gravidez - Apesar de não haver evidência de efeitos colaterais sobre a gravidez, a segurança do uso de corticosteróides tópicos nesse perãodo ainda não foi estabelecida de modo definitivo.
Amamentação - Não se sabe se os corticosteróides tópicos são excretados no leite ou que tenham causado problemas em lactentes quando usados corretamente. Entretanto, não se deve aplicar o medicamento nos seios pouco antes de amamentar.
Pediatria - devido à maior relação superfcie da pele/peso corPóreo, crianças podem demonstrar maior susceptibilidade supressão do eixo HHA e síndrome de Cushing induzidas por corticosteróides tópicos do que os pacientes adultos. Foram relatados casos de supressão adrenal e retardamento do crescimento em crianças, produzidos pela absorção sistémica de corticosteróides tópicos. Deve-se ter especial cuidado sobretudo quando são tratadas reas extensas ou utilizados curativos oclusivos.
Geriatria - Ao usar este medicamento, pessoas idosas não apresentaram efeitos adversos diferentes dos problemas relatados em adultos jovens.
Interferncia com o diagnóstico - A função adrenal avaliada mediante a estimulação de corticotrofina (ACTH) ou por medida de cortisol no plasma e a função do eixo hipotAlémico-hipofisário-adrenal podem diminuir se ocorrer uma absorção significativa de corticosteride, especialmente em crianças. As concentrações de glicose no sangue e na urina podem aumentar devido a atividade hiperglicmica intrnseca dos corticosteróides.
Problemas médicos - A relação risco-benefício deve ser avaliada no caso de tratamento prolongado em pacientes com Diabetes mellitus ou com Tuberculose.

Fórmula :

Cada grama de Desonol Creme 0,05% contém:
Desonida .................... 0,5 mg
Excipiente q.s.p. .................... 1,0 g
(Unibase T, vaselina slida, metilparabeno, propilparabeno, propilenoglicol, trietanolamina, essência e água deionizada)
Cada grama de Desonol Pomada 0,05% contém:
Desonida .................... 0,5 mg
Excipiente q.s.p. .................... 1,0 g
(petrolato polietileno)
Cada grama de Desonol loção capilar 0,1% contém:
Desonida .................... 1,0 mg
veículo q.s.p. .................... 1,0 g
(álcool isoproPólico, metilparabeno, propilparabeno, propilenoglicol, acetona)

Contra indicação :

O produto é contraindicado a pessoas com antecedentes de hipersensibilidade a desonida, em lesões tuberculosas, sifilticas e virais (como herpes, vacnia ou varicela). Não deve ser utilizado nos olhos ou nas reas próximas a eles.

Modo de Usar :

O produto destina-se exclusivamente para uso externo.
Desonol Creme ou Pomada
Aplicar uma fina camada do produto sobre a rea afetada, até que se verifique a melhora, após o que, diminuir o nmero de aplicações.
Adultos: uma a três vezes ao dia
Crianças: uma vez ao dia
Nota: Se a lesão for superficial e de pouca extensão, a aplicação através de fricção suficiente para debelar o quadro. No caso da dermatose exigir o uso de curativo oclusivo, recomenda-se cobrir a rea afetada com plástico ou celofane após a aplicação do medicamento, deixando em contato pelo tempo estabelecido pelo médico.
Desonol Loção Capilar
Aplicar algumas gotas da loção na rea afetada, pela manhã e à noite. De acordo com a melhora obtida, aplicar uma vez por dia ou em dias alternados.
A loção capilar não deve ser usada em outras reas do corpo, para as quais mais indicado o uso do creme ou da pomada.
Não deixar entrar em contato com os olhos, nem utilize o produto na regio próxima aos mesmos.
A interrupção do tratamento deve ser gradativa, medida que os sintomas forem desaparecendo, seguindo orientação médica.

Superdosagem :

Não existe um antídoto específico disponível para a intoxicação tópica crônica. o tratamento é sintomático, de suporte e consiste na descontinuação da terapia com corticosteride tópico. retirada gradual do medicamento pode ser necessária.

Fabricante :

Medley Indústria Farmacêutica Ltda.

Unidade Campinas
Rua Macedo Costa 55 - Jardim Santa Genebra
CEP: 13080-180 - Campinas - SP – Brasil
(19) 2117-8222

Unidade Sumaré
Rua São Policarpo, nº 100 - Chácara Novo Horizonte
CEP: 13180-161
Sumaré – SP - Brasil

SAC: 0800 7298000

Alguns medicamento do mesmo Fabricante :

Absten S, Acetato de Clostebol, Acetofen, Aciclovir, Acido Mefenamic, Activelle, Adapel, Alenthu, Alergitrat, Ampicil, Angio, Atenolol, Aviral 200 mg, Aviral 400 mg, Bentyl, Bromoprida, Bromoprida, Catoprol, Cefaclor, Cetoconazol, Ciflox, Cintilan, Citroplus, Clamicin, Clofenak, Clomid, Clotrimazol, Clotrimix, Desonol, Dilaflux, Dimeticona, Facyl 500, Facyl M, Fenitoina, Ferrotrat 500, Fluvert, Furosemid, Gramcilin, Iskevert, Kliogest, Lisinopril, Loratadina, Lorazepam, Mebendazol, Mucibron, Neotop, Nimesulida, Nistatina, Novolax, Omeprazol, Optacili, Ortoflan, Otomicina, Paracetamol, Perida, Plenty, Pluriver, Prazol, Prevencor, Profol, Rinisone, Rinosbon, Salder S, Sarcoton, Seczol, Valtrian-HCT, Zoxipan,

Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.