Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Deprive - 10 mg - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Montelucaste

Apresentação : Comprimidos

Indicação :

Deprive É um medicamento do grupo dos antagonistas dos receptores dos leucotrienos, que bloqueia as substâncias denominadas leucotrienos. Os leucotrienos são responsveis pelo estreitamento e inchao das vias respiratórias dos pulmães e também provocam sintomas alérgicos.

Através do bloqueio dos leucotrienos, Deprive melhora os sintomas da asma, ajuda a controlar a asma e melhora os sintomas de alergia sazonal ( também conhecida por febre dos fenos ou rinite alérgica sazonal).

O médico receitou Deprive para tratar a asma, prevenindo os sintomas asmáticos durante o dia e a noite.

-Deprive é usado no tratamento de doentes que não estáo controlados, de forma adequada, com a medicação que usam, e necessitam de terapêutica adicional. -Deprive ajuda ainda a prevenir o estreitamento das vias respiratórias, que se desencadeia após o esforo físico .

-Nos doentes asmáticos em que o Deprive é indicado para a asma, Deprive pode também proporcionar alívio dos sintomas de rinite alérgica.

O médico decidirá como deve ser usado o Deprive, dependendo dos sintomas e da gravidade da sua asma.

O que é a asma?

A asma é uma doença de longa duração.

A asma inclui:

Dificuldade em respirar devido ao estreitamento das vias respiratórias. Este estreitamento das vias respiratórias piora e melhora conforme as diversas situações.

Vias respiratórias sensíveis que reagem a vrias coisas, como ao fumo de cigarro, ao Pólen, ao ar frio ou ao exercício.

Inchao (inflamação) das paredes das vias respiratórias.

Os sintomas da asma incluem: Tosse, respiração difcil e ruidosa e sensação de aperto no peito.

Antes de tomar DEPRIVE

Informe o seu médico sobre quaisquer problemas de Saúde ou alergias, Atuais ou passados.

Não tome Deprive

-Se tem alergia (hipersensibilidade) ao montelucaste ou a qualquer outro componente de Deprive (ver 6. Outras informações).

Tome especial cuidado com Deprive

-Se a asma ou a respiração piorar, contacte o médico imediatamente. -Deprive administrado por via oral não se destina a tratar ataques agudos de asma. Se ocorrer um ataque, deve seguir as instruções do seu médico. Tenha sempre consigo o medicamento inalado que usa para os ataques de asma.

- importante tomar toda a medicação para a asma receitada pelo médico. Deprive não deve ser usado em vez de outros medicamentos que o médico tenha receitado para a asma.

-Qualquer doente que esteja a tomar medicamentos para a asma deve ter em atenção que Deverá consultar o médico se desenvolver um conjunto de sintomas, que incluem um estado semelhante a gripe, sensação de dormncia e picadas nos braos ou pernas, agravamento de sintomas pulmonares e/ou erupção cutânea.

-Não deve tomar aspirina ou medicamentos anti-inflamatórios ( também conhecidos como medicamentos anti-inflamatórios não esteroides ou AINEs) se estes agravarem a asma.

Ao tomar Deprive com outros medicamentos

Alguns medicamentos podem afectar o modo de Atuação de Deprive. ou Deprive pode afectar o modo de Atuação de outros medicamentos.

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver tomando ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Antes de comear a tomar Deprive, informe o médico se está a tomar os seguintes medicamentos:

-Fenobarbital (usado no tratamento da epilepsia) -Fenitona (usado no tratamento da epilepsia)

-Rifampicina (usado no tratamento da tuberculose e de outras infecções)

Ao tomar Deprive com alimentos e bebidas

Deprive 10 mg pode ser tomado com ou sem alimentos.

Gravidez e aleitamento

utilização na gravidez

Mulheres grávidas ou que pretendem engravidar devem consultar o seu médico antes de tomar Deprive. O médico avaliar se pode tomar Deprive durante este perãodo.

utilização durante o aleitamento

Não se sabe se Deprive aparece no leite materno. Caso pretenda amamentar ou já esteja a amamentar, deve consultar o seu médico antes de tomar Deprive.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Não provável que Deprive afecte a sua capacidade de conduzir ou utilizar máquinas. Contudo, pode variar a forma como cada indivíduo reage medicação . Alguns efeitos secundários (como tonturas e sonolência) que foram comunicados muito raramente com Deprive, podem afectar a capacidade de conduzir ou utilizar máquinas em alguns doentes.

Informaçães importantes sobre alguns componentes de Deprive

Deprive contém aspartamo, o qual é uma fonte de fenilalanina. Pode ser prejudicial em indivíduos com fenilcetonria.

Se sofre de fenilcetonria (uma doença metabólica hereditéria rara), deve ter em consideração que cada comprimido de 10 mg contém fenilalanina (equivalente a 0,421mg de fenilalanina por cada comprimido de 10 mg).

COMO TOMAR DEPRIVE

-Deve tomar apenas um comprimido de Deprive uma vez por dia, de acordo com as instruções do médico.

-Deve ser tomado mesmo quando não há sintomas ou mesmo que surja um ataque agudo de asma.

-Tomar Deprive sempre de acordo com as Indicaçõesdo médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. -Tomar por via oral

Em adultos com mais de 15 anos de idade:

Um comprimido de 10 mg por dia tomado à noite. Deprive 10 mg pode ser tomado com ou sem alimentos.

Se estiver a tomar Deprive, certifique-se de que não toma outros medicamentos que contenham a mesma substância ativa, o montelucaste.

Se tomar mais Deprive do que deveria

Contacte o médico imediatamente para aconselhamento.

Não foram comunicados efeitos secundários na maioria das notificações de sobredosagem. Os sintomas mais frequentemente comunicados devido a sobredosagem em adultos e crianças incluiram dor abdominal, sonolência, sede, dor de cabeça, vômitos e hiperatividade.

Caso se tenha esquecido de tomar Deprive

Tomar Deprive sempre de acordo com as Indicaçõesdo médico. No entanto, se falhar uma dose, volte ao esquema normal de um comprimido uma vez por dia. Não tome uma dose dobrada para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.

Se parar de tomar Deprive

Deprive s pode tratar a asma se for tomado continuamente.

importante que Deprive continue a ser tomado durante o tempo que o médico considerar necessário, a fim de manter o controlo da asma.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Efeitos secundários DEPRIVE

Como todos os medicamentos, Deprive pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Em estudos clínicos realizados com comprimidos revestidos por película doseados a 10 mg de montelucaste, os efeitos secundários mais frequentemente comunicados (em mais de 1 em 100, ou menos de 1 em 10 doentes tratados), que se pensa estarem relacionados com montelucaste, foram: -Dores abdominais; -Dores de cabeça.

Estes foram normalmente ligeiros e ocorreram com maior frequência nos doentes tratados com montelucaste do que com placebo (comprimido sem medicamento).

Adicionalmente, durante o tempo de comercialização do medicamento, foram comunicados os seguintes efeitos:

-reações alérgicas incluindo erupções cutâneas, inchao da face, lbios, lngua e/ou garganta, que podem provocar dificuldades a respirar ou engolir; irritação da pele e urticária;

-cansaço, nervosismo, agitação incluindo comportamento agressivo, irritabilidade, tremores, depressão, tonturas, sonolência, alucinações, sonhos anmalos incluindo pesadelos e sono agitado, dormncia e picadas, convulsões;

-Mal-estar, dores musculares ou nas articulações, cãibras musculares, boca seca, náuseas, vômitos, m digestáo, diarreia, hepatite;

-Aumento da tendência para hemorragias, ndoas negras, palpitações; -Inchao.

Em doentes asmáticos tratados com montelucaste, foram comunicados casos muito raros de um conjunto de sintomas semelhante a gripe, sensação de picadas ou dormncia nos braos ou pernas, agravamento de sintomas pulmonares e/ou erupção cutânea (síndrome de Churg-Strauss). Consulte o seu médico imediatamente caso tenha algum destes sintomas.

Pea ao seu médico ou farmacêutico mais informação sobre efeitos secundários.

É coMO CONSERVAR DEPRIVE
-Manter fora do alcance e da vista das crianças.

-Não utilize Deprive após o prazo de validade impresso na embalagem exterior, após VAL. Os dois primeiros algarismos indicam o mês, os dois últimos algarismos indicam o ano. O prazo de validade corresponde ao últim dia do mês indicado. -Conservar na embalagem de origem.

-Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6.é outras informações

Qual a composição de Deprive

-A substância ativa é o montelucaste. Cada comprimido de 10 mg contém 10,4 mg de montelucaste sódico que corresponde a 10 mg de montelucaste.

-Os outros componentes são: manitol (E421), celulose microcristalina, croscarmelose sódica, aspartamo (E951), aroma de cereja, estearato de magnésio, xido vermelho de ferro e xido amarelo de ferro (E172).

Qual o aspecto de Deprive e conteúdo da embalagem

Deprive 10 mg, comprimidos encontra-se disponível na forma de comprimidos redondos, biconvexos, de cor bege, com ranhura central dos dois lados.

Deprive É comercializado em blisters de alumínio/alumínio contendo 14, 28 ou 56 comprimidos por embalagem.

É possível que não sejam comercializadas todas as Apresentações.

Fabricante ;

Laboratórios Atral S/A
Vala do Carregado
2600-726 Castanheira do Ribatejo - Portugal

Tel: 263 856 800 Fax: 263 855 020 E-mail: info@atralcipan.pt

Medicamentos do mesmo fabricante :

Amoclavam 125 mg, Amoclavam 500 mg, Amoclavam, Atralidon paracetamol, Deprive 4, Deprive 10, Dolovin, Ecapril, Stacer


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.