Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Constipal - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Maleato de dexbromofeniramina / Sulfato de pseudoefedrina

Apresentação : 6 mg + 120 mg comprimidos revestidos

Indicação :

Constipal associa a ação de dois tipos de fármacos: um Anti-histamínico (maleato dedexbromofeniramina) e um descongestionante nasal (sulfato de pseudoefedrina),proporcionando um alívio da congestáo nasal.

Constipal é indicado para o alívio dos sintomas da congestáo das mucosas das viasrespiratórias superiores nas gripes e constipações, rinites alérgicas, febre dos fenos,congestáo das trompas de Eustquio, rinite aguda e rinossinusite.

Após a ingestão, o conteúdo da camada de revestimento rapidamente libertado,expondo então o Núcleo aos processos de absorção digestiva, produzindo-se uma açãoprolongada, permitindo um alívio rpido, eficaz e duradouro.

Antes de TomarCONSTIPAL

Não tome Constipal
- se tem alergia (hipersensibilidade) ao maleato de dexbromofeniramina, sulfato depseudoefedrina ou a qualquer outro componente de Constipal, ou a medicamentossemelhantes ao sulfato de pseudoefedrina.
- se toma um tipo de medicamentos para a depressão denominados IMAO (inibidores damonoaminooxidase) ou se tomou estes medicamentos nas últimas duas semanas.

- se sofre de hipertiroidismo (aumento da função da tiráide), hipertensão arterial grave oudoença grave das coronárias (vasos do coração)..

Tome especial cuidado com Constipal
Se sofre de:
Glaucoma de ângulo estreito ou aumento da pressão intra-ocular (doenças oculares);
úlcera péptica estenosante ou obstrução piloroduodenal (doenças do estômago);
Aumento da próstata;
Obstrução do colo da bexiga;
Doena cardiovascular ou angina;
Diabetes mellitus.

Se tem mais de 60 anos, pode ter uma propensão maior para os eventuais efeitos secundários deste medicamento.

Nestes casos, consulte o seu médico antes de tomar Constipal.

Ao tomar Constipal com outros medicamentos
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver tomando ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Não tome Constipal se toma um tipo de medicamentos para a depressão denominados
IMAO (inibidores da monoaminooxidase) ou se tomou estes medicamentos nas últimasduas semanas.

Se toma os medicamentos seguintes, aconselhe-se com o seu médico assistente antes detomar Constipal:
Medicamentos para a hipertensão da classe dos beta-bloqueadores (p.ex. propranolol,atenolol); medicamentos para o coração da classe dos digitlicos (p.ex. digoxina); antiácidos ou anti-coagulantes.

Se tomar outros medicamentos contra a alergia, medicamentos contra a depressão dogrupo dos antidepressivos tricclicos (p.ex. amitriptilina) ou medicamentos para aansiedade pode aumentar a sonolência.

Ao tomar Constipal com alimentos e bebidas
Não ingira álcool durante a terapêutica com Constipal.

Gravidez e aleitamento
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.
Não se recomenda a administração de Constipal durante a gravidez ou o aleitamento,excepto se for claramente necessário, e sempre com indicação do seu médico.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Constipal pode causar sonolência em algumas pessoas, pelo que Deverá ter cuidado aoexercer atividades que exijam grande vigilância mental, como conduzir veículos, operarequipamento ou maquinaria.

Informaçães importantes sobre alguns componentes de Constipal
Constipal contém lactose mono-hidratada e sacarose. Se foi informado pelo seu médicoque tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

Modo de Usar: CONSTIPAL

Tomar Constipal sempre de acordo com as Indicaçõesdo farmacêutico. Fale com o seufarmacêutico se tiver dúvidas. A dose habitual para adultos e crianças com mais de
12 anos é de 1 comprimido de 12 em 12 horas (de manhã e ao deitar). após umamelhoria inicial, 1 comprimido por dia pode controlar os sintomas com eficácia.

Em caso de agravamento ou persistância dos sintomas após 7 dias de utilização, Deveráconsultar o médico.

Não ultrapasse a dose de Constipal ou o perãodo de tratamento recomendados.

Constipal não foi estudado em crianças de idade inferior a 12 anos.

Se tomar mais Constipal do que deveria
A ingestão, de uma s vez, de Vários comprimidos pode produzir sedação, tonturas, doresde cabeça, náuseas, vômitos, visão enevoada, sensação de desmaio, fraqueza muscular,ansiedade, agitação, insônia, dificuldade em respirar, batimento rpido do coração,alucinações, tremores, convulsões, coma, podendo em certos casos ser fatal. Em crianças
É comum o aumento da temperatura corporal, a boca seca e problemas no estômago ouintestino.
Nestas situações, procure imediatamente assistência médica.

O tratamento ter, principalmente, por fim tratar os sintomas. Um tratamento de urgênciaconsistirá em:chamar de urgência um médico ou uma ambulncia;o medicamento que ficou no estômago pode ser absorvido pela administração de carvoativado em suspensão na água; poderá ser necessário efetuar uma lavagem ao estômago;Administração de medicamentos para controlar os sintomas
Não deverão ser administrados estimulantes (analpticos).

Caso se tenha esquecido de tomar Constipal
Caso se esquea de uma dose, tome-a logo que possível, e retome o intervalo entre dosesanterior. Não tome uma dose dobrada para compensar um comprimido que se esqueceude tomar.

Se parar de tomar Constipal
Constipal pode ser interrompido em qualquer altura.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seufarmacêutico.

Efeitos secundários possíveis

Como todos os medicamentos, Constipal pode causar efeitos secundários, no entantoestes não se manifestam em todas as pessoas.

Embora nem todos os efeitos secundários referidos possam ocorrer, nalguns casos poderse- tornar necessária assistência médica. É possível que muitos dos efeitos secundáriosdesapaream medida que o seu organismo se adapta ao medicamento.

têm sido relatadas situações de urticária, rash (erupção e vermelhidão na pele),sensibilidade luz solar, sudação excessiva, arrepios, secura da boca, nariz e garganta echoque anafiláctico (reação alérgica grave que se manifesta por asma, colapso eurticária).

O efeito secundário mais comum relacionado com o maleato de dexbromofeniramina é asonolência. Outros efeitos incluem reações adversas cardiovasculares, hematológicas
(pancitopenia, trombocitopenia, anemia hemoltica), neurológicas (confusão, alucinações,tremor), gastrointestinais, genitourinárias (retenção urinária) e respiratórias.

Os medicamentos do tipo do sulfato de pseudoefedrina tém sido associados a sonolência,sedação, agitação, ansiedade, medo, tensão, insônia, tremor, convulsões, fraqueza,vertigem, tonturas, enxaqueca, rubor, palidez, dificuldades respiratórias, sudação,náuseas, vômitos, anorexia, cãibras musculares, problemas em urinar. Os efeitoscardiovasculares associados aos simpaticomimáticos incluem hipertensão, palpitações,alteração nos batimentos cardíacos ou dor.

Constipal pode provocar excitação suave nas crianças.

5. COMO CONSERVAR CONSTIPAL

Não conservar acima de 25ºC.

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Constipal após o prazo de validade impresso na embalagem exterior e noblister, após EXP. O prazo de validade corresponde ao últim dia do mês indicado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. Outras informações

Qual a composição de Constipal

As substâncias ativas são o maleato de dexbromofeniramina e o sulfato depseudoefedrina.
Os outros componentes do Núcleo são lactose mono-hidratada, amido de milho, povidonae estearato de magnésio. Os outros componentes do revestimento são sulfato de cálcio,sacarose, sulfato de cálcio di-hidratado, talco, goma arbica, goma rosina, gelatina, ácidooleico, sabão vegetal, Opalux vermelho AS 1880A, cera branca de abelha, cera decarnaba e zena.

Qual o aspecto de Constipal e conteúdo da embalagem

Constipal apresenta-se em embalagens de 12 e 20 comprimidos revestidos redondosvermelhos, biconvexos, lisos e uniformes, acondicionados em blisters de PVC/alumínio.
É possível que não sejam comercializadas todas as Apresentações.

Fabricante :

Plough Farma, Lda.
Rua Agualva dos Aores, n. 16
2735-557 Agualva-Cacm
Portugal
Tel +351 21 433 93 00


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular