Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Cliane - hormônio

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Estradiol e Noretisterona.

Apresentação : Embalagem com blister-calendrio com 28 comprimidos revestidas.

Indicação : CLIANE é indicado para o tratamento dos distúrbios decorrentes da deficiência estrogênica, tais como sudorese e ondas de calor, incluindo profilaxia e tratamento da osteoporose e atrofia urogenital em pacientes Pós-menopausadas.

Efeito Colateral :

Em casos isolados podem ocorrer sangramentos irregulares, dores ou tensão mamria; náuseas e cefaleias; distúrbios gástricos; alterações da peso e da libido.

Precauções :

CLIANE não se destina É contracepção. Antes de iniciar o tratamento devem ser realizados exames clínico detalhado e ginecológico minucioso (Incluindo mamas e citologia cervical), e a possibilidade de gestação deve ser excluída. Recomenda-se, durante o tratamento, a realização de exames de controle em intervalos de aproximadamente seis meses. Durante os primeiros meses de tratamento é comum ocorrer sangramento vaginal irregular. Se o mesmo persistir, a causa deve ser investigada. Se o sangramento ocorrer após estabelecimento da amenorria, deve-se realizar bipsia endometrial para exclusão de malignidade. A medicação deve ser suspensa se durante o tratamento ocorrerem, pela primeira vez, cefaleias do tipo enxaqueca, ou cefaleias com frequência e intensidade fora do habitual; perturbações repentinas de percepção (por exemplo, de visão, da audição); sinais precursores de tromboflebites ou tromboembolias (por exemplo, edema ou dores não-habituais nas pernas, dores do tipo pontada ao respirar ou tosse de origem desconhecida); sensação de dor e constrição no trax; cirurgias programadas (com antecedncia de 6 semanas); imobilização forçada durante, por exemplo, acidentes; aparecimento de icterícia; hepatite; prurido generalizado; aumento de ataques epilpticos; acentuada elevação da pressão arterial; e gravidez. Durante tratamento com substâncias hormonais, tais como as contidas em CLIANE, foram observadas, em casos raros, alterações hepáticas benignas e, mais raramente, malignas, que em casos isolados podem ocasionar hemorragias intra-abdominais com risco de vida para a paciente. Se ocorrerem transtornos epigástricos graves, aumento do tamanho do fgado ou sinais de hemorragia intra-abdominal, deve-se incluir tumor hepático nas considerações diagnóstico-diferenciais. Pacientes com diabetes mellitus, hipertensão, varizes, otosclerose, esclerose múltipla, epilepsia, porfria, tetania, coria menor ou antecedentes de flebite devem ser mentidos sob cuidadosa vigilância.

Fórmula :

Cada comprimido revestido contém 2 mg de estradiol e 1 mg de acetato de noretisterona.

Contra indicação :

Gravidez (suspeita ou confirmada); carcinoma de mama (na suspeita ou quando já diagnosticado), exceto em pacientes adequadamente selecionadas que estejam sob tratamento para doença metastática; neoplasia estrognio-dependente (suspeita ou diagnosticada); sangramento genital anormal, endometriose; tromboflebite ativa ou distúrbios tromboemblicos (incluindo trombose coronariana, acidente cerebrovascular, etc.), doença cardíaca grave; anemia falciforme; distúrbios congnitos do metabolismo liPódico; diabetes mellitus grave com alterações vasculares; doença hepática aguda ou crônica, ou história de doença hepática quando as provas de função hepática não indiquem normalidade; tumores hepáticos atuais ou antecedentes dos mesmos; síndrome de Dubin-Johnson ou Rotor; icterícia ou prurido generalizado durante gestação anterior; doença renal grave.

Interação Medicamentosa :

A eficácia de CLIANE pode ser reduzida com a administração regular de outros medicamentos, tais como barbitúricos, fenilbutazona, hidantonas, rifampicina e ampicilina. As necessidades de hipoglicemiantes orais ou insulina também podem ser modificadas.

Modo de Usar :

Deve ser ingerido um comprimido diária e continuamente, sem intervalo entre o trmino de um blister e incio de outro, e de pReferência no mesmo horrio. O emprego de CLIANE é adequado apenas para pacientes cuja menopausa tenha ocorrido há, pelo menos, um ano. Para mulheres que estejam utilizando a terapia de reposição hormonal pela primeira vez, o tratamento pode ser iniciado em qualquer dia. O tratamento destina-se terapia de reposição hormonal com indução de amenorria. entretanto podem ocorrer sangramentos nos primeiros seis ciclos de uso. Estes podem ser imprevisíveis, mas não devem ser excessivos; As pacientes devem ser orientadas sobre este últim aspecto e também que estas Ocorrências devem diminuir significativamente, cessando após este perãodo. Se os sangramentos persistirem, deve ser considerada a descontinuação ou alteração para terapia seqencial. Para mulheres que utilizaram previamente a terapia de reposição hormonal combinada seqencial, recomenda-se iniciar o tratamento ao final do sangramento programado. Podem ocorrer sangramento nos primeiros seis ciclos de uso. Se os sangramentos irregulares persistirem por mais de seis meses, deve-se considerar a descontinuação do tratamento ou retoma terapia seqencial.

Superdosagem :

Não tém sido relatados efeitos deletrios decorrentes de superdosagem, de maneira que, nestes casos, geralmente não há necessidade de tratamento. No caso de aparecimento de sintomas, o tratamento a ser instituído deve ser sintomático, não existindo antídotos específicos. Podem ocorrer náuseas e sangramentos por privação.

Fabricante :

Schering do Brasil

Av Alfredo Egídio de Souza Aranha, 384 An 4
São Paulo - SP

Medicamentos do mesmo fabriante :

Azelan, Betaferon, Cliane, Dopergin, Ecovis 200, Esmeron, Estrofem 2 mg, Femiane, Fludara, Gestadinona, Ginedisc, Gyno icaden, Icaden, Levovist, Lindisc 50, Lindisc duo, Loratadina, Mesigyna, Microvlar, Nebido, Neovlar, Procin, Proviron, Puregon, Quadriderm, Rebetol, Rotram, Sporostatin, Ultraproct, Vasomax


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular