Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Claridon - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : loratadina/pseudoefedrina

Apresentação : 5 mg/120 mg comprimido de libertação modificada

Indicação : Claridon comprimidos É composto por uma associação de duas substâncias ativas, uma anti-histamônica e outra descongestionante. Os Anti-histamínicos ajudam a reduzir os sintomas de alergia ou constipação prevenindo os efeitos de uma substância denominada histamina, a qual produzida no organismo. Os descongestionantes ajudam a aliviar a congestáo nasal.
Claridon comprimidos é indicado no alívio dos sintomas da rinite alérgica sazonal (febre dos fenos), incluindo crises de espirros, corrimento e comicháo nasal, comicháo ocular e lacrimejo, quando acompanhados por congestáo nasal.

2.ANTES DE TOMAR CLARIDON
Não tome Claridon comprimidos se tem alergia (hipersensibilidade) loratadina, pseudoefedrina ou a qualquer outro componente de Claridon comprimidos.
devido à presença da pseudoefedrina, não tome Claridon comprimidos se toma medicamentos para a pressão arterial ou para o coração; se sofre de glaucoma, dificuldade em urinar, retenção urinária, pressão arterial elevada, doença do coração ou dos vasos sanguíneos , história de enfartes ou hipertiroidismo (doença da tiráide).

Informe o seu médico se estiver a ser medicado com inibidores da monoamino-oxidase (IMAO) ou se tiver interrompido este tratamento há menos de 14 dias.
Tome especial cuidado com Claridon
Certas condições podem torn-lo invulgarmente intolerante ao efeito descongestionante da pseudoefedrina contida neste medicamento.

Antes de tomar Claridon comprimidos: informe o seu médico ou farmacêutico, se tem idade igual ou superior a 60 anos, uma vez que os adultos mais velhos podem ser mais sensíveis aos efeitos deste medicamento;
- se tem problemas oculares (como por exemplo, aumento da pressão nos olhos, ou glaucoma), diabetes mellitus (diabetes açucarada), aperto causado pela úlcera péptica, obstrução piloroduodenal, obstrução do colo vesical, anamnese positiva de broncopasmo, aumento do tamanho da próstata, ou problemas do fgado, rins, ou bexiga;
- se vai ser submetido a intervenção cirúrgica, uma vez que pode ter de interromper o tratamento com Claridon durante alguns dias;
- se está medicado com digitalis, medicamento usado no tratamento de problemas de coração, porque poderá ser necessário ajustar a dose;
- se está a tomar ?-metildopa, mecamilamina, reserpina, alcalóides veratum e guanetidina para a pressão arterial, porque poderá ser necessário ajustar a dose;
- se está a tomar descongestionantes (orais ou nasais), supressores do apetite (comprimidos para dietas), ou anfetaminas, porque quando tomados em associação com Claridon, estes medicamentos podem aumentar a sua pressão arterial;
- se está a tomar alcalóides ergotamúnicos (como por exemplo di-hidroergotamina, ergotamina ou metilergometrina) para enxaquecas, porque quando tomados em associação com Claridon, estes medicamentos podem aumentar a sua pressão arterial;
- se está a tomar linezolida, bromocriptina, cabergolina, lisurida e pergolida porque quando tomados em associação com Claridon, estes medicamentos podem aumentar a sua pressão arterial;
- se está a tomar antiácidos, porque estes podem aumentar o efeito de Claridon;
- se está a tomar caolino, porque pode diminuir o efeito de Claridon.

Tomar Claridon com outros medicamentos
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver tomando ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Tomar Claridon com alimentos e bebidas
Claridon comprimidos pode ser tomado antes ou com a refeição.
Claridon não demonstrou potenciar os efeitos de uma bebida alcolica.

Gravidez
Se está grávida , não pode tomar Claridon comprimidos.
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento durante a gravidez.

Aleitamento
Se está a amamentar, não se recomenda que tome Claridon.
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento durante a amamentação.

Condução de veículos e utilização de máquinas
A dose recomendada de Claridon não provoca, geralmente, sonolência ou diminuição do estado de viglia. No entanto, muito raramente, alguns doentes sentiram sonolência, o que pode afectar a capacidade de condução de veículos e uso de máquinas.

Informaçães importantes sobre alguns componentes de Claridon comprimidos de libertação modificada
Claridon comprimidos de libertação modificada contém butilparahidroxibenzoato que pode causar reações alérgicas (possivelmente retardadas).
Claridon comprimidos de libertação modificada contém lactose e sacarose; por isso, se foi informado pelo seu médico de que sofre de intolerância a alguns açúcares, contacte o seu médico antes de tomar este medicamento.

Testes laboratoriais
Caso esteja prevista a realização de testes de sensibilidade cutânea (testes na pele), a administração de Claridon deve ser interrompida dois dias antes da realização dos testes, uma vez que o medicamento pode influenciar os resultados dos mesmos.
Atletas que tomam Claridon comprimidos podem ter testes anti-doping positivos.

3.COMO TOMAR CLARIDON
Tome Claridon sempre de acordo com as Indicaçõesdo médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.
Não ultrapasse a dose de Claridon comprimidos mencionada na cartonagem ou recomendada pelo seu médico.

Adultos e crianças com idade igual ou superior a 12 anos:

Tome um comprimido de libertação modificada Claridon, duas vezes por dia com um copo de água, com ou sem alimentos. Engula o comprimido inteiro; não o esmague, parta ou mastigue antes de engolir.
Não tome este medicamento por mais de 10 dias consecutivos, excepto por indicação do médico.
Os doentes devem ser informados que o tratamento deve ser interrompido em caso de pressão arterial elevada, aumento ou alteração do ritmo cardíaco, naseas, dores de cabeça ou aumento das dores de cabeça.

Se tomar mais Claridon do que deveria
Informe de imediato o seu médico ou farmacêutico no caso de tomar uma dose superior recomendada.

Caso se tenha esquecido de tomar Claridon
Caso se esquea de uma dose, tome-a logo que possível, e retome o intervalo entre doses anterior. Não tome uma dose dobrada para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.

4.EFEITOS secundários DE Claridon
Como todos os medicamentos, Claridon pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas. Contacte imediatamente o seu médico ou farmacêutico se tiver alguma reação persistente, incmoda ou grave ao Claridon.

A maioria dos efeitos secundários associados a Claridon 5 mg/120 mg comprimidos de libertação modificada incluem: sede, nervosismo, sonolência, depressão, agitação, anorexia, dificuldade em adormecer, tonturas, secura da boca, aceleração do ritmo cardíaco, dor de garganta, inflamação da mucosa nasal, obstipação (prisão de ventre), náuseas, dores de cabeça e cansaço.

Efeitos que ocorrem menos frequentemente incluem: confusão, tremores, aumento de sudação, rubores, alteração do paladar, lacrimejo anormal dos olhos, zumbidos nos ouvidos, alteração do ritmo cardíaco, hemorragias nasais, micção frequente ou anormal e comicháo.

Durante a comercialização de Claridon foram notificados casos muito raros de reação alérgica grave, incluindo erupção cutânea, urticária e inchao da cara, vertigens, convulsões, ritmo cardíaco alterado, pressão arterial elevada, tosse, estreitamento das vias respiratórias, problemas do fgado, dificuldade em urinar e queda de cabelo.

Outras reações adversas que foram reportadas em ensaios clínicos e durante o perãodo de
Pós-comercialização apenas para a loratadina incluem aumento de apetite, erupção cutânea e mal estar do estômago.
Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

COMO CONSERVAR CLARIDON
Manter fora do alcance e da vista das crianças.
Conservar a temperatura inferior a 30ºC. Manter o blister dentro da embalagem exterior.

Não utilize Claridon após o prazo de validade impresso na embalagem exterior e no blister.
O prazo de validade corresponde ao últim dia do mês indicado.
Não utilize Claridon se verificar alguma alteração da aparncia dos comprimidos.
Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6.Outras informações
Qual a composição de Claridon
As substâncias ativas de Claridon comprimidos de libertação modificada são a loratadina 5 mg e o sulfato de pseudoefedrina 120 mg.

Os outros componentes de Claridon comprimidos de libertação modificada são: Núcleo lactose monohidratada, amido de milho, povidona, estearato de magnésio; revestimento goma arbica, para-hidroxibenzoato de butilo, sulfato de cálcio di-hidratado, cera de carnaba, celulose microcristalina, ácido oleico, resina de goma, sabão, sacarose, talco, dióxido de titânio, cera branca de abelhas e zena.

Qual o aspecto de Claridon e conteúdo da embalagem
Os comprimidos de Claridon são brancos lustrosos, redondos e biconvexos.
Claridon apresenta-se em embalagens de 14 e 20 comprimidos.
É possível que não sejam comercializadas todas as Apresentações.

Fabricante :

Schering-Plough Farma, Lda.
Rua Agualva dos Aores, n. 16
2735 557 Agualva Cacm
Portugal
Tel.: 21 433 93 00

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular