Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Cizax - bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Cloridrato de Ciclobenzaprina.

Classe terapêutica : Relaxante Muscular.

Apresentação : Cizax é indicado para uso oral.
Cizax comprimidos de 5 mg ou 10 mg apresenta-se em embalagens com 10 ou 30 comprimidos.

Indicação : CIZAX É indicado no tratamento dos espasmos musculares associados com dor aguda de etiologia mêsculo-esqueltica, como nas lombalgias, torcicolos, fibromialgia, periartrite escápulo-umeral, cervicobraquialgias. O produto é indicado como coadjuvante de outras medidas para o alívio dos sintomas, tais como fisioterapia e repouso.

Efeito Colateral :

Ainda não são conhecidas a intensidade e frequência das reações adversas.
As reações adversas que podem ocorrer com maior frequência são: sonolência, secura da boca e vertigem. As reações relatadas em 1 a 3% dos pacientes foram: fadiga, debilidade, astenia, náuseas, constipação, dispepsia, sabor desagradável, visão borrosa, cefaleia, nervosismo e confusão. Estas reações somente requerem atenção médica se forem persistentes.
Com Incidência em menos de 1% dos pacientes foram relatadas as seguintes reações: sncope e mal estar.
Cardiovasculares: taquicardia, arritmias, vasodilatação, palpitação, hipotensão.
Digestivas: vômitos, anorexia, diarreia, dor gastrintestinal, gastrite, flatulência, edema de lngua, alteração das funções hepáticas, raramente hepatite, icterícia e colestase. Hipersensibilidade: anafilaxia, angioedema, prurido, edema facial, urticária e "rash".
mêsculo-esquelticas: rigidez muscular.
Sistema nervoso e psiquitricas: ataxia, vertigem, disartria, tremores, hipertonia, convulsões, alucinações, insônia, depressão, ansiedade, agitação, parestesia, diplopia. Pele: sudorese.
Sentidos especiais: ageusia, tinido.
Urogenitais: frequência urinária e/ou retenção. Estas reações, embora raras, requerem supervisão médica.
Outras reações, relatadas aos compostos tricclicos, embora não relacionadas ciclobenzaprina, devem ser consideradas pelo médico assistente.
Não foram relatadas reações referentes dependência, com sintomas decorrentes da interrupção abrupta do tratamento. A interrupção do tratamento após Administração prolongada pode provocar náuseas, cefaleia e mal estar, o que não indicativo de adição.

Fórmula :

Cada comprimido de CIZAX contém 5 mg ou 10 mg de cloridrato de ciclobenzaprina.
Excipientes: cellactose, amido, celulose microcristalina, croscarmelose sódica, dióxido de silício, estearato de magnésio.

Contra indicação :

Hipersensibilidade a ciclobenzaprina ou a qualquer componente da fórmula do produto;
Pacientes que apresentem glaucoma ou retenção urinária;
Pacientes que faam uso simultâneo de IMAO (inibidores da monoaminoxidase), ou que tenham utilizado o medicamento nos últimos 14 dias;
Fase aguda Pós-infarto do miocárdio;
Pacientes com arritmia cardíaca, bloqueio, alteração da conduta, insuficiência cardíaca congestiva ou hipertireoidismo.

Interação Medicamentosa :

A ciclobenzaprina pode aumentar os efeitos do álcool, dos barbituratos e dos outros depressores do SNC.
Os antidepressivos tricclicos podem bloquear a ação anti-hipertensiva da guanetidina e de compostos semelhantes.
Antidiscinéticos e antimuscarúnicos podem ter aumentadas as suas ações, levando a problemas gastrintestinais e a óleo paralítico.
Com inibidores da monoaminoxidase necessário um intervalo mínimo de 14 dias entre a administração dos mesmos e da ciclobenzaprina, para evitar as possíveis reações (ver Advertências).

Modo de Usar :

Adultos
a dose usual é de 20 mg a 40 mg ao dia, em duas a quatro administrações.
A dose máxima diária de 60 mg. O uso do produto por perãodos superiores a duas ou três semanas, deve ser feito com o devido acompanhamento médico.

Precauções e Advertências

Advertências
CIZAX relacionado estruturalmente com os antidepressivos tricclicos (p.ex. amitriptilina e imipramina). Quando as doses administradas forem maiores do que as recomendadas, podem ocorrer srias reações no Sistema Nervoso Central.
A ciclobenzaprina interage com a monoaminoxidase. Crise hiperpirática, convulsões severas e morte podem ocorrer em pacientes que recebem antidepressivos tricclicos, incluindo a furazolidona, a pargilina, a procarbazina e IMAO.
A ciclobenzaprina pode aumentar os efeitos do álcool, barbitúricos e de outras drogas depressoras do SNC.
Precauções
devido à sua ação atroPónica, CIZAX deve ser utilizado com cautela em pacientes com história de retenção urinária, glaucoma de ângulo fechado, pressão intra-ocular elevada ou naqueles em tratamento com medicação anticolinrgica. Pelos mesmos motivos, os pacientes com antecedentes de taquicardia, bem como os que sofrem de hipertrofia prostática, devem ser submetidos cuidadosa avaliação dos efeitos adversos durante o tratamento com a ciclobenzaprina. Não se recomenda a utilização do medicamento nos pacientes em fase de recuperação do infarto do miocárdio, nas arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca congestiva, bloqueio cardíaco ou outros problemas de condução. O risco de arritmia pode estar aumentado nos casos de hipertireoidismo.
A utilização de CIZAX por perãodos superiores a duas ou três semanas deve ser feita com o devido acompanhamento médico. Os pacientes devem ser advertidos de que sua capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas perigosas pode estar comprometida durante o tratamento.
Gravidez
Estudos sobre a reprodução realizados em ratazanas, camundongos e coelhos, com dose até 20 vezes a dose para humanos, não evidenciam a existância de alteração sobre a fertilidade ou de danos ao feto, devidos ao produto. Entretanto, não há estudos adequados e bem controlados sobre a segurança do uso de ciclobenzaprina em mulheres grávidas. Como os estudos em animais nem sempre reproduzem a resposta em humanos, não se recomenda é Administração de CIZAX durante a gravidez.
Amamentação
Não É conhecido se a droga excretada no leite materno. Como a ciclobenzaprina quimicamente relacionada aos antidepressivos tricclicos, alguns dos quais são excretados no leite materno, cuidados especiais devem ser tomados quando o produto for prescrito a mulheres que estejam amamentando.
Pediatria
Não foi estabelecida a segurança e a eficácia de ciclobenzaprina em crianças menores de 15 anos.
Geriatria
Não se disPóe de informaçães. Os pacientes idosos manifestam sensibilidade aumentada a outros antimuscarúnicos e mais provável que experimentem reações adversas aos antidepressivos tricclicos relacionados estruturalmente com a ciclobenzaprina do que os adultos jovens.
Odontologia
Os efeitos antimuscarúnicos perifricos da droga, podem inibir o fluxo salivar, contribuindo para o desenvolvimento de cries, doenças periodontais, candidase oral e mal estar.
Carcinogenicidade, mutagenicidade e alterações sobre a fertilidade
Os estudos em animais com doses de 5 a 40 vezes a dose recomendada para humanos, não revelaram propriedades carcinogênicas ou mutagênicas da droga.
Alterações hepáticas como empalidecimento ou aumento do fgado, foram observadas em casos dose-relacionados de lipidose com vacuolação do hepatécito.
No grupo que recebeu altas doses, as mudanças microscpicas foram encontradas após 26 semanas. A ciclobenzaprina não afetou, por si mesma, a Incidência ou a distribuição de neoplasias nos estudos realizados em ratos e camundongos.
Doses orais de ciclobenzaprina, até 10 vezes a dose para humanos, não afetaram adversamente o desempenho ou a fertilidade de ratazanas machos ou fmeas. A ciclobenzaprina não demonstrou atividade mutagênica sobre camundongos machos
na dose de até 20 vezes a dose para humanos.

Superdosagem :

Altas doses de ciclobenzaprina podem causar confusão temporria, distúrbios na concentração, alucinação visual transitéria, agitação, reflexos hiperativos, rigidez matinal, vômitos ou hiperpirexia, bem como qualquer outra reação descrita em "efeitos colaterais".
A DL50 da ciclobenzaprina é aproximadamente 338 mg/kg a 425 mg/kg em camundongos e ratos, respectivamente.
O tratamento é sintomático e de suporte. Deve ser provocado, o mais cedo possível, o esvaziamento gástrico por mese, seguido de lavagem gástrica. após pode ser administrado carvo ativado nas doses de 20 mg a 40 mg a cada 4 a 6 horas, durante 24 a 48 horas após a ingestão de ciclobenzaprina. A dilise não eficaz para retirar a ciclobenzaprina do organismo.
Deve ser feito um ECG e controlada a função cardíaca nos casos de evidência de qualquer sinal de arritmia.
Os sinais vitais devem ser cuidadosamente monitorados, bem como o equilíbrio hidroeletrolítico.
Nos casos de efeitos antimuscarúnicos severos ou de risco para a vida do paciente, administrar salicilato de fisostigmina (1 mg a 3 mg IV).
Para arritmias cardíacas administrar doses apropriadas de neostigmina, piridostigmina ou propranolol.
Nos casos de insuficiência cardíaca, deve ser considerada a administração de um preparado digitlico de ação curta. Recomenda-se um estrito controle da função cardíaca, pelo menos durante cinco dias.

Fabricante :

MANTECORP INDÚSTRIA QUÍMICA E FARMACÊUTICA LTDA

Estrada dos Bandeirantes, 3091 - Rio de Janeiro - RJ

SAC: 0800 011 7788

Medicamentos do mesmo fabricante :

Alivium 100, Alivium 600, Alivium, Celestamine, Celestone, Coristina D


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular