Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Citab - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Citarabina

Apresentação : Caixa com 1 frasco-ampola + diluente.

Indicação : Citarabina tem sua indicação principal na remissão de leucemias granulocticas agudas de adultos, sendo indicada secundariamente em outras formas de leucemia aguda de adultos e crianças. As respostas em outras formas de leucemia aguda foram pouco comparveis quelas obtidas na leucemia granuloctica.

Efeito Colateral :

Estudos completos de duração adequada revelaram os seguintes efeitos colaterais: em adultos leucmicos: leucopenia, trombocitopenia, supressão da medula óssea, náusea, megaloblastose, vômitos, anemia, diarreia, inflamação ou ulceração oral, tromboflebite, disfunção hepática e febre. Com frequência bem menor, foram observados: disfunção renal, dores abdominais, anorexia, hemorragia gastrintestinal, sepse, celulite no local da injeção, pneumonia, neurite ou neurotoxicidade, erupções, aparecimento de sardas, esofagite, sangramento cutâneo e das mucosas, dores torácicas, dores articulares, dores de garganta e redução de reticulcitos. Em crianças: leucopenia (maior Incidência), trombocitopenia, vômitos, náuseas, supressão de medula óssea, inflamação ou ulceração oral, anemia, megaloblastose, sangramentos (todos os locais), diarreia, disfunção hepática, erupções e anorexia. Foram ainda registrados, com menor frequência: sepsia, esofagite ou ulceração esofgica, ulceração da pele, ulceração da mucosa, dor no local da injeção, tromboflebite, retenção urinária, febre, icterícia, tontura, dores de garganta, púrpura, redução dos reticulcitos e alopecia. Vários Princípios surgiram dessas observações. Citarabina precipuamente tóxica para a medula óssea, produzindo leucopenia perifrica, trombocitopenia, anemia e megaloblastose. Além de produzir substancial supressão da medula óssea, a citarabina também influencia profundamente os aspectos qualitativos do quadro de supressão medular óssea. Descrições das alterações qualitativas da medula óssea induzidas pela citarabina tém sido publicadas. há Ocorrência de náuseas e vômitos, especialmente após injeção endovenosa rápida. Disfunção hepática (conforme indicado pelos valores de função hepática anormal).

Precauções :

Pacientes que recebem citarabina devem ser cuidadosamente monitorizados. Contagem frequente de plaquetas e leuccitos É essencial. Deve-se suspender ou modificar o tratamento se a depressão de medula óssea, iatrogenicamente induzida, resultar em valores plaquetários inferiores a 50.000 ou se a contagem dos granulcitos polimorfonucleares for de valores inferiores a 1.000 por mmup4 3. Os elementos figurados do sangue podem continuar diminuindo após a suspensão da droga e alcançar valores mais baixos, após perãodos de 5 a 7 dias da interrupção do tratamento. Se for indicado, reiniciar a terapia quando aparecerem sinais definitivos de recuperação medular (evidenciados por avaliações sucessivas da medula óssea). Quando a droga é administrada rapidamente, em altas doses, pela via endovenosa, os pacientes frequentemente sentem náuseas e vomitam por vrias horas após a injeção. Esse problema pode ser menos severo se a droga for administrada por infusão. O fgado humano aparentemente desintoxica uma parte substancial da dose administrada, razo por que a droga deve ser usada com cautela e em doses reduzidas nos pacientes com função hepática prejudicada. Avaliações periódicas da função medular, hepática e renal deverão ser efetuadas em pacientes sob tratamento com citarabina. A segurança desta droga para uso em lactentes ainda não foi estabelecida. Como as demais drogas citotóxicas, a citarabina pode induzir hiperuricemia após lise rápida de células neoplsicas. O clínico deve observar os níveis de ácido rico no sangue de seu paciente e estar alerta para o uso de medidas de suporte ou farmacológicas necessárias para contornar o problema. - Advertências: citarabina é um potente supressor da medula óssea. Pacientes que receberam esta droga deverão estar sob rigorosa supervisão médica e, durante a terapia de indução, a contagem de leuccitos e plaquetas Deverá ser feita diariamente. Deverão estar disposição do paciente os recursos para o tratamento de eventuais complicações advindas da supressão da medula óssea (infecção resultante da granulocitopenia e outras defesas orgânicas prejudicadas, bem como hemorragia devido à trombocitopenia). A citarabina sabidamente teratogênica para algumas esPócies. Assim, seu emprego em mulheres com gravidez, provada ou provável, deve ser feito somente após a devida avaliação dos benefícios e riscos potenciais me e criança.

Fórmula :

Cada frasco contém: cloridrato de citarabina100 mg. Cada ampola de diluente contém: álcool benzlico 45 mg; água para injeção q.s.p. 5 ml. após preparada, a solução contém: 20 mg de citarabina por ml.

Contra indicação :

Terapia com citarabina não deve ser iniciada em pacientes com supressão da medula óssea preexistente, iatrogenicamente induzida, a menos que o clínico julgue ser o tratamento uma alternativa mais promissora para o seu paciente.

Modo de Usar :

Princípios: citarabina não é ativa por via oral. A maioria dos pesquisadores administraram a droga por infusão ou injeção endovenosa. Administração subcutânea satisfatéria para manutenção das remisses; o valor da terapia de indução por essa via incerto. Em alguns pacientes ocorreu tromboflebite no local da injeção ou infusão; raramente foi notado o aparecimento de dores e inflamação no local da injeção subcutânea. Na maioria dos casos, a droga tem sido bem tolerada. Os pacientes podem tolerar doses totais maiores, quando recebem a droga por injeção endovenosa rápida do que quando a recebem por infusão lenta. - Esquema de dosagem: injeção rápida: tratamento contínuo: 2 mg/ kg/dia é uma dose inicial judiciosa. Administrar diariamente durante 10 dias. Realizar contagens hematológicas diárias. Se não forem observados nem o efeito antileucmico nem a toxicidade após os 10 dias, aumentar a dose para 4 mg/kg/dia. Manter o tratamento com esta dosagem até que a toxicidade ou a resposta terapêutica sejam evidentes. Com o tratamento contínuo, quase todos os pacientes podem ser levados toxicidade, com esta dose. Infusão: tratamento contínuo: iniciar com 0,5 a 1,0 mg/kg/dia. Esta dose pode ser dada em infusão, na duração que se desejar: 1, 4, 12 ou 24 horas. Resultados com infuses de 1 hora de duração foram satisfatérios e mais convenientes para a maioria dos pacientes. Conforme acima, continuar a dose inicial por 10 dias, realizando diariamente a contagem hematológica. Se, com essa dose, não forem observadas respostas nem terapêuticas, nem tóxicas, aumentar a dose para 2 mg/kg/dia, continuando o tratamento até que apaream sinais de toxicidade ou remissão.

Fabricante :

EUROFARMA LABORATÓRIOS LTDA.
Av. Ver. José Diniz, 3.465
São Paulo – SP
SAC 0800-704-3876
euroatende@eurofarma.com.br
CNPJ: 61.190.096/0001-92
Indústria Brasileira

Medicamentos do mesmo fabricante :

Acetilcisteina, Aciclovir, Aires, Algiprofen, Amoxicilina, Amplacilina, Anastrozol, Andolba, Anginorub, Benzetaci, Bromazepam, Calfolin, Cefadroxil, Cefalexina, Cefazol, Cefotax, Ceftazidima, Cetoprofeno, Ciprocin, Cisplatex, Citab, Citavir, Closecs, Debei, Dexalgen, Digestbem, Diupress, Diurisa, Doxina, Equitam, Etopos, Fisiofer, Flusan, Fluxene, Helmiben, Hiperex, Inotam, Lamivudina, Lento C, Locoid, Lorium, Mantidan, Mecacin, Mepraz, Micotrizol, Minilax, Mucodestrol, Mud, Nistatina, Norelbin, Omnic 04, Paclitax, Paracetamol, Pipurol, Pondera, Proflan Comprimidos, Proflan Creme, Rubina, Selene, Siludrox, Simeco Plus, Stimulance Multi Fiber, Subitan, Superhist, Vagitrene, Vagivit, Vasativ, Wycillin, Zart 50 mg, Zart H, Zart, Zidix, Zina 5 mg, Zina,

Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.