Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Cinet - Comprimidos Dispersáveis

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Domperidona

Apresentação : Comprimidos dispersáveis

CINET É um medicamento que tem a Domperidona como substância ativa (Grupo 6.3.1. Modificadores da motilidade gástrica ou procinéticos). O medicamento apresenta-se sob a forma de comprimidos dispersíveis doseados a 10 mg de domperidona e destinam-se a administração oral.

O medicamento contém ainda na sua composição, os seguintes excipientes: manitol (E421), celulose microcristalina, amido de milho, sacarina sódica, essência de laranja e estearato de cálcio.

Indicação : CINET é indicado em adultos para alívio dos seguintes sintomas: Nuseas e vômitos; Sensação de plenitude gástrica; Desconforto nos quadrantes superiores do abdômen; Regurgitação do conteúdo gástrico.

CINET comprimido dispersveis não deve administrar-se a crianças (para crianças deve-se administrar CINET suspensão oral).

QUE MAIS DEVEREI SABER SOBRE CINET?

A Domperidona, a substância ativa de CINET, é uma antagonista selectivo dos receptores D2 perifricos da dopamina com propriedades gastrocinéticas e anti-emáticas, ou seja: a domperidona aumenta a pressão do esfncter inferior do esfago, dilata o piloro, aumenta o peristaltismo gástrico e intestinal e acelera o esvaziamento gástrico, levando eliminação da principal causa dos distúrbios que ocorrem após as refeições; a domperidona Atua em locais específicos, evitando as náuseas e os vômitos.

Após a toma de CINET, a domperidona rápida e bem absorvida. A seguir toma (sem alimento), o pico de concentração plasmática é atingido 15-30 minutos depois, mas sofre um atraso se o medicamento for tomado depois das refeições.

A domperidona distribui-se bem por praticamente todo o corpo excepção do crebro, razo porque praticamente não possui efeitos adversos centrais (efeitos extrapiramidais). extensamente metabolizada no fgado e eliminada na forma de metabolitos. A semi-vida da domperidona cerca de 8 horas, mas está aumentada nos doentes com insuficiência renal; nalguns casos, necessário ajustar a posologia do medicamento.

O QUE DEVO SABER ANTES DE TOMAR CINET:

Quando que nunca deverei tomar CINET?

Não deve tomar este medicamento se tiver hipersensibilidade (alergia) Domperidona ou a qualquer ingrediente não activo do medicamento (ver O que é CINET?).

também não deve tomar este medicamento, se tiver:

  • hemorragias gastrointestinais;
  • obstrução mecúnica ou perfuração gastrointestinal;
  • tumor da hiPófise com libertação de prolactina (prolactinoma).
  • Que precauções devo ter em atenção quando tomar CINET?

    As crianças com menos de 1 ano só devem ser tratadas com CINET quando absolutamente necessário e apenas por expressa indicação do médico (devido ao desenvolvimento incompleto da barreira hematoencefólica e das funções metabólicas, podem ocorrer efeitos adversos centrais, raros nos adultos).

    Não se recomenda a amamentação por mulheres a tomar CINET, uma vez que a domperidona elimina-se no leite materno e não se sabe se isso prejudicial para o beb.

    Em doentes parkinsúnicos, a domperidona só deverá ser utilizada quando não forem possíveis medidas anti-emáticas mais seguras.

    O tratamento com CINET não deve ser feito por doentes com funcionamento deficiente do fgado (insuficiência hepática) e deve fazer-se com precaução em doentes com funcionamento deficiente do rim (insuficiência renal). Nestes últimos poderá ser necessário ajustar a dose do medicamento (reduzir a frequência das tomas para 1 a 2 vezes ao dia ou reduzir a dose), especialmente em tratamentos prolongados.

    Quando for necessário usar medicamentos antiácidos ou medicamentos que inibem a secreção gástrica juntamente com CINET, esses devem ser tomados depois das refeições.

    Alterações cardiovasculares

    Dados de estudos pré-clínicos e epidemiológicos sugerem que a domperidona pode prolongar o intervalo QT. Arritmias cardíacas podem ocorrer, especialmente em doentes predispostos é Ocorrência de prolongamento QTc (i. e. síndrome do QT longo, hipocaliemia e utilização concomitante de medicamentos que reconhecidamente prolongam o intervalo QT).

    Um ligeiro aumento do intervalo QT (média inferior a 10 msec) foi reportado num estudo de interação medicamentosa com cetoconazol oral. Deste modo, se for necessário tratamento anti fngico, devem ser consideradas outras alternativas terapêuticas.

    Posso tomar CINET durante a gravidez ou aleitamento?

    A segurança de utilização da Domperidona em mulheres grávidas não está ainda estabelecida, pelo que o médico só deve receitar CINET em caso de estrita necessidade e após avaliar o potencial benefício/risco.

    Não se recomenda amamentar durante o tratamento com CINET (ver Que precauções devo ter em atenção quanto tomar CINET?)

    Posso tomar CINET com outros medicamentos?

    Se estiver a tomar outros medicamentos, mesmo aqueles que adquiriu sem receita médica, importante informar o seu médico.

    Deve tomar particular atenção se estiver a tomar conjuntamente com CINET os seguintes medicamentos: medicamentos anticolinrgicos anulam os efeitos da domperidona. -medicamentos antiácidos e antisecretores (ex. bicarbonato de sódio e cimetidina) -devem tomar-se depois das refeições, porque se forem tomados ao mesmo tempo que CINET diminuem a biodisponibilidade da domperidona.

    devido à sua ação gastrocinética, CINET pode, teoricamente, interferir na absorção de outros medicamentos administrados por via oral. No entanto, verificou-se que a domperidona não interfere e pode ser usada juntamente com o paracetamol, digoxina, neurolpticos e agonistas dopaminrgicos (L-dopa e bromocriptina).

    Um estudo farmacocinético demonstrou que a rea sob a curva e a concentração plasmática máxima da domperidona está aumentada três vezes quando se administra concomitantemente cetoconazol por via oral (no estado estacionrio). Foi detectado um ligeiro efeito de prolongamento do intervalo QTc (média inferior a 10 msec) com esta combinação, o qual foi maior que o verificado com o cetaconazol isoladamente. Os resultados deste estudo de interação devem ser levados em consideração quando se prescreve domperidona concomitantemente com um inibidor forte do CYP3A4: por exemplo cetaconazol, ritonavir e eritromicina.

    Posso conduzir ou trabalhar com máquinas enquanto estiver a tomar CINET? CINET não tem influência sobre a condução de veículos e o uso de máquinas.

    4.É coMO DEVEREI TOMAR CINET?

    CINET comprimidos dispersíveis deve administrar-se 15 a 30 minutos antes das refeições; os comprimidos dispersíveis devem ser previamente dissolvidos num copo de água.

    A posologia recomendada para adultos e adolescentes (com mais de 12 anos e pesando mais de 35 kg) de 1 a 2 comprimidos dispersíveis, 3 a 4 vezes por dia, não excedendo a dose máxima de 80 mg por dia.

    A duração inicial do tratamento de 4 semanas, ao fim das quais os doentes devem ser observados novamente pelo médico, para este decidir se o tratamento deve continuar ou não.

    E SE ME ESQUECER DE TOMAR UMA DOSE OU TOMAR UMA QUANTIDADE EXCESSIVA?

    Se me esquecer de tomar uma dose de CINET:

    Não deve tomar uma dose em duplicado para compensar a que se esqueceu. Contudo, deve tomar a dose esquecida assim que se lembrar, a não ser que já esteja próxima a hora da toma seguinte. Neste caso, deve prosseguir com o tratamento como de costume, voltando a tomar o medicamento no horrio normal.

    Se tomar uma dose excessiva de CINET:

    Com uma dose excessiva do medicamento poderão surgir reações extrapiramidais. O doente deve ser levado para o hospital para receber tratamento adequado, como lavagem gástrica, diurese osmática e tratamento sintomático (as reações extrapiramidais podem suprimir-se por Administração de um antiparkinsúnico, anticolinrgico ou anti-histamônio de efeito anticolinrgico).

    EFEITOS secundários CINET

    Tal como todos os medicamentos, este medicamento pode originar efeitos indesejáveis, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

    A domperidona oral, nas doses terapêuticas é bem tolerada. Os efeitos adversos mais comuns, embora de frequência rara, estáo relacionados com a secreção de prolactina, e podem verificar-se sobretudo com tratamentos prolongados. Assim descrevem-se os seguintes efeitos, de frequência:

    Rara: efeitos gastrointestinais (distúrbios gastrointestinais, incluindo muito raramente, espasmos intestinais passageiros), efeitos endócrinos (aumento dos níveis de prolactina), efeitos no sistema reprodutor e distúrbios mamrios (galactorreia, amenorreia ou ginecomastia) e efeitos no sistema cardiovascular (prolongamento do intervalo QTc). Muito rara: efeitos no Sistema Imunológico (reações alérgicas), no sistema nervoso (efeitos extrapiramidais), efeitos na pele e tecido subcutâneo (urticária) e efeitos no sistema cardiovascular (arritmias cardíacas).

    Nos doentes cuja barreira hematoencefólica não esteja completamente desenvolvida (como nos lactentes) ou tenha sido lesada, podem manifestar-se muito raramente, efeitos adversos neurológicos (sintomas extrapiramidais). Estes efeitos são reversíveis e desaparecem após a interrupção do tratamento.

    6.É coMO DEVEREI CONSERVAR CINET?

    Mantenha os comprimidos dispersíveis na sua embalagem de origem.

    Tal como todos os medicamentos, mantenha a embalagem fora do alcance e da vista das crianças.

    Antes de tomar CINET verifique a data de validade impressa na embalagem.

    Não conserve o medicamento acima de 25ºC.

    Outras informações

    CINET encontra-se disponível em embalagens de 20 ou 60 comprimidos dispersíveis. É possível que não sejam comercializadas todas as Apresentações.

    Fabricante :

    Farmalab Indústria Química e Farmacêutica Ltda.

    Fábrica :

    Rua Giacomo Chiesi, 151, km 39,2
    Estrada dos Romeiros
    Santana de Parnaíba - SP
    CEP: 06513-005
    PABX: 11 4622-8500

    Escritório :

    Rua Alexandre Dumas, 1658, 12º. e 13º. Andares
    Chácara Santo Antonio
    São Paulo – SP
    CEP: 04717-004
    PABX: 11 3095-2300

    E-mail: cientifico@chiesi.com.br

    Medicamentos do mesmo fabricante :

    Albicon pó, Alvent, Anacervix Forte, Asmen, Bamifix, Bramitob, Budiair, Cinet, Clenil A, Clenil, Curosurf, Debridat, Delakete, Dyazide, Enalapril Inventis, Estimoral, Ferriprox, Fluibron A, Fluibron, Forten, Fostair, Frutarine, Frutovena, Hipertil, Hipotensil, Inflamene, Jumexil, Manivasc, Micoliv, Miocalven, Momen, Mucodrenol, Natigesta, Osteoplus, Pridecil, Proton, Verzatec Ramipril,

    Advertências :

    Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

    Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

    Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

    Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

    Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

    O ministério da saúde adverte:

    A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

    Como descartar os medicamentos :

    Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

    Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

    Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

    Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

    Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

    As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

    Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

    Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

    No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

    Mantenha-o longe do alcance de crianças.

    Manuseie-o com as mãos limpas.

    Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

    O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

    Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

    Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

    Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

    Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.