Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Cefuroxima - Ciclum 250 mg - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Cefuroxima

Classe terapêutica :Anti-infecciosos antibacterianos denominadocefalosporinas de 2 geração (grupo 1.1.2.2).

Os antibacterianos são medicamentos utilizados para eliminar as bactrias (açãobactericida) causadoras de infecções.

Apresentação :

Cefuroxima Ciclum 500 mg Comprimidos
Cefuroxima axetil 1. O que é CEFUROXIMA CICLUM E para que é utilizado

Indicação : A cefuroxima É um agente antibacteriano eficaz e bem caracterizado, que tem atividadebactericida contra uma vasta gama de patognios comuns, incluindo estirpes produtorasde beta-lactamases. Tem uma boa estabilidade s beta-lactamases bacterianas, sendo porisso ativa contra muitas estirpes resistentes é ampicilina ou é amoxicilina.

A cefuroxima geralmente ativa in vitro contra os seguintes microrganismos:
Aerbios Gram-negativos: H. influenzae (incluindo estirpes ampicilino-resistentes), H.parainfluenzae, Moraxella (Branhamella) catarrhalis, N. gonorrhoea (incluindo estirpesprodutoras e não produtoras de penicilinase), E. coli, Klebsiella spp., P. mirabilis,
Providencia spp, P. rettgeri.
Aerbios Gram-positivos: S. aureus e S. epidermidis (incluindo estirpes produtoras depenicilinase mas excluindo estirpes meticilino-resistentes), S. pyogenes (e outrosestreptococos hemolticos beta), S. pneumoniae, Streptococcus Grupo B (S. agalactiae).
Anaerbios: cocos Gram-positivos e Gram-negativos (incluindo esPócies de Peptococcuse Peptostreptococcus), bacilos Gram-positivos (incluindo esPócies de Clostridium) e

bacilos Gram-negativos (incluindo esPócies de Bacteroides e Fusobacterium),
Propionibacterium spp.
Outros microrganismos: Borrelia burgdorferi.

Os seguintes microrganismos não são sucetíveis cefuroxima:
C. difficile, Pseudomonas spp., Campylobacter spp., Acinetobacter calcoaceticus, L.monocytogenes, estirpes de S. aureus e de S. epidermidis meticilino-resistentes,
Legionella spp.

Algumas esPócies dos seguintes gneros não são sucetíveis cefuroxima:
Enterococcus (Streptococcus) faecalis, Morganella morganii, P. vulgaris, Enterobacterspp., Citrobacter spp., Serratia spp., Bacteroides fragilis.

Cefuroxima Ciclum é utilizado no tratamento de: infecções dos ouvidos, nariz e garganta,tais como otite média, sinusite, amigdalite e faringite; infecções respiratórias, por ex.,pneumonia, bronquite aguda e exacerbações agudas da bronquite crônica; infecções doaparelho genital e urinário, por ex. pielonefrite, cistite, uretrite, gonorreia, uretritegonoccica aguda não complicada e cervicite; infecções da pele e tecidos moles, por ex.,furunculose, piodermia e impetigo.

Antes de TomarCEFUROXIMA CICLUM

Não tome Cefuroxima Ciclum:
- Se tem alergia (hipersensibilidade) cefuroxima axetil ou a outro componente de
Cefuroxima Ciclum;
- Se tem hipersensibilidade conhecida aos antibacterianos cefalosporúnicos.

Tome especial cuidado com Cefuroxima Ciclum:
- Se manifestou reação alérgica penicilina ou a outros antibióticos beta-lactémicos.
- Como com outros antibacterianos, o uso prolongado de Cefuroxima Ciclum podeoriginar desenvolvimento de microrganismos não sucetíveis, podendo ser necessária ainterrupção do tratamento.
-têm sido referidas situações de inflamação grave da mucosa intestinal com excreção demuco membranar ou de materiais de natureza albuminosa, obstipação e dores abdominais
(colite pseudomembranosa) com o uso de antibacterianos de largo espectro. Caso tenha estes sinais e sintomas durante ou após utilização do antibacteriano, importante quecontacte imediatamente o seu médico.
- Na terapêutica sequencial, a passagem para a terapêutica oral determinada pelagravidade da infecção, situação clínica do doente e susceptibilidade dos microrganismosenvolvidos. Se não se verificar melhoria clínica em 72 horas, dever-se- manter otratamento por via parentérica.

Tomar Cefuroxima Ciclum com outros medicamentos:

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver tomando ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Informe o seu médico caso:
- Tenha que fazer análises para determinação da quantidade de açúcar no sangue. Otratamento com Cefuroxima Ciclum pode alterar os resultados;
- Tome medicamentos para reduzir a acidez gástrica. Estes medicamentos podemdiminuir a absorção de Cefuroxima Ciclum.
- Se está a tomar probenecide. Este medicamento origina concentrações séricas maiselevadas e mantidas de Cefuroxima Ciclum, pelo que o seu médico poderá ter de ajustar adose.

Tomar Cefuroxima Ciclum com alimentos e bebidas:
Os comprimidos de Cefuroxima Ciclum devem ser tomados após as refeições, paramelhor absorção.

Gravidez e aleitamento:
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou está a amamentar.
Como com todos os medicamentos, Cefuroxima Ciclum deve ser administrado comprecaução durante os primeiros meses de gravidez.
A cefuroxima axetil excretada no leite materno, pelo que se recomenda precaução na administração durante o perãodo de amamentação.

Condução de veículos e utilização de máquinas:
Não se encontram referidos efeitos relevantes.

Modo de Usar: CEFUROXIMA CICLUM

Tomar Cefuroxima Ciclum sempre se acordo com as Indicaçõesdo médico. Fale com oseu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. A dose habitual é:

Adultos:
- Maioria das infecções, infecções ligeiras ou moderadas do trato respiratério inferior
(por ex. bronquite), pielonefrite: 250 mg, duas vezes por dia;
- Infecções mais graves do trato respiratério inferior, ou caso se suspeite de pneumonia:
500 mg, duas vezes por dia;
- Infecções urinárias: 125 mg, duas vezes por dia;
- Gonorreia não complicada: uma dose única de 1 g.

Idosos:
- Dose idêntica à dos adultos para o idoso sem insuficiência renal.

Insuficiência renal:
- Em doentes com clearance da creatinina > 20ml/min Não é necessário reduzir a dosepadro:
- Em adultos com clearance da creatinina de 20ml/min recomenda-se a administração dadose adequada ao tipo de infecção uma vez por dia;
- Em doentes em hemodilise recomenda-se a administração de uma dose adicional nofinal de cada secção.

Crianças:
Os comprimidos de Cefuroxima Ciclum não devem ser esmagados e por isso Cefuroxima
Ciclum comprimidos não é recomendado para crianças com idade inferior a 12 anos oupeso inferior a 30 Kg, por não conseguirem deglutir os comprimidos inteiros.
A partir dos 12 anos: dose idêntica à dos adultos.

Duração média do tratamento
A duração usual do tratamento de 7 dias (5-10 dias).

Se tomar mais Cefuroxima Ciclum do que deveria:
Caso tome uma dose muito superior recomendada e não se sinta bem, deve informar oseu médico ou farmacêutico imediatamente ou contactar o servio de urgência do hospitalmais próximo para aconselhamento. Leve esta bula consigo para que os profissionaisde Saúde identifiquem o medicamento que tomou.
Doses elevadas podem provocar irritação a nível cerebral, originando convulsões. Acefuroxima pode ser eliminada do organismo por hemodilise ou dilise peritoneal.

Caso se tenha esquecido de tomar Cefuroxima Ciclum:
Não tome uma dose dobrada para compensar um comprimido que se esqueceu de tomar.
Caso se tenha esquecido de tomar o medicamento, deve tomá-lo assim que se lembrar econtinuar conforme indicado pelo médico.

Se parar de tomar Cefuroxima Ciclum:
importante que cumpra o perãodo de tratamento recomendado pelo médico, nãodevendo interromper o tratamento mesmo que se sinta melhor, a fim de evitar odesenvolvimento de microrganismos pouco sucetíveis.
Se ainda tenha dúvidas sobre a utilização desde medicamento, fale como o seu médico oufarmacêutico.

Efeitos secundários possíveis

Como os demais medicamentos, Cefuroxima Ciclum pode causar efeitos secundários emalgumas pessoas.

A maioria dos doentes não tem problemas relacionados com o tratamento. No entanto,alguns doentes poderão sentir efeitos secundários os quais tém sido, em geral, transitóriose de intensidade ligeira.

Efeitos secundários indicadores de reação alérgica
Alguns doentes podem ser alérgicos a determinados medicamentos. Caso ocorra qualquerdos sintomas seguintes após utilizar Cefuroxima Ciclum, interrompa a sua administraçãoe contacte o médico imediatamente:
- Falta de ar sbita ou pressão no peito, inchao dos olhos, face ou lbios;
- erupções cutâneas granulosas, urticária ou prurido em qualquer zona do corpo;
- Como com outras cefalosporinas, há casos muito raros de eritema multiforme, síndromede Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica (necrólise exantemática) e outrasreações de hipersensibilidade incluindo febre, doença do soro e reação alérgicasistémica (reação anafilctica).

Efeitos secundários relacionados com colite pseudomembranosa
Como com outros antibacterianos de largo espectro, tém sido relatados casos de colitepseudomembranosa. Caso ocorram os seguintes sintomas, interrompa a administração de
Cefuroxima Ciclum, e contacte o seu médico assim que possível:
- Diarreia ou indisposição intensas (náuseas ou vômitos) ou dor intensa no estômago;
- Sangramento rectal;
- Coloração amarela na pele ou olhos.

Outros efeitos secundários
Caso ocorram os seguintes sintomas, não interrompa a administração de Cefuroxima
Ciclum, no entanto, contacte o seu médico assim que possível:
- Descoloração ou descamação da pele; dores de cabeça; diarreia ou indisposição ligeiras.

Durante o tratamento com cefuroxima tém ocorrido eosinofilia e aumentos transitóriosdos níveis das enzimas hepáticas.têm ocorrido alguns casos de diminuição, por vezesacentuada, do nmero de plaquetas e de glbulos brancos. Caso tenha um nmero deplaquetas baixo, poderá notar que forma ndoas negras mais facilmente; a redução donmero de glbulos brancos poderá torn-lo mais sucetível a infecções.
A classe dos antibacterianos cefalosporúnicos pode causar resultados positivos no teste de
Coombs (o que pode interferir com a classificação do sangue) e, muito raramente,diminuição do nmero de glbulos vermelhos associada a destruição excessiva destascélulas (anemia hemoltica). Foram também notificados casos muito raros de hepatite.

Se algum dos efeitos secundários de agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR CEFUROXIMA CICLUM

Não conservar acima de 25ºC.

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Cefuroxima Ciclum após o prazo de validade impresso na embalagem exterior a seguir a ?Val.:?. O prazo de validade corresponde ao últim dia do mêsindicado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. Outras informações

Qual a composição de Cefuroxima Ciclum:
- A substância ativa é cefuroxima.
- Os outros componentes são: celulose microcristalina, croscarmelose sódica, laurilsulfatode sódio, slica anidra coloidal, estearato de cálcio, carbonato de cálcio, crospovidona,hipromelose, propilenoglicol e dióxido de titânio (E171).

Qual o aspecto de Cefuroxima Ciclum e conteúdo da embalagem:

Cada comprimido contém 250 mg ou 500 mg de cefuroxima, sob a forma de cefuroximaaxetil. Apresenta-se em embalagens de 10, 14, 16 e 20 comprimidos. Podem não sercomercializadas todas as Apresentações.

Fabricante :

Ciclum Farma Unipessoal Lda.
Endereço: Rua Quinta da Fonte, 2770 Paço de Arcos, Portugal
Telefone:+351 21 120 9870 - Fax: 21 441 07 54
E-mail: info@ciclumfarma.pt | GPS: N 38.71266º W 9.299669º

MEDICAMENTOS COM O MESMO PRINCÍPIO ATIVO :


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.