Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Cataflam Indicações

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Diclofenaco de potássio

Apresentação :

CATAFLAM contém uma substância ativa chamada diclofenac de potássio. estáo disponíveis comprimidos revestidos com 50 mg de diclofenac de potássio.

Que outros componentes tem o CATAFLAN?

Os outros componentes são: sacarose, fosfato tricélcico, amido de milho, carboximetilamido sódico, slica coloidal anidra, povidona K 30, estearato de magnésio.

Revestimento: sacarose, talco, povidona K 30, xido de ferro vermelho (E172), dióxido de titânio (E171), polietilenoglicol 8000, celulose microcristalina.

Tinta de impressão: tinta branca

Como se apresenta o CATAFLAM?

CATAFLAN apresenta-se em embalagens de 10, 20, 30 e 60 comprimidos revestidos de 50 mg.

É possível que não sejam comercializadas todas as Apresentações.

Indicação :

CATAFLAM pertence a um grupo de medicamentos designados por anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), que são utilizados no tratamento da dor e da inflamação.

Fabricante :

Fabricante : Normal Produtos farmacêuticos, S.A.

Rua do Centro Empresarial Edifício 8 Quinta da Beloura

2710-444 Sintra

Novartis Farma, S.p.A. Via Schito, 131

1-80058 Torre Annunziata Napoli Itlia

Antes de utilizar CATAFLAM

Para que serve o CATAFLAN?

CATAFLAM alivia os sintomas da inflamação, nomeadamente, edema e dor, para Além de reduzir a febre. Não exerce qualquer efeito sobre as causas da inflamação ou da febre.

Nas crises de enxaqueca, CATAFLAM eficaz no alívio das dores de cabeça, bem como nos sintomas acompanhantes como as náuseas e vômitos.

CATAFLAM pode ser utilizado para o tratamento de curta duração durante o perãodo sintomático agudo das seguintes patologias:

- entorses, distenses ou outras lesões

- dor e edema após intervenção cirúrgica

- dores menstruais -crises de enxaqueca

CATAFLAM pode igualmente ser utilizado no tratamento de outras doenças, conforme indicação do seu médico assistente.

Antes de tomar CATAFLAM Quando não devo usar o CATAFLAM?

NO utilize CATAFLAM sem consultar o seu médico assistente caso:

- tenha úlcera gástrica ou intestinal,

- tenha sofrido, anteriormente, uma reação alérgica após tomar medicamentos para tratar a inflamação ou a dor (por ex: diclofenac, Ácido acetilsalicílico ou ibuprofeno),

- seja alérgico ao diclofenac ou a qualquer um dos outros componentes de CATAFLAM enunciado no incio desta bula,

- tenha hemorragia gastrointestinal, cujos sintomas podem incluir sangue nas fezes ou fezes negras,

- sofra de uma doença grave do fgado ou rins

- sofra de insuficiência cardíaca grave.

- se se encontra nos últimos três meses de gravidez

Nestas circunstâncias, CATAFLAM não ser provavelmente adequado para o seu caso.

Posso usar CATAFLAM se tiver outros problemas de Saúde ?

Antes de tomar CATAFLAM, informe o seu médico assistente caso:

- esteja a tomar CATAFLAM simultaneamente com outros medicamento anti inflamatórios inclundo ácido acetilsalicílico, corticosteroides, anti trombticos ou ISRS

- tenha tido problemas gastrointestinais, tais como úlcera de estômago, hemorragia ou fezes escuras ou se teve mal-estar gástrico ou azia após tomar medicamentos anti-inflamatórios no passado;

- padea de:

- asma,

- uma inflamação do célon (colite ulcerosa) ou do tracto intestinal (Doença de Crohn)

- doença hepática ou renal,

- problemas cardíacos ou pressão arterial elevada

- alterações da coagulação sanguínea ou outras doenças do sangue, incluindo uma condiição hepática rara designada por porfiria hepática.

O seu médico assistente prestar especial atenção a estas circunstâncias antes, e durante o seu tratamento com CATAFLAM.

Em casos muito raros, CATAFLAM, como outros medicamentos anti-inflamatórios, pode causar reações alérgicas cutâneas graves (p.ex. rash). Assim informe imediatamente o seu médico se sentir alguma destas reações. Os medicamentos tais como Cataflam, podem estar associados a um pequeno aumento do risco de ataque cardíaco (enfarte do miocárdio) ou Acidente Vascular Cerebral (AVC). O risco é maior com doses mais elevadas e em tratamentos prolongados. Não deve ser excedida a dose recomendada nem a duração do tratamento.

Se tem problemas cardíacos, sofreu um AVC ou pensa que pode estar em risco de vir a sofrer destas situações (por exemplo, se tem pressão sanguínea elevada, diabetes, elevados níveis de colesterol ou é fumante) Deverá aconselhar-se sobre o tratamento com o seu médico ou farmacêutico.

Quais os efeitos secundários do CATAFLAM?

CATAFLAM, como qualquer outro medicamento, pode provocar, por vezes, efeitos adversos ainda que não em todas as pessoas.

Os medicamentos tais como Cataflam podem estar associados a um pequeno aumento do risco de ataque cardíaco (enfarte do miocárdio) ou AVC.

Alguns efeitos secundários raros ou muito raros podem ser graves: Hemorragias ou hematomas não usuais. Febre elevada ou dor de garganta persistente.

reações alérgicas com inchao da face, lbios, boca, lngua ou garganta, frequentemente associados com eritema e comicháo, o que poderá causar dificuldade em engolir, hipotensão (pressão arterial baixa), desmaios. Pieira e sensação de falta de ar (sinais de asma). Dor no peito (sinais de ataque cardíaco)

Dores de cabeça graves e sbitas, náuseas, tonturas, sonolência, edemaciamento, incapacidade ou dificuldade em falar, paralisia (sinais de um ataque cerebrovascular) Pescoo rgido (sinais de meningite viral) Convulsões

hipertensão (pressão arterial elevada)

Pele vermelha ou púrpura (possíveis sinais de inflamação dos vasos sanguíneos). Eritema cutâneo com bolhas, inchao dos lbios, olhos ou boca. Inflamação da pele com descamação.

Dor de estômago grave, fezes negras ou com sangue. vômitos com sangue. Amarelecimento da pele ou olhos (sinais de hepatite).

Sangue na urina, excesso de proteínas na urina, diminuição acentuado de produção de urina (sinais de problemas nos rins)

Se sentir alguns destes sintomas, avise imediatamente o seu médico.

Outros efeitos secundários frequentes (Probabilidade de afectarem 1 e 10 em cada 100 pessoas)

Dor de cabeça, tonturas, naseas, vômitos, diarreia, indigestáo, dor abdominal, flatulência, perda de apetite, alterações da função hepática. (p.ex. níveis das transaminases), eritema cutâneo.

Outros efeitos secundários raros (Probabilidade de afectarem 1 a 10 em cada 10.000 pessoas)

sonolência, dor de estômago, inchao dos braos, mos, pernas e Pós (edema)

Outros efeitos secundários muito raros (Probabilidade de afectarem menos de 1 em cada 10.000 pessoas)

Desorientação, depressão, dificuldades em dormir, pesadelos, irritabilidade, distúrbios psicóticos, tremor ou edemaciamento das mos e dos Pós, perturbações da memria, ansiedade, tremores, alterações do paladar, perturbações da visão ou audição, obstipação, aftas, úlcera do esfago (o tubo que transporta a comida da garganta para o estômago), palpitações, perda de cabelo, vermelhidão, inchao e formação de bolhas na pele (devido à sensibilidade aumentada ao sol).

Informe o seu médico se sentir algum destes efeitos secundários. Caso detecte efeitos secundários não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Posso tomar CATAFLAM com outros medicamentos ?

O seu médico Deverá ser informado de qualquer medicamento que esteja a tomar para Além de CATAFLAM, uma vez que poderá ser necessário alterar a posologia ou interromper o tratamento com um dos medicamentos. Esta situação aplica-se tanto aos medicamentos sob prescrição como aos medicamentos de venda sem receita médica.

CATAFLAM poderá alterar, em particular, os efeitos dos medicamentos a seguir indicados:

- lítio, digoxina, metotrexato, e ciclosporina

- medicamentos utilizados no tratamento da diabetes, excepção de insulina

- medicamentos utilizados para aumentar o dbito urinário (diuréticos) Inibidores da ECA ou beta-bloqueantes (classes de medicamentos usados para tratar a pressão arterial elevada)

medicamentos utilizados para evitar a coagulação sanguínea (anticoagulantes), nomeadamente a varfarina

-alguns medicamentos usados no tratamento da infecção (antibacterianos base de quinolona)

- outros medicamentos anti-inflamatórios como o Ácido acetilsalicílico ou o ibuprofeno.

corticosteróides (medicamentos usados para proporcionar alívio a reas inflamadas do corpo).

Alguns medicamentos usados no tratamento contra a infecção (antibacterianos base de quinolona)

Que precauções devo ter ao tomar CATAFLAM? CATAFLAM pode ser administrado a crianças ?

Não se recomenda o uso de CATAFLAM na criança com idade inferior a 14 anos. CATAFLAM não é indicado em crianças com menos de 1 ano.

CATAFLAM pode ser administrado a pessoas idosas ?

O doente idoso poderá ser mais sensível aos efeitos de CATAFLAM que os restantes adultos. Assim, os doentes idosos devem seguir as instruções do seu médico com especial cuidado e tomar o mínimo nmero de comprimidos possível para o alívio dos sintomas. particularmente importante que os doentes idosos comuniquem imediatamente ao seu médico assistente quaisquer efeitos indesejados.

Posso tomar CATAFLAM se estiver grávida ou a amamentar ? Deve informar o seu médico assistente caso esteja grávida, planeie engravidar ou amamente. Se estiver grávida ou a amamentar, s poderá tomar CATAFLAM por indicação do seu médico. Quando tomado, em especial, durante os últimos 3 meses de gravidez, CATAFLAM poderá provocar lesões no feto ou complicações no parto.

Quais os efeitos do CATAFLAM sobre a capacidade de condução de veículos e de máquinas ?

CATAFLAM poderá provocar tonturas, sonolência ou perturbações da visão. Se sentir estes efeitos, Deverá abster-se de conduzir veículos, usar máquinas ou executar quaisquer tarefas que requeiram uma atenção especial; informe o seu médico assistente logo que possível se detectar tais efeitos.

Que informaçães importantes devo saber sobre alguns componentes do

CATAFLAM?

CATAFLAM contém sacarose. Se foi informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

Como devo tomar CATAFLAM?

Siga as instruções do seu médico cuidadosamente. Não exceda a dose recomendada nem a duração do tratamento.

Que quantidade de medicamento deve tomar?

Não exceda a dose recomendada. importante que utilizar a dose mínima eficaz para controlar a sua dor e que não tome CATAFLAM durante mais tempo do que necessário.

Os efeitos indesejáveis podem ser minimizados utilizando a menor dose eficaz durante o menor perãodo de tempo necessário para controlar os sintomas.

O seu médico irá indicar-lhe exactamente quantos comprimidos revestidos de CATAFLAM Deverá tomar. Dependendo da sua resposta ao tratamento o seu médico poderá sugerir uma dosagem mais ou menos elevada.

Adultos

No incio do tratamento, a dose diária geralmente de 100-150 mg. Nos casos mais ligeiros, bem como nas crianças com mais de 14 anos, a dose de 75-100 mg diários , geralmente, suficiente. A dose diária Deverá ser, regra geral, repartida em 2-3 tomas. Não exceda a dose máxima diária de 150 mg.

Nos casos de dor menstrual, inicie o tratamento com uma dose de 50-100 mg logo que sentir os primeiros sintomas. Mantenha a dose de 50 mg, até um máximo de três vezes por dia, durante alguns dias, conforme necessário. Se a dose diária máxima de 150 mg não proporcionar suficiente alívio da dor durante 2-3 perãodos menstruais, poderá tomar um máximo de 200 mg por dia nos perãodos menstruais seguintes.

Na enxaqueca, tome o CATAFLAM aos primeiros sintomas de uma crise. A dose inicial 50 mg. Se não tiver alívio dentro das primeiras 2 horas, tome uma dose adicional de 50 mg. Isto pode ser repetido a intervalos de 4-6 horas, mas não exceda a dose máxima diária de 200 mg.

Modo e via de Administração

Os comprimidos revestidos de CATAFLAM devem ser engolidos inteiros com um copo de água ou qualquer outro líquido.

Indicação do momento mais favorvel é Administração

O CATAFLAM deve ser tomado preferencialmente antes das refeições ou em jejum.

Instruções de como proceder na omissão de uma dose

Se se esqueceu de tomar uma dose, tome-a logo que possível. Contudo, se for quase altura da dose seguinte, por exemplo, se tiver decorrido mais de metade do intervalo até dose seguinte, não tome a dose que omitiu; neste caso, retome o seu esquema de dosagem habitual.

Dosagem excessiva, sintomas, medidas de urgência, antídotos

Se tomar, acidentalmente, uma quantidade de CATAFLAM muito superior prescrita, consulte um médico imediatamente.

Recomendação

Caso se verifiquem outros efeitos secundários Além dos mencionados nesta bula, deve-se informar o médico ou o farmacêutico.

Como conservar CATAFLAM

Prazo de Validade

Verificar o prazo de validade inscrito na embalagem. Não tome CATAFLAM após o fim do prazo de validade.

Precauções particulares de Conservação

Conservar a temperatura inferior a 30ºC. Conservar na embalagem de origem para proteger da humidade.

Este medicamento pode ser prejudicial para as crianças: mantenha-o fora do seu alcance e da sua vista.

Outras informações

Este medicamento foi-lhe receitado exclusivamente para tratamento do seu Atual problema de Saúde. Não o dé a terceiros nem o utilize para tratamento de outras doenças, salvo recomendação expressa do seu médico assistente.

Precauções especiais para a destruição dos produtos não utilizados ou dos resduos derivados dos medicamentos

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

Fabricante :

Generis farmacêutica S.A.
Endereço: Office
Sintra, Lisboa, 2710, Portugal
Telefone: 21 924 82 10
Telefone 2: 21 496 71 20
Fax Geral: 21 496 71 29
Fax Hospitalar: 21 924 82 14
E-mail Geral:generis@generis.pt
E-mail WebMaster: webmaster@generis.pt
E-mail Unidade Hospitalar: Hospitalar@generis.pt
E-mail Apoio a cliente Farmácias e Armazenistas: apoiocliente@generis.pt

Medicamentos do mesmo fabricante :

Acetilcisteina Generis, Acetilcisteina Linha de Frente, Acetilcisteina Normal, Ácido Alendronico Generis, Adt, Amoxicilina Ácido Clavulanico Generis 50 mgml, Amoxicilina Ácido Clavulanico Generis 80 mgml, Amoxicilina Ácido Clavulanico Generis 500 mg, Amoxicilina Ácido Clavulanico Generis 875 mg, Anastrozol Inventis Anastrozol, Atorvastatina Generis, Azitromicina Generis, Bromocriptina, Captopril Hidroclorotiazida, Carvedilol Generis, Cataflam, Cetirizina Generi, Ciproterona Etinilestradiol Generis, Ciproterona Inventis, Co Diovan, Diovan 320, Diovan, Domperidona Mer, Ebastina Generis, Enalapril Generis-5, Femara, Fluoxetina Generis, Fluvoxamina Generis, Foradil Certihaler, Foradil, Fosinopril Generis 10, Fosinopril Generis 20, Gabapentina Generis 60, Gliclazida Generis, Isotretinoina Generis-20, Isotretinoina Generis, Lamotrigina Generis 200, Lamotrigina Lamotril, Leponex, Lescol XL, Lescol, Lioresal 10, Lioresal Intratecal, Lisinopril Generis 5, Lisinopril Generis 20, Lisinopril Hidroclorotiazida Generis, Naltrexona, Nimesulida Mer, Pergolida Generis, Riamet, Sintrom, Valsartan, Voltaren Colírio, Voltaren solução,

Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular