Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Calsynar Spray Nasal

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Calcitonina de Salmao (sintetica).

Apresentação : Caixa com 7 frascos de 0,1 ml de solução nasal a 100 UI/ml. Caixa com 5 seringas preenchidas de 0,5 ml e 1,0 ml (prontas para uso).

Indicação : Osteoporose

Pós-menopausa: estudos baseados na determinação do cálcio orgânico total indicaram ser o Calsynar eficiente na prevenção da perda progressiva da massa óssea; no tratamento da osteoporose Pós-menopausa, associado a uma ingestão adequada de vitamina D e suplementação de cálcio.

Doença de Paget: demonstrou-se que o tratamento útil tanto para dor óssea, quanto para as síndromes de compressão nervosa devidas à doença da coluna vertebral e/ou crnio, e também para as hipercalcemias de imobilização.

Hipercalcemia: Calsynar, associado a outros agentes É indicado no tratamento precoce das emergências hipercalcmicas, enquanto não se estabelece a terapia especfica da doença bsica. A ação hipocalcemiante da calcitonina usualmente rápida, sendo maior na hipercalcemia devida a uma reciclagem óssea aumentada, como a da doença de Paget e da tireotoxicose. O tratamento til também na hipercalcemia da neoplasia maligna, intoxicações por Vitamina D, imobilização e hiperparatireoidismo.

A calcitonina particularmente til em pacientes hipercalcmicos com insuficiência renal ou cardíaca concomitante.

Efeito Colateral :

A calcitonina, em casos raros e de maneira transitéria, pode causar náuseas, vômitos, rubor facial, formigamento das mos e paladar desagradável. Esses sintomas melhoram com a continuação do tratamento, não requerendo a sua suspensão. Podem surgir, ocasionalmente, hipertensão arterial, aumento da frequência urinária, poliria, mal-estar e astenia. há relato de casos isolados de sintomas de tetania ou hipocalcemia transitéria sem importncia clínica. Podem ocorrer reações de hipersensibilidade com o uso da calcitonina, como reação no local da aplicação , erupções da pele, urticária, prurido, febre, calafrios e arrepios. Existe o risco de reações alérgicas anafilactides, incluindo choque, angioedema e dispnéia, têm sido relatados, embora raramente, casos de reação no local da injeção.

Precauções :

O uso de calcitonina tem provocado novos distúrbios ósseos em crianças com doença de Paget, na adolescncia (hiperfosfatasemia).

A segurança e eficácia do produto, em crianças, ainda não foram estabelecidas.

Se ocorrer gravidez, durante o tratamento com Calsynar, este Deverá ser suspenso e o médico avisado imediatamente.

Calsynar Solução destina-se é aplicação intramuscular ou subcutânea.

Calsynar Intranasal destina-se, exclusivamente, é aplicação intranasal. O produto Deverá ser usado sob prescrição médica.

Fórmula :

Intranasal: cada frasco contém 0,1 ml dasolução correspondente a uma dose de 100 UI de Calcitonina sintática de salmo.

Cada dose contém: calcitonina sintática de salmo 100 UI. Excipientes q.s.p. 1 dose.

Excipientes: citrato de sódio diidratado, ácido cítrico monoidratado, edetato de sódio, cloreto de benzalcnio, ácido clordrico, hidróxido de sódio e água para injetíveis.

Contra indicação :

O emprego de Calsynar é contra-indicado em paciente com hipersensibilidade ao uso de calcitonina. Não foram realizadas pesquisas com Calsynar em mulheres grávidas.

Por esse motivo, recomenda-se não usar o produto em qualquer das fases da gravidez, bem como nas mulheres que estiverem amamentando.

Modo de Usar :

(doses máximas e mínimas): doença de Paget: Calsynar Solução: são usados esquemas posológicos que vo de 50 unidades, 3 vezes por semana, a 100 unidades diariamente, em dose única ou fracionada.

Recomenda-se a aplicação de injeções diárias de 50 a 100 unidades, durante 3 a 6 meses, em pacientes com dores ósseas ou com síndrome de compressão de nervos.

A melhora clínica geralmente observada dentro de 3 meses, podendo, em alguns casos, ocorrer somente em um ano. Quando se constatar a melhora clínica, deve ser tentada a redução das doses, ou da sua frequência, considerando a manutenção da remissão. O tratamento poderá ser suspenso e restabelecido posteriormente, quando necessário.

Calsynar Intranasal: são usados esquemas posológicos que vo de 100 unidades 3 vezes por semana, a 100 unidades diariamente em dose única. Osteoporose Pós- menopausa: 100 UI/dia, associadas a suplementação de cálcio (1 g a 1,5 g/dia) e vitamina D. Hipercalcemia de etiologias diversas: Calsynar

Solução: dose inicial de 4 UI/kg de peso a cada 12 horas. após 1 e 2 dias sem resposta satisfatéria, pode-se aumentar para um máximo de 8 UI/kg de peso, a cada 12 horas.

Nos casos mais graves, são recomendadas doses aproximadas de 8 UI/kg de peso a cada 6 ou 8 horas.

Doses superiores a 8 UI/kg de peso não parecem trazer qualquer benefício. Calsynar Intranasal: 200 a 400 UI diariamente, em doses divididas. Dor óssea associada com osteoporose: Calsynar Solução: 50-100 UI por dia, ou em dias alternados, administrado como injeção intramuscular ou subcutânea.

Calsynar Intranasal: 100 a 200 UI por dia ou em dias alternados. Em casos de não tolerância calcitonina injetível, a posologia de 100 UI por via intranasal melhor tolerada do que 100 UI por via injetível.

Fabricante :

Rhodia Brasil Ltda.

Faz São Francisco - Jd Vista Alegre
CEP: 13140-000 - Paulínia / SP

Tel.: (19) 3874-8000

Medicamentos do mesmo fabricante :

Azmacort, Calsynar, Cisplatyl, Clexane, Contrathion, Ebastel, Flagyl, Flaxedil, Frademicina, Gardenal, Granocyte, Imovane, Intal nasal 2, Intal nasal 4, Intal nasal, Intal, Keduril 100 mg, Keduril gel, Keduril gotas 2, Keduril, Maalox plus, Maalox tc, Menorest, Metrotex, Motrin, Narcan, Neozine, Neuleptil, Nubain, Oddibil, Opticrom, Paluther, Peflacin 2, Peflacin, Pentaspan, Periodontil, piportil l4, piportil, pipram, postafen, primasone, profenid iv, Rilutek, Ronal, Rovamicina, Secnidal 450 mg, Secnidal 500 mg, Secnidal 900 mg, Secnidal, Solu cortef, Vincristina


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Curso Master O Cara da Foto