Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Binotal - Para que serve.

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : ampicilina

Apresentação : Binotal é apresentado nas dosagens de 500 e 1000 mg na forma de comprimidos em embalagens com 6, 12, 18 ou 24 comprimidos. Binotal 500 mg também é apresentado em embalagens com 500 comprimidos.

COMPOSIÇÃO

Cada comprimido contém:
· Binotal 500 ......................... 500 mg de ampicilina
· Binotal 1000 ..................... 1000 mg de ampicilina
Excipientes: manitol, dióxido de silício, talco, aroma, estearato de magnésio, sacarina, ácido esteárico e amido.

Indicação : Desde que corretamente indicado, os sinais e sintomas da infecção tratada com Binotal devem ceder após um período máximo de 3 dias. Caso contrário, procure seu médico. Binotal deve ser guardado em temperatura ambiente (15º a 30º C), em sua embalagem original. O prazo de validade é de 2 anos e se encontra impresso na embalagem externa. Quando administrado depois do vencimento do prazo de validade não produz o efeito desejado, não devendo ser consumido nesta circunstância. Informe ao seu médico a Ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término e também se está amamentando. Recomenda-se tomar o comprimido com um pouco de líquido, 30 minutos a 1 hora antes das refeições. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. O tratamento não deve ser interrompido antes do tempo indicado pelo médico, sem o seu conhecimento. A interrupção do tratamento leva à recidiva do quadro, com restabelecimento dos sinais e sintomas. Raramente provoca sintomas gastrintestinais como náusea, vômito, diarreia, ou reações na pele. Informe ao seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Não deve ser usado, sob qualquer circunstância, por pessoas alérgicas à penicilina ou às cefalosporinas.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO
PARA SUA SAÚDE.

INFORMAÇÃO TÉCNICA
Binotal é uma penicilina semi-sintética de amplo espectro, bactericida, pois inibe a síntese da parede celular, tanto de germes gram-positivos quanto gram-negativos. Após a administração oral é absorvido em 30 a 60%, e os níveis sanguíneos máximos são alcançados após 90 a 120 minutos. A ampicilina penetra nos tecidos, atravessa a barreira placentária e é excretada no leite materno.
A excreção se efetua principalmente por via renal na forma não metabolizada, mas também através da bile e das fezes.

Indicações
Infecções do trato urinário, respiratório, digestivo e biliar. Infecções localizadas ou sistêmicas
especialmente causadas por germes do grupo dos enterococos, Haemophilus-, Proteus-, Salmonella-e E.coli-.
Binotal pode ser administrado durante a gravidez.
Está indicado nas infecções bucais, extrações infectadas e outras intervenções cirúrgicas.

CONTRA-Indicações
Pacientes alérgicos à penicilina. Não deve ser administrado a pacientes sensíveis às cefalosporinas por risco de reação alérgica cruzada.
PRECAUÇÕES
Deve ser usado com cautela em pacientes com antecedentes alérgicos (asma brônquica, urticária ou febre do feno). Durante a gravidez e na lactação deve ser usado quando estritamente indicado.
Pacientes com infecções virais como mononucleose, leucemia linfática apresentam grande risco de exantema. Não existem até o momento indícios de carcinogênese, mutagênese, teratogênese ou alterações de fertilidade.
Interações Medicamentosas:
O uso concomitante de alopurinol e ampicilina aumenta a incidência de erupções cutâneas. O uso concomitante com anticoncepcionais orais, diminui a eficácia destes.
REAÇÕES ADVERSAS
Reações cutâneas (morbiliformes, eritema, etc.), alterações gastrintestinais.
Raramente: aumento das provas de função hepática, alterações hematológicas, febre medicamentosa, nefrite intersticial aguda e outras manifestações alérgicas.
Muito raramente: reações anafiláticas, inclusive choque e convulsão. No caso de colite pseudomembranosa (diarreia grave persistente) o medicamento deve ser suspenso.
POSOLOGIA
1 comprimido de Binotal 500 ou 1000 mg a cada 6 a 8 horas, por um período mínimo de 7 dias.
Pacientes em diálise peritonial não necessitam de mudança no esquema posológico.

Administração E MODO DE USAR
Os comprimidos de Binotal devem ser deglutidos com um pouco de líquido. A ingestão de alimentos interfere na absorção de ampicilina, portanto recomenda-se sua tomada 30 minutos a 1 hora antes das refeições.
SUPERDOSE
Reações cutâneas podem regredir espontaneamente em poucas horas ou dias. O controle destas pode ser obtido com a administração de anti-histamínicos. Ao primeiro sinal de reação alérgica, administrar imediatamente 0,3 a 1 ml de adrenalina intramuscular ou, em casos severos, 0,2 ml diluídos via endovenosa. Outras doses podem ser necessárias, caso não se observe melhora. A urticária pode ser tratada com corticosteróides por via oral. A ampicilina pode ser removida pela hemodiálise.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Nº de lote, datas de validade e fabricação: vide cartucho.



Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.