Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Bicarbonato de Sódio.Catarinense - bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Bicarbonato de sódio

Apresentação : Caixa com 100 ampolas contendo 10 ou 20 ml a 8,4% ou 10%

O Bicarbonato de sódio é um medicamento de muitas utilizadas de redutor da acidez até para a limpezada da casa ele é usado. também é usado industrialmente na fabricação de fermentos e em extintores de incêndio.

Indicação : O bicarbonato de sódio é indicado para acidose metabólica, restabelecendo o equilíbrio ácido-base do organismo; no tratamento de cálculos renais, causados por ácido úrico, é indicado como coadjuvante para reduzir a cristalização deste (uso oral); no tratamento de diarreia onde a perda de bicarbonato é severa; no tratamento de certas intoxicações por medicamentos, incluindo barbitúricos e salicilato ou álcool metílico.

Contra indicação :

O bicarbonato de sódio é contra indicado em pacientes com edemas.

Não é recomendado como antídoto depois da ingestão de ácidos minerais fortes; em pacientes com alcalose metabólica, perda de cloretos devido a vômitos, hipocalcemia, toxemia de gestação, disfunção renal ou hipertensos.

Advertências

Se necessário o uso em gestante, a quantidade de sódio que se absorve pode causar edema e aumento de peso devido a ser absorvido sistematicamente.

Não se deve administrar antiácido em crianças menores de 6 anos.

Deve ser usado com cuidados especiais em pacientes com lesão ou insuficiência renal, com histórico de retenção de sódio.

Interação Medicamentosa :

Uso simultâneo de bicarbonato de sódio com:

- Corticotrofina (ACTH), especialmente com o uso terapêutico crônico, pode produzir hipernatremia.

- Anfetaminas ou Quinidina podem produzir inibição de excreção urinária.

- Anti-coagulantes Podem diminuir a absorção dos anti-coagulantes.

- Anti-muscarínicos podem diminuir a absorção reduzindo a eficácia destes.

- Efedrina pode aumentar a vida média desta, com consequente aumento na duração de sua ação.

O bicarbonato de sódio pode antagonizar o efeito da pentagastrina ( substância estimulante da acidez gástrica ) e da histamina na avaliação da secreção acida gástrica, portanto no dia do exame de secreção ácida gástrica recomenda-se não fazer o uso de bicarbonato de sódio.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Bicarbonato de Sodio

Em doses excessivas pode causar edemas em pacientes com tendências à retenção de sódio. Alcalose com sintomas gatrintestinais consistindo em inapetência, náusea e vômitos.

Modo de Usar :

POSOLOGIA: Via Intravenosa:

- Adultos e crianças maiores (em parada cardíaca): inicialmente 1mEq por kg de peso, podendo-se repetir dose de 0,5m Eq por peso a cada 10 minutos.

- Adultos (em acidose metabólica): 2 a 5mEq por kg de peso pelo período de 4 a 8 horas.

Superdosagem :

Em caso de Administração de doses excessivas causando alcalose com quadro de tetania, deve ser corrigido com suspensão do medicamento e injeção endovenosa de solução de cálcio a 10% (lentamente).

Características Farmacológicas:

Aumenta o bicarbonato plasmático, tampona o excesso de concentração de hidrogênio e aumenta o pH sanguíneo, invertendo as manifestações clínicas da acidose.

Como alcalinizante urinário, aumenta a excreção de íons bicarbonato livres na urina podendo dissolver as pedras de ácido úrico do sistema urinário.

Como antiácido neutraliza a acidez gástrica reagindo com os ácidos do estômago, sem agir sobre sua produção. Aumenta o pH do conteúdo gástrico aliviando os sintomas da hiperacidez.

Eliminação

Sua excreção se dá por via renal e o CO2 formado por via pulmonar.


Fabricante ;

Laboratório Catarinense S.A.
Rua Dr. João Colin, 1053
89204-001 - Joinville - SC
CNPJ 84.684.620/0001-87
Indústria Brasileira
SAC 0800-474222

Talvéz isso possa lhê interessar :

Medicamentos do mesmo fabricante :

Água Boricada, Água Inglesa, Água Oxigenada Catarinense, Alcachofrax, Camomila Composta Catarinense, Canfora Sintética Catarinense, Cartamus 100 Catarinense, Catuama, Ginkoba, Ginkobil, Ginkomed, Óleo de Amendoas Catarinense, Óleo de Peixe Catarinense, Sal Amargo Catarinense,

Medicamentos com o mesmo princípio ativo :

Vídeos.

Dicas de limpeza doméstica utilizando bicarbonato de sódio.
Como limpar pratas;
Como limpar panelas;
Como limpar porcelanas;
Como apagar giz de cera.
Exibido no programa Revista da Cidade em 06 de Agosto de 2012.

BICARBONATO DE SÓDIO E SEUS BENEFÍCIOS AOS CABELOS.

Dr. TULLIO SIMONCINI: A CURA DO "CÂNCER"

Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular